Governo libera vacina contra covid-19 em crianças a partir de 6 meses

O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. Ainda não há informações sobre quando a pasta receberá e qual o total de vacinas específicas para esse público. A ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a covid-19 foi aprovada pela Anvisa em setembro. Desde a liberação, há um impasse no Ministério da Saúde sobre a incorporação da vacina no plano de imunização. Em nota, nesta quinta-feira (13), a pasta informou que solicitará à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação de possível ampliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. Até que seja analisado pela comissão, a vacinação estará restrita ao publico com comorbidades. adSenseBoxX Diferenças A vacina para crianças de 6 meses a 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com 3 semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos 8 semanas após a segunda dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias. “A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90ºC e -60ºC. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2ºC e 8ºC durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa.
Procon faz fiscalização em postos após aumento da gasolina em Mossoró

Uma equipe do Orgão Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RN) realiza nesta quinta-feira (13) uma operação de fiscalização nos postos de combustíveis de Mossoró. A ação ocorre após aumento nos preços da gasolina em vários postos do município. As informações são do TCM Notícia. adSenseBoxX A ação foi batizada de “Impacto nas bombas” e até o início da tarde, 23 postos já haviam sido fiscalizados, dos quais, 13 foram autuados. De acordo com Aracildo Júnior, chefe de fiscalização do Procon-RN, os proprietários autuados terão prazo para defesa e poderão ser multados, caso não comprovem os motivos do reajuste. O processo de fiscalização segue até sexta-feira dia (14). Na quarta-feira (12), os mossoroenses foram pegos de surpresa com um aumento de até 0,60 centavos no preço do litro da gasolina.
Enem 2022: falta um mês para a aplicação da primeira prova

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será em um mês. Este ano, as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Ao todo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 86.422 pessoas estão inscritas para as provas deste ano no Rio Grande do Norte. O número é 18,15% maior que o de inscritos em 2021, quando o estado teve 73.141 inscrições confirmadas. Ao todo, o país teve 3,4 milhões de inscritos, 10% a mais que no ano passado. adSenseBoxX Os participantes do Enem farão provas de linguagens, ciências humanas e redação no primeiro dia de aplicação. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. No segundo dia de aplicação, resolverão questões de matemática e de ciências da natureza, em 5 horas de aplicação. As provas serão objetivas, com exceção da redação, que deverá ser escrita a mão, tanto na versão impressa quanto na versão digital.
Carga de calçados falsificados é apreendida em Mossoró

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, nesta quarta-feira (12), uma carga com 444 pares de calçados falsificados e sem nota fiscal. A ocorrência foi registrada na BR-304, em Mossoró, na região Oeste potiguar. De acordo com a PRF, a mercadoria havia saído de Barra Mansa, em Minas Gerais, e seria distribuída em comércios da região. Policiais realizavam uma fiscalização no quilômetro 57 da rodovia quando abordaram um caminhão baú. adSenseBoxX Após verificar a carroceria do caminhão, foram encontradas 444 caixas com calçados sem nota fiscal. Entre as marcas falsificadas estavam Lacoste, Caterpillar e Nike. A carga foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Plantão. O motorista do caminhão assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e, em seguida, foi liberado.
Assistentes sociais reivindicam mais valorização em Mossoró

Em audiência pública, na manhã de hoje (13), na Câmara Municipal de Mossoró, assistentes sociais apresentaram reivindicações da categoria em Mossoró: criação e cumprimento de piso salarial e de Plano de Cargos, Carreira e Salários; inserção do profissional assistente social na educação básica e no programa Estratégia da Família e realização de concurso público pela Prefeitura de Mossoró. A categoria também pleiteou melhor condição de trabalho. Segundo a coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RN), Karina Gadelha, há sucateamento de equipamentos, carência de profissionais e defasagem salarial. E ressaltou a importância da atuação dos profissionais. “Assistentes sociais são parceiros das políticas e defensor dos direitos dos usuários”, frisou. Representante da Prefeitura de Mossoró na reunião, a psicóloga Naiara Mota assegurou que a gestão municipal é sensível às reivindicações da categoria. Informou que o governo está criando comissões internas para discutir quais reivindicações que podem ser atendidas de forma mais rápida e quais necessitam de mais amadurecimento. “Reforço a disposição de diálogo da gestão municipal com a categoria”, assegurou. adSenseBoxX A audiência pública foi presidida pelo proponente da reunião, vereador Professor Francisco Carlos (Avante), reuniu quantitativo significativo de assistentes sociais e foi acordada pela Câmara Municipal com a categoria, na sessão ordinária do último dia 14 de setembro. Participaram os vereadores e vereadoras Tony Fernandes (Solidariedade), Omar Nogueira (Patriota), Pablo Aires (PSB), Paulo Igo (Solidariedade), Larissa Rosado (União Brasil), Marleide Cunha (PT) e Carmem Júlia (MDB), promotor de Justiça Sasha Alves, Eliete Vieira (presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró), entre outros (a). Ao final da reunião, uma comissão formada por vereadores, representantes da OAB seccional Mossoró, Conselho Regional de Assistência Social, Conselho de Psicologia, Ministério Público, Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró, assistentes sociais de cada área de atuação e outras entidades que estiveram presentes na audiência foi criada para, nos próximos meses, debater as questões levantadas na audiência pública. O vereador Francisco Carlos avaliou positivamente a audiência pública, ao dar mais visibilidade à importância dos assistentes sociais e às reivindicações da categoria. “A Câmara Municipal cumpriu seu papel, dando voz aos profissionais. A partir de agora, acompanharemos de perto a situação, para que as reivindicações sejam atendidas”, assegurou.
Argentinos sofrem com inflação de 100% e buscam lixões para sobreviver

