Homem é perseguido e morto a tiros em Mossoró

Um homem ainda sem identificação foi morto a tiros na noite desta terça-feira (27), em Mossoró. O crime aconteceu na rua Francisco Solon no bairro Boa Vista. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi perseguida e alvejada com vários tiros. Uma ambulância do Samu foi acionada, mas a vítima não resistiu e morreu no local. adSenseBoxX Ainda não se sabe a motivação do crime. Esse foi o homicídio de número 122 registrado em Mossoró neste ano. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios.
Brasil goleia Tunísia em último amistoso antes da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira goleou a Tunísia por 5 a 1 nesta terça-feira (27), em seu último amistoso antes da Copa do Mundo do Qatar. Foram quatro gols marcados no primeiro tempo: por Raphinha, aos 10 e 39 minutos, Richarlison, aos 18, e Neymar, aos 28, em cobrança de pênalti. No segundo tempo, o atacante Pedro marcou seu primeiro gol pela seleção aos 28 minutos. adSenseBoxX A convocação final dos 26 jogadores para a Copa do Mundo está marcada para o dia 7 de novembro. A estreia será no dia 24, às 16h, contra a Sérvia. Já a Tunísia está no grupo D do Mundial e começa sua trajetória enfrentando a Dinamarca dois dias antes.
Último debate entre os candidatos ao Governo do RN acontece nesta terça-feira

A Inter TV Cabugi, filiada da Rede Globo, realiza nesta terça-feira (27), após a novela “Pantanal”, o debate entre cinco candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, mediado pela jornalista Emmily Virgílio. São convidados os candidatos Capitão Styvenson (Podemos), Clorisa Linhares (PMB), Danniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (Solidariedade) e Fátima Bezerra (PT). O debate é o último antes das eleições do próximo domingo (2). O debate terá quatro blocos. No último bloco, também estarão as considerações finais dos candidatos. As perguntas serão feitas de candidato para candidato. Haverá dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado. A divisão se dá da seguinte forma: 1º bloco: perguntas com tema livre. 2º bloco: perguntas com tema determinado. 3º bloco: perguntas com tema livre. 4º bloco: perguntas com tema determinado e considerações finais adSenseBoxX Regras do debate A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco foi sorteada em reunião, com a presença de representantes de todos os partidos participantes do debate. O primeiro e o terceiro blocos serão de tema livre. O segundo e o quarto blocos, de tema determinado. Nos blocos de tema livre, a temática da pergunta é de escolha do candidato que vai perguntar. Já nos blocos com tema determinado, a produção do programa escolheu temas que foram apresentados em reunião e serão sorteados. Cada candidato terá 30 segundos para perguntar. O candidato questionado terá 1 minuto e meio para responder. Quem perguntou recebe mais 1 minuto para réplica e quem respondeu terá mais 1 minuto e 15 segundos para a tréplica. “A gente fica na expectativa para que ocorra tudo bem, que os candidatos respeitem as regras e o tempo, porque o debate é uma oportunidade de o eleitor escolher o seu candidato e decidir o voto. É praticamente o último espaço aberto antes da votação de domingo. Esperamos um debate de políticas públicas para melhoria e desenvolvimento do nosso estado” afirmou a apresentadora Emmily Virgílio.
Mais de 6 mil militares devem reforçar segurança nos locais de votação no RN

Mais de 6 mil policiais militares devem reforçar a segurança nas Eleições 2022 no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo. Segundo o comandante da PM, além de policiais militares, bombeiros militares do estado participarão da operação de segurança pela primeira vez. adSenseBoxX Ainda de acordo com Alarico Azevedo, o planejamento tático já foi definido. Os militares irão atuar na escolta das urnas para os locais de votação e na segurança desses locais até a noite do domingo (2). O primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, e se houver segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
Moradores fazem apelo a prefeitura pela falta de água na Comunidade da Alagoinha

“Só promessas e não tem jeito, estamos precisando direto dessa água”. É o que relata um morador da Comunidade da Alagoinha, na cidade de Mossoró. Em vídeo publicado nas redes sociais, população da comunidade denuncia a falta de água que abrange a região. O prefeito da cidade prometeu uma bomba para o poço que distribui água para as casas há mais de um ano. adSenseBoxX O apelo da população é a falta de apoio para a zona rural, que foi pauta e promessa do prefeito. As bombas e poços estão abandonadas e sendo tomadas pelo mato. A água é um direito e necessidade do cidadão, e com esse vídeo a população tenta chamar atenção do prefeito para o abandono da Comunidade da Alagoinha.
Governo regulamenta consignado do Auxílio Brasil e limita juros a 3,5% ao mês

Beneficiários do Auxílio Brasil já podem contratar, pagando juros de no máximo 3,5% ao mês, empréstimos consignados, dando como garantia o que receberão por meio do programa Auxílio Brasil. A contratação do crédito está prevista na Portaria nº 816 publicada no Diário Oficial da União de hoje (27) pelo Ministério da Cidadania. adSenseBoxX Pela portaria, os juros a serem cobrados nessas consignações não podem ultrapassar 3,5% ao mês e a quantidade de parcelas do valor contratado deve ser de máximo 24 prestações. Conforme prevê a Lei 14.431, o valor do consignado está limitado a 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil. Assim, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, no prazo máximo de 24 meses.
Auto da Liberdade estreia hoje na Estação das Artes

