Prefeitura de Mossoró dialoga com guardas municipais

A Prefeitura de Mossoró recebeu, nesta segunda-feira (13), comissão dos Guardas Civis Municipais de Mossoró para tratar de demandas da categoria. A reunião contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, do secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Cledinilson Morais, e do comandante da Guarda Civil Municipal, Thiago Fernandes. Ao longo da reunião, o prefeito Allyson reforçou o diálogo com todas as categorias de servidores municipais, como tem feito ao longo dos últimos dois anos. “Estamos abertos para escutar todas as pautas dos servidores e discuti-las, visando atender da melhor forma, conforme o trabalho que estamos desenvolvendo em Mossoró”, pontuou. Os guardas civis municipais apresentaram pautas, sendo elas: atualização do Risco de Vida, pedindo aumento de 40% para 100% e pagamento de perdas salariais. Como encaminhamento da reunião, o prefeito determinou que seja criada comissão para tratar da questão. A primeira ação dessa comissão será realizar levantamento financeiro das demandas apresentadas.
Emanoel Sacramento pede demissão e não é mais técnico do Potiguar

O Potiguar anunciou na noite desta segunda-feira (13), que Emanoel Sacramento não é mais treinador da equipe alvirrubra. Sacramento alegou problemas familiares e pessoais e comunicou o desligamento do clube e, dentro desse processo, apareceu, também uma proposta profissional próximo a sua família. Em 2023, o técnico comandou o Potiguar em nove jogos. Sendo uma pela Pré-Copa do Nordeste e oito jogos pelo Estadual. Foram três vitórias, três empates e três derrotas. No seu comando, a equipe alvirrubra conquistou a classificação para a segunda fase do Estadual e, também, a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Essa foi a quinta passagem de Emanoel Sacramento no Potiguar. No total, o treinador comandou o clube em 48 jogos, sendo 22 vitórias, 12 empates e 14 derrotas.
RN registra mais de 15 mil raios em 2023; veja como se proteger

Nos primeiros 37 dias deste ano, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registrou a queda de 15.258 raios em todo o território potiguar. As regiões com os maiores números de ocorrências são: Alto Oeste e Seridó. Esses fenômenos causaram 392 interrupções no fornecimento de energia elétrica e danificaram aproximadamente 400 equipamentos do sistema. As descargas atmosféricas são fenômenos naturais, normalmente ligados às chuvas, e geralmente precedidos de trovões. Em anos mais chuvosos, são contabilizados volumes maiores de incidência de raios. Comparando com um período mais seco, como no ano de 2021, o quantitativo nos primeiros 37 dias do ano foi de 1.403. Isso quer dizer que, comparados os intervalos idênticos de 2023 e 2021, o aumento no ano atual foi de 987,52% ou 10,87 vezes a mais. “Monitoramos, de maneira ininterrupta, a questão climática em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança da equipe e da população”, ressalta Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil encerrou o ano de 2022 com um número recorde de registro de queda de raios: 190 milhões. Os estados que concentram os maiores números são Amazonas, Pará e Mato Grosso. No Rio Grande do Norte, foram contabilizados 424.733 raios ao longo do ano em referência. Como se proteger Durante as chuvas mais intensas, com trovões e ventos fortes, redobre a atenção dentro e fora de casa; Evite locais abertos como campos de futebol, descampados, praias, praças e estacionamentos; Não se aproxime de estruturas como marquises e coberturas de estacionamento metálicas, cercas com arames, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e estruturas condutoras da descarga elétrica; Evite tomar banho de chuva; Abrigue-se em ambiente fechado (casas, comércios, indústrias, veículo, trem ou metrô); Não se abrigue embaixo de árvores, pontes metálicas, quiosques, antenas de telefonia; não fique perto de tratores, cercas de alarme e dentro de contêineres; Não solte pipas próximo à fiação ou jogue objetos na rede elétrica; Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la; Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados; Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.
Não há indicação de alienígenas em abate de objetos voadores

