Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%

Fotos: Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), encomendada pela Globo e pela Folha de São Paulo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. O novo levantamento foi feito nesta quinta-feira (13) e nesta sexta, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável.  adSenseBoxX Nos votos válidos, a sondagem apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Este é o segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. Foram entrevistadas 2.898 pessoas, em 180 municípios, nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.

Carroceiro é morto a tiros no bairro Belo Horizonte, em Mossoró

Foto: Blog Fim da Linha

Um carroceiro foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (14) no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 16h30, na Rua Mário Câmara. George Lopes de Melo, de 45 anos, estava sentado em uma carroça, em frente a própria casa, quando foi surpreendido por um homem armado. A vítima foi atingida por cerca de quatro tiros e morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). adSenseBoxX O suspeito, que estava em motocicleta, fugiu a pé e não foi encontrado até o momento. A polícia está mobilizada e faz buscas pela região. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Allyson Bezerra quer aumentar salários de secretários municipais

Foto: Adriano Abreu

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), quer aumentar a remuneração dos secretários de Mossoró. Atualmente, cada secretário ganha em torno de R$ 12 mil por mês. adSenseBoxX Em entrevista a 95 FM, Allyson disse que “muita gente gostaria de participar da gestão”, mas o salário pago na iniciativa privada dificulta que os técnicos aceitem os cargos do município. Questionado sobre a necessidade de aumentar o próprio salário para ampliar dos secretários, o prefeito disse que “não necessariamente precisa aumentar o salário do prefeito, mas é um debate que tem que ser aberto”.

Michelle Bolsonaro e Damares participam de encontro em Natal neste sábado

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora eleita pelo DF, a ex-ministra Damares Alves, cumprem programação em Natal, neste sábado (15). Elas virão à capital potiguar para participar de um evento denominado “Mulheres com Bolsonaro”. Michelle e Damares desembarcam de manhã cedo no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e seguem para ato político na avenida Itapetinga, na Zona Norte de Natal. adSenseBoxX De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo fazer uma explanação sobre o trabalho que o presidente da República desenvolveu para o segmento feminino, ao longo do seu mandato.

Quantidade de óleo recolhida no RN passa de uma tonelada

Foto: Diego Nigro/Reuters

Passou de uma tonelada a quantidade de “bolotas” de óleo encontradas e recolhidas nas praias do litoral do Rio Grande do Norte. A informação é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Pelo menos 1.256 kg do material foram encontrados por homens da Defesa Civil de 12 cidades litorâneas do estado até o domingo (9). adSenseBoxX Na segunda, foram recolhidos, segundo o Idema, “fragmentos oleosos de grande tamanho nas praias de Maracajaú, Caraúbas, Barra de Maxaranguape e Muriú. A pesagem da substância, no entanto, ainda não havia sido informada nem ao Idema nem à Defesa Civil do RN até esta quinta-feira (13). A maior parte do óleo recolhido no RN até agora está no litoral Sul, especialmente nos municípios de Nísia Floresta (500 kg) e Baía Formosa (400 kg). Além disso, também no litoral Sul, foram encontrados fragmentos em Tibau do Sul (47 kg), Canguaretama (31 kg) e Parnamirim (26 kg).

Granada é encontrada dentro de casa e Bope é acionado para recolher artefato

Divulgação

Uma área do bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, foi isolada pela Polícia Militar após um explosivo ser encontrado dentro de uma casa, na manhã de quinta-feira (13). O Esquadrão Antibomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado ao local recolheu uma granada no local. O material deverá passar por perícia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (14) pela Polícia Militar. Segundo a corporação, as viaturas foram acionadas ao local por uma mulher que estava fazendo buscas nos pertences do pai, que faleceu recentemente, e encontrou o material suspeito. Ao chegar no endereço, os militares constataram que o equipamento era uma granada, que estava com o pino e fita adesiva prata. adSenseBoxX “Após a constatação, o esquadrão antibombas do Bope foi acionado para remoção do material”, informou a corporação. Na última terça-feira (11), um homem encontrou um explosivo no quintal de casa e foi socorrido ao hospital após o equipamento explodir na mão dele. O caso aconteceu no bairro Potengi, na Zona Norte da capital potiguar. O homem mora ao lado do Bope, mas a PM afirmou que não é possível dizer se o artefato pertencia à corporação. Uma investigação foi aberta. G1

Governo prorroga por mais 30 dias prazo para atualização do Cadastro Único

Reprodução

O Ministério da Cidadania decidiu, nesta quinta-feira (13), prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil. No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, a data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era esta sexta-feira (14). Antes do anúncio de prorrogação, a proximidade do fim do prazo havia causado filas e confusões pelo país nesta quinta. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município. adSenseBoxX A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Prefeitura de Mossoró não paga aos médicos e cirurgias eletivas são suspensas

