Allyson convoca reunião com servidores e esclarece fake news sobre retirada de direitos

O prefeito Allyson Bezerra convidou nesta terça-feira (13), servidores de diversas categorias do município para esclarecer pontos do Projeto de Lei nº 17 enviado para a Câmara Municipal. Em mais de quatro horas de diálogo, ele apresentou ponto por ponto do projeto e tranquilizou os servidores. “Nenhum direito será retirado. Há muita desinformação sendo compartilhada e estamos recebendo vocês para reestabelecer a verdade. Os servidores não terão prejuízos”, assegurou o prefeito. Sobre a redução da carga horária para pais que tenham filhos com deficiência, o gestor apresentou o texto da lei que garante a redução, inclusive maior do que o estabelecido para os servidores estaduais. Os servidores municipais terão redução que pode chegar ao teto de 15h semanais, enquanto no estado só pode chegar até 20h. Sobre a polêmica em torno do adicional por tempo de serviço, foi esclarecido que o direito está mantido para todos os atuais servidores. Para os futuros servidores, segundo o projeto, o benefício continua para aqueles que não tenham plano de cargos e carreiras. O prefeito também destacou que o PL nº 17 amplia a licença maternidade de 180 para 210 dias, e a licença paternidade será ampliada de 8 pra 30, podendo ser ampliada ainda para 45 em caso de pais com filhos com deficiência. Os servidores presentes avaliaram o encontro como positivo e tranquilizador. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Alexandre de Moraes volta a defender regulação de redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou, nesta terça-feira (13), a defender a regulação das redes sociais e da atuação das grandes empresas de tecnologia no país, depois de afirmar que as chamadas big techs têm “má vontade” em retirar do ar conteúdos ilícitos que atacam a democracia. Moraes disse que as empresas “já têm o mecanismo” para remover publicações ligadas a pedofilia e outros crimes, e que bastaria estender tais ferramentas para englobar os ataques à democracia e os crimes de ódio, como manifestações nazistas. “O que tem é má vontade, comodismo. É muito dinheiro envolvido. Se é má vontade, tem que ser regulamentado. Faz parte da democracia”, afirmou. Ele acrescentou que se o Congresso não promover tal regulamentação, como é discutido no chamado Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020), o Supremo deverá atuar sobre o tema, por meio de uma ação que questiona trechos do Marco Civil da Internet. “Sempre é bom uma regulamentação, mas se não houver isso, o Judiciário, instigado, provocado, ele tem que se manifestar, e vai julgar”, disse o Moraes. Como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições, Moraes contou a experiência de ouvir das empresas a alegação de não ser possível remover posts em até uma hora, conforme determinação da Corte Eleitoral. O ministro, contudo, rebateu afirmando que era, sim, possível. “Com um aperto de botão e 100 mil reais de multa por hora, tudo é possível”, disse ele. As falas ocorreram durante evento para convidados organizado pela revista piauí e patrocinado pelo YouTube, que pertence à Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e que é alvo de um inquérito relatado pelo próprio Moraes. A investigação que tem o Google como alvo foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), depois da empresa ter promovido uma campanha contra o PL das Fake News nas vésperas de ele ser votado no plenário da Câmara. Tal campanha acabou resultado no adiamento sem prazo da votação. Como o Google domina o mercado de buscas na internet, sendo usado por 97% dos brasileiros que utilizam esse tipo de serviço, a PGR quer apurar o possível abuso de poder econômico por parte da empresa no episódio.
Hospital da Mulher disponibiliza exame de Histeroscopia Diagnóstica de forma gratuita

