Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governadores se unem em Brasília para condenar atos de vandalismo

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Um dia após os atos de vandalismo que resultaram na depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e governadoras se reuniram em Brasília, na noite desta segunda-feira (9), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reafirmar a defesa da democracia e condenar tentativa de ruptura institucional no país. Participaram da reunião todos os governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal. Também estiveram no encontro os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), além da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e de outros ministros da Suprema Corte. Em discurso aos governadores, o presidente Lula agradeceu pela solidariedade prestada e fez duras críticas aos grupos envolvidos nos atos de vandalismo. “Vocês vieram prestar solidariedade ao país e à democracia. O que vimos ontem foi uma coisa que já estava prevista. Isso tinha sido anunciado há algum tempo. As pessoas não tinham pautam de reivindicação. Eles estavam reivindicando golpe, era a única coisa que se ouvia falar”, disse. O presidente também voltou a criticar a ação das forças policiais e disse que é preciso apurar e encontrar os financiadores dos atos democráticos. “A polícia de Brasília negligenciou. A inteligência de Brasília negligenciou. É fácil a gente ver os policiais conversando com os invasores. Não vamos ser autoritários com ninguém, mas não seremos mornos com ninguém. Nós vamos encontrar quem financiou [os atos golpistas]”. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que as investigações em curso devem resultar em novos pedidos de prisão preventiva e temporária, principalmente contra os financiadores.

Bolsonaro publica foto em hospital nos EUA e agradece orações

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou hoje, em suas redes sociais, uma imagem em que aparece num leito de hospital. “Após facada sofrida em Juiz de Fora-MG, fui submetido a cinco cirurgias. Desde a última, por duas vezes tive aderências que me levaram a outros procedimentos médicos. Grato pelas orações e mensagens de pronto restabelecimento,”, escreveu Bolsonaro. Ele já foi internado ao menos 7 vezes desde que foi esfaqueado por Adélio Bispo durante a primeira campanha presidencial, em 2018. O ex-presidente, que tem histórico de suboclusão intestinal, já teve recomendação de nova cirurgia para tratar uma hérnia.

Homem é perseguido e morto a tiros em Mossoró

Foto: O Câmera

Um homem foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (9), no bairro Bom Pastor, em Mossoró. A vítima foi identificada como Francisco Severino da Silva, de 36 anos. O crime ocorreu por volta das 19h. Segundo testemunhas, ao ser abordado por criminosos, o homem tentou fugir e correu para uma oficina, para tentar se esconder. No entanto, ele foi perseguido e morto dentro do estabelecimento. Segundo a Polícia Militar, Francisco Severino era ex-presidiário. Ele cumpriu pena por tentativa de homicídio e receptação. A motivação do crime será investigada pela Delegacia de Homicídios. Esse foi o segundo homicídio registrado em Mossoró neste ano.

Bolsonaro é internado com dores abdominais

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado às pressas nesta segunda-feira (9), no AdventHealth Celebration, hospital nas imediações de Orlando, na Flórida. Assessores informam que Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais, quadro semelhante ao de novembro quando passou por exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele já foi internado ao menos 7 vezes desde que foi esfaqueado por Adélio Bispo durante a primeira campanha presidencial, em 2018. O ex-presidente, que tem histórico de suboclusão intestinal, já teve recomendação de nova cirurgia para tratar uma hérnia.

Fátima ignora insegurança do RN e envia 30 policiais para Brasília

Foto: João Gilberto

A governadora Fátima Bezerra (PT) ignorou a insegurança do Rio Grande do Norte e determinou o envio de 30 policiais militares para auxiliar na segurança da capital Brasília. Segundo o 15ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte tem o 10º menor efetivo de policiais da ativa do Brasil. adSenseBoxX Esse baixo efetivo das forças de segurança no RN é um dos principais motivos do alto índice de violência no estado. O número de policiais cedidos para Brasília pode ser ainda maior. O secretário de Comunicação do Estado, Daniel Cabral, informou que caso seja necessário, o Governo vai enviar mais profissionais de segurança a Capital Federal.

