Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Consultor da gestão Allyson pede exoneração do cargo

Foto: Reprodução

Humberto Fernandes não é mais Consultor Geral do Município. Nesta terça-feira (4), o Jornal Oficial de Mossoró (JOM), publicou o pedido de exoneração do advogado que estava à frente da pasta desde o início da gestão do prefeito Allyson Bezerra. Ao blog de Saulo Vale, o advogado falou que pediu exoneração para se dedicar ao seu doutorado em Direito e Estado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Até o momento a Prefeitura de Mossoró não informou quem vai substitui-lo. adSenseBoxX O que faz a CGM? A Consultoria-Geral do Município – CGM, é subordinada diretamente ao Prefeito do Município, compete assessorar o Prefeito em assuntos de natureza jurídica de interesse da administração municipal, além de pronunciar-se sobre as matérias de ordem legal que lhe forem submetidas pelo Prefeito; elaborar e rever projetos de emenda à Lei Orgânica Municipal, de leis, decretos e outros provimentos regulamentares, quando solicitado pelo Prefeito; minutar mensagens e vetos governamentais, quando solicitado pelo Prefeito; e orientar o Prefeito quando este for instado a se manifestar sobre matéria de sua competência que tenha repercussão jurídica.

Vigia de rua é baleado e morre a caminho do hospital em Mossoró

hrtm

Um vigia de rua morreu após ser baleado, no final da tarde desta terça-feira (4), na zona rural de Mossoró, no Oeste potiguar. O crime aconteceu no assentamento Oziel Alves. Até o momento, apenas o primeiro nome da vítima foi divulgado: Rodolfo. adSenseBoxX O homem foi atingido por um tiro no peito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ele foi socorrido ao Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu e teria falecido ainda na ambulância, a caminho do hospital. A Polícia Civil ainda investiga em que circunstâncias aconteceu o crime, e busca identificar o autor do tiro. Este foi o 125º homicídio do ano em Mossoró.

Cosern e Senai oferecem curso online gratuito sobre segurança com rede elétrica

Foto: Divulgação

A Neoenergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão com inscrições abertas até 17 de outubro para a segunda turma do curso online, gratuito e autoinstrucional com oito horas de duração sobre noções básicas de eletricidade. As inscrições podem ser feitas no site da Neoenergia (Curso Básico de Eletricidade para Construção Civil – Neoenergia) e a classificação se dará por ordem de inscrição. Serão oferecidas 110 vagas para profissionais autônomos que atuam na área construção civil (eletricistas, pedreiros, pintores, instaladores de antenas etc.) com Ensino Fundamental completo e que comprovarem residência no Rio Grande do Norte. “Os cuidados com trabalhos próximos à eletricidade são importantes e merecem ser destacados, principalmente quando se trata de construções e reformas de edificações. A qualificação profissional é essencial para que a atividade seja exercida com segurança. Na Neoenergia, nós prezamos pela segurança das pessoas e esta iniciativa em parceria com o Senai só reforça o nosso compromisso com o tema”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia, Harley Albuquerque. “Segurança é um tema importante em qualquer segmento. Quando tratamos de eletricidade, torna-se vital ter profissionais bem capacitados para atuar sem riscos. A Neoenergia, parceira em muitos projetos com uma visão aguçada, tem aproveitado a experiência do Senai e as vantagens do Ensino a Distância (EAD) para disponibilizar essa oportunidade de aprendizado a profissionais nos estados em que atua”, destaca o gerente de Inovação e Tecnologias Educacionais do Senai​ Bahia, Ricardo Lima. O Senai vai informar o resultado das inscrições para os alunos por meio do site do curso no dia 20 e as aulas terão início, no formato 100% a distância, no dia 24, com previsão de término no dia 8 de novembro.

