Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

[VÍDEO] Prédio de faculdade é esvaziado em Mossoró, após piso e teto de sala cederem

Foto: Reprodução

O teto de um dos andares do prédio onde funciona a Faculdade Uninassau, em Mossoró, cedeu na noite desta quarta-feira (15). Todos os alunos foram evacuados do local às pressas. Ninguém se feriu. adSenseBoxX Nas imagens obtidas pela MN é possível ver diversas rachaduras. Segundo os alunos, a estrutura está bastante comprometida. A faculdade ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Professores rejeitam proposta do governo Fátima e aprovam indicativo de greve em Mossoró

Foto: Divulgação

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (15), os professores da rede estadual aprovaram o indicativo de greve da categoria em Mossoró, pela insatisfação com a proposta apresentada pelo governo Fátima Bezerra (PT) do pagamento do reajuste do piso nacional do magistério de 2023 e do retroativo ainda do ano de 2022. “A categoria está se preparando para o embate, caso o governo não apresente uma proposta palatável, visto que a proposta apresentada não supre as necessidades da categoria,” disse a professora Paula Duarte, da escola João Paulo II. A pedagoga Naide Fernandes, que esteve presente na atividade, também criticou a proposta do governo do Estado: “Nós estamos reivindicando é justamente o pagamento integral do Piso que é um direito nosso.” “Talvez tenha sido uma das piores propostas que a gente viu nos últimos anos. E vai ser um impasse que só vamos resolver através da luta da nossa categoria”, comentou o professor da Escola Estadual Eliseu Viana, Iure Magno. “A proposta foi decepcionante. Eu esperava muito mais de um governo que é de esquerda, associado com a educação, mas nós vamos para a luta”, disse Néliton Marcolino. Assembleia estadual Nesta quinta-feira (16), a categoria volta a se reunir, desta vez em Natal, a partir das 14h, onde deve ser avaliada as posições deliberadas pelas Regionais do Sindicato e decidido o caminho que as trabalhadoras e trabalhadores em educação tomarão. Nova audiência Antes da assembleia, haverá uma nova rodada de negociação com o Governo do Estado, às 10h da manhã, no Centro Administrativo, em Natal. A expectativa da direção e da categoria, é que o governo apresente uma nova proposta.

Asteroide de mais de 1 km vai passar 'próximo' da Terra nesta quarta

Foto: Nasa/Divulgação

Um asteroide com cerca de 1,2 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra na noite desta quarta-feira (15). Mas isso não é motivo para alarde. O chamado 199145 (2005 YY128) não representa nenhuma ameaça para nós porque, segundo a Nasa, o objeto passará a cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4,5 milhões de quilômetros. Para os cientistas, essa distância permite classificá-lo como um Asteroides Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês) e um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), mas isso não quer dizer que ele é uma ameaça para a gente nem mesmo em futuro próximo, essa é apenas uma classificação técnica, como explica o astrônomo Pedro Bernardinelli. “A ideia não é assustar, mas chamar atenção ao objeto para observadores”, explica o especialista. Porém, ressalta o pesquisador, essa técnica de nomeação é importante para que os astrônomos possam entender e medir precisamente a órbita de tais objetos e, dessa forma, compreender o comportamento desses corpos celestes durante décadas. Com informações de G1

Prefeitura formaliza doação de terrenos para ampliação de indústrias em Mossoró

Foto: Allan Phablo

A Prefeitura de Mossoró formalizou a doação de terreno para ampliação de duas indústrias na cidade. O termo foi assinado pelo prefeito Allyson Bezerra e representantes das empresas Miranda Alimentos e Mossoró Pré-Moldados. O prefeito Allyson Bezerra frisa o importante apoio à iniciativa privada para geração de emprego na cidade. “Expansão de empresas significa mais emprego e renda é isso reflete diretamente no desenvolvimento da cidade. Nosso compromisso é de sempre trabalhar em parceria com a iniciativa privada, fazendo com que Mossoró se torne cada vez mais atrativa para o setor empresarial”, pontuou. “Hoje é um momento muito importante. Teremos a satisfação de aumentarmos nossa capacidade produtiva, de forma que possamos atender mais regiões do nosso Nordeste e todo o Brasil, gerando mais empregos para o município”, declarou o diretor da Miranda Alimentos, Vandemberg Miranda. Jacó de Castro, diretor da Mossoró Pré-Moldados, destacou a oportunidade de fortalecer a economia da região. “É uma satisfação enorme termos a oportunidade de ampliar a empresa e, em contrapartida do poder público, gerar mais empregos, fomentando assim a economia”, disse. O Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Frank Felisardo ressaltou a importância de trabalhar pela revitalização dos distritos industriais. “Trabalhamos pela revitalização dos distritos industriais e incentivo a empresas locais para que elas possam evoluir e se desenvolverem. Na hora que consentimos a entrega de uma escritura pública, dando a uma empresa do município a possibilidade de crescer e desenvolver, estamos fomentando o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, declarou.

AGU pede a STF que confirme constitucionalidade de decreto sobre armas

Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta terça-feira (14) que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça a constitucionalidade do Decreto nº 11.366, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que suspendeu os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares. Na ação, o órgão argumenta que o decreto traz providências para conter o aumento da circulação de armas no país. A medida reduz a quantidade de armas e de munições de uso permitido, condicionando a autorização de porte à comprovação da necessidade. Também suspendeu os registros para aquisição e transferência de armas e munições de uso restrito por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e a concessão de autorizações para abertura de novos clubes e escolas de tiro. O decreto presidencial determina que, em 60 dias, a Polícia Federal (PF) recadastre todas as armas comercializadas a partir de maio de 2019. A AGU pede ainda a concessão de uma liminar para suspender a eficácia de decisões judiciais contrárias à aplicação do decreto. Armas particulares Um levantamento dos institutos Igarapé e Sou da Paz, divulgado nesta segunda-feira (13), aponta que a quantidade de armas em acervos particulares de civis e militares mais do que dobrou e chegou a quase 3 milhões no período de 2019 a 2022. Somente no ano passado, foram adquiridas mais armas em comparação ao acumulado de 2018, 2019 e 2020.