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (13) que não há indícios de alienígenas ou atividade extraterrestre após uma série de abates de objetos não identificados no espaço aéreo norte-americano. “Eu sei que houve perguntas e preocupações sobre isso, mas não há, novamente, nenhuma indicação de alienígenas ou atividade extraterrestre com essas recentes quedas”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. No domingo (12), um general da Força Aérea dos Estados Unidos disse que não descartava alienígenas ou qualquer outra explicação ainda, adiando para especialistas de inteligência norte-americanos.
Aprovação de greve do Sindicato tem baixa adesão de professores em Mossoró

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró realizou assembleia nesta segunda-feira (13), onde foi aprovada greve por tempo indeterminado na rede municipal de ensino de Mossoró. Porém, na prática, o que se nota, até então, é a pouca adesão ao movimento articulado politicamente, tendo à frente a vereadora Marleide Cunha, do PT. Nas escolas e creches do município, as aulas aconteceram normalmente na grande maioria das unidades de ensino. A Escola Municipal Celina Guimarães é uma das que tiveram suas atividades normais no dia de hoje, bem como a Unidade de Educação Infantil Dulce Escócia Nogueira. “Tá muito bem graças a Deus. Todo mundo ansioso pelo material que tá chegando pra gente. Minha expectativa é que termine o ano com todas as crianças alfabetizadas. Temos uma equipe muito boa”, destaca Kátia Pinto, professora da Escola Celina Guimarães. Em nota, a Prefeitura de Mossoró destacou que respeita a decisão do Sindicato, mas lamenta o não reconhecimento aos avanços conquistados para a educação, no caso, da revitalização de prédios, entregas de novos equipamentos, fardamento, kit escolar, pagamento do reajuste salarial para os professores entre tantos avanços feitos nos últimos dois anos. As ações fazem parte do Programa Mossoró Cidade Educação.
Depois de EUA e Canadá, China e Uruguai investigam objetos voadores

Após forças dos Estados Unidos e Canadá identificarem objetos voadores sobrevoando seus territórios, desta vez as autoridades de China e Uruguai relataram que encontraram objetos não identificados perpassando os céus dos países. A China informou neste domingo (12) que identificou um objeto voador não identificado próximo à cidade de Rizhao, na costa leste do país, segundo informações do jornal estatal chinês “Global Times”. Já o Uruguai comunicou que foram relatadas imagens de luzes atípicas no céu das Termas de Almirón, próximo à cidade de Paysandú, e que uma divisão de investigação já foi acionada para apurar os fatos. “Diante das denúncias recebidas sobre o avistamento de lampejos no céu em Termas de Almirón, departamento de Paysandú, foi ordenada a intervenção da CRIDOVNI (Comissão de Recepção e Investigação de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados)”, afirmou a Força Aérea Uruguaia. Vale ressaltar que, desde a semana passada, três objetos voadores foram localizados na América do Norte. No sábado (11), um equipamento foi abatido pelos EUA enquanto sobrevoava o norte do Canadá, com suspeitas de ser um balão de espionagem chinês. Um dia antes, na sexta-feira (10), um outro objeto foi abatido no espaço aéreo do Alasca por um caça F-22 dos Estados Unidos e, no fim de semana passado, um balão de vigilância chinês também foi derrubado por F-22s na costa da Carolina do Sul. Com informações da CNN Brasil
Professores aprovam greve em Mossoró; Prefeitura diz que sindicato não reconhece avanços