Ciro Gomes anuncia apoio a Lula no segundo turno

Foto: Fernando Bizerra/EFE

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), anunciou nesta terça-feira (4) apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições presidenciais, que irá ocorrer no dia 30 de outubro. Em vídeo publicado nas redes sociais, Ciro Gomes evitou citar o nome de Lula, afirmando que “acompanha a decisão do meu partido, o PDT”. O PDT anunciou mais cedo, em decisão unânime pelo diretório nacional da sigla, apoio a Lula. adSenseBoxX “Ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certo de que, como sempre fiz, vou fiscalizar acompanhar de perto o dia a dia do governo que assumirá o governo em janeiro. Assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para o nosso país”, disse. Ciro encerrou a disputa presidencial no último domingo (2) em quarto lugar. Com 100% das urnas apuradas, o cearense teve 3.599.287 milhões de votos (3,04%). Esse foi o pior desempenho nos quatro pleitos em que disputou à Presidência. Em 2018, ele obteve 12,47% dos votos. Em 2002, teve 11,97% dos votos válidos e, em 1998, obteve 10,97%.

Sergio Moro declara apoio a Jair Bolsonaro no 2º turno

Foto: Reprodução

O senador eleito pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil) declarou, nesta terça-feira (4), apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Em sua conta no Twitter, o ex-juiz federal afirmou que: “Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro.” adSenseBoxX Moro obteve 33,5% dos votos válidos, derrotando o deputado federal Paulo Martins (PL) e o senador Álvaro Dias (Podemos). O ex-magistrado ficou conhecido nacionalmente a partir da Operação Lava Jato – que culminaria na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2018. Três anos depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do petista definidas pela 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná.

Câmara aprova novas regras para personal trainer em academias

Foto: Reprodução

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, hoje (4), em regime de urgência especial, alterações na Lei 3.802/2020, que concede aos profissionais de educação física que prestam serviços como personal trainer particulares acesso livre às academias de ginástica, clubes, hotéis e similares em Mossoró. As mudanças estão contidas em Projeto de Lei (114/22) do vereador Professor Francisco Carlos (Avante) e são motivadas por decisão do Tribunal de Justiça do RN. Mês passado, a Corte suspendeu cautelarmente artigo da Lei 3.802/2020 e autorizou as academias à cobrança de taxa de personal trainer. Conforme o projeto aprovado hoje na Câmara, os usuários de academias de ginástica, devidamente matriculados, podem ingressar nesses estabelecimentos acompanhados por profissionais particulares de educação física, devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física, portando cédula de identidade profissional. “As academias de ginástica não poderão cobrar custos extras dos alunos acompanhados de profissionais de educação física particular para o desenvolvimento das atividades”, assegura a proposta. Por outro lado, o projeto permite às academias de ginástica cobrança de taxa do profissional de educação física particular que preste serviços no interior de seu estabelecimento, acompanhando as atividades desenvolvidas por aluno devidamente matriculado. adSenseBoxX Essa taxa, porém, “independe do número de alunos acompanhados pelo profissional de educação física particular, sendo limitada ao valor de 25% do valor de uma mensalidade referente ao pacote mais básico ofertado pela academia”. O projeto, que segue à Prefeitura para veto ou sanção, também proíbe a cobrança de qualquer valor adicional para prestação de serviços por profissional de educação física particular no interior de academia, inclusive para fins de cadastramento. Justificativa Segundo o vereador Francisco Carlos, o projeto tem duas finalidades. Uma é proteger o consumidor de academias de ginástica que deseje realizar exercícios físicos acompanhados do profissional de sua escolha. “Em que pese a existência de educadores físicos contratados por parte das academias, é impossível a contratação de profissionais para acompanhamento integral das atividades de todo e qualquer aluno”, observa o parlamentar. A outra finalidade, segundo Francisco Carlos, é proteger a liberdade de exercício da profissão pelos educadores físicos. “Não há o estabelecimento de qualquer regra que trate de regras atinentes ao Direito do Trabalho. O que o projeto visa inibir é a cobrança, por parte das academias de ginástica, de taxas com valores exorbitantes, o que inviabiliza o exercício da profissão por parte desses profissionais”, argumenta.

