Incêndio atinge área de lazer de condomínio em Mossoró; veja vídeo

Um incêndio na área de lazer de um condomínio no bairro Costa e Silva, em Mossoró, assustou moradores nesta quarta-feira (04). O Corpo de Bombeiros foi acionada e combateu as chamas. De acordo com os bombeiros, a cobertura de palha da área de lazer ajudou a propagar rapidamente o fogo. Não houve feridos. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
RN tem previsão de chuvas dentro do volume normal para o primeiro trimestre de 2023

A tendência para o primeiro trimestre de 2023 no Rio Grande do Norte é de volumes de chuva com volumes de normal a acima do normal devido à permanência do Fenômeno La Niña (esfriamento das águas do oceano Pacífico) associadas ao aquecimento das águas do oceano Atlântico. A previsão para o Estado é de volumes médios de 60,4mm, 92,9mm e 159,7mm, para janeiro, fevereiro e março, respectivamente. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn). “Com relação a previsão para o próximo período chuvoso (Fev à Mai), a tendência é que seja com chuvas acima do normal”, comentou Bristot. Balanço dezembro de 2022 No mês de dezembro de 2022 chuvas com volumes acima do normal em 188% no RN. Pela climatologia, o período apresenta índices abaixo de 30 milímetros (mm) no RN, sendo o volume esperado para o mês de 14,9 mm, porém choveu a média de 43mm. De acordo com as análises da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, as chuvas apresentaram bons volumes e boa distribuição em todas as regiões do estado, tendo maior concentração nas regiões do Seridó, Alto Oeste e Médio Oeste. Os municípios que mais choveram no mês, por região, foram São Vicente (Central Potiguar) -164,7mm, Major Sales (Oeste Potiguar) – 138,0mm, Coronel Ezequiel (Agreste Potiguar) -113mm, e Touros (Leste Potiguar)109,6mm. “Normalmente o mês de dezembro é um mês de chuvas com volumes abaixo de 30,0mm devido à ausência de sistemas meteorológicos. Em 2022, a presença de Frentes Frias, associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que conseguiram atingir a Região Nordeste, favoreceu a formação de instabilidade e consequentemente a ocorrência de chuvas”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot. Previsão Janeiro/Fevereiro/Março 2023 Região Oeste Potiguar Janeiro – 76,7mm Fevereiro- 116,5mm Março 197,5mm Região Central Potiguar Janeiro- 59,3mm Fevereiro- 93,2mm Março- 155,1mm Agreste Potiguar Janeiro- 45,9mm Fevereiro- 69,6mm Março-119,2mm Leste Potiguar Janeiro- 59,8mm Fevereiro-92,2mm Março- 166,9mm
Prazo para renovar carteira de habilitação volta a ser de 30 dias

Desde a última segunda-feira (2), o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de 30 dias. A regra vale para condutores com documentação vencida a partir de 1º de janeiro. Por causa da pandemia de covid-19, em março de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu ampliar o prazo para renovação da CNH, visando evitar a aglomeração de pessoas nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito. Desta forma, quem teve a habilitação vencida entre março de 2020 e dezembro de 2022 conseguiu um tempo extra para renovar o documento, de acordo com um calendário elaborado pelo Contran para cada estado da federação. Em São Paulo, por exemplo, os condutores com vencimento da CNH em dezembro do ano passado terão até 31 de agosto de 2023 para renovar o documento. Pelas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com a carteira vencida é infração gravíssima, punida com multa de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na habilitação. A CNH tem validade de 10 anos para condutores com menos de 50 anos. A validade do documento para quem tem de 50 a 69 anos é de cinco anos. Já os motoristas com idade acima de 70 anos devem renovar a CNH a cada três anos.
Mossoró oferta 72 vagas de emprego nesta quarta-feira

