Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%

Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO; FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Pesquisa do Ipec divulgada nesta quarta-feira (5), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Lula (PT): 51% Bolsonaro (PL): 43% Branco e nulo: 4% Não sabe/não respondeu: 2% adSenseBoxX Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5), em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

Simone Tebet anuncia apoio a Lula no 2º turno

Foto: Sergio Lima/AFP

A candidata do MDB à Presidência no primeiro turno, Simone Tebet, anunciou nesta quarta-feira (5) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial. “Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, afirmou Tebet. adSenseBoxX A candidata ficou em terceiro lugar no primeiro turno e recebeu mais de 4,9 milhões de votos, 4,16% do total dos votos válidos.

Mulher é encontrada morta ao lado de arma em Mossoró

Foto: Blog O Câmera

Uma mulher de 36 anos foi encontrada morta na tarde desta quarta-feira (5), em uma estrada carroçável que liga a RN-013 a Estrada da Raiz, na zona rural de Mossoró. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado por um recenseador do IBGE ao lado de uma motocicleta, que conforme a PM, ainda estava ligada. A polícia informou que uma pistola 9mm estava ao lado da vítima. adSenseBoxX O corpo da mulher foi removido para sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). O caso será investigado pela Polícia Civil.

Força e Ação: Mossoró recebe show de manobras radicais nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Mossoró volta a receber nesta quarta-feira (5), um show de manobras radicais com a equipe Força e Ação. O evento acontece na Avenida Rio Branco, às 20h. Durante o show, com duração de 1 hora, o grupo de pilotos profissionais e confederados realiza manobras Radicais com motocicletas de 110 a 1000 cilindradas e 01 quadriciclo. São exibidas mais de 50 manobras diferentes, com muitos efeitos especiais, explosões, moto lança-chamas, derrapagens, pirâmides, saltos em arcos de fogo. O evento está sendo organizado pela Motoeste Honda.

Censo 2022 já visitou mais de 85 mil domicílios em Mossoró

Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que 85.596 domicílios já foram visitados pelos recenseadores em Mossoró, desde o dia 1º de agosto, quando teve início a fase de coleta de dados por meio de pesquisa domiciliar. O número de pessoas recenseadas na segunda maior cidade do estado não foi divulgado. O Censo Demográfico 2022 contou 2.295.102 pessoas no Rio Grande do Norte em dois meses nas ruas. Esse número representa 64,4% da população estimada para o RN no ano de 2021: 3.560.903. Os dados fazem parte do segundo balanço sobre a execução da pesquisa, realizado esta semana pelo IBGE. Em todo o Brasil, mais de 104 milhões de pessoas foram recenseadas. adSenseBoxX No Rio Grande do Norte, o objetivo ainda é concluir a coleta de dados até 31 de outubro. Com 79,6% dos setores em andamento, o estado potiguar é o segundo mais avançado do Brasil. Isso significa que dos 5.972 setores censitários do Rio Grande do Norte, o Censo foi iniciado em 4.759. Essa proporção está acima da média nacional (62,5%) e só é maior em Sergipe (80,7%). Os setores censitários são uma divisão do território, usada pelo IBGE, para facilitar o trabalho de pesquisa. Do total da população norte-rio-grandense recenseada, 1.193.354 são mulheres e 1.101.748, homens. Dos 785.540 domicílios visitados, em 780.979 as entrevistas para a pesquisa foram presenciais.

Isaac da Casca e Gideon Ismaias reassumem mandatos na Câmara

Foto: Reprodução

Licenciados nos últimos meses, os vereadores Isaac da Casca (MDB) e Gideon Ismaias (Cidadania) reassumiram os mandatos na Câmara Municipal de Mossoró, ontem e hoje (5), respectivamente. Com isso, Marrom Lanches (DC) e Nicó Fernandes (Cidadania), que ocuparam as vagas de ambos durante a licença, retornaram à suplência. Isaac da Casca ficou afastado das funções legislativas por 80 dias. Já a licença de Gideon Ismaias durou 62 dias. Os dois foram candidatos na eleição de domingo (2) e optaram pelo afastamento dos mandatos, para dedicação exclusiva aos projetos eleitorais. adSenseBoxX Candidato a deputado estadual, Isaac da Casca obteve 8.610 votos e Gideon conquistou 2.830 votos à Câmara dos Deputados. Não foram eleitos. Passada a eleição, os dois asseguram prioridade total à atividade de vereador. “Vou continuar dando o meu melhor para que a população tenha serviço de qualidade”, assegura Isaac da Casca. “Estou de volta à Câmara para honrar o mandato confiado pelo povo em 2020”, diz Gideon.

