Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Homem é assassinado a tiros no Conjunto Integração, em Mossoró

Foto: Mossoró Patrulha

Um homem foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (3), no Conjunto Integração, em Mossoró. Ele foi identificado como Antônio Ramilson da Silva. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava sentada na calçada de uma residência na rua Isa Alencar, quando foi surpreendido por três homens armados de pistola. adSenseBoxX Antônio Ramilson ainda conseguiu entrar na residência, mas foi perseguido e morto. Ainda não há informações sobre a motivação. A Delegacia de Homicídios irá investigar o crime.

“Pela legislação sou italiano”, diz Bolsonaro sobre cidadania

Foto: Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ao jornal italiano Corriere della Sera que a legislação da Itália indicaria que ele é italiano. “Tenho avós nascidos na Itália. A legislação de vocês diz que eu sou italiano”, disse na quinta-feira (2) durante encontro com o grupo Yes Brasil-USA, em Orlando, nos Estados Unidos. Segundo Bolsonaro, o fato se seus avós terem nascido na Itália faria com que conseguisse a “cidadania plena” no país “com pouquíssima burocracia”. O ex-presidente deixou o Brasil com destino à Florida em 30 de dezembro de 2022. O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse em 10 de janeiro que Bolsonaro não solicitou a cidadania italiana depois que deputados italianos questionaram sobre um suposto processo de cidadania do ex-chefe do Executivo brasileiro. Em 2020, o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filhos do ex-presidente, deram início ao processo de solicitação de cidadania italiana. Já em 2022, pediram que a Embaixada Italiana em Brasília antecipasse a obtenção das cidadanias. A família Bolsonaro tem ligação com a Itália e pede cidadania por direito de sangue. O bisavô do ex-presidente era de Anguillara Veneta, município no norte da Itália que cedeu honraria ao ex-chefe do Executivo em 2021. Os avós maternos eram da região da Toscana, no centro do país. Bolsonaro tinha direito de ficar nos EUA pelo visto diplomático até 1º de fevereiro. Vencido o prazo, o ex-presidente solicitou visto de turismo para permanecer legalmente na Flórida por mais 6 meses. Michelle, mulher de Bolsonaro, retornou ao Brasil em 26 de janeiro, desacompanhada do marido. A filha do casal, Laura, também já retornou ao país. Já Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), vereador pelo Rio de Janeiro e filho do ex-presidente, segue nos EUA com o pai. As informações são do Poder 360

COB suspende Wallace por enquete sugerindo “tiro na cara de Lula”

Foto: João Guilherme

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) suspendeu de forma cautelar o jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza, campeão olímpico pela seleção brasileira. O atleta tem a partir desta sexta-feira (3) cinco dias para apresentar sua defesa junto ao órgão. Na última segunda-feira (30), em postagem em sua conta no Instagram, Wallace publicou uma foto sua com arma calibre 12 e abriu uma enquete perguntando “Daria um tiro na cara do [presidente da república] Lula com essa 12?”. No parecer oficial o conselheiro-relator Ney Belo acolheu a representação da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a conduta de Wallace, por promover, de forma pública, incitação ao crime. “No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças – ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem – foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União (AGU) nos termos solicitados”, diz um dos trechos do despacho assinado por Ney Belo. O Sada Cruzeiro, clube onde o atleta joga na atual temporada, afastou e suspendeu o jogador por tempo indeterminado, e exigiu que ele pedisse desculpas. Após a repercussão da postagem, Wallace apagou a publicação e se desculpou, dizendo que não quis “incitar a violência”. O documento do Conselho de Ética do COB enfatiza também a responsabilidade de atletas olímpicos perante a sociedade, em especial os campeões, pois sua conduta reflete na sociedade. “O atleta campeão olímpico exerce influência em toda a juventude, que através do esporte vê em seus ídolos um exemplo a ser seguido. Adolescentes observam o atleta com admiração e respeito, e talvez seja esse o único posto – salvaguardada a ficção no cinema – onde heróis são educativos, construtivos e fazem bem para o ideário de um povo”. Em outro trecho do parecer, Ney Belo elenca estrelas do esporte nacional como exemplos de conduta. “Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um”. Entre as punições para práticas como a de Wallace, está o banimento do atleta do esporte olímpico e pagamento de multas de até R$ 100 mil.