Operação conjunta prende líderes de facção criminosa paulista em Mossoró

Foto: Divulgação

Uma ação deflagrada nesta quarta-feira (15), pela Força-Tarefa Susp no município de Mossoró, com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil/DIVIPOE, Polícia Militar/BOPE, Polícia Penal Federal e Polícia Penal Estadual, resultou na prisão de sete homens e uma mulher suspeitos de serem os líderes de uma conhecida organização criminosa paulista com atuação no Rio Grande do Norte. A operação contou com cerca de 120 policiais que deram cumprimento a 10 mandados judiciais de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Estadual. Os detidos estão sendo encaminhados à Delegacia de Polícia de Federal de Mossoró e, após cumprida as devidas formalidades, serão transferidos para o sistema prisional onde ficarão à disposição da Justiça. Coordenadores da ação policial acreditam que as prisões realizadas irão contribuir para a diminuição dos crimes violentos cometidos em Mossoró e reforçam que o trabalho integrado, coordenado e sistêmico efetivado pelas Forças Tarefas, é a metodologia mais eficaz de combate à criminalidade. FT-SUSP/MOSSORO/RN A Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED). O Ministério da Justiça e Segurança Pública atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.

OMS confirma surto do vírus de Marburg, um dos mais letais do mundo

Foto: CDC/dpa/picture alliance

Após uma reunião de urgência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o surto do vírus de Marburg na Guiné Equatorial e obrigou o país africano a declarar estado de alerta sanitário. O microrganismo, um dos mais perigosos do mundo, é da mesma família do Ebola e tem uma taxa média de mortalidade de 50% — podendo chegar a 88%, a depender da variante do vírus. Em um comunicado enviado à agência de notícias Lusa, o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial disse ter detectado uma “situação epidemiológica atípica” em distritos de Nsok Nsomo, depois da morte de pessoas com sintomas de febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue. O vírus foi confirmado por meio de amostras enviadas para análise no Senegal. “O vírus de Marburg é altamente contagioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode chegar rapidamente para salvar vidas e parar o vírus o mais rapidamente possível”, disse Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África. Essa não é a primeira vez que um surto do vírus acontece na região africana. Em 2004, 90% das 252 pessoas infectadas morreram em Angola. Em 2022, duas mortes pelo vírus foram relatadas em Gana. Também já houve surtos esporádicos em Guiné-Conacri, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda. O que é o vírus de Marburg? O vírus de Marburg, conhecido como “primo” do Ebola, é transmitido de morcegos para primatas e seres humanos. Entre humanos, o contágio ocorre por meio de fluidos corporais de pessoas infectadas ou por superfícies e materiais, como roupas de cama. Entre um dos principais sintomas está a febre hemorrágica, além de dor de cabeça, dor abdominal, náuseas, vômitos e problemas respiratórios superiores (tosse, dor torácica, faringite). O vírus leva o nome de uma pequena cidade da Alemanha, onde o vírus foi documentado pela primeira vez, em 1967. Na época, ele causou surtos simultâneos da doença em laboratórios de Marburg e em Belgrado, antiga Iugoslávia (hoje Sérvia). Sete pessoas morreram expostas ao vírus enquanto realizavam pesquisas. Ainda não há vacinas ou medicamentos autorizados para a doença. O tratamento fica concentrado em aliviar os sintomas e, assim, aumentar as chances de sobrevivência.

Caixa começa a pagar hoje abono salarial de 2021

Foto: Reprodução

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro recebem hoje (15) o abono salarial ano-base 2021. A liberação seguirá até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário. O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento também começa nesta quarta-feira e vai até 17 de julho, pelo Banco do Brasil. Nos dois casos, PIS e Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo. Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal: Mês de nascimento Data do pagamento Janeiro e fevereiro 15 de fevereiro Março e abril 15 de março Maio e junho 17 de abril Julho e agosto 15 de maio Setembro e outubro 15 de junho Novembro e dezembro 17 de julho Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil: Final da inscrição Data do pagamento 0 15 de fevereiro 1 15 de março 2 e 3 17 de abril 4 e 5 15 de maio 6 e 7 15 de junho 8 e 9 17 de julho Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021. Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de pessoas, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento. Abonos esquecidos Também a partir de hoje, cerca de 400 mil trabalhadores que esqueceram de retirar o abono do PIS/Pasep referente a 2020 podem pedir o dinheiro ao Ministério do Trabalho. Os valores ficaram disponíveis até 29 de dezembro do ano passado , mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para retirá-los, desde que entre com recurso administrativo. Segundo o Ministério do Trabalho, 399.975 pessoas não sacaram o abono salarial de 2020, dos quais 120.947 não retiraram o PIS e 279.028 não sacaram o Pasep. Isso equivale a menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e a 10% com direito ao Pasep. A abertura do recurso administrativo ao Ministério do Trabalho pode ocorrer de três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do ministério, o que inclui superintendências regionais de Trabalho e Emprego, gerências regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador. O endereço mais próximo pode ser encontrado na página da pasta na internet. Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações são recebidas das 7h às 19h, sendo gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Pela internet, o trabalhador faz o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. A mensagem deve ser enviada para trabalho.uf@economia.gov, trocando “uf” pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.