Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de domingo

A partir do próximo domingo (15), os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding. Pelas regras eleitorais, a arrecadação será feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral. adSenseBoxX A liberação dos recursos está condicionada ao pedido de registro de candidatura, à obtenção de CNPJ e a abertura de conta bancária. Durante a campanha de arrecadação, os pré-candidatos não poderão fazer pedidos de votos e propaganda eleitoral antecipada. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.
Sesed convoca 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para curso de formação

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) convocou 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para o curso de formação. A lista dos convocados foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (12). As informações são do G1. Confira o edital de convocação (aqui). Deste total, foram chamados 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil substituto, 50 delegados e 50 escrivães. adSenseBoxX Conforme o edital de convocação, o curso de formação profissional deverá ocorrer no período de 6 de junho a 31 de agosto deste ano. Já as matrículas no curso de formação deverão ser feitas de 16 a 20 de maio, de acordo com a letra inicial do nome do candidato. A matrícula é presencial no Auditório da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, localizado na Avenida Interventor Mário Câmara, nº 3532, Cidade da Esperança, em Natal. Para sanar qualquer dúvida referente ao edital e ao curso de formação profissional, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) disponibilizou um canal de atendimento via WhatsApp, exclusivamente por mensagem de texto, através do número (84) 9 8144-9067.
Astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea

A imagem do Sagitário A* é o buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia, na Via Láctea, e pela primeira vez foi visto em uma imagem. É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT). adSenseBoxX Para a busca do objeto foram utilizados oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, que simulariam um super telescópio do tamanho da Terra, e da justaposição dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.
Privatização da Petrobras será prioridade, diz novo ministro de Minas e Energia

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse que seu primeiro ato como novo comandante da pasta será uma solicitação ao ministro da Economia Paulo Guedes para que se iniciem os estudos para viabilidade das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras. As informações são da CNN. Sachsida também citou a inclusão da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.) ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). “Que leve ao Conselho Nacional de Desestatização a inclusão da Pré-Sal Petróleo ao PND”, afirmou em seu primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia. O presidente Jair Bolsonaro (PL) alterou o comando do Ministério de Minas e Energia nesta quarta-feira. Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), Bento Albuquerque foi exonerado, a pedido, e Adolfo Sachsida foi nomeado para o cargo.
Vereador se posiciona contra arbitrariedade de Allyson Bezerra

O vereador Pablo Aires (PSB) fez 11 modificações à proposta enviada pela Prefeitura de Mossoró, da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023 e entre as modificações está a retirada da restrição imposta aos vereadores, para a destinação das emendas impositivas, retirando a entrega de recursos para Associações da cidade de Mossoró. Em 2021 Pablo e os vereadores que compõem a base de oposição na Câmara entraram na Justiça e obtiveram o direito para que todos os vereadores possam destinar recursos para instituições públicas e entidades do terceiro setor, devidamente regularizadas, através das emendas impositivas. Um fato inédito na história da Câmara Municipal de Mossoró. adSenseBoxX “Estamos diante de um Projeto de Lei Orçamentária novamente inconstitucional. A Prefeitura repete o mesmo erro do último Orçamento Municipal de 2022 que teve de ser refeito neste ano a pedido da Justiça, pois violava a autonomia dos vereadores. Além disso, essa restrição colocada pela Prefeitura prejudica o repasse de recursos dos vereadores para as Ongs e Associações, que tanto precisam desses recursos e nós queremos derrubar essa restrição”, ressalta Pablo Aires. Nas sessões desta semana na CMM a propostas de alterações a LDO enviadas pela Prefeitura foram lidas e tornadas públicas. O vereador Pablo Aires explanou sobre o assunto na sessão desta quarta-feira (11) e também notificou a Presidência oficialmente sobre os erros. O próximo passo será o envio das emendas modificativas à LDO para que passem pelo crivo de votação da Comissão de Finanças da Câmara Municipal.
Mulher de 29 anos morre em acidente na BR-405, em Mossoró

Uma mulher de 29 anos morreu após sofrer um acidente de moto, na noite desta quarta-feira (11), na BR-405, em Mossoró. Kalionara da Silva Costa morava na Comunidade do Jucuri, zona rural do município, e trabalhava como folguista no Hotel Thermas. Ela voltava do trabalho quando se envolveu no acidente. adSenseBoxX Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Kalionara trafegava em uma motocicleta quando colidiu na lateral de uma carroça. Com a colisão, ela caiu na rodovia e foi atingida por outro veículo que trafegava logo atrás. De acordo com a polícia, o motorista do veículo não prestou socorro e se evadiu do local. Uma ambulância do Samu foi acionada, mas a vítima não resistiu e morreu no local. O condutor da carroça precisou de atendimento médico e foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Kalionara era casada e tinha uma filha de 7 anos. O corpo dela foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).