O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia de Mossoró inaugurou neste mês um novo serviço que traz benefícios significativos para a saúde das mulheres da região. O Ambulatório de Histeroscopia Diagnóstica passou a oferecer gratuitamente esse importante exame às pacientes, visando a identificação de alterações uterinas que possam afetar a fertilidade ou causar sintomas desconfortáveis. A histeroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite a visualização direta da cavidade uterina, tornando possível detectar condições como pólipos, miomas, malformações e outras alterações. Com a implantação desse serviço, iniciada em 7 de junho, o Hospital Regional da Mulher contribui para a redução da fila de espera por esse exame no estado, que afeta centenas de pessoas em Mossoró e cidades vizinhas. O ambulatório funciona todas as quartas-feiras, a partir das 13h, e foi estabelecido por meio de uma parceria com a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). Essa colaboração não apenas garante um atendimento de excelência, baseado nas melhores práticas e evidências científicas atualizadas, mas também possibilita a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais envolvidos, promovendo o constante aprimoramento na área.
96 anos de resistência: Mossoró relembra vitória sobre o bando de Lampião

Hoje, Mossoró, no Rio Grande do Norte, comemora 96 anos de um dos episódios mais marcantes de sua história: a invasão do cangaceiro Lampião e seu bando. Esse evento histórico, ocorrido em 13 de junho de 1927, ficou conhecido como a “Resistência de Mossoró”. Naquela época, Lampião, um dos mais temidos cangaceiros do Nordeste brasileiro, liderava um grupo que aterrorizava cidades e vilarejos por onde passava. No entanto, ao chegar em Mossoró, Lampião encontrou uma cidade preparada e disposta a enfrentar a violência e o banditismo. A população de Mossoró se uniu em uma demonstração de coragem e resistência. Munidos de armas e organizados, os mossoroenses enfrentaram o bando de Lampião. O confronto ficou conhecido como “A Batalha de Mossoró”. A cidade, com suas tradições culturais e políticas, foi capaz de expulsar Lampião e seu grupo, que foram forçados a recuar. A resistência de Mossoró ficou marcada como um exemplo de bravura e determinação, sendo considerada um marco na luta contra o cangaço na região Nordeste. O espetáculo No adro da Capela de São Vicente, palco do confronto do bando de Lampião em 1927, a história de resistência do povo mossoroense é contada com todos os detalhes pelo elenco do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”. A peça teatral tem um elenco composto por mais de 150 profissionais, entre atores e bailarinos. Neste ano, as apresentações serão realizadas nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de junho.
Confira a programação do Mossoró Cidade Junina para esta terça-feira

Marcando 96 anos de resistência contra a invasão do bando de Lampião a Mossoró, acontece nesta terça-feira 13 a entrega da medalha “Prefeito Rodolfo Fernandes”. A honraria será concedida ao sacerdote padre Sátiro Cavalcanti Dantas durante cerimônia no adro da Capela de São Vicente. Além disso, o “Mossoró Cidade Junina” seguirá com programação de show no polo Circo do Forró e com os festivais, exposições e quadrilha junina no polo Poeta Antônio Francisco. Confira a programação desta terça-feira 13: Polo Poeta Antônio Francisco 17h – Apresentação de quadrilha junina 17h – Exposição “Por motivos diversos” 18h – Festival de sanfoneiro e trio pé de serra Circo do forró 19h – Forró do buchinho Espetáculo Chuva de bala no país de Mossoró 21h – Solenidade de entrega da medalha “Prefeito Rodolfo Fernandes” Exibição
Força Nacional permanece no Rio Grande do Norte por mais 30 dias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltou a prorrogar a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Norte até o dia 12 de julho. Os agentes atuam no estado desde o mês de março, quando houve uma onda de ataques provocada por uma organização criminosa. Na época, em pouco mais de dez dias, o estado registrou quase 300 ataques como incêndios e tiros contra prédios públicos, comércios, residências e veículos. Investigações policiais indicaram que os criminosos agiram em retaliação às condições do sistema penitenciário no estado. De acordo com a portaria do MJSP, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13), os agentes da Força Nacional atuarão em ações conjuntas e coordenadas com órgãos de segurança do Rio Grande do Norte. O número de agentes cedidos para operações não é divulgado por medida de segurança, mas o documento oficial informa que o contingente a ser disponibilizado obedece ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.
Preço alto leva brasileiro a reduzir consumo de proteínas

