Inscrições para o Enem 2023 terminam na próxima sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam na próxima sexta-feira (16). Interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, podem fazer o cadastro na Página do Participante. O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser pago até 21 de junho. O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado. A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Allyson atrai vereador Francisco Carlos para a base governista

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (Solidariedade) tem buscado fortalecer sua base de apoio na Câmara de Vereadores. O que tudo indica, Allyson vem atraindo para sua base o vereador Francisco Carlos (Avante), último integrante do quase extinto Rosalbismo. Francisco Carlos, atualmente em seu terceiro mandato como vereador, iniciou sua trajetória política durante a gestão da ex-prefeita Fafá Rosado. Reconhecido por sua capacidade técnica e habilidade de gestão, ele se destacou como um defensor da Educação e foi o idealizador da Lei de Responsabilidade Educacional, que estabelece que 30% do orçamento municipal de Mossoró deve ser destinado à educação. Allyson enxerga em Francisco Carlos não apenas a possibilidade de ampliar o número de vereadores em sua base, mas também um aliado qualificado que pode contribuir de forma propositiva para a administração municipal. Por sua vez, Francisco Carlos busca um novo agrupamento político para dar continuidade à sua carreira na vida pública. O Rosalbismo vive um ostracismo profundo após as últimas eleições. Para quem não lembra ele foi deslocado para o Avante para um arranjo político que não vingou. Serviu apenas de manobra. A escolha de Rosalba recaiu mais uma vez para o seu parente Anax Vale, ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado. O resultado todos sabem, o grupo fracassou e ficou sem nenhum representante na Assembleia Legislativa. Com essa aproximação, Allyson Bezerra enfraquece ainda mais sua principal adversária, Rosalba Ciarlini. As negociações entre Allyson e Francisco Carlos estão em estágio avançado, e o anúncio oficial pode ocorrer em breve, consolidando essa nova aliança política.
Criado neste ano, polo ‘Arraiá do Povo’ é sucesso no Mossoró Cidade Junina

O Mossoró Cidade Junina 2023 está repleto de novidades para garantir o sucesso do São João mais cultural do Brasil. Uma das grandes novidades desta edição foi a criação do polo “Arraiá do Povo” pela gestão do prefeito Allyson Bezerra. O polo estreou no último sábado (10) e já no primeiro dia atraiu um público que superou as expectativas, com uma multidão comparecendo ao Parque de Exposições Armando Buá (Feira do Bode) para aproveitar a festa. A programação do “Arraiá do Povo” acontecerá aos sábados e domingos, das 11h às 18h, com o objetivo de ampliar os festejos juninos para o dia. Essa iniciativa valoriza ainda mais a cultura popular e proporciona momentos de diversão para os mossoroenses e visitantes. “Uma coisa que me encanta muito aqui em Mossoró é a valorização da cultura popular, nós já estivemos no 'Mossoró Cidade Junina' outras vezes, mas este ano percebemos que está muito especial. Ficamos sabendo que hoje seria iniciado o 'Arraia do Povo' e estamos adorando tudo. A cidade está de parabéns”, afirma o aposentado Júlio Nicássio Lima que veio com a esposa Denise Alves de Nísia Floresta-RN para aproveitar os festejos juninos em Mossoró. Na estreia do “Arraiá do Povo” teve apresentações das bandas: Forró Azunhado, Alex do Acordeon, Bonde do Brasil e Zé Lima e Banda Forró Folia. A diversidade musical que reuniu o forró pé de serra e o forró romântico atraiu fãs de vários cantos de Mossoró e de outras cidades do RN e também de outros estados. No domingo, fizeram a festa: Bruno Martins, Tanda Macedo, Cavaleiros do Forró e Marcus Lucena. A programação do polo segue nos dias 17, 18 e 24 com Waldonys, Katia Cilene, Amazan, Bartô Galeno, Ferro na Boneca e Marina Elali, além de artistas da cidade. O polo é um sucesso e promete ser uma grande marca do MCJ para os próximos anos.
Loja masculina incentiva homens a presentear suas namoradas com lingeries

A loja Debyman lança campanha de Dia dos Namorados em parceria com a Tali Lingerie, incentivando os homens a presentearem suas namoradas com lingeries ou peças íntimas. O intuito da parceria é fazer com que os homens deixem a timidez de lado e passem a frequentar lojas de lingerie, escolhendo e comprando roupas íntimas para suas namoradas ou esposas. A Debyman e a Tali Lingerie oferecerão presentes a partir de R$49,90 para surpreender homens e mulheres, com a opção de parcelamento no cartão. As lojas estão localizadas próximas uma da outra: a Tali Lingerie na Av. João da Escossia, Nº 345, e a Debyman na R. Velho Dárico, Nº 196 D, Bairro Doze Anos. WhatsApp Tali Lingerie: 84 99948-1697 WhatsApp Debyman: 84 99693-3844 Informações de lojistas do setor afirmam um crescimento de 70% na frequência do público masculino nas seções de moda íntima da cidade. No entanto, a vergonha ainda inibe alguns consumidores masculinos de tomarem a iniciativa na hora de presentear suas parceiras. Taline Morais relata que os homens costumavam ser mais tímidos, mas o número ainda é pequeno em comparação com as mulheres. No entanto, desde que comecei no setor, a procura vem aumentando. Em cada cinco pessoas que entram na loja, uma é do sexo masculino”, diz. O empreendedor Daniel Amorim conta que atualmente não tem mais problemas ao comprar uma lingerie para sua namorada. “Já foi um tabu para mim”, conta. Daniel ainda ressalta que nos tempos atuais há muitos casos de separações de casais e, sem dúvida, um dos motivos é a falta de iniciativa masculina nesse sentido.
Veja como aproveitar o Mossoró Cidade Junina nesta segunda-feira