Lula diz que segundo turno permitirá mais debate de propostas

Foto: Rovena Rosa

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a coordenação de campanha da Coligação Brasil da Esperança, em São Paulo (SP), para traçar as estratégias de campanha para o segundo turno das eleições presidenciais, que ocorrem no dia 30. Lula disse que o segundo turno será um momento de maior debate entre as candidaturas em disputa. “A gente, na verdade, vai aproveitar o segundo turno para fazer o debate que não foi possível fazer no primeiro turno. Até porque no debate da televisão era muita gente e era muito difícil fazer o debate”, disse. adSenseBoxX O candidato enfatizou que agora é o momento de buscar o apoio de todas as forças políticas possíveis. “A partir de amanhã, nós já estamos em campanha. Ainda temos que fechar alguns acordos, temos que conversar com todas as pessoas nesse país que não votaram conosco no primeiro turno. Agora, a escolha não é ideológica. Nós vamos conversar com todas as forças políticas que tenham voto, representatividade, significância política no país”, disse. Lula demonstrou otimismo com a vitória final nas urnas. “Nesse instante, nós temos consciência que 60% do povo brasileiro rejeitou esse governo. Pela primeira vez, alguém que tem o cargo de presidente perde no primeiro turno. E vai perder mais feio no segundo turno porque nossa distância vai aumentar muito”, disse. O candidato citou que bandeiras de campanha, como a questão climática e ambiental, a luta contra o desemprego, a regulação do mundo do trabalho, defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), aumento do Auxílio Brasil, e políticas para as mulheres e população negra serão reforçadas durante o segundo turno.

Bolsonaro pede que apoiadores mantenham o foco no segundo turno

Foto: Tomaz Silva

O candidato à reeleição à Presidência da República, Jair Bolsonaro, pediu que seus apoiadores mantenham o foco no segundo turno da campanha. Ele se dirigiu aos seus eleitores pelas redes sociais. “Mantenham o foco! Um dos principais e mais difíceis objetivos foi alcançado ontem. Nós já temos o que é necessário para libertar o Brasil do autoritarismo, da chantagem e da injustiça que tanto nos indigna. A mudança mais profunda do país já começou! Não é o povo que deve temer”, disse o presidente. Ainda na madrugada, Bolsonaro publicou que os adversários só haviam se preparado para uma corrida de 100 metros, enquanto ele, estava pronto para uma maratona: “Vamos lutar com confiança e com força cada vez maior, certos de que vamos prevalecer pela pátria, pela família, pela vida, pela liberdade e pela vontade de Deus!”. adSenseBoxX O presidente declarou que sabia do tamanho da sua responsabilidade e dos desafios que vai enfrentar nas próximas semanas, mas demonstrou otimismo em sair vitorioso. “Sabemos aonde queremos chegar e como chegaremos lá. Pela graça de Deus, nunca perdi uma eleição e sei que não será agora, quando a liberdade do Brasil inteiro depende de nós, que iremos perder.” Bolsonaro também comemorou o aumento em sua votação neste primeiro turno, bem superior ao que havia obtido nas eleições de 2018. “Contra tudo e contra todos, tivemos no 1º turno de 2022 uma votação mais expressiva do que aquela que tivemos em 2018. Foram quase 2 milhões de votos a mais! Também elegemos as maiores bancadas da Câmara e do Senado, o que era a nossa maior prioridade neste primeiro momento.”

Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada em Mossoró

Foto: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou até a próxima terça-feira (11) a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A campanha se encerraria na última sexta-feira (30). Com a prorrogação, os pais e/ou responsáveis de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias terão mais uma oportunidade de levar seus filhos para se vacinar contra a paralisia infantil em Mossoró adSenseBoxX Nesta semana a vacinação ocorre nas 47 Unidades Básicas de Saúde, no horário normal de funcionamento, na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), das 12h30 às 19h, de segunda a quinta-feira, e na Universidade Potiguar (UnP), das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h e das 19h às 21h. Na UnP, às segundas e quintas são ofertadas vacinas de rotina, Influenza e poliomielite. E às terças e quintas os imunizantes são da Covid-19 e febre amarela. A FAEN/UERN oferta todas essas vacinas nos quatro dias. Na manhã desta terça-feira (4), Mossoró contabilizava 6.376 crianças imunizadas contra a pólio nesta faixa etária. O número corresponde a 42% do público-alvo estimado da campanha, que é de 15.074 crianças.

Concurso do INSS: inscrições são prorrogadas até esta terça

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou as inscrições do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social até esta terça-feira (4). A data da prova, no entanto, se manteve a mesma, ou seja, 27 de novembro. O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79. adSenseBoxX Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90) e 20% a pessoas negras (202). As inscrições podem ser feitas agora até as 23h59 de 4 de outubro pelo site https://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22. A taxa é de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 21 de outubro. Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas 1.598 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.