Argentinos que enfrentam taxa de inflação superior a 100% este ano estão lutando para sobreviver, recorrendo à reciclagem de lixões ou fazendo fila para trocar pertences em clubes de troca. As informações são da Reuters. O país deve registrar o maior aumento nos preços este ano, desde um período de hiperinflação por volta de 1990, um caso extremo mesmo em um mundo que luta amplamente para controlar a inflação, impulsionada pela invasão russa à Ucrânia. “Minha renda não é mais suficiente”, disse Sergio Omar, que passa 12 horas por dia vasculhando montanhas de lixo de um aterro sanitário em Lujan, a 65 quilômetros da capital Buenos Aires, em busca de papelão, plástico e metal para vender. Omar, de 41 anos, afirmou que os custos dos alimentos aumentaram tanto nos últimos meses que ficou difícil alimentar sua família de cinco filhos. Ele disse que um número crescente de trabalhadores informais vai ao depósito de lixo para encontrar qualquer item que possa vender na luta pela sobrevivência. “O dobro de pessoas está vindo aqui porque há muita crise”, disse ele, explicando que pode ganhar entre 2 mil e 6 mil pesos (US$ 13 a US$ 40) por dia vendendo lixo reciclável. adSenseBoxX Há um século, a Argentina era um dos países mais ricos do mundo. Mas, nos últimos anos, passou de uma crise econômica para outra e tem lutado para manter a inflação sob controle. Agora, os preços estão subindo no ritmo mais rápido desde a década de 90, com os problemas causados pela impressão de dinheiro e ciclos viciosos de aumento de preços por empresas, agravados por aumentos globais nos custos de fertilizantes para agricultura e importação de gás. A inflação deve subir 6,7% apenas em setembro, disseram analistas consultados pela Reuters, antes dos dados oficiais que devem ser divulgados nesta sexta-feira. Isso levou o Banco Central a elevar a taxa de juros para 75%, com a possibilidade de outras altas. Os níveis de pobreza foram superiores a 36% no primeiro semestre de 2022 e a pobreza extrema subiu para 8,8%, cerca de 2,6 milhões de pessoas. Os programas de bem-estar do governo ajudaram a evitar que ela subisse mais, mas ainda há alguns pedidos de mais gastos sociais, apesar dos fundos estatais limitados. Em 2001, durante uma das piores crises econômicas da Argentina, Sandra Contreras criou o Lujan Barter Club. A entidade está decolando novamente, pois os argentinos, incapazes de acompanhar os preços, procuram trocar itens como roupas velhas por um saco de farinha ou macarrão. “As pessoas chegam muito desesperadas, seus salários não são suficientes, as coisas estão piorando a cada dia”, disse Contreras, acrescentando que elas começam a fazer fila duas horas antes da abertura do clube de trocas, todas as manhãs.
Candidato a vice de Bolsonaro, Braga Netto participará de evento em Mossoró

O candidato a vice-presidente na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL), General Walter Braga Netto (PL), participa de um evento em Mossoró no dia 22 de outubro. A informação foi confirmada pelo senador eleito e ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. adSenseBoxX De acordo com o ex-ministro, Braga Netto estará em Natal na manhã do dia 22 e na tarde do mesmo dia participará da “Marcha cristã pela liberdade com Bolsonaro” em Mossoró, na região Oeste potiguar.
Mulher que atropelou e matou idoso ao dirigir alcoolizada é liberada após audiência

Foi liberada pela Justiça durante audiência de custódia, nesta quarta-feira (12), a motorista detida após atropelar e matar um idoso de 67 anos, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), ela admitiu que ingeriu bebida alcoólica e não é habilitada. O delegado de plantão determinou a prisão em flagrante. No entanto, durante a audiência de custódia, o juiz plantonista decidiu pela liberação da mulher e estabeleceu medidas cautelares. adSenseBoxX Ao analisar o caso, o juiz entendeu que “apesar da presença de prova da materialidade delitiva e indícios suficientes da autoria, não se vislumbra que algum perigo possa decorrer da liberdade do autuado”. A mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, deverá comparecer mensalmente em juízo e não pode se ausentar de Natal sem autorização judicial. Vanderley Araújo da Silva, de 67 anos, morreu na madrugada desta quarta, após a bicicleta usada por ele ter sido atingida por um carro. O caso aconteceu por volta das 4h40 na avenida Solange Nunes, na Zona Oeste da capital potiguar. O homem morreu na hora e teve o corpo recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). *Com informações do G1
Allyson exonera secretários após fracasso nas eleições

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (Solidariedade), não digeriu a derrota dos seus candidatos a deputado federal e estadual no dia 2 de outubro e iniciou um processo de limpa no primeiro escalão do município. Com o poder da caneta, Allyson exonerou o advogado Humberto Fernandes, que ocupava o cargo de controlador geral e Franklin Filgueira, que ocupava a Secretaria do Desenvolvimento Econômico. adSenseBoxX Humberto e Franklin Filgueira, que são professores da Uern, não aceitaram a imposição oficial de trocar seus gabinetes pela campanha eleitoral de rua. As exonerações e mudanças devem continuar.
TSE proíbe propaganda de Bolsonaro em que Lula é chamado de 'ladrão'

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a suspensão imediata da veiculação de uma peça eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é chamado de ladrão e corrupto. A decisão, publicada nesta quarta-feira (10), é do ministro Tarso Sanseverino e deve ser cumprida imediatamente, sob pena de multa de R$ 50 mil por cada divulgação adSenseBoxX O ministro atendeu a uma representação da Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula-Alckmin, que alegou tratar-se de propaganda irregular, por conta das expressões usadas por Bolsonaro. Na peça, o locutor diz: “A maior mentira dessa eleição é dizer que Lula não é ladrão. Votar no Lula é votar em corrupto”.