Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Incêndio atinge fábrica de colchões em Mossoró

Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu uma fábrica de colchões na rua Felipe Camarão, no bairro Aeroporto, em Mossoró. As chamas iniciaram por volta das 19h30 desta segunda-feira (30). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e trabalham no combate as chamas no local. A corporação não teve informações de como fogo começou. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

OMS decide manter covid-19 como emergência global em saúde pública

Foto: Christopher Black/OMS

Três anos após decretar a covid-19 como emergência global em saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (30) que ainda não vai declarar o fim da pandemia e do estado de alerta causado pelo vírus. Em pronunciamento, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai seguir a recomendação do comitê de monitoramento da covid-19 e manter a doença como emergência global em saúde pública, nível mais alto de alerta da entidade. “Embora o mundo esteja em uma posição melhor do que durante o pico de transmissão da Ômicron há um ano, mais de 170 mil mortes relacionadas à covid-19 foram relatadas globalmente nas últimas oito semanas”,explicou. Tedros alertou que a vigilância e o sequenciamento genético do vírus diminuíram em todo o mundo, tornando mais difícil rastrear variantes conhecidas e detectar novas variantes. Além disso, segundo ele, sistemas de saúde lutam contra a escassez e o cansaço de profissionais. “Vacinas, terapias e diagnósticos foram e continuam sendo essenciais na prevenção de doenças graves, salvando vidas e aliviando a pressão sobre os sistemas de saúde e os profissionais de saúde.” “A resposta à covid-19 continua prejudicada em muitos países, incapazes de fornecer essas ferramentas às populações mais necessitadas, aos idosos e aos profissionais de saúde”, completou o diretor-geral da OMS. Comitê O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS concluiu que a covid-19 permanece uma doença infecciosa perigosa, com capacidade de causar danos substanciais à saúde e aos sistemas de saúde globais.

Sesap diz que morador de rua morreu de infecção generalizada e não por queimaduras

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte informou, na tarde desta segunda-feira (30), que o morador de rua Antônio Luiz Rodrigues, de 48 anos, morreu devido a uma infecção urinária avançada, que evoluiu para uma infecção generalizada e não por queimaduras de óleo quente, como foi inicialmente informado. “A SESAP em nome do Hospital Regional Tarcísio Maia esclarece que o paciente citado na reportagem deu entrada na unidade no dia 24 de janeiro com histórico de infecções urinárias e atendimentos em Unidades de Pronto Atendimentos da cidade de Mossoró. O paciente era colostomizado e na entrada do hospital, o diagnóstico foi infecção urinária avançada, que evoluiu para uma infecção generalizada, septicemia e óbito no dia 27 de janeiro. A unidade hospitalar fez todos os procedimentos possíveis para salvar o paciente”, informou a nota. adSenseBoxX Durante o fim de semana, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) chegou a anunciar a abertura de um inquérito para apurar a morte do morador de rua, por causa da suspeita de que ele teria sido queimado com óleo quente enquanto dormia. O Governo do Estado também soltou nota informando que iria apurar os fatos. A governadora Fátima Bezerra (PT) chegou a se pronunciar sobre o caso e disse que a morte de Antônio Luís era um “crime abominável e que não ficará impune”. A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o caso.

Policiais começam a usar câmeras no fardamento para registrar ocorrências no RN

Foto: Vinícius Marinho

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte começou, nesta segunda-feira (30), a usar câmeras acopladas às fardas dos militares para registrar as ocorrências atendidas. As informações são do G1. Inicialmente, o uso vai ocorrer dentro de um projeto piloto, que conta com 15 equipamentos de gravação de áudio e vídeo. Os testes e a capacitação dos militares ocorreram entre a última quinta-feira (26) e este domingo (29), segundo a PM. A partir desta segunda (30), as gravações já poderão ser usadas como provas em inquéritos policiais e outras investigações. As 15 câmeras portáteis são resistentes à água e têm capacidade de gravar 12 horas ininterruptamente em cartão de memória. Inicialmente, o uso será exclusivo entre policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motociclistas (Rocam).