Mulher é presa ao tentar fazer saque do FGTS com identidade falsa em Mossoró

Foto: Arquivo/Passando na Hora

Uma mulher de 41 anos foi presa em flagrante nesta sexta-feira (3), ao tentar fazer um saque-aniversário do FGTS usando uma identidade falsa em Mossoró. A Polícia Federal foi acionada pela gerência da Caixa Econômica, que informou que uma suspeita de tentar aplicar um golpe no dia anterior, em outra agência da cidade, teria comparecido ao estabelecimento para tentar acessar o benefício usando uma documentação falsa. O funcionário que atendeu a suspeita a reconheceu e percebeu a falsidade do documento. A mulher foi detida em flagrante pela Polícia Federal, que confirmou que ela será encaminhada para o sistema prisional. No mês passado, um casal também foi preso na cidade tentando sacar um benefício em uma agência da Caixa Econômica.

Morador de rua é morto a tiros em Mossoró

Foto: Mossoró Patrulha

Um morador de rua foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (3), em Mossoró. O crime ocorreu na rua João Leite, no bairro Santo Antônio. Segundo a Polícia Militar, Fernando Antônio Rosa Pereira, de 45 anos, foi alvejado com cerca de oito tiros de pistola 380. Os assassinos estavam em duas motocicletas. A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil informou que a vítima respondia na justiça por um crime de furto. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Alexandre de Moraes confirma conversa com senador Marcos do Val

Foto: Marcelo Camargo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta sexta-feira (3) ter tido uma conversa com o senador Marcos do Val (Podemos-ES) na qual o parlamentar lhe relatou ter participado de reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro onde lhe foi proposto que gravasse o magistrado. O ministro disse ainda que o parlamentar se recusou a formalizar em depoimento a denúncia de que teria recebido proposta para participar de um eventual plano golpista. Em conferência de negócios do Grupo Lide, fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria, em Lisboa, Moraes disse que, diante da recusa do senador em formalizar a denúncia, se despediu de Do Val pois “o que não é oficial, para mim não existe”. Ele também disse que o senador – com quem afirmou não ter nenhuma intimidade – lhe contou que a gravação seria usada para tentar retirá-lo da presidência de inquéritos que investigam Bolsonaro. “Eu indaguei ao senador se ele reafirmaria isso e colocaria no papel, que eu tomaria imediatamente o depoimento dele. O senador me disse que isso era uma questão de inteligência e que infelizmente não poderia confirmar. Então eu levantei, me despedi do senador, agradeci a presença, até porque o que não é oficial, para mim não existe”, disse o ministro, que participou do evento por videoconferência. “A ideia genial que tiveram foi colocar uma escuta no senador para que o senador, que não tem nenhuma intimidade comigo – conversei exatamente três vezes na vida com esse senador – pudesse me gravar e, a partir dessa gravação – e aí é até onde chegou ao senador -, pudesse solicitar a minha retirada da presidência dos inquéritos”, relatou. Entenda Na quinta-feira (2), a revista Veja publicou reportagem afirmando ter tido acesso a mensagens que comprovariam um encontro em dezembro de do Val com Bolsonaro e com o então deputado federal Daniel Silveira no Palácio da Alvorada. Na ocasião, segundo a reportagem, Bolsonaro teria proposto ao senador que gravasse uma conversa com Moraes sem o conhecimento do ministro, na tentativa de que o magistrado dissesse algo comprometedor que pudesse levar a uma tentativa de prendê-lo e anular a eleição presidencial de outubro. Segundo a revista, do Val relatou o episódio a Moraes e, posteriormente, recusou a proposta de gravar o ministro. Também na quinta, do Val confirmou ter se reunido com Bolsonaro e Silveira, mas disse que a proposta de gravar Moraes partiu do então deputado federal, e que Bolsonaro apenas a ouviu em silêncio. O senador também disse ter se reunido com Moraes antes do encontro com Bolsonaro e Silveira para dizer que havia sido chamado a conversar com ambos e que o ministro o teria encorajado a ir à reunião para colher informações. Indagado sobre este suposto primeiro encontro com do Val, Moraes negou que ele tenha ocorrido. “A conversa que eu tive com ele foi a que eu anteriormente transcrevi”, disse Moraes.

