Diocese de Mossoró avança no projeto de criação da Pastoral do Povo da Rua

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró está dando passos significativos rumo à criação da Pastoral do Povo da Rua, em resposta à crescente necessidade de atenção a essa população vulnerável. “Uma das nossas prioridades neste momento é a atenção e ações voltadas às pessoas em situação de rua. E a criação dessa pastoral será o nosso ponto pé, para unir com atividades que as paróquias já realizam junto a essas pessoas, e promover mais mobilizações em prol dessa população, que muito precisa”, destaca o vigário-geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e pároco da Catedral, padre Flávio Augusto Forte Melo. O principal objetivo da Pastoral do Povo da Rua é promover ações junto à população de rua que construam alternativas para a defesa da vida e contribuam para a elaboração de políticas públicas. Para tratar desse assunto, o padre Flávio Augusto Forte Melo realiza reuniões semanais com entidades, governos, pessoas e grupos interessados em colaborar com essa iniciativa. Nesta semana, o padre Flávio se reuniu com Humberto Fernandes, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró, que desenvolveu sua dissertação de mestrado sobre o tema e teve a oportunidade de conhecer a experiência do padre Júlio Lancelotti em São Paulo (SP), que trabalha com pessoas em situação de rua. Esses encontros visam ampliar o conhecimento sobre a realidade local, trocar experiências e fortalecer parcerias para o desenvolvimento da Pastoral do Povo da Rua.
STF remarca para junho julgamento sobre descriminalização de drogas

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 1º de junho a retomada do julgamento que trata da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O caso seria analisado nesta semana, mas foi adiado em função do julgamento do ex-senador Fernando Collor. A questão começou a ser analisada em 2015, mas foi paralisada por um pedido de vista. O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). As penas previstas são brandas: advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas. Até o momento, três ministros – Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes – votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas. O recurso sobre o assunto possui repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.
Campanha “São João sem Rojão” conscientiza para o combate à soltura de fogos ruidosos

Neste período junino, a Prefeitura de Mossoró está promovendo uma campanha educativa chamada “São João sem Rojão”, com o objetivo de combater a soltura de fogos de artifício ruidosos. A iniciativa busca conscientizar a população sobre os impactos negativos desses fogos na saúde e bem-estar de grupos vulneráveis, como idosos, autistas e animais. No próximo sábado (27), às 8h, será realizada uma blitz da campanha em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A ação tem como propósito chamar a atenção da sociedade para a importância desse movimento promovido pela Prefeitura e seus parceiros, além de incentivar o combate à soltura de fogos ruidosos. Durante a campanha, serão fornecidas orientações à população, incluindo a distribuição de material informativo. A iniciativa também visa informar o público sobre os pontos relevantes do Decreto nº 6.692/2022, que regulamenta a proibição da soltura de fogos ruidosos no município. “Entendemos que momentos alegres, como o período junino, devem ser comemorados, mas não podemos deixar de exercer a cidadania e o respeito ao próximo. A utilização, queima e soltura de fogos de artifício ou qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso são proibidos em Mossoró”, destacou Ana Liza de Souza, coordenadora de Saúde e Bem-Estar Animal do Município. As ações da campanha estão sendo desenvolvidas em Mossoró por meio de um grupo de trabalho intersetorial, que envolve secretarias municipais, conselhos municipais, Organizações Não-Governamentais (ONGs), associações e instituições parceiras. O grupo conta com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Coordenação de Saúde e Bem-Estar Animal, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Conselho Municipal do Idoso, Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR), entre outros. A fiscalização do cumprimento da Lei nº 3.492/2022, que proíbe a soltura de fogos ruidosos, será realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), em parceria com as demais forças de segurança estaduais e federais, conforme determina o Decreto nº 6.692.
Suspeito de homicídio e sequestro em Natal é preso quando fugia para Mossoró

Um homem suspeito de matar a tiros um motorista de lotação e realizar um sequestro após invadir uma academia na Avenida Prudente de Morais, em Natal, foi capturado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (25), em Mossoró. Além do assassinato, o criminoso também atirou contra um instrutor da academia durante a ação. O suspeito estava tentando fugir para Mossoró em um veículo com outros passageiros quando foi detido após uma denúncia anônima. A PRF havia posicionado várias equipes estrategicamente para abordar o veículo de transporte de passageiros, e após uma minuciosa busca, o suspeito foi encontrado e preso com sucesso, de acordo com Rodrigo Fernandes, chefe da Delegacia da PRF em Mossoró. adSenseBoxX O suspeito tinha mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte por outros crimes, incluindo roubo e porte ilegal de arma, conforme informado pela PRF. Após sua captura, ele foi encaminhado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró e, em seguida, transferido para a DHPP de Natal, que ficará encarregada de investigar o homicídio do motorista. No crime ocorrido na manhã de quarta-feira (24), o suspeito invadiu a academia e fez uma mulher refém dentro de um veículo. Ameaçada, ela foi obrigada a dirigir até a Zona Norte da capital, onde foi liberada pelo sequestrador. Em seguida, o suspeito fugiu a pé, iniciando uma busca intensa por parte das autoridades.