Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco do Brics

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A ex-presidente da República Dilma Rousseff foi eleita nesta sexta-feira (24) presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês), também conhecido como Banco do Brics. Ela substitui Marcos Troyjo, ex-secretário especial do antigo Ministério da Economia, que ocupava o posto desde julho de 2020. Dilma presidirá o NDB até julho de 2025, quando acaba o mandato do Brasil no comando da instituição financeira, que tem sede em Xangai, na China. Está prevista uma cerimônia oficial de posse de Dilma para o fim da próxima semana, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Embora o banco tenha anunciado a substituição de Troyjo por Dilma no último dia 10, a eleição no Conselho de Administração do banco só ocorreu nesta sexta-feira. Cada país do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – preside o banco por mandatos rotativos de cinco anos. “Como presidente do Brasil, Dilma Rousseff concentrou sua agenda em assegurar a estabilidade econômica do país e a criação de empregos. Além disso, durante seu governo, a luta contra a pobreza teve prioridade, e os programas sociais iniciados sob os mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram expandidos e reconhecidos internacionalmente. Como resultado de um dos mais extensos processos de redução de pobreza da história do país, o Brasil foi removido do Mapa da Fome das Nações Unidas”, destacou o NDB em nota. O comunicado também lembrou que, durante seu governo, Dilma promoveu o respeito à soberania dos países e a defesa do multilateralismo, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e paz. O texto ressaltou que a ex-presidente expandiu a cooperação com vários países da América Latina, África e Ásia, participou da fundação do NDB em 2014 e teve presença decisiva no Acordo de Paris sobre o meio ambiente em 2015.

Confira as rotas da coleta de lixo neste sábado (25)

Foto: PMM

De forma estratégica, a Prefeitura de Mossoró segue avançando diariamente na limpeza pública. As equipes de serviços urbanos trabalham de forma emergencial, com escolta da Guarda Civil Municipal, que garante a segurança dos servidores. Neste sábado (25), a coleta de lixo domiciliar dá sequência, alcançando os bairros Quixabeirinha, Belo Horizonte, Carnaubal, Alto da Conceição, Nova Betânia, Aeroporto e região central. A operação “Mossoró Limpa” trabalha em uma grande força-tarefa, com cronograma estratégico, garantindo a continuidade da coleta domiciliar na cidade. Sábado (25) DIURNO Quixabeirinha Belo Horizonte Carnaubal Alto da Conceição NOTURNO Centro Nova Betânia Aeroporto

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Foto: Divulgação/Twitter

Por meio de seus advogados, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou nesta sexta-feira (24), as joias e as armas que recebeu de presente da Arábia Saudita . “Armas presenteadas por governo estrangeiro a ex-autoridade brasileira foram devolvidas, serão periciadas e acauteladas para procedimentos posteriores”, informou pelo Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em 2019, o ex-presidente ganhou de presente de representantes dos Emirados Árabes uma pistola e um fuzil. Outro presente do governo saudita, dado em 2021, um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, da marca suíça de diamantes Chopard, avaliados em R$ 500 mil, também foram desenvolvidas hoje em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília. A devolução foi uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 15, o ministro Bruno Dantas, presidente da Corte determinou que o material fosse entregue na Secretaria-Geral da Presidência da República. Dantas lembrou que para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, ele deve ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor. O tribunal determinou que o conjunto de joias e o relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021, também deve ser enviado à Caixa. Os artigos entraram no Brasil na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Consuni prorroga atividades online na Ufersa por falta de transporte para alunos

Foto: Reprodução

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (23), o Conselho Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Consuni/Ufersa) decidiu prorrogar o período de atividades online na instituição. Com a decisão, as aulas continuarão a ser ministradas de forma online entre os dias 27 e 31 de março. Uma novidade apresentada na reunião foi a possibilidade dos professores realizarem avaliações no formato não presencial na próxima semana. Além disso, os conselheiros decidiram que as atividades administrativas consideradas não essenciais continuarão a ser realizadas de forma online, a menos que as chefias imediatas realizem convocação para trabalho presencial mediante justificativa. Antes da votação, os conselheiros assistiram à apresentação de uma pesquisa realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufersa, com a participação de 2.051 estudantes dos quatro campi da instituição. No levantamento, mais de 70% dos estudantes manifestaram-se favoráveis à prorrogação do período de atividades online na universidade. Os conselheiros docentes e técnico-administrativos também se manifestaram a favor da retomada das atividades presenciais a partir do dia 27 de março ou da prorrogação do período de atividades online.