“Janeiro Branco”: campanha de conscientização à saúde mental é lançada em Mossoró

Foto: Walmir Alves

Neste domingo (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Mossoró, realizou o lançamento da campanha “Janeiro Branco”. O evento aconteceu durante a programação de retomada das atividades do projeto “Viva Rio Branco”, no Corredor Cultural e contou com ampla programação. O lançamento da campanha aconteceu na Praça dos Patins. A campanha “Janeiro Branco” visa conscientizar e sensibilizar a população quanto aos cuidados com a saúde mental. Nesta edição, a mobilização tem como tema “2023 – O Ano do Equilíbrio”. “Janeiro Branco é branco para que possamos ter ideia de espaço de autoconhecimento, autocuidado e saúde mental. Vamos falar sobre saúde e o que fazer para não adoecer. Neste domingo, aproveitamos a volta do projeto 'Viva Rio Branco', onde se juntam muitas pessoas, para mostrar o 'Janeiro Branco' às pessoas, pois nós queremos que esse seja o ano do equilíbrio”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde. O ato realizado na programação do projeto “Viva Rio Branco” enaltece a importância das práticas esportivas e o lazer como ferramentas de promoção de saúde e bem-estar. “A campanha já tem dez anos que é realizada e vem crescendo. Nós queremos desenvolver o cuidado da saúde mental como uma prática do dia a dia nas pessoas, o desenvolvimento de uma cultura. Aqui neste espaço, no 'Viva Rio Branco', foi pensando justamente porque aqui se cuida da saúde física e consequentemente mental. Não devemos separar a saúde física da saúde mental”, explicou a psicóloga Kadja Diniz. Na oportunidade, uma série de serviços de saúde e orientações foram fornecidas ao público participante. “Todos os anos trabalhamos a temática do 'Janeiro Branco'. Em 2023, buscamos abordar o tema do equilíbrio no cuidado mental e físico. Então, aqui no projeto temos a oportunidade de aliar isso com as atividades de dança, caminhada, pois é através disso que equilibramos o corpo e mente”, frisou Egislandia Oliveira, diretora especializada em Saúde do município. No palco do lançamento da campanha em Mossoró, a tradicional aula de dança na Praça dos Patins movimentou mossoroenses de todas as idades.”A atividade física salvou a minha vida. Eu perdi 13 quilos depois que comecei a praticar exercícios físicos. Mudou completamente a minha vida, melhorou minha autoestima, saúde mental. Esse projeto é maravilhoso e a gente se balança para balançar os nossos problemas,” revelou Ruth Araújo, promotora de vendas. Em Mossoró, outras ações serão desenvolvidas ao longo do mês nos diversos equipamentos que integram a rede municipal de saúde. “Todos os equipamentos que cuidam da saúde mental como CAPS, Hospital Milton Marques e ainda a UPA do Santo Antônio participam durante todo o mês de oficinas, palestras, orientando às pessoas a como fazer tarefas no dia a dia que possam facilitar a sua vida e ajudar a não desenvolver doenças na saúde mental”, concluiu Morgana Dantas.

Governo planeja ações de desocupação de acampamentos bolsonaristas no RN

Foto: Alex Régis

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que planejar ações de desocupação e dissolução total de acampamentos bolsonaristas no estado. Na manhã desta segunda-feira (9), será realizado uma reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI), na Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). adSenseBoxX “A intenção é fazer cumprir a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para desocupação e dissolução total, em até 24 horas, de acampamentos bolsonaristas montados em áreas militares de todo o país”, informou o governo em nota. A decisão do ministro Alexandre de Moraes foi proferida na madrugada desta segunda-feira (9).

