Biden anuncia sanções e descarta lutar contra Rússia na Ucrânia

O presidente americano, Joe Biden, voltou a se pronunciar sobre a invasão da Rússia ao território da Ucrânia. Em discurso concedido na Casa Branca nesta quinta-feira (24) ele comentou sobre as novas ameaças que Putin ordenou. As informações são do G1. “Este é um ataque premeditado”, disse Biden. “Vladimir Putin está planejando isso há meses.” Como resposta, o presidente americano anunciou que vai limitar as transações em dólar para empresas russas. adSenseBoxX O democrata anunciou também que irá divulgar ainda mais sanções contra a Rússia. Biden também fez questão de reforçar que suas tropas não irão entrar em combate na Ucrânia, mas que irão defender os aliados da Otan no leste europeu. “Putin é o agressor. Putin escolheu esta guerra. E agora ele e seu país arcarão com as consequências”, disse Biden. Primeiro pronunciamento Anteriormente, logo após o início dos ataques russos, o presidente americano havia divulgado um comunicado onde condenou a decisão de Putin de invadir a Ucrânia. Biden afirmou que “Putin escolheu uma guerra que trará perdas de vidas e sofrimento. O presidente norte-americano disse também que EUA e seus aliados responderão de forma unida e decisiva. “O mundo responsabilizará a Rússia”, disse.
Usina nuclear de Chernobyl foi capturada por forças russas

A usina nuclear de Chernobyl foi capturada por forças russas, disse Mykhailo Podolyak, conselheiro do gabinete presidencial ucraniano, nesta quinta-feira (24). “É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos”, disse ele. “Essa é uma das ameaças mais sérias à Europa hoje”, acrescentou Podolyak.
MP recomenda que Prefeitura de Mossoró regularize problemas em escola

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está recomendando à Prefeitura de Mossoró que adote as providências necessárias para elaborar um cronograma de execução para sanar, no prazo máximo de 90 dias, os problemas estruturais e de insegurança na Escola Municipal Evilásio Leão. O cronograma deve ser apresentado ao MPRN no prazo de 15 dias e deve seguir as medidas discutidas na audiência extrajudicial realizada em 10/08/2019. adSenseBoxX Na mencionada audiência, o Município se comprometeu a realizar providências, em caráter emergencial, para sanar problemas estruturais e de insegurança na unidade escolar de sua rede. Assim, é urgente que providenciem: vigilante e implantação de vigilância eletrônica; a elevação da altura do muro da escola; a instalação da cerca elétrica e concertina; a melhoraria do sistema de iluminação; a poda de árvores e limpeza do mato no entorno da escola; entre outras medidas igualmente importantes e citadas no acordo extrajudicial. Até o momento, as referidas medidas foram cumpridas apenas parcialmente. O descumprimento ao que foi recomendado ensejará a adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.
Confronto com a PM termina com um suspeito morto e dois presos em Mossoró

Um suspeito foi morto e dois foram presos após um confronto com a Polícia Militar no bairro Santo Antônio, em Mossoró, nesta quinta-feira (24). Segundo a PM, os três homens estavam em uma residência onde funcionava uma boca de fumo na rua Castelo Branco. Ao chegar no local, os policiais foram surpreendidos com disparos de arma de fogo. adSenseBoxX Após um confronto, um dos suspeitos acabou baleado e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Ele foi identificado como Railton Nonato do Nascimento. Os outros dois homens foram presos em flagrante. No local a polícia apreendeu uma arma de fogo, drogas, dinheiro fracionado e celulares.
Corpo de Paulinha Abelha é velado em Aracaju

Está sendo velado, em cerimônia aberta ao público, desde às 7h da manhã desta quinta-feira (24), no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, o corpo de Paulinha Abelha, que morreu nesta quarta aos 43 anos. Na sexta, o velório ocorre na cidade natal da cantora, Simão Dias. As informações são do G1. O corpo saiu do Hospital Primavera e seguiu para um velatório no Centro da capital, por volta das 23h, para familiares e amigos mais próximos. Às 6h, seguiu em cortejo pelas ruas da cidade até o ginásio, que tem capacidade para 6 mil pessoas. Um corredor foi preparado para as visitas, que farão a despedida e sairão do local. adSenseBoxX Na sexta (25), o corpo segue para o Ginásio de Esportes José Maria, cidade natal da cantora, Simão Dias, onde também será aberto ao público. De acordo com a assessoria de imprensa da banda, o sepultamento ocorrerá na cidade, durante a tarde, apenas para familiares. A prefeitura de Simão Dias decretou luto oficial pela morte da cantora. “Ela só transmitia coisas boas pra gente. É um momento difícil. Não só pra gente, mas para os fãs. Mas foi assim que Deus quis. Vamos aceitar”, disse José, tio de Paulinha Abelha. A vocalista da banda Calcinha Preta estava internada há quase duas semanas em unidades de terapia intensiva (UTI), para tratamento renal. A cantora morreu às 19h26 desta quarta-feira (23) em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.
Cosern mobiliza 73 equipes de plantão durante o período de carnaval

