Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Edital de licitação para gestão da Praça da Convivência será republicado

Foto: Wilson Moreno

A Prefeitura de Mossoró deve publicar nas próximas semanas novo edital de licitação para empresas interessadas em gerir a Praça da Convivência, localizada no Corredor Cultural. O processo de licitação foi iniciado ainda no ano passado, com a publicação de edital para licitação no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), atual Diário Oficial de Mossoró (DOM). Contudo, o processo não obteve êxito porque não houve inscrição de empresas devidamente habilitadas. A Prefeitura de Mossoró segue tratando todo o processo com a devida transparência e celeridade para obtenção do resultado eficiente no que se refere à gestão do equipamento cultural.

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Foto: Roque de Sá

Em votação secreta, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal, cargo que ocupará por mais dois anos. Ele obteve 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN). Pacheco iniciou seu mandato no Senado em 2019 e foi eleito presidente da Casa pela primeira vez em 2021. Para ser eleito presidente do Senado, o candidato precisaria ter pelo menos 41 votos, ou seja, maioria absoluta do Plenário da Casa. Os senadores votaram em tradicionais cédulas de papel, depositadas em urnas e apuradas por um grupo de senadores. As cédulas serão destruídas em seguida, como manda o Regimento Interno do Senado.

Incêndio destrói depósito de cereais na Cobal

Foto: Iara Nóbrega

Um incêndio destruiu um depósito de cereais na Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Cobal) em Mossoró, na tarde desta quarta-feira (1º). Ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 15h20, durou cerca de 40 minutos e destruiu boa parte do depósito e dos produtos armazenados. O primeiro combate às chamas foi feito por próprios trabalhadores da Cobal e por guardas municipais, com o uso de extintores. “Ao chegar no local, os guardas municipais que trabalham aqui tinham atuado com os extintores e nós chegamos e fizemos o resfriamento”, disse o Sargento Rocha, do Corpo de Bombeiros. O sargento explicou que não é possível ainda afirmar como começou o incêndio, mas que o fogo destruiu “70% do depósito”. G1

Câmara de Mossoró adia leitura da mensagem anual para o dia 14

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Mossoró reagendou, de 7 para 14 deste mês, a leitura da mensagem anual do Executivo. Marcada para as 9h, a sessão inaugurará o ano legislativo na Casa. Três fatores impuseram o adiamento, em uma semana, da data: implantação do Sistema Integrado de Processo Eletrônico (Prosipe); funcionamento de novo software de votações e obras no plenário, que precisam de mais prazo. São mudanças que, quando do início da aplicação, mostraram-se mais complexas do que o previsto. Daí, a necessidade de tempo adicional para a Câmara se preparar para o reinício das sessões. O Prosipe complementa a digitalização do funcionamento da Casa. Por isso, altera a rotina da Secretaria Legislativa e dos gabinetes parlamentares, por exemplo. Também impõe mudanças no serviço de protocolo, a partir da assinatura digital de proposições legislativas e outros documentos. Como divulgado (veja aqui), o treinamento dos servidores, em andamento no núcleo administrativo, alcançará ainda a parte legislativa. O cronograma sofreu intercorrências ontem e hoje, e a próxima semana, portanto, terá que ser usada para treinamento dos gabinetes e vereadores. A diretora legislativa da Câmara, Aline Carvalho, frisa que a nova ferramenta mudará de forma significativa o trabalho da Secretaria Legislativa. “Vamos precisar ainda fazer simulações de assinatura digital no protocolo e na apresentação de matérias legislativas. Isso requer tempo”, explica. Sistema em instalação Com o novo software de votação, desenvolvido pelo setor de Tecnologia de Informação (TI) da Câmara de Mossoró, as votações no Legislativo serão 100% digitais, por meio de tablets, conectando as bancadas dos parlamentares ao painel multimídia do plenário e à Mesa Diretora. A medida porá fim à era de contagem visual e anotação dos votos em documento impresso. Trata-se de demanda pendente da legislatura anterior, agora realizada. A novidade também requer tempo adicional para configuração dos 23 tablets, suporte à operação e outros procedimentos. A diretora Aline Carvalho complementa: “No que diz respeito às votações, também será preciso simular a operação do software com os servidores do plenário e fazer treinamento com os vereadores e vereadoras. Esse procedimento precisa estar bem azeitado quando do reinício das sessões”. Por fim, as obras de revitalização no plenário demoram mais do que o previsto, segundo a Diretoria-Geral da Câmara. “O cronograma de serviço teve que ser prorrogado, em razão de demora imprevista em processos licitatórios. Sem o plenário pronto, não há como fazer as simulações”, observa o diretor Francimar Honorato. Diante desse contexto, o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade), considera mais prudente o adiamento da retomada das sessões, em uma semana. E sem choque de agenda com o Executivo, segundo ele. “Em contato com a Presidência da Casa, o prefeito Allyson Bezerra confirmou a presença para leitura de mensagem anual, dia 14”, informa.

