Montagem da estrutura do espetáculo “Chuva de Bala” é iniciada

Com nova proposta, a montagem da estrutura para o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” começou a ganhar forma. O musical é uma das maiores exibições teatrais a céu aberto do Brasil, completando nesta edição 21 anos. A Prefeitura de Mossoró adota nova configuração na estrutura, deixando o espetáculo ainda mais grandioso, com novos elementos e efeitos especiais, possibilitando ao elenco recontar a história de Mossoró de maneira detalhada e harmônica. Patrimônio cultural dos mossoroenses, o espetáculo resgata a história de bravura e resistência à invasão do bando de Lampião a Mossoró na data de 13 de junho de 1927. O “Chuva de Bala no País de Mossoró” faz parte da programação do “Mossoró Cidade Junina”. A estrutura do palco para o espetáculo vem nesta edição com aspecto inovador, com moderno sistema de iluminação e efeitos especiais. “Iniciamos a montagem do nosso espetáculo que tem uma grande relevância cultural. É no MCJ que acompanhamos de perto e resgatamos uma de nossas grandes histórias. Todos os detalhes de palco, com iluminação e efeitos foram pensados para trazer um novo brilho à história”, disse Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura. O espetáculo estreia dia 7 de junho, às 21h, no adro da Capela de São Vicente, bairro Centro. As apresentações seguem no mês de junho, com exibições nos dias 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23, continuamente às 21h.
Moraes determina execução da condenação de Daniel Silveira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (23) determinar a execução imediata da condenação do ex-deputado federal Daniel Silveira a oito anos e nove meses de prisão. Em fevereiro, após deixar o mandato, Silveira foi preso cautelarmente por descumprir regras da detenção domiciliar e fazer novos ataques ao Supremo. Pela decisão, Silveira deverá ser submetido a exames médicos oficiais de praxe para dar início ao cumprimento da pena e ter o tempo que está preso provisoriamente descontado da condenação final. A decisão de Moraes foi tomada após o Supremo derrubar, no mês passado, o decreto de graça constitucional concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao então deputado federal para impedir o início do cumprimento da pena. Em abril do ano passado, Daniel Silveira foi condenado pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo a que responde por ataques à Corte.
MCJ: humorista Mução é confirmado no Polo Poeta Antônio Francisco

O Mossoró Cidade Junina 2023 promete ser um grande evento cultural, e a Prefeitura de Mossoró anunciou mais uma atração de peso para o polo Poeta Antônio Francisco. O humorista Mução estará presente no Memorial da Resistência, em uma apresentação que promete arrancar muitas risadas do público. Após o anúncio de Zé Lezin como atração, a confirmação de Mução reforça a diversidade e qualidade das atrações programadas para o Mossoró Cidade Junina. O polo Antônio Francisco foi escolhido estrategicamente para abrigar o evento, proporcionando um ambiente propício para valorizar a cultura popular e oferecer oportunidades para intervenções artísticas e exposições típicas juninas. A apresentação de Zé Lezin está marcada para o dia 11 de junho, enquanto Mução subirá ao palco no dia 21 de junho. O Mossoró Cidade Junina é um dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Norte e atrai visitantes de diversas regiões do país.
IPEM realiza fiscalização em Mossoró e mais 25 municípios do RN

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN) percorreram na última semana 26 municípios do Rio Grande do Norte, realizando a verificação periódica de quase mil instrumentos de medição. A ação teve como objetivo garantir a correta utilização de bombas de combustíveis, dispensers de GNV e balanças comerciais, essenciais no cotidiano da população. No total, foram fiscalizadas 471 bombas de combustíveis, 75 dispensers de GNV e 372 balanças comerciais. Entre os instrumentos verificados, 6% foram reprovados devido a irregularidades, exigindo reparo antes de serem utilizados novamente. O diretor-geral do IPEM/RN, Hugo Araújo, destaca a importância da fiscalização nessas regiões do interior do estado: “O objetivo é garantir que esses equipamentos tão essenciais ao cotidiano da população estejam funcionando corretamente e garantir a segurança e a proteção do consumidor. A ida para essas cidades do interior foi uma proposição da nossa coordenação operacional visto que já fazia muito tempo da última operação nessas regiões”. Durante a fiscalização, foram encontradas algumas inconsistências nos bicos de bombas de combustível e dispensers de GNV. As principais irregularidades foram vazão abaixo do permitido, erro no interloque (sistema de bloqueio responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar da bomba de combustível a cada novo fornecimento) e reparo incorreto pela oficina permissionária. No caso das balanças comerciais, os principais erros encontrados foram pesagem contra o consumidor e a marca de selagem rompida. Os estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis dos seguintes municípios receberam as equipes do IPEM/RN: Mossoró, Assu, Lajes, Santa Maria, Nova Cruz, Santo Antônio, Brejinho, Lagoa de Pedras, Elói de Souza, Boa Saúde, Santa Cruz, Tangará, Serra Caiada, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Touros, Poço Branco, Taipu, Pureza, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Venha ver, Pau dos Ferros, Campo Grande e Triunfo Potiguar.
Confira os horários e atrações do Pingo da Mei Dia 2023

A Prefeitura de Mossoró divulgou, nesta terça-feira (23), a programação completa do “Pingo da Mei Dia”. O evento abre a programação de shows do “Mossoró Cidade Junina” 2023 no próximo dia 3 de junho. Artistas locais e nacionais vão abrilhantar o maior bloco junino do Brasil, evento que abre os festejos do São João de Mossoró. O artista mossoroense Giannini Alencar estreia as festividades ao meio-dia. Em seguida, no segundo trio, a artista Caroline Melo dá sequência à festa. Por volta das 13h, será a vez de João Neto Pegadão animar o público na avenida Rio Branco. O ‘Pingo da Mei Dia” segue com a apresentação de Raí Saia Rodada às 14h30. Já a banda Inala e o Forró dos 3 iniciam as apresentações às 16h. Em seguida tem Nilson Viana e Bell Marques, com grande repertório e muito axé, impulsionando o maior bloco junino do Brasil. O evento tem continuidade com Caddu Rodrigues e Dan Ventura, animando os trios elétricos no Corredor Cultural. A artista mossoroense Renata Falcão também realizará uma grande apresentação no “Pingo”, iniciando sua participação às 20h. O encerramento do primeiro dia/noite de festa ficará por conta do mossoroense André Luvi. GIANNINI ALENCAR CAROLINE MELO JOÃO NETO PEGADÃO RAà SAIA RODADA BANDA INALA FORRO DOS 3 NILSON VIANNA BELL MARQUES CADDU RODRIGUES DAN VENTURA RENATA FALCÃO ANDRÉ LUVI
Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite dessa segunda-feira (22) e tem validade de 180 dias. A medida, de acordo com a pasta, tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana. Ainda segundo o ministério, a declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais nas três instâncias e não governamentais.