Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Greve geral é cancelada por falta de apoio dos servidores de Mossoró

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (26), após a prefeitura anunciar salário antecipado e pagamento de anuênios, a greve geral que estava prevista para iniciar em Mossoró foi cancelada pelos Sindicatos. O motivo é a ausência de apoio por parte dos servidores municipais. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral realizada hoje, onde ficou evidente a falta de adesão da categoria. O principal motivo que levou os servidores a cogitarem a greve foi a pressão para a retirada do Projeto de Lei Complementar 17/23. Os sindicatos alegavam que o projeto retiraria direitos como o adicional por tempo de serviço. No entanto, em vídeo publicado hoje nas redes sociais, o prefeito Allyson Bezerra confirmou que, mesmo após o projeto aprovado na Câmara, os anuênios seguem sendo pagos normalmente. Também foi anunciado o pagamento antecipado do salário de junho para todas as categorias. Para não terminar a assembleia de hoje sem algo ‘concreto’, os sindicatos acabaram decidindo fazer um ato unificado na próxima sexta-feira (30), com caminhada pelo Centro da cidade.

Mossoró terá aulas de taekwondo para pessoas com deficiência

Foto: Secom/PMM

A novidade tem data para estrear: dia 3 de julho, no Ginásio Engenheiro Pedro Ciarlini. O projeto social será realizado sempre às segundas-feiras, às 16h, de responsabilidade do professor voluntário Felipe Lima. Filiado a Confederação Norte Rio Grandense de Taekwondo, o atleta destaca a importância de um projeto inclusivo voltado a pessoas com deficiência, principalmente novos atletas amputados ou sem parte de um membro. “A importância deste projeto é se movimentar, trazer esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência, no caso o Taekwondo, de uma forma mais acessível. Assim também fortalecemos o Taekwondo, o esporte paralímpico, aqui na cidade e no Estado”, ressaltou o professor Felipe. As inscrições estão abertas a partir desta terça (27), das 7h às 17h, na Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej), que tem como sede o próprio ginásio municipal. Ao todo, 20 vagas serão ofertadas inicialmente para o público de 13 anos acima. Basta apresentar Xerox de RG e CPF do interessado ou responsável, para menores de 18 anos. “Este é um primeiro passo para tornarmos nossos projetos ainda mais acessíveis e inclusivos. O esporte é de todos e precisa cada vez mais ultrapassar esta frase e tornar-se na prática. Com a chegada do taekwondo inclusivo, junto ao projeto Hrineryo. Temos ainda o interesse de colocar em prática o Programa Movimento Inclusivo, para ampliarmos as modalidades disponíveis”, enfatiza a secretária de Esporte e Juventude, Larissa Maciel.

Prefeitura de Mossoró antecipa pagamento dos salários de junho

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró realizou, nesta segunda-feira (26), o pagamento dos salários de junho. A antecipação do pagamento está alinhada à política de valorização do funcionalismo municipal. A folha salarial de junho representa a injeção de mais de R$ 22 milhões na economia da cidade. Além de valorizar os servidores de Mossoró, a antecipação dos salários movimenta setores diversos da economia. A valorização do funcionalismo tem sido uma prioridade da Prefeitura de Mossoró, em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelos servidores. “Salário antecipado na conta do servidor. Segunda-feira amanheceu e já amanheceu com salário na conta do servidor. Os salários que seriam pagos no dia 30 foram antecipados para hoje. São mais de R$ 22 milhões que chegam à economia mossoroense, ao comércio local, circulando, e, claro, fomentando muito o comércio nos bairros”, disse o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

São João na Praia 2023: confira a programação completa dos festejos em Tibau

Foto: Divulgação

Os tradicionais festejos de São João de Tibau começa no dia 6 de julho. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Tibau em parceria com a Secretaria de Cultura, promete três dias de muita festa, com a presença de bandas, festival de quadrilhas e concursos. A abertura, no dia 6 de julho, contará com as bandas Forró dos 3 e Circuito Musical, que prometem uma noite inteira de muito forró para o público presente. Além das apresentações musicais, o evento também reserva espaço para o Festival de Quadrilhas, um momento especial que celebra a tradição cultural e a dança típica da região. Outros concursos também fazem parte da programação, como o Concurso Rainha do Milho e o Concurso Rainha da Diversidade, que prometem encantar o público com a beleza e o talento das participantes. Confira abaixo a programação completa dos festejos em Tibau: Abertura do São João na Praia – 6 de julho Forró dos 3 Circuito Musical Sexta – 7 de julho Festival de Quadrilhas Concurso Rainha do Milho Concurso Rainha da Diversidade Sábado – 8 de julho Dantas do Forró Jorge de Altinho Junior Farra Domingo – 9 de julho Forró Pegada de aço Walkiria Santos Jaedson Souza Os festejos em Tibau contarão com quatro dias de celebração do São João, começando no início da noite e com as apresentações musicais das bandas confirmadas por volta das 22h30.