Lula tem pneumonia leve, cancela agenda e adia embarque para China

Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou o embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia leve. Ontem (23) à noite, Lula passou por exames no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após retornar de viagens que fez à Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (24), Lula permanece na residência oficial do Palácio da Alvorada e as reuniões com ministros que estavam previstas, no Palácio do Planalto, foram canceladas. O embarque para a China estava previsto para este sábado (25) e, em publicação nas redes sociais, a Presidência confirmou que ele foi adiado para domingo (26). “O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, escreveu. Agenda O primeiro compromisso de Lula na China seria um encontro com empresários e agentes públicos sobre desenvolvimento sustentável, na segunda-feira (27), em Pequim. Já os principais eventos diplomáticos da viagem estão previstos para terça-feira (28), quando Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. O dia 29 será dedicado a um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. No dia 30, o presidente Lula irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul). Na ocasião, a ex-presidenta Dilma Rousseff tomará posse no comando do banco. Será a primeira viagem de Lula a um país asiático após assumir seu terceiro mandato. Mas a viagem à China é a terceira internacional de Lula depois da posse no cargo: o presidente já foi à Argentina e aos Estados Unidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores é que pelo menos 20 acordos comerciais serão assinados durante a visita.

Estudantes de escola da zona rural comemoram aprovação no IFRN

Foto: Allan Phablo

Letícia Tayane de França Alves e Sabrina Soares Pereira, ambas com 15 anos de idade, possuem sonhos e realizações em comum. Estudantes da Escola Municipal Dr. José Gonçalves, localizada no Sítio São João da Várzea, zona rural de Mossoró, elas receberam a aprovação no Exame de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Esse é um novo capítulo que se inicia na vida dessas jovens estudantes, que concluíram o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino em 2022. “Fiquei sem reação na hora que recebi o resultado. Estava na casa da minha avó, que chorou muito, me abraçou. Queria muito passar e estava muito ansiosa. Concentrei-me nos estudos e todo mundo estava me apoiando, acreditando que eu conseguiria passar. Os professores da escola ajudaram muito, porque sempre que a gente tinha alguma dúvida, eles tiravam, passavam questões semelhantes ao que poderia ser cobrado no IF, isso ajudou muito”, relata Letícia, que vai cursar Edificações a partir da segunda-feira (27). Ao saber da aprovação, Sabrina Soares, que optou pelo curso de Mecânica, conta que ficou surpresa. “Fiquei sem acreditar. Estava sem esperança. Na hora, mandei um áudio para minha mãe, que sempre acreditou que eu poderia ser aprovada”, lembra a estudante, que desde o 1º ano do Ensino Fundamental estava matriculada na Escola Municipal Dr. José Gonçalves. E o que elas esperam para o futuro? Letícia, após concluir o curso técnico na modalidade integrada ao Ensino Médio, pretende ingressar na graduação, possivelmente, em Medicina. “Eu espero aprender muito, para poder entrar na faculdade que eu quero. No momento estou pensando em fazer Medicina, mas não tenho tanta certeza”. Sabrina também ainda tem dúvidas sobre a graduação. “Estou em dúvida. Penso em Psicologia e outras áreas também”, disse. Questionadas sobre qual mensagem elas gostariam de deixar para os alunos da Escola Dr. José Gonçalves que este ano participarão do Exame de Seleção do IFRN, as estudantes aprovadas afirmaram que o importante é não desistir dos sonhos. “É preciso tentar, porque desistir não é uma opção. Devemos sempre seguir em frente”, pontuou Sabrina. “Vale muito a pena. É uma grande oportunidade”, complementou Letícia. Letícia e Sabrina integram a relação de 21 alunos da Rede Municipal de Ensino aprovados no IFRN. Estudantes de 11 escolas alcançaram a aprovação em quatro cursos: Edificações, Informática, Mecânica e Eletrotécnica. Entre os aprovados, dois alunos conquistaram o 1º lugar em suas respectivas listas de ingresso para o curso de Eletrotécnica: Crisllâm Erik e Allicya Clara, ambos da Escola Municipal Manoel Assis, unidade que teve a maior quantidade de aprovados entre as escolas da Rede (cinco no total).

Motorista morre após colisão frontal entre carros na BR-304

Foto: O Câmera

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta sexta-feira (24) na BR-304, no interior do Rio Grande do Norte, resultou na morte de uma pessoa. O acidente envolveu dois carros, um Ka e uma Pampa. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor da Pampa trafegava no sentido de Angicos a Mossoró, quando o carro foi atingido frontalmente pelo Ka. O motorista do Ka tentou ultrapassar uma carreta no momento do acidente. Infelizmente, o motorista da Pampa faleceu no local do acidente, antes da chegada de qualquer atendimento médico. Até o momento, a vítima ainda não foi identificada.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.