Homem vai deixar filha na escola e acaba morto após briga de trânsito no RN

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um homem de 30 anos foi morto a facadas durante uma briga de trânsito que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu por volta das 7h30 na avenida Boa Sorte, em frente à escola onde a filha da vítima estuda. As informações são do G1. De acordo com familiares, Alisson Barros dos Santos, de 30 anos, tinha ido deixar a filha de 10 anos na Escola Municipal Dalva de Oliveira e voltava para casa, quando um carro conduzido por um feirante que chegava ao local bateu na bicicleta dele. adSenseBoxX Testemunhas relataram à polícia, que os dois homens começaram a discutir. O feirante, então, teria sacado uma faca peixeira e desferido três golpes na vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas Alisson morreu na via, em frente à escola onde a filha estuda. O autor do crime fugiu. A Polícia Militar foi acionada e fez isolamento do local de crime até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que recolheu o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.

RN recebe autorização para exportar bananas para o Egito

Divulgação

O Rio Grande do Norte recebeu, na última sexta-feira (3), o parecer favorável para exportação de banana produzida no estado para o Egito. A informação foi confirmada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn). Em agosto, o Idiarn e o Ministério da Agricultura participaram de auditoria técnica em conjunto com uma equipe do Egito nos municípios de Assu e Ipanguaçu, produtores de banana. Nesses locais, foram verificadas as condições de cultivo quanto a ocorrência de pragas quarentenárias chamadas de mal-do-Panamá e Sigatoka Negra, que não são presentes no estado. Durante a inspeção, a equipe técnica da República Árabe do Egito também analisou o processamento do plantio, colheita e processamento do fruto e embalagem, após isso, estabeleceram os requisitos para a importação. adSenseBoxX Entre os critérios indicados pelo país africano, está a obrigatoriedade da casa de embalagem ser habilitada junto ao Instituto de Defesa e Inspeção do RN. As frutas também precisam estar livres de restos de solo e/ou plantas e as cargas devem ser inspecionadas para comprovação de que estão livres das pragas mal-do-panamá e Sigatoka Negra. Feito isso, é emitido o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) pelo IDIARN que embasa o Certificado Fitossanitário Internacional (CFI), emitido pelo MAPA, que acompanha a carga até o destino final. “O acordo entre Brasil e Egito já foi oficializado. O início da exportação depende agora apenas de acordos comerciais entre as empresas. A nossa parte foi feita e muito em breve veremos a primeira carga de banana sendo enviada para territórios africanos. É uma alegria imensa para nós do IDIARN, porque colaboramos diretamente para isso, fazemos parte desse feito”, disse o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso O Rio Grande do Norte já possui acordos para exportação de outros frutos firmados com União Europeia, China, Chile, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Portugal, Dubai, entre outros.

Senado aprova projeto para custear piso da enfermagem com recursos da Covid

Foto: Marcos Corrêa

O Senado aprovou nesta terça-feira (4) um projeto de lei que permite que recursos públicos que foram enviados a Estados e municípios para enfrentar a pandemia de Covid-19 neste ano sejam utilizados, agora, para financiar a criação do piso salarial da enfermagem. O texto, que recebeu 67 votos favoráveis e nenhum contrário, segue para a Câmara dos Deputados. A proposta altera uma lei de 2020 que liberou para ações de enfrentamento à pandemia de covid-19 cerca de R$ 23,8 bilhões que restaram no fim de 2020 nas contas dos fundos de Saúde de estados, Distrito Federal e municípios. adSenseBoxX Com a redução no número de casos e mortes por covid-19, o entendimento dos senadores é que a verba será mais bem aplicada no reajuste salarial da enfermagem. A lei que estabeleceu piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros do setor público ou privado foi aprovada no Congresso Nacional em maio, mas, em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da norma. Em decisão liminar, o ministro Luís Roberto Barroso argumentou que faltava previsão orçamentária.

TSE terá medidas para evitar filas no segundo turno

Foto: TV Band Vale

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse ontem (4), que a instituição está tomando as medidas necessárias para evitar que os eleitores enfrentem filas no segundo turno das eleições, que ocorrerá no dia 30 de outubro. “O TSE já está planilhando e tomando todas as medidas necessárias para que as filas que ocorreram em algumas seções eleitorais não voltem a acontecer no próximo turno. Isso será realizado para que o eleitor tenha uma votação mais confortável”, afirmou. Ele conclamou os eleitores para que participem do segundo turno. adSenseBoxX No 1º turno das eleições, realizado no último domingo (2), eleitores de diversas seções eleitorais em todo o país reclamaram de imensas filas para votar. Segundo o TSE, por exemplo, nove estados e o Distrito Federal continuaram a votação após as 17h com os eleitores que haviam chegado aos colégios eleitorais antes das 17h, horário marcado para o fim da votação.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.