Ação reproduz em humanos o sofrimento causado por fogos de artifício em animais; veja o vídeo

Os vereadores Tony Fernandes e Pablo Aires fizeram um vídeo para conscientizar a população sobre os prejuízos do uso de fogos de artifício com barulho. A ação, que faz parte de uma campanha da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi realizada no centro de Mossoró e levou a experiência prática de como pessoas com hipersensibilidade a sons e animais sentem os fogos com estampido. adSenseBoxX Os parlamentares são autores da lei que proibiu o uso de fogos com estampido em Mossoró. Junto a associações de pessoas com deficiência e da causa animal, cobram conscientização da população sobre o assunto. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Mossoró inicia aplicação da dose de reforço da covid em adolescentes de 12 a 17 anos

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou neste sábado (28) a aplicação da terceira dose contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O início da imunização com a D3 deste faixa etária foi confirmada pelo coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima. “É importante que a população atualize sua situação vacinal, seja ela a segunda dose, terceira dose ou que inicie o esquema. E para o público de 12 a 17 anos é importante que essas medidas também sejam atendidas”, disse o coordenador que explica que diante de um determinado tempo existe uma diminuição da resposta imune desses imunizantes e é de fundamental importância a aplicação da dose de reforço nesta faixa etária também. “Com o passar do tempo a resposta imune diminui dos imunizantes dos quais estamos trabalhando. Então é importante que esse público de 12 a 17 anos também venha reforçar seu esquema vacinal, ou seja, não são mais recomendadas duas doses, assim como a população adulta, eles passam a necessitar de uma terceira dose para garantir a resposta imune e satisfatória”. Segundo o comunicado do MS, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. adSenseBoxX Se houver indisponibilidade do imunizante, a Coronavac pode ser usada. Ainda segundo o Ministério da Saúde, no caso dos adolescentes imunossuprimidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Neste final de semana haverá dois pontos de vacinação em Mossoró disponibilizados pela Secretaria de Saúde. Na Unidade Básica de Saúde Maria Soares, localizada vizinho a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, o horário de vacinação será das 08h às 16h no sábado (28) e domingo (29). Já no Partage Shopping Mossoró a vacinação ocorre das 10h às 18h neste sábado e das 11h às 18h no domingo. Estes dois pontos também estão vacinam contra a Influenza e sarampo. Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso.
Governo informa que país tem 38 dias de estoque de diesel

O ministério de Minas e Energia (MME) divulgou que o Brasil tem estoque de óleo diesel S10 equivalente a 38 dias de importação. “Se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias”, diz a nota da pasta. O volume representa aumento de 26,7% desde o último monitoramento do ministério, que antes projetava 30 dias de autonomia. De acordo com o MME, o combustível possui papel de destaque na matriz brasileira de transporte e nível de dependência externa da ordem de 30%. adSenseBoxX Nesta sexta-feira, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou um ofício à Agência Nacional do Petróleo (ANP) alertando sobre o “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”. A decisão de comunicar oficialmente o governo foi tomada em reunião do Conselho de Administração da estatal na última terça-feira (25), depois de um longo debate sobre o tema. “Destaca-se que os fatos elencados pela Petrobras em sua carta, como a redução da oferta e dos estoques mundiais de óleo diesel, em função da conjuntura energética mundial, e o aumento da demanda pelo produto, no segundo semestre do ano, são fatos amplamente conhecidos e monitorados”, informa o MME. As informações são da CNN Brasil
Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia. adSenseBoxX Bandeiras Tarifárias Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh. O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.