Foto: Reprodução

Os pacientes que estavam aguardando a realização de cirurgias eletivas foram pegos de surpresa com a suspensão dos procedimentos por parte dos médicos nesta quinta-feira (13). De acordo com os profissionais, a Prefeitura de Mossoró não realizou o repasse dos valores dos contratos para a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM), que administra o Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC). As informações são do Jornal de Fato. “A prefeitura atrasou o pagamento dos médicos que realizam as cirurgias eletivas. Eles fazem parte de um contrato feito pela APAMIM, com recursos da Prefeitura de Mossoró. É justamente esse valor que está atrasado e, por isso, os médicos paralisaram os procedimentos”, disse a assessoria da APAMIM. De acordo com as informações, o repasse não é realizado desde o mês de junho. Os pacientes e seus acompanhantes se mostraram surpresos e preocupados com a notícia da suspensão e afirmam que se trata de uma falta de respeito com as pessoas que estão aguardando, há meses, suas cirurgias. “Antes do prefeito Allyson Bezerra fazer propaganda do piso intertravado, deveria ter cuidado com o básico, exemplo: saúde. Coisa que na sua campanha eleitoral disse que não iria faltar”, informou uma paciente. adSenseBoxX A paciente que reclamou da situação recebeu a informação do adiamento da sua cirurgia no dia em que ela estava programada para ocorrer. “A guia de internamento estava ok. A ansiedade também, o pedido de doadores de sangue também deu tudo certo. Porém, o impasse (falta de pagamento) com o prefeito não foi resolvido. Então, os médicos fizeram o cancelamento das cirurgias agendadas para hoje. Por falta de pagamento há meses, essas cirurgias estão suspensas por tempo indeterminado”, disse a paciente. A assessoria da APAMIM explicou ainda que a Prefeitura de Mossoró está realizando o repasse dos outros serviços que são prestados pelo hospital, que são provenientes de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os serviços que a APAMIM presta ao SUS, que passa por auditoria e envia ao município de Mossoró os valores referentes a eles, estão ocorrendo conforme os recursos vão entrando nas contas do município. O que não está em dia é o contrato para a realização das cirurgias, que é justamente uma parceria firmada entre PMM e APAMIM”, explicou. A suspensão das cirurgias ginecológicas eletivas ocorre um ano após a sua retomada. Em outubro de 2021, a Prefeitura informou que, devido a uma parceria com a APAMIM, seria possível retornar com os procedimentos, após um período de paralisação que provocou uma fila de mais de 800 pacientes à espera das cirurgias. Após a retomada, os médicos chegaram a realizar até 60 procedimentos por mês. A Prefeitura de Mossoró ainda não se pronunciou sobre a suspensão.

Cachaçarias começam recuperação pós-pandemia

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O setor produtor de cachaça começou a se recuperar da pandemia de covid-19 e, após um ano de crise mundial, o número de exportações voltou a crescer em 2021. O ano passado trouxe um crescimento de 29,5% no volume de cachaça exportado e de 38,4% no valor de venda de exportações em comparação com 2020. Os dados foram apresentados nessa quinta-feira (13) no Anuário da Cachaça 2021, documento produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com o levantamento, o valor total de exportações passou de US$ 9,52 milhões em 2020 para US$ 13,17 milhões em 2021. Ainda é, no entanto, um número 9,8% inferior ao apurado no período anterior à pandemia. Outro aspecto abordado no documento é o número de países exportadores. Houve uma pequena redução em relação a 2020, quando 70 países exportaram cachaça. Em 2021, foram 67 países. adSenseBoxX O Paraguai e a Alemanha foram os principais destinos da cachaça brasileira exportada em 2021. Os dois países foram responsáveis, respectivamente, por 22,59% e 22,58% da cachaça exportada pelo Brasil. Tanto Paraguai quanto Alemanha foram os únicos países a importarem mais de 1 milhão de litros de cachaça. O vizinho sul-americano importou 1.631.503 litros e o país europeu, 1.630.407. Os valores de exportação, no entanto, mudam de país para país. O Paraguai é o destino em que a cachaça é exportada com o menor valor médio, US$ 0,81/litro. Já os Estados Unidos são o principal destino da cachaça no que se refere aos valores exportados. O país compra o produto com o valor médio de US$ 3,85/litro. As informações são da Agência Brasil.

Moraes suspende inquéritos da PF e do Cade contra institutos de pesquisas

Foto: Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu na noite de quinta-feira (13) o inquérito da PF (Polícia Federal) e a apuração do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra institutos de pesquisas. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da corte.  Para o ministro, nem a PF e nem o Cade têm competência para apurar o caso. Além disso, ambas as investigações aparentam ter falta de justa causa, segundo Moraes, que fale em “abuso de poder”. “Diante do exposto, torno sem efeito ambas as determinações, vedando-se a instauração tanto do procedimento administrativo pelo Cade, quanto do inquérito policial pela Polícia Federal, por incompetência absoluta de seus órgãos prolatores e ausência de justa causa”, acrescenta o ministro. adSenseBoxX Na decisão, o ministro diz que as investigações do Cade e da PF “parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde o resultado do primeiro turno, o presidente e seus aliados têm atacado os institutos de pesquisa. Para Moraes, se isso se confirmar, as condutas podem caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder. A Polícia Federal abriu nesta quinta-feira (13) uma investigação formal sobre os institutos de pesquisa eleitoral. O inquérito foi requisitado pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, a partir de uma representação da campanha de Bolsonaro. O Ministério da Justiça afirmou que “a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa”. Já o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, indicado por Bolsonaro no ano passado, pediu na quinta-feira a abertura de um inquérito administrativo para apurar se os institutos de pesquisa manipularam os resultados das sondagens sobre intenção de voto no primeiro turno da eleição presidencial. UOL

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.