Mutirão reforça limpeza em praças de Mossoró

Foto: PMM

A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta semana uma força-tarefa de limpeza urbana em praças da cidade. O trabalho na promoção da higienização dos equipamentos é realizado de forma contínua pelas equipes de serviços urbanos, sendo intensificado para manter os espaços limpos, garantindo ambientes mais organizados, seguros e saudáveis para o bom uso da população. No Centro, as ações se concentraram nas praças do Relógio e do Pax. O mutirão de limpeza, com lavagem de azulejos e escovação do piso, permite a higienização completa dos espaços públicos. Com a Prefeitura fazendo sua parte, a ajuda da população é fundamental para manter os equipamentos de uso coletivo limpos e preservados. Jogar o lixo no lixo, realizando o descarte correto de materiais, é uma ação importante para o meio-ambiente e manutenção da cidade limpa. “É importante a conscientização. Estamos promovendo a limpeza dos espaços, com lavagem completa dos equipamentos. Agora, é muito importante a população ajudar a Prefeitura a manter os espaços limpos. As praças são de uso coletivo, manter esses ambientes limpos é essencial para a saúde e bem-estar de todos”, disse Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura. Os serviços em limpeza urbana de praças seguem durante os próximos dias, alcançando mais equipamentos. Na terça-feira (7), as equipes serão mobilizadas para a Praça Vigário Antônio Joaquim, bairro Centro. O trabalho realizado pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Seimurb) reafirma o compromisso do município com a dignidade e qualidade de vida da população.

CTNBio aprova biossegurança de vacina contra a dengue

Foto: Reuters/Paulo Whitaker

A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou esta semana a segurança da vacina contra a dengue da empresa Takeda Pharma. De acordo com a Lei Geral de Biossegurança, cabe à comissão avaliar a segurança ao meio ambiente, a animais e humanos de produtos e tecnologias que contenham organismos geneticamente modificados. A aprovação aconteceu após dois anos de discussão. Durante a análise, a CTNBio encomendou estudos que demonstraram a segurança do produto no Brasil, onde há maior prevalência do mosquito Aedes aegypti. Após a apresentação dos resultados, a comissão concluiu sobre a biossegurança e determinou que sejam monitorados os efeitos do uso da vacina no país. De acordo com a CTNBio, as análises de eficácia e uso da vacina, agora, serão feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gasolina ficará R$ 0,69 mais cara com fim da desoneração no fim do mês

Foto: Reprodução

O fim da desoneração de impostos do governo federal deve resultar em um aumento no preço da gasolina de R$ 0,69 por litro para o consumidor nos postos de combustíveis em todo o Brasil. O cálculo é do economista Francisco Raeder, doutorando em economia da UFF (Universidade Federal Fluminense). Segundo ele, esse seria o crescimento no valor cobrado nas bombas, caso se confirme a volta dos impostos federais em cima dos combustíveis nos mesmos moldes do ano passado. Em relação ao etanol, a alta seria de R$ 0,33 por litro. A volta da oneração está prevista para o dia 28 deste mês. Até o momento, não há definição para reverter o processo. “Os tributos federais são cobrados em um valor fixo por litro (R$/litro). Desde junho de 2022, com a desoneração, todos os tributos federais foram zerados. No entanto, a partir de dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é possível verificar que, antes da desoneração, incidiam R$ 0,69 por litro de gasolina comum e R$ 0,33 por litro de diesel S10”, explicou Raeder ao R7. Em 2022, o governo Bolsonaro implementou medidas de redução de dois tributos federais que reduziram os valores. Com essa diminuição, a gasolina encerrou o ano passado com queda de 25% no preço, custando R$ 4,96 na média nos postos do país. Com informações de R7

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.