Os professores da rede municipal de ensino aprovaram nesta segunda-feira (13), uma greve a partir do dia 23 de fevereiro. Em nota, a Prefeitura de Mossoró disse que o Sindicato dos Servidores não reconhece os avanços da educação nos últimos dois anos. Segundo o sindicato, os professores cobram o pagamento do reajuste do piso do magistério de 14,95%, conforme decidiu o Ministério da Educação. Em janeiro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chegou a alertar que não há base legal para o reajuste do piso nacional do magistério de 14,95% em 2023 e orientou cautela aos gestores municipais. adSenseBoxX Laia a nota do município na íntegra: A Prefeitura de Mossoró respeita a decisão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), mas lamenta a forma que o Sindicato não reconhece os inegáveis avanços conquistados para a educação de Mossoró ao longo dos últimos dois anos. Como principal avanço, citamos: o maior investimento na educação municipal, totalizando R$ 147 milhões de recursos próprios em 2022; Reajuste salarial para os professores de 33,67%, concedido ano passado e ainda em fase de pagamento; e melhores condições de trabalho nas escolas e creches do município através de entrega de novos equipamentos, climatização das 95 unidades de ensino em andamento e reforma e revitalização dos prédios. Todas essas ações e investimentos estão contemplados no Programa Mossoró Cidade Educação. Em respeito e trabalho pelo servidor público, destacamos as mais de mil progressões concedidas pela Prefeitura, que estavam vencidas há mais de 4 anos; pagamento do terço de férias de 2023, efetuado em janeiro deste ano, bem como retomada da liberação para capacitação dos servidores. Reforçamos que mantemos o diálogo com todos os servidores públicos. Reiteramos que o diálogo deve ser feito e pra isso colocamos a Secretaria de Educação, Administração, Finanças, Orçamento e Planejamento e Controladoria, à inteira disposição do Sindicato para o diálogo objetivo de todas as pautas.
Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados no início da noite de domingo (12), mostram que pela primeira vez, em 24 horas, o Brasil não registra mortes causadas pela covid-19. Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 óbitos.
Aulas nas escolas e creches de Mossoró seguem acontecendo

As aulas nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino seguem acontecendo nesta segunda-feira (13), em Mossoró. As aulas começaram dia 6 de fevereiro. A Prefeitura de Mossoró segue com a entrega de novos equipamentos, climatização, fardamento e kit escolar para os mais de 20 mil alunos. Nesta segunda-feira à tarde, a Secretaria de Educação fará novas entregas para beneficiar mais escolas e creches. As ações fazem parte do Programa Mossoró Cidade Educação.
Inscrições para novos alunos do “Jovem Promessa da Ginástica” começam nesta segunda

Continua o período de matrículas ao projeto “Jovem Promessa da Ginástica”, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Passada a fase de renovação de matrículas dos alunos que já frequentam o projeto, agora é a vez daqueles que pretendem ter o primeiro contato com a ginástica artística. As matrículas para os novatos se iniciam nesta segunda-feira (13) e se estendem até a quarta-feira (15), no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, das 8h às 12h e das 13h às 16 horas. Podem participar do projeto crianças de ambos os sexos, dos cinco aos nove anos (nascidas entre 2014 e 2018). Para a matrícula é exigida a apresentação de cópia do RG e CPF da criança, além de cópia de comprovante de residência, RG e CPF do responsável. O projeto “Jovem Promessa da Ginástica” é executado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej), em parceria com a Caixa Econômica Federal, Federação Norte-rio-grandense de Ginástica e Federação Brasileira de Ginástica Olímpica. O retorno das aulas está previsto para o início do mês de março e acontecem nos turnos da manhã e tarde no Ginásio Flávio Leandro, da Escola Municipal Raimundo Fernandes, localizado na avenida Rio Branco, bairro Santo Antônio, proximidades do Senai. Serviço Matrículas para novatos do projeto “Jovem Promessa da Ginástica” Início: 13.02.23 Término: 15.02.23 Local: Ginásio Pedro Ciarlini Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h Público: 5 aos 9 anos (nascidos entre 2014 e 2018) Documentos necessários: Cópia de RG e CPF da criança, cópia de RG e CPF e comprovante de residência dos responsáveis.