Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

[VÍDEO] Carro voador chinês Xpeng X2 faz primeiro voo em local público

Foto: Divulgação/XPeng AeroHT

Um “carro voador” construído pela fabricante chinesa de produtos eletrônicos XPeng AeroHT fez o seu primeiro voo público nesta terça-feira (11). O teste foi realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em preparação para lançar a aeronave em vários países. O X2 é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Ele tem espaço para dois passageiros e é impulsionado por oito motores com hélices, duas em cada canto do veículo. A aeronave alcança 130 km/h e tem 35 minutos de autonomia, de acordo com a fabricante. A empresa afirma ainda que o veículo pesa 560 kg quando está vazio e é capaz de decolar pesando até 760 kg. adSenseBoxX O eVTOL possui quatro baterias independentes, o que lhe permite pousar em segurança se uma delas falhar. Ele também foi projetado para acionar paraquedas em caso de emergência e manter contato com um centro de comando durante a viagem. O voo de teste não tripulado de 90 minutos em Dubai foi descrito por seu fabricante como uma “base importante para a próxima geração de carros voadores.” “Estamos indo passo a passo para o mercado internacional”, disse Minguan Qiu, gerente geral da XPeng AeroHT. “Selecionamos primeiro Dubai porque é a cidade mais inovadora do mundo.” Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Poupança deixa de perder para inflação após dois anos

Foto: Marcello Casal Jr

O recuo da inflação em setembro trouxe uma surpresa para os investidores da aplicação financeira mais tradicional do país. Pela primeira vez em dois anos, a caderneta de poupança deixou de perder da inflação. Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou negativo em 0,29%, conforme divulgou ontem (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, a inflação oficial acumula 7,17%. De acordo com a Calculadora do Cidadão, disponível na página do Banco Central (BC) na internet , uma aplicação na caderneta de poupança rendeu 7,27% em 12 meses. O valor considera uma aplicação feita em 11 de outubro do ano passado e que não foi mexida até ontem. A última vez em que a poupança tinha superado a inflação ocorreu em agosto de 2020, quando a caderneta havia rendido 0,45% acima do IPCA em 12 meses. Desde então, a combinação entre inflação alta e juros baixos corroeu o rendimento da aplicação mais popular no país. O pior momento ocorreu em outubro de 2021, quando o aplicador perdeu 7,59% contra a inflação no acumulado de 12 meses. adSenseBoxX De março de 2021 a agosto deste ano, o BC elevou a taxa Selic (juros básicos da economia) de 2% para 13,75% ao ano. O IPCA, que até julho deste ano superava os dois dígitos no acumulado em 12 meses, recuou após três deflações consecutivas provocadas principalmente pelo corte de impostos em combustíveis, energia, telecomunicações e transporte coletivo. Esses dois fatores aos poucos reverteram a perda da poupança para a inflação. Perspectivas Atualmente, a poupança rende 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Essa regra vale quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, o que ocorre desde dezembro do ano passado. Quando os juros básicos estão abaixo desse nível, a poupança rende 70% da Selic. Nos próximos meses, a poupança continuará a ganhar da inflação. Na última edição do boletim Focus, pesquisa semanal com investidores divulgada pelo Banco Central, os analistas de mercado previam que o IPCA deve fechar 2022 em 5,71%. Como o boletim Focus também prevê que a Selic encerrará 2022 em 13,75% ao ano, a caderneta continuará rendendo em torno de 7,5% no acumulado de 12 meses. A melhoria do rendimento deve ajudar a conter a fuga recorde de recursos da poupança observada este ano. De janeiro a setembro, os brasileiros sacaram da aplicação financeira R$ 91,07 bilhões a mais do que depositaram. Somente no mês passado, a retirada líquida (diferença entre depósitos e saques) chegou a R$ 5,9 bilhões.