Potiguar vai protestar na FNF contra erros de arbitragem na partida contra o ABC

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

O Potiguar divulgou um comunicado nesta segunda-feira (30), após os erros de arbitragem durante a partida contra o ABC, ontem (29), no Nogueirão. A direção da equipe afirmou que irá protestar formalmente à Federação Norteriograndense de Futebol (FNF). O ABC acabou vencendo a partida de virada por 3 a 1. Leia o comunicado na íntegra: A Associação Cultural e Desportiva Potiguar qualifica como inaceitável o que ocorreu neste domingo na arbitragem da partida contra o ABC FC, no Nogueirão, pelo Campeonato Potiguar 2023. Não há justificativas para erros como os que aconteceram ontem diante do nosso torcedor. Não bastassem todas as dificuldades impostas que enfrentamos, temos que conviver com erros que mudam totalmente o resultado de uma partida. O árbitro Alciney Santos de Moura (CBF), não marcou um pênalti claro a favor da nossa equipe e ainda deu cartão para o nosso atleta Wellington Sabão por simulação. Outro lance que gerou nossa indignação foi uma falta gravíssima – que seria para cartão vermelho direto – sofrida pelo nosso atleta Márcio Mossoró. Em razão desses fatos inequívocos, podemos afirmar que o Potiguar sofreu prejuízos esportivos e financeiros irreparáveis. O Potiguar informa que fará protesto formal na FNF. O clube aguardará, também, manifestações da CEAF sobre o ocorrido diante do nosso torcedor.

Governo do RN não repassa parte dos recursos do Fundeb para a educação de Mossoró

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte não repassou parte dos recursos do Fundeb para a educação de Mossoró e demais municípios potiguares. Fato que tem gerado mal-estar dos prefeitos com a governadora Fátima Bezerra, do PT. De acordo com o Blog da Karinna, além de atrasar repasses constitucionais como o ICMS, IPVA e parte da arrecadação da dívida ativa que pertence aos municípios, agora foi a vez de não repassar integralmente o dinheiro do Fundeb para a educação. A parcela da primeira semana de janeiro de 2023 ainda está em aberto. Na última quinta-feira (26), depois de sofrer ameaça de judicialização e da pressão e desgaste com os gestores municipais, o Governo prometeu pagar 50% dos mais de R$ 19 milhões da parcela obrigatória. O restante informou que só pagaria na segunda semana de fevereiro.

Motorista alcoolizado causa acidente na estrada de Tibau e tenta fugir do local

Foto: Reprodução

Na noite de ontem (29), um grave acidente na estrada RN 013 que liga Tibau e Mossoró. Um veículo de modelo Hilux colidiu na traseira de um Kia Sportage. A hillux transportava um casal. Segundo testemunhas, o motorista apresentava sinais de embriaguez e tentou fugir do local do acidente, em que só não se concretizou porque após andar cerca de 1km o veículo não teve mais condições, obrigando o motorista a parar. Já o Kia Spotage, transportava uma idosa e seu filho, que fez o teste do bafômetro e nada foi constatado. Com a colisão, o Kia Sportage teve o seu eixo traseiro quebrado e acabou descendo o acostamento da estrada, dando perda total ao veículo. A idosa que estava no veículo foi socorrida pelo SAMU após sofrer lesão na cabeça. O seu filho que estava conduzindo o veículo teve apenas escoriações leves.

Rogério Marinho diz que fará CPI do 8 de Janeiro se eleito

Foto: Reprodução

O senador eleito e candidato a presidente da Casa, Rogério Marinho (PL), disse que, se for eleito em 1º de fevereiro, assinará a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os ataques do 8 de janeiro. Em evento no último sábado (28), em Brasília, ele criticou o atual governo que, segundo ele, antes era favorável às investigações e agora passou a ser contra. “É evidente que houve falha na segurança. A senadora Soraya [Thronicke] está propondo uma CPI. Acho que é o instrumento adequado para averiguarmos quais foram as falhas por ação ou omissão de uma forma geral. Não se pode fazer investigação seletiva. Estamos vendo um governo que, em um 1º momento, estava favorável à CPI. Agora, o presidente Lula e o [senador] Randolfe [Rodrigues] dizem que não é necessário. Estamos prontos para assinar uma CPI ampla”, afirmou.