O espetáculo Auto da Liberdade estreia nesta terça-feira (27) e segue até quinta-feira (29), a partir das 21h, com entrada gratuita. Mais de 90 artistas vão abrilhantar o palco montado na Estação das Artes Elizeu Ventania. Com a ideia de trabalhar os quatro elementos da natureza, o espetáculo Auto da Liberdade resgata os atos históricos de Mossoró. O Motim das Mulheres, Libertação dos Escravos, Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino. Motim das Mulheres – Em 4 de setembro de 1875, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas de Mossoró em protesto contra a obrigatoriedade do Alistamento Militar. À época, protestavam sobre a convocação de seus esposos e filhos para o Exército ou Marinha, as mulheres ocuparam unidades públicas e delegacias, munidas de utensílios domésticos para chamar atenção das autoridades. adSenseBoxX Libertação dos Escravos – Mossoró foi pioneiro na abolição dos escravos. O município fez jus à liberdade aos escravos da cidade em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Ãurea. À data, todos os homens que moravam na cidade estavam livres. Resistência ao Bando de Lampião – Em 1927, a cidade de Mossoró sofreu um grande ataque promovido pelo Bando de Lampião. Os cangaceiros queriam extorquir relevante quantia em espécie do banco e comércio local. Com bravura e resistência, os mossoroenses montaram trincheiras comandada pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Mossoró conseguiu vencer a batalha e expulsar o Bando de Lampião. Primeiro Voto Feminino – Mossoró também se torna pioneiro no voto feminino. Em 1928, a professora Celina Guimarães Viana se consolida como a primeira eleitora a participar do sistema democrático do País, se tornando protagonista do processo político brasileiro.
TRE-RN troca locais de votação em Mossoró; veja onde houve mudança

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) divulgou uma relação com seções que terão seus locais de votação alterados em Mossoró, no próximo domingo (2). De acordo com o TRE, a mudança foi apenas de local, e os eleitores continuam cadastrados nas mesmas seções eleitorais. Veja as alterações: Escola Estadual 30 de setembro: seções 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118 foram transferidas para Escola Estadual Padre Alfredo (Avenida Lauro Monte, Abolição I) Escola Estadual 30 de setembro: seções 0119, 0170, 0239, 0249, 0266, 0297 foram transferidas para Escola Estadual Santa Delmira (Rua São Domingos, Santa Delmira) Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho: seções 0246, 0252, 0284 foram transferidas para Unidade Básica de Saúde Francisco Neto da Luz (Sítio Riacho Grande, zona rural de Mossoró) Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Nova Esperança: seção 0343 foi transferida para Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bom Pastor (Rua Francisca da Nóbrega Gurgel, Dix-Sept Rosado) Escola Municipal Senador Duarte: seções 0082, 0083, 0084, 0085, 0087, 0088, 0160, 0198, 0216 foram transferidas para Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco de Assis Pedrosa (Rua Pedro Valamira Fernandes, Alto de São Manoel) Escola Municipal Vereador José Bernardo: seções 0135, 0145 foram transferidas para Unidade Básica de Saúde – Passagem de Pedras (Sítio Passagem de Pedras, zona rural de Mossoró) Escola Estadual Evangélico Leôncio José de Santana: seções 0006, 0009, 0031, 0034 foram transferidas para Escola Estadual Professor Solon Moura (Rua Dr. Almeida Castro, Centro) adSenseBoxX Onde consultar: O eleitor pode fazer a busca no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde deverá informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. Os números da zona e seção eleitoral, além do endereço do local de votação serão mostrados no resultado da pesquisa. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais. Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual. Para o eleitor que tem a biometria cadastrada, o aplicativo substitui o título de papel e outro documento de identificação com foto.
Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido a partir desta terça-feira (27), exceto em caso de flagrante ou quem for alvo de sentença criminal por crime inafiançável. A regra é prevista pela legislação eleitoral. O salvo-conduto serve para garantir que ninguém seja impedido de votar por causa de prisões arbitrárias e vale até 48 horas depois do encerramento da eleição. A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A vedação não se aplica a quem for pego cometendo crime, ou logo depois de cometê-lo. Isso inclui crimes eleitorais. No dia da votação, por exemplo, poderá ser detido quem desrespeitar algumas proibições, como fazer propaganda de boca de urna, tentar arregimentar eleitores, usar equipamento de som na rua e promover comícios, entre outros. adSenseBoxX O primeiro turno da eleição será realizado próximo domingo, 2 de outubro, em todo país. Serão escolhidos os representantes para os próximos quatro anos nos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. No Rio Grande do Norte, mais de 2,5 milhões de eleitores devem ir às urnas em 167 municípios. Os candidatos que disputam as eleições também não podem ser presos, salvo em caso de flagrantes. No caso de quem está no pleito, o período de salvo-conduto começou no último dia 17 de setembro, 15 dias antes das eleições.
Sonda da Nasa atinge asteroide em primeiro teste de defesa da Terra

Uma sonda da Nasa, agência espacial americana, atingiu um asteroide nesta segunda-feira (26) em um teste da capacidade de desviar a rota de corpos celestes que, hipoteticamente, poderiam entrar em rota com a Terra no futuro. O teste espacial ocorreu a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra e faz parte da chamada missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (em tradução livre do inglês). A sonda da agência espacial colidiu com a lua Dimorphos, que orbita um asteroide um pouco maior chamado de Didymos. adSenseBoxX O sistema Dimorphos/Didymos não oferecia risco à Terra, segundo a Nasa, e foi escolhido por ser relativamente perto e por oferecer a possibilidade de monitorar se a mudança de trajetória foi obtida. A Nasa investiu mais de US$ 330 milhões no programa. A agência afirma que não há chance alguma que qualquer um dos asteroides represente um perigo para a Terra agora ou no futuro. *Com informações do G1