Alexandre de Moraes afasta governador do Distrito Federal por 90 dias

Foto: Paulo H. Carvalho

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, ficará 90 dias afastado do cargo. Em decisão publicada na madrugada desta segunda-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou descaso e omissão por parte do governador e do então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que foi exonerado ontem. “O descaso e a conivência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e, até então, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres – cuja responsabilidade está sendo apurada em petição em separado – com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no DF, tanto do patrimônio público – Congresso Nacional, Presidência da República e Supremo Tribunal Federal – só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do DF, Ibaneis Rocha, que não só deu declarações públicas defendendo uma falsa “livre manifestação política em Brasília” – mesmo sabedor, por todas as redes, que ataques às instituições e seus membros seriam realizados – como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante ao realizado nos últimos dois anos, em 7 de setembro em especial, com a proibição de ingresso na Esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”, destacou o magistrado. O chefe do Executivo local e o secretário de Segurança exonerado Anderson Torres também serão incluídos no inquérito que investiga atos antidemocráticos. A vice de Ibaneis, Celina Leão (PP), assumirá o comando do Executivo local nesse período. Moraes determinou ainda a desocupação total do acampamento bolsonarista em frente ao Quartel do Exército, na área central de Brasília, em até 24 horas. Os que insistirem, alerta o ministro, poderão ser presos em flagrante e enquadrados em pelo menos sete crimes diferentes. “Determino a desocupação e dissolução total, em 24 (vinte e quatro) horas, dos acampamentos realizados nas imediações dos quartéis generais e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos e prisão em flagrante de seus participantes pela prática dos crimes previstos nos artigos 2ª, 3º, 5º e 6º (atos terroristas, inclusive preparatórios) da Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016 e nos artigos 288 (associação criminosa), 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) e 359-M (golpe de Estado), 147 (ameaça), 147-A, § 1º, III (perseguição), 286 (incitação ao crime)”. A desocupação deverá ser feita pelas polícias militares dos estados e Distrito Federal, com o apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário, devendo o governador do estado e DF ser intimado para efetivar a decisão, sob pena de responsabilidade pessoal. Em vídeo divulgado ontem (8) a noite, Ibaneis Rocha pediu desculpas aos chefes dos Três Poderes. Segundo o governador afastado, não se imaginava que os atos tomariam tal proporção. “Quero me dirigir aqui, primeiramente, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para pedir desculpas pelo que aconteceu hoje em nossa cidade. Para a presidente do Supremo Tribunal Federal [Rosa Weber], ao meu querido amigo Arthur Lira [presidente da Câmara], ao meu querido amigo Rodrigo Pacheco [presidente do Senado]”, disse. Intervenção Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a publicação de um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do governo do Distrito Federal (GDF). A intervenção vai até 31 de janeiro deste ano.

Allyson realiza reunião com secretariado e enfatiza planejamento para 2023

Foto: Célio Duarte

Com ênfase no planejamento e metas para o ano de 2023, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) promoveu nesta segunda-feira (9) a primeira reunião com o secretariado, que possui agora uma nova composição. O prefeito destacou que este ano é de execução do programa “Mossoró Realiza”, que é uma iniciativa de investimentos, e ressaltou a organização administrativa do Município. “A Secretaria de Planejamento e a de Projetos Estratégicos são duas pastas estratégicas na formulação, acompanhamento dos convênios, captação de recursos e, principalmente, na execução dos projetos que estão sendo pensados e que foram apresentados à sociedade mossoroense. Vai ser um ano marcado pela realização de obras e concretização das que estão em andamento”, disse Allyson. Allyson Bezerra também salientou que a reunião é um momento para o alinhamento das ações e ressaltou a grande presença de mulheres no alto escalão. “Essa é a primeira reunião com a nova formação do nosso secretariado e temos uma presença muito forte das mulheres. Chegamos ao número de sete participando ativamente do nosso governo em posições estratégicas que foram historicamente ocupadas por homens no nosso município”, declarou.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.