O Painel de Empregos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), oferta, nesta quarta-feira (4), 72 vagas de trabalho. As oportunidades são para pessoas que residem em Mossoró. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam estar cadastrados no Painel de Empregos. Confira as vagas de emprego ofertadas: OPERADOR DE MÃQUINAS OPERATRIZES – 1 vaga MOTORISTA AE – 1 vaga TORNIRO MECÂNICO – 1 vaga VENDEDOR INTERNO – 15 vagas AUXILIAR DE COZINHA – 1 vaga GARÇOM – 1 vaga VENDEDORA – 2 vagas ENTREGADOR – 1 vaga VENDEDOR INTERNO – 2 vagas ASG – 1 vaga MECÂNICO AUTOMOTIVO – 1 vaga COBRADOR – 1 vaga AJUDANTE DE MECÂNICO – 2 vagas ESTOQUISTA – 1 vaga GARÇONETE – 1 vaga AUXILIAR DE COZINHA – 1 vaga VENDEDOR DE AUTOPEÇAS – 2 vagas ELETRICISTA ELETRÔNICO – 1 vaga VENDEDOR(A) – 1 vaga ELETRICISTA DE AUTO – 1 vaga ELETRICISTA DE CAMINHÃO – 1 vaga MECÂNICO GASOLINA – 1 vaga MECÂNICO DIESEL – 1 vaga ALMOXARIFE – 1 vaga MANICURE – 1 vaga AJUDANTE DE MONTAGEM – 1 vaga SOLDADOR – 1 vaga AUXILIAR DE ESCRITORIO – 1 vaga AUX. DE MARCENEIRO – 1 vaga MARCENEIRO – 1 vaga AUXILIAR DE MECÂNICO – 2 vagas AUXILIAR DE COZINHA – 1 vaga ASG – 1 vaga VENDEDOR EXTERNO – 7 vagas ASG (PCD) – 1 vaga BALCONISTA – 1 vaga REPOSITOR DE MERCADORIA – 2 vagas AUXILIAR ADMINISTRATIVO – 1 vaga OPERADOR DE LOJA (PCD) – 1 vaga OPERADOR DE CAIXA (PCD) – 1 vaga MONTADOR DE MOVEIS – 1 vaga CONFEITEIRO(A) – 1 vaga VENDAS ESTRATÉGICAS – 1 vaga OPERADOR DE MÃQUINAS PESADAS – 1 vaga VENDEDOR EXTERNO – 1 vaga Cada cargo tem pré-requisitos específicos que podem ser consultados no site www.prefeiturademossoro.com.br, na aba “Painel de Empregos”. A lista de vagas de emprego é atualizada diariamente pela Sedint. As vagas são destinadas aos trabalhadores que moram em Mossoró. Os trabalhadores precisam estar cadastrados na Sedint para serem encaminhados aos processos de seleção das empresas e instituições parceiras. A inscrição pode ser feita on-line, na própria página do Painel de Empregos.
Lula determina retirada de 8 estatais de programa de privatização

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a retirada de 8 empresas públicas do programa de privatizações e concessões do governo federal. O despacho foi assinado pelo presidente no dia da posse, e publicados no Diário Oficial da União (DOU). As empresas que terão seus processos de desestatização interrompidos são: Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Dataprev; Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Petrobras S.A. e Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA). O despacho do presidente sustenta que é necessário “assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado no qual está inserida a referida atividade econômica”. A ordem para reverter as privatizações foi dada aos seguintes ministérios: Casa Civil, Comunicações, Agricultura, Fazenda, Previdência Social, Secretaria de Comunicação Social e Minas e Energia. Todos os processos de privatização haviam sido deflagrados pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro.
Parte de teto de hospital cai e duas funcionárias ficam feridas no RN

Parte do teto de uma sala no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, desabou na noite desta terça-feira (3). Duas funcionárias que estavam no local foram atingidas e sofreram ferimentos leves. A sala onde foi registrado o desabamento do teto funcionava o expurgo, local que reúne material contaminado do hospital. A direção da unidade afirmou que a sala foi desativada e que o resto do gesso corre risco de cair novamente. Em 2022, o senador Styvenson Valentim, denunciou que o Governo do RN perdeu R$ 8,6 milhões direcionados para obras no hospital Walfredo Gurgel.
Vigia de rua é vítima de assalto em Mossoró; veja vídeo da ação

Câmeras de segurança registraram o momento de um assalto no bairro Santa Delmira, em Mossoró. Uma motocicleta foi levada pelos assaltantes. O crime ocorreu na noite desta terça-feira (03). A vítima era vigia de rua. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Idoso é encontrado morto em parada de ônibus em Mossoró

Um idoso de 67 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (04), em uma parada de ônibus, no centro da cidade. O idoso foi identificado como Manoel Simões da Silva. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada com bastante sangue na região da cabeça. A causa da morte até o momento é desconhecida. O corpo do idoso será necropsiado no Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (Itep).
Petrobras recebe indicação de Jean Paul Prates como futuro presidente

A Petrobras recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, informando que o senador Jean Paul Prates será indicado para exercer o cargo de presidente e de membro do Conselho de Administração da companhia. “De acordo com o ofício, o nome do senhor Jean Paul Terra Prates foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, conforme dispõe o Decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016, e tão logo a documentação seja analisada e retorne ao Ministério das Minas e Energia, será encaminhada à Petrobras”, detalhou a estatal em nota. Segundo a empresa, a indicação será submetida ao processo de governança interna, seguindo a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade. Fatos julgados relevantes serão posteriormente divulgados ao mercado.
Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir o sobrepeso e obesidade. O princípio ativo da injeção é a semaglutida. Ela é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. O médico endocrinologista Pedro Leão conta que a substância gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento. adSenseBoxX A injeção da semaglutida deve ser aplicada apenas uma vez na semana. Pesquisa feita pelo laboratório que produz a medicação mostrou que o medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal. Apesar dos benefícios, o endocrinologista Pedro Leão alerta que um profissional de confiança deve ser procurado para indicar ou não o tratamento. Mesmo após a aprovação, ainda não há data definida para a comercialização do medicamento.