O Mossoró Cidade Junina, considerado o São João mais cultural do mundo, continua com sua programação artística e cultural durante todos os dias da semana. E nesta segunda-feira (12), em comemoração ao Dia dos Namorados, a atmosfera romântica toma conta do polo Poeta Antônio Francisco, localizado no Memorial da Resistência, e do Circo do Forró, instalado na Praça da Convivência. No polo Antônio Francisco a programação começa às 17h, com apresentação de quadrilha junina. Às 18h, tem exposição “Por motivo diversos” e festival de cordel mirim. Para encerrar a programação do dia, tem orquestra sanfônica de Mossoró a partir das 20h. Já no Circo do Forró, a programação começa às 19h com o show de Emídio Lima e Forró Mistura Boa.
Família é rendida e criminosos fazem arrastão em casa de praia em Tibau

Pelo menos quatro homens armados invadiram uma casa de praia na cidade de Tibau e realizaram um arrastão na noite do último sábado (10). A ação criminosa foi flagrada por câmeras de segurança. As câmeras registraram o momento em que os criminosos, encapuzados e portando armas, invadiram a propriedade. Com extrema agressividade, eles renderam as pessoas que se encontravam na varanda e as forçaram a entrar na residência. adSenseBoxX Uma vez dentro da casa, os assaltantes começaram a recolher os pertences das vítimas. Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos roubaram dinheiro, aparelhos celulares, televisores e até mesmo um carro, que foi utilizado na fuga. Ao menos cinco pessoas estavam presentes na casa no momento do arrastão. Até o momento, a Polícia Civil não conseguiu efetuar nenhuma prisão relacionada ao caso.
Mais de 168 milhões de crianças são vítimas do trabalho infantil, alerta relatório da Unicef

Segundo estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo menos 168 milhões de crianças em todo o mundo são vítimas de trabalho infantil. Esses dados alarmantes foram divulgados nesta segunda-feira (12), Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também denuncia que mais de 20 em cada 100 crianças ingressam no mercado de trabalho por volta dos 15 anos. Este ano, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado com o slogan “Justiça social para todos – Acabem com o trabalho infantil!”. A intenção é impulsionar o combate a essa prática que afeta crianças em todas as partes do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que a experiência acumulada ao longo das últimas três décadas no combate ao trabalho infantil demonstrou que ele pode ser eliminado se as causas fundamentais forem abordadas. “Agora mais do que nunca, é urgente que todos contribuam para encontrar soluções para os problemas diários das pessoas, e o trabalho infantil é, possivelmente, o mais visível desses problemas”, enfatiza a ONU. Para a instituição, este é o momento de mostrar que a mudança pode ser alcançada quando há vontade e determinação, acelerando os esforços em uma situação de grande urgência. Nas últimas duas décadas, o mundo tem feito progressos constantes na redução do trabalho infantil, de acordo com a organização. No entanto, com os conflitos, as crises recentes e a pandemia de Covid-19, mais famílias caíram na pobreza, obrigando milhões de crianças a trabalhar. “As taxas de crescimento econômico não têm sido suficientes, nem suficientemente inclusivas, para aliviar a pressão que muitas famílias e comunidades enfrentam e que as leva a recorrer ao trabalho infantil”, afirmam as Nações Unidas. “Atualmente, 160 milhões de crianças ainda estão envolvidas em trabalho infantil, o que representa quase uma em cada dez crianças em todo o mundo”. O continente africano apresenta a maior proporção, estimando-se que mais de 72 milhões de crianças na região sejam vítimas de trabalho infantil. “As regiões da Ãfrica, Ãsia e Pacífico juntas representam quase nove em cada dez crianças em situação de trabalho infantil em todo o mundo. Em termos de incidência, 5% das crianças estão em situação de trabalho infantil nas Américas, 4% na Europa e Ãsia Central, e 3% nos Estados Ãrabes”. “Os dados sobre o número absoluto de crianças em situação de trabalho infantil em cada faixa de renda nacional indicam 84 milhões de crianças envolvidas. Isso significa que 56% de todas as crianças nessa situação vivem em países de renda média, e dois milhões vivem em países de alta renda”. Embora a proporção dessas crianças seja maior em países pobres, os números absolutos são mais elevados em países mais desenvolvidos, de renda média. Diante desses números alarmantes, a OIT defende a criação de uma Coligação Global por Justiça Social, com o objetivo prioritário de eliminar o trabalho infantil. O Gabinete de Direitos Humanos das Nações Unidas ressalta que, globalmente, 50 milhões de pessoas ainda trabalham em condições análogas à escravidão. O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil será lembrado nesta segunda-feira durante a 111ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho. O evento visa explorar a conexão entre a justiça social e a erradicação do trabalho infantil.