Jovem é morto a tiros dentro de carro no bairro Santo Antônio

Foto: Mossoró Patrulha

Um jovem foi morto a tiros dentro de um carro na manhã desta quarta-feira (1º), no bairro Santo Antônio, em Mossoró. A vítima foi identificada como David Alisson. O crime ocorreu no cruzamento das ruas Prudente de Morais e Jeremias da Rocha, próximo ao Posto Olinda. adSenseBoxX Segundo a Polícia Militar, a vítima trafegava em um veículo Onix, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Ele foi alvejado com vários tiros e morreu no local. A motivação do assassinato ainda é desconhecida. A Delegacia de Homicídios irá investigar o crime.

Com data marcada, Mossoró Cidade Junina deve ter novo conceito em 2023

Foto: Secom/PMM

O Mossoró Cidade Junina 2023 já tem dada oficial para começar. Neste ano, a principal festa junina do Rio Grande do Norte deve ter um novo conceito. Segundo o prefeito Allyson Bezerra, a abertura oficial do MCJ será marcada pelo Pingo da Mei Dia, no dia 3 de junho, e as atrações já estão sendo definidas. “Começamos a fazer o planejamento do Cidade Junina 2023. Já temos comissão formada com membros do nosso secretariado. Temos uma data, que já posso anunciar aqui. Dia 3 de junho vai ser a abertura com o Pingo da Mei Dia”, contou o prefeito em entrevista ao RN No Ar. adSenseBoxX O novo conceito do Mossoró Cidade Junina deve ser apresentado em um evento na cidade neste mês de fevereiro. “Já estamos caminhando com a programação e com as atrações. Em breve, vamos ter um evento, neste mês de fevereiro, para apresentar o conceito do evento”, revelou. Outra novidade apresentada por Allyson é um novo polo com atrações. O local, no entanto, ainda não foi anunciado. “Já anuncio que virá muita coisa nova. Vamos ter um novo polo, que vamos anunciar durante esse evento”, acrescentou.

Mossoró oferta vacinas contra varicela e meningocócica C para o público em geral

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Mossoró informa que segue disponível ao público em geral vacinas contra varicela e meningocócica C. A população mossoroense que deseja se imunizar deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A oferta dos imunizantes da varicela (proteção contra catapora) e meningocócica C (proteção contra meningite) acontece mediante a disponibilidade de lotes específicos, conforme estoques, podendo variar de acordo com cada UBS. adSenseBoxX Vale lembrar que a disponibilidade das referidas vacinas para toda a população é realizada de modo temporário, ou seja, após esse período voltam a ficar disponíveis para grupos específicos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró também continua vacinando a população contra a Covid-19. Quem está com a vacinação atrasada pode procurar uma UBS para atualizar o esquema vacinal.

Congresso empossa hoje 513 deputados e 27 senadores

Foto: Reprodução

Os 513 deputados e 27 senadores eleitos em outubro de 2022 serão empossados nesta quarta-feira (1º), em Brasília. Após a posse, serão eleitas as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada uma das casas. Entre suas atribuições, está a promulgação de emendas à Constituição pelas mesas de Câmara e Senado. A mesa diretora é composta pela presidência (presidente e dois vices-presidentes) e secretaria – formada por quatro secretários e quatro suplentes. Câmara Os deputados federais tomarão posse em sessão às 10 horas, no plenário Ulysses Guimarães. À tarde, às 16h30, será iniciada a sessão para a eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio 2023/2024. Segundo o regimento interno, os blocos partidários determinam a composição da mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco. O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso com o maior número de legislaturas. A votação só será iniciada quando houver, pelo menos, 257 deputados no plenário. A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da mesa diretora: dois vices-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Senado Com a renovação de um terço das vagas dos 81 de senadores, os novos congressistas tomam posse às 15h, no plenário. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031. Entre os empossados, cinco foram reeleitos: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT). Outros quatro foram nomeados como ministros do governo Lula: Camilo Santana (PT-CE), da ministro da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome. Segundo a Constituição, o parlamentar que assume cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional. Logo após serem empossados como senadores, os quatro devem retornar aos ministérios e deixar as cadeiras com os suplentes de cada chapa. Camilo Santana tem como suplentes Augusta Brito (PT) e Janaina Farias (PT). No caso de Flávio Dino, as suplentes são Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PCdoB). A cadeira de Wellington Dias deve ficar com Jussara Lima (PSD) ou José Amauri (Solidariedade). Os suplentes de Renan Filho são Fernando Farias (MDB) e Adélia Maria (PV). As atividades para eleição da mesa diretora do Senado terão início às 15h, com a primeira reunião preparatória em que os senadores a serem empossados prestam compromisso regimental, sem discurso. De acordo com o secretário-geral da mesa do Senado, Gustavo Saboia, a previsão é que a votação seja presencial. Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Os candidatos ao cargo defendem suas propostas na tribuna e logo depois é realizada a votação secreta, com uso de cédula. Os senadores são chamados a votar de acordo com a ordem de criação dos estados, assim como ocorre na posse dos parlamentares. Até o momento, dois candidatos disputam oficialmente o cargo: o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Rogério Marinho (PL-RN). Será eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos, ou seja, 41. Se nenhum candidato receber esse apoio, o que nunca ocorreu, os dois mais votados vão para um segundo turno. Concluída a votação, é iniciada a terceira reunião preparatória, para a eleição dos demais cargos da mesa – primeiro e segundo vices-presidentes e quatro secretários, com respectivos suplentes.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.