Motorista alcoolizada atropela e mata idoso no RN

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um idoso de 67 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (12), em Natal, após a bicicleta usada por ele ter sido atingida por um carro. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a motorista do veículo confirmou que estava alcoolizada. As informações são do G1. O caso aconteceu por volta das 4h40 na avenida Solange Nunes, no sentido do bairro Nova Cidade ao bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste da capital potiguar. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o carro e a bicicleta seguiam no mesmo sentido, porém a condutora do veículo teria perdido o controle e atingido o veículo de duas rodas. Na sequência, o carro atingiu um poste. O homem morreu na hora e teve o corpo recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Segundo o sargento Varela, do CPRE, testemunhas disseram que o homem seguia para o trabalho na Ceasa, quando foi atingido. adSenseBoxX “No caso, foi uma colisão posterior. O cidadão vinha na bicicleta subindo a ladeira, ela perdeu o controle e passou por cima da bicicleta e dele. Ela confirmou que tinha ingerido bebida alcoólica, tinha tomado cerveja em um aniversário no bairro Planalto”, afirmou o sargento. A condutora foi levada ao Itep para fazer testes sobre o consumo de bebida alcoólica e, em seguida, deve ser conduzida à delegacia de plantão, segundo a polícia. Segundo os policiais, a mulher não fez o teste do bafômetro no local do acidente porque estava muito nervosa. Segundo a companhia energética do estado, a colisão contra um poste de baixa tensão deixou sete imóveis sem energia. Equipes técnicas foram enviadas ao local e a previsão inicial é que o poste seja substituído até às 13h.

Allyson anuncia que se manterá neutro na disputa entre Lula e Bolsonaro

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade) disse que vai se manter neutro e não irá apoiar nenhum candidato à Presidência da República no 2º turno das eleições. Em entrevista ao Meio-Dia Mossoró, da 95 FM, Allyson disse que reconhece as obras do governo Bolsonaro, mas reafirmou que não terá posicionamento de campanha ou de voto na eleição presidencial. adSenseBoxX O prefeito afirmou ainda que comunicou seu posicionamento ao senador eleito Rogério Marinho (PL), com quem mantém uma afinidade. Votação No 1º turno, Lula (PT) venceu em Mossoró com 61,06% (88.081 votos); Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo com 32,15% (46.378 votos). Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Corinthians e Flamengo duelam em 1º jogo da final da Copa do Brasil

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Corinthians e Flamengo fazem na noite desta quarta-feira (12), em São Paulo, o jogo de ida da final da Copa do Brasil. Mais conhecido como “Clássico do Povo”, por reunir as duas maiores torcidas do país, o duelo reunirá clubes que buscam o tetracampeonato. Este ano, em mata-mata pelas quartas de final da Libertadores, os cariocas levaram a melhor nas duas partidas (ida e volta). Já no Campeonato Brasileiro, foi o Timão que saiu vencedor em junho. O primeiro embate valendo o título da Copa do Brasil, acontece a partir das 21h45 (horário de Brasília) na Neo Química Arena. Lá se vão quatro anos desde a última final do Corinthians na Copa do Brasil, quando deixou escapar o título para o Cruzeiro, hexacampeão do torneio. Nesta noite, a equipe comandada pelo técnico português Vitor Pereira, poderá contar com o lateral-direito Rafael Ramos e com o volante Maycon, já recuperados de lesão. O goleiro Cássio também estará à disposição do treinador, após se recuperar do trauma no pé, sofrido no último dia 4, no confronto contra o Juventude pelo Brasileirão. adSenseBoxX A provável escalação do Timão esta noite deve ser com Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson ou Ramiro), Yuri Alberto e Róger Guedes. O Flamengo quer quebrar um jejum de cinco anos sem levantar a taça da Copa do Brasil. Em 2017, o Rubro-Negro foi vice-campeão ao perder a final para o Cruzeiro. Para reforçar o moral do time, todo o elenco viajou para São Paulo, inclusive Bruno Henrique e Rodrigo Caio – ambos em recuperação de cirurgia no joelho – e os últimos contratados Varela e Pulgar, que não estão inscritos na competição. A expectativa é de que o técnico Dorival Júnior escale esta noite os titulares Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.