A Neoenergia Cosern montou uma operação especial com 73 equipes de plantão para atuar no período de carnaval, na maioria dos casos próximas aos pontos mais procurados pelos potiguares e turistas para descansar, especialmente nas praias. A distribuidora também reforçou o número de controladores no Centro de Operações Integradas (COI), localizado no Edifício-Sede, em Natal, para atuarem em casos de emergência. “O Carnaval encerra a “Operação Verão” da distribuidora”, ressalta Osvaldo Tavares, Superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern. “Ao todo, foram investidos R$ 22,2 milhões num conjunto de ações de manutenções preventivas e melhoramentos executados desde julho pela distribuidora para reforçar a segurança com a população e a confiabilidade do sistema elétrico”, complementa o Superintendente. adSenseBoxX Principais números da “Operação Verão” da Neoenergia Cosern: Manutenção de: 48 alimentadores; 40 linhas de transmissão; 20 subestações elétricas; 3,7 mil quilômetros de redes de distribuição; 836 quilômetros de linhas de transmissão; 7.800 quilômetros de manutenção estrutural (vegetação e termovisão) de rede elétrica; Instalação de 53 religadores telecomandados, dos quais 11 operam com a tecnologia de “self healing” (auto recomposição); 61 quilômetros de melhorias em redes de distribuição; 20 alimentadores em termografia expressa nos feriados prolongados; Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta: Enviar um WhatsApp para o número (84) 3215-6001. Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou Telefonar para o 116.
90 anos do voto feminino no Brasil: RN teve primeira eleitora registrada do país

O dia 24 de fevereiro de 1932 foi bastante comemorado no Rio Grande do Norte. Não de maneira apoteótica, como o carnaval de rua sugere ou a Festa de São João induz, mas sim de forma contida: com pequenas reuniões em jardins, regadas a chás e quitutes. As celebrações marcavam a sanção do primeiro Código Eleitoral (Decreto nº 21.076), que garantiu oficialmente às mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas no Brasil. A conquista foi celebrada em todo o país, mas como o estado nordestino foi pioneiro na conquista o chá estava mais doce por lá. adSenseBoxX Tanto a primeira eleitora brasileira (a professora Celina Guimarães votou pela primeira em 1927 em Mossoró), como a primeira política eleita (a prefeita de Lajes, Alzira Soriano, que assumiu o cargo em 1929) são naturais do Rio Grande do Norte. Também pudera: Celina e Alzira entraram para a história graças à Lei Estadual nº 660, de 25 de outubro de 1927, que tornava o Rio Grande do Norte o primeiro estado a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do voto. As potiguares estamparam jornais do mundo todo por serem pioneiras no Brasil e estarem entre as pioneiras da América Latina. Até hoje a presença das mulheres na política brasileira ganha espaço na mídia internacional, mas, 90 anos depois, os destaques são bastante diferentes. CNN Brasil
Exército russo confirma início de bombardeios na Ucrânia

O Exército russo confirmou hoje (24) o início dos bombardeios no território da Ucrânia, mas garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas. O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros afirmou que a Rússia lançou operação em larga escala. O ataque teria sido feito pelas fronteiras com Rússia, Bielorrússia e Crimeia. O Exército ucraniano diz ter abatido cinco aviões russos e um helicóptero, segundo as agências Reuters e AFP. Em comunicado citado pela agência de notícias estatal russa Tass, o Ministério russo da Defesa disse que está usando “armas de alta precisão” para inutilizar a “infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e aviação das Forças Armadas da Ucrânia”. “A Rússia lançou ataques contra nossa infraestrutura militar e postos fronteiriços”, disse hoje o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em vídeo divulgado na rede social Telegram. Zelensky impôs a lei marcial em todo o território. Pediu aos ucranianos que evitem “pânico” e confiem na capacidade do Exército para defender o país. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kouleba, acusou a Rússia de ter iniciado “invasão em larga escala”. “Cidades pacíficas da Ucrânia estão sendo atacadas. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai se defender e vencer. O mundo pode e deve parar Putin. É hora de agir agora”, escreveu Kouleba na rede social Twitter. adSenseBoxX Explosões Foram registadas nesta quinta-feira fortes explosões em pelo menos cinco cidades da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado o início de operação militar no país. Pelo menos duas explosões foram ouvidas, de madrugada (horário local), no centro de Kiev, tendo sido seguidas pelas sirenes de ambulâncias, segundo jornalistas. Fontes em Mariupol, no Leste da Ucrânia, disseram à AFP que a cidade portuária foi atingida por bombardeios de artilharia. Com meio milhão de habitantes, Mariupol é a maior cidade na fronteira com as autoproclamadas repúblicas separatistas pró-russas de Donetsk e Luhansk. Mais perto da fronteira, na cidade de Kramatorsk, quartel-general do Exército ucraniano, pelo menos quatro explosões foram ouvidas. Também a cidade de Kharkiv, no Leste da Ucrânia, e o Porto de Odessa, no Mar Negro, Sul do país, registraram explosões. A Ucrânia anunciou o fechamento do espaço aéreo para a aviação civil. Em comunicado, o ministério ucraniano das Infraestruturas justificou a decisão alegando “elevado risco para a segurança” do setor. Segundo agências noticiosas russas, foram cancelados todos os voos com destino ou partida dos aeroportos de Rostov-sur-le-Don, Krasnodar, Sotchi e Anapa, todos situados no Sul da Rússia, próximo à fronteira com a Ucrânia ou ao Mar Negro. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a operação militar, afirmando que se destina a proteger civis de etnia russa em Donetsk e Luhansk, cuja independência ele reconheceu na segunda-feira (21). RTP