Pesquisa realizada pela plataforma online Kantar, no primeiro trimestre deste ano com 3.800 pessoas, revela que o consumo de proteínas tem caído na mesa dos brasileiros, à exceção da carne de porco. Em consequência da inflação, o consumo de proteínas caiu 9% no período, contra -6% do segmento de alimentos e bebidas. “As proteínas, de forma geral, vêm caindo, algumas com mais intensidade, caso da carne bovina. Mas a gente vê, desde o início do cenário inflacionário mais alto, que o consumo de proteínas é menor desde o ano passado”, disse nesta segunda-feira (12) à Agência Brasil a diretora do Painel de Uso da Kantar, Divisão Worldpanel, Aurelia Vicente. A carne bovina, que tinha participação de 43,1% no primeiro trimestre de 2021, agora está com 39%. A trajetória de queda já era sinalizada em igual período de 2022, quando o consumo caiu para 40,5%. Já a carne suína fez o caminho inverso, subindo de 4,6%, entre janeiro e março de 2021, para 7,6%, no mesmo período de 2022 e, neste ano, para 9,1%. Aurelia Vicente destacou que mesmo as proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que se destacaram em 2022, perderam importância na mesa dos brasileiros na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O consumo de linguiças caiu de 15,4% para 14,9% e o de salsichas, de 4,8% para 3,8%. No curto prazo, o consumo de carne de aves também apresenta recuperação e, após alta de preços em 2022, a participação passa de 25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023. Peixes e frutos do mar demonstraram estabilidade nos três primeiros meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2022, com 4,3% de share, embora apresentando retração em relação a 2021 (6%). Cenário futuro Segundo Aurelia Vicente, até pelo início do cenário de queda da inflação mais recente, já se começa a ver uma retomada do consumo de carne de frango, por exemplo. “É um cenário que vem muito pela necessidade de equilíbrio do bolso [do consumidor] mesmo. As pessoas querem continuar com alguma proteína no prato e acabam indo para algo que caiba dentro do bolso. A gente vê o movimento dessas proteínas mais baratas (salsichas e linguiças) ganhando esse espaço, não só em classes mais baixas, mas principalmente nessas classes, virando justamente a principal proteína. Ou seja, ganhando esse espaço que antes era muito forte de bovinos e aves.” Para a diretora da Kantar, no curto e no médio prazos, a questão vai depender do comportamento dos preços. “O Brasil tem preferência pelas carnes bovina e de frango e, quando as pessoas tiverem possibilidade, vão voltar a comprar com mais intensidade”, disse Aurelia. Ela ressaltou que isso será um reflexo do comportamento de preços, não só da carne, mas de outras categorias que são commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado externo), como arroz e feijão”. O brasileiro tem intenção de consumir, mas existe o impeditivo dos preços altos hoje em dia, ressaltou. Desde 2020, a plataforma Kantar realiza semanalmente pesquisas semelhantes, ouvindo 3.800 pessoas.
Padre Sátiro receberá Medalha Prefeito Rodolfo Fernandes em Mossoró

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) anunciou que padre Sátiro Cavalcanti Dantas, renomado pela sua atuação na educação e evangelização, será agraciado com a maior honraria de Mossoró, a Medalha Prefeito Rodolfo Fernandes. Allyson esteve no Colégio Diocesano de Santa Luzia na segunda-feira (12) para comunicar pessoalmente ao sacerdote sobre a homenagem que será prestada a ele. A solenidade de entrega da medalha está marcada para ocorrer nesta terça-feira (13) logo após a Missa de Santo Antônio, no adro da Capela São Vicente, às 21h. A Medalha Prefeito Rodolfo Fernandes foi criada este ano pela Prefeitura de Mossoró com o intuito de reconhecer personalidades que tenham prestado serviços relevantes à comunidade. Padre Sátiro, com sua vasta contribuição como sacerdote, professor, diretor emérito do Colégio Diocesano e papel fundamental na trajetória da Faculdade Católica do RN e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), é um exemplo claro dessas relevantes realizações. Aos 93 anos, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas é uma figura querida e respeitada em Mossoró, reconhecido não apenas pela sua dedicação à fé e à educação, mas também por seu compromisso em formar gerações de estudantes e contribuir para o desenvolvimento da cidade.