Intervenção na segurança do DF termina amanhã

Foto: Marcelo Camargo

Termina nesta terça-feira (31) a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, determinada após os atos ocorridos no dia 8 de janeiro, que resultaram na invasão e no vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Não está nos planos do Ministério da Justiça manter a intervenção após o término do prazo estipulado inicialmente. Em várias oportunidades, o interventor indicado pelo governo federal, Ricardo Cappelli, disse ter “plena confiança” nas forças de segurança do DF e que aprova indicação do delegado federal Sandro Avelar para o cargo de secretário de Segurança, feito pela governadora em exercício, Celina Leão. Em declarações recentes, Cappelli disse ter confiança de que Avelar tem os requisitos necessários ao cargo, para conduzir e planejar as ações previstas para os próximos dias, o que inclui o esquema de segurança para a posse, dia 1º, dos novos parlamentares no Congresso Nacional. O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse, na última semana, que não pretende prorrogar a intervenção porque não existe mais causa constitucional para tal medida.

Ambulatório Trans e Travesti começa a funcionar em Mossoró nesta segunda-feira

Foto: Reprodução

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, administrado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e com gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), implanta nesta segunda-feira (30), às 13h, o Ambulatório Trans e Travesti. O Ambulatório TT é voltado ao atendimento especializado à população trans e travesti, seguindo a linha de cuidado que já é adotada pela Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern) desde 2019, com o Ambulatório LGBTQIA+. “O Ambulatório TT do Hospital da Mulher vem ampliar os atendimentos já existentes em Mossoró, sendo uma conquista para a saúde integral dessa população para toda a segunda macrorregião. O movimento vem permanentemente na luta para acessar as políticas públicas e em especial, as de saúde”, disse o diretor administrativo do Hospital Lauro Gabriel Bezerra Santos. A inauguração traz a marca do pioneirismo no Estado, o Ambulatório LGBTQIA+ da Faen oferece atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais, dentre outras orientações e identidades de gênero. A equipe multidisciplinar que atua no Ambulatório LGBTQIA+ da Faculdade de Enfermagem também atenderá no Hospital da Mulher. A implantação do Ambulatório TT no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia está inserida na Semana da Visibilidade Trans e Travesti, que ocorrerá de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. A inscrição pode ser feita na página do evento. Confira a Programação: Segunda-feira – 30/01/2023 8h30 – Processo transexualizador no Hospital da Mulher: Roda de conversa e construção de quadro colaborativo 10h – Reunião sobre habilitação do Ambulatório TT e cirurgias 13h – Implantação do ambulatório TT Atendimento a população trans e travesti: Consulta médica e de enfermagem e realização de testes rápidos Páginas da vida: Trajetórias de pessoas trans e travestis Terça-feira – 31/01/2023 9h30 – Terapia hormonal no processo transexualizador (Dr. Lucas Eduardo- Médico de Família e Comunidade e Residente em Ginecologia e Obstetrícia/UERN). 14h – Acolhimento às pessoas LGBTI+ (Pablo Carvalho e Janaine Oliveira – Enfermeira Obstetra/HMPMC). Quarta-feira – 01/02/2023 13h30 – Aconselhamento e abordagem social na saúde sexual e reprodutiva (Valéria Samantha- Assistente Social/HRF). 15h30 – Prevenção combinada às ISTs (Dra. Mirna Gurjão – Infectologista/HRF) Quinta-feira – 02/02/2023   9h – Alimentação e mudanças metabólicas em pessoas trans em terapia hormonal (Ísis Góis – Nutricionista, mulher trans) 14h – Acompanhamento e intervenções não farmacológicas nas mudanças corporais do processo transexualizador (Nataliane Fernandes – Fisioterapeuta/HRTM, Matheus Madson HMPMC) Sexta-feira – 03/02/2023 8h – Apresentação dos instrumentos e POPs do ambulatório TT e lançamento dos materiais autoinstrucionais.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.