Consuni se reúne para discutir destituição da reitora da Ufersa, Ludmilla Oliveira

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (27), o Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (CONSUNI/UFERSA) realizará uma reunião extraordinária para apreciar e deliberar sobre a “solicitação de destituição da reitora” Ludmilla Oliveira. A convocação para a reunião foi publicada na última sexta-feira (23), por meio de um documento oficial. O encontro está agendado para as 14h, com a presença dos membros do conselho. A discussão em torno da destituição da reitora Ludmilla Oliveira baseia-se em diversos pontos, entre eles, a Portaria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que anula o título de doutorado da mesma. Conforme previsto pelo regimento da UFERSA, a decisão do Consuni deve ser aprovada por dois terços dos membros, mediante parecer fundamentado.

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Começa nesta terça-feira (27) o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre. Os interessados em participar do processo seletivo terão até o dia 30 de junho para fazer as inscrições, por meio do . O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 4 de julho e o da segunda chamada, para 24 de julho. Caso os candidatos não tenham sido selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece uma nova oportunidade, pela lista de espera. Para tanto, será necessário ao candidato manifestar interesse nos dias 14 e 15 de agosto. A divulgação da lista de espera será no dia 18 de agosto. O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo – integrais e parciais (50%) – em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica . Para se inscrever no programa, o candidato precisa ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e tenha obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é necessário que não tenha zerado na nota de redação, e que o candidato não tenha participado do Enem na condição de treineiro – situação em que a participação é feita para fins de autoavaliação de estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni, o Ministério da Educação utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Segurança e tranquilidade marcam o Mossoró Cidade Junina 2023

Foto: Wilson Moreno

O relatório divulgado neste domingo (25) pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirma que o forte investimento da Prefeitura de Mossoró na segurança do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2023 foi fundamental para garantir a paz e tranquilidade do São João mais cultural do mundo. Em 22 dias de festa, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada. Na 26ª edição do MCJ, a Prefeitura de Mossoró ampliou o esquema de segurança para a festa. A Central de Videomonitoramento, montada pelo município dentro do evento, proporcionou agilidade e eficiência no atendimento à população. Mais de 70 câmeras, incluindo o sistema de reconhecimento facial, foram utilizadas para acompanhar, em tempo real, de forma simultânea, todos os polos do evento. Foi o maior monitoramento e integração das forças de segurança da história do “Mossoró Cidade Junina”. O São João de Mossoró foi iniciado no dia 3 de junho, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”. A festa alcançou recorde de público, reunindo mais de 210 mil pessoas no Corredor Cultural (de acordo com dados técnicos das secretarias de Infraestrutura e Comunicação). A abertura dos festejos juninos contou com mais de mil agentes de segurança. Apenas ocorrências simples foram registradas. Forças de segurança do Estado e do município contribuíram para o sucesso do “Mossoró Cidade Junina” 2023. Participaram ativamente da festa a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, agentes municipais de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e a 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental. As noites de shows no Polo Estação das Artes, maior polo do “Mossoró Cidade Junina”, foram marcadas por grandes atrações e também pela tranquilidade. Diariamente, o grande efetivo, com mais de 700 agentes mobilizados, garantiram a segurança da festa. Em 9 dias de funcionamento, apenas 51 ocorrências de natureza simples foram registradas, uma média de 5 registros por dia. De acordo com os dados estatísticos da Polícia Militar, não foram registradas ocorrências nos polos Arraiá do Povo, Poeta Antônio Francisco, Cidadela, “Chuva de Bala” e Igreja São João. No encerramento das festividades com o “Boca da Noite”, ocorrido neste sábado (24), com a presença de mais de 150 mil pessoas, apenas sete ocorrências simples foram registradas. “Uma festa grandiosa que já podemos dizer que foi marcada pela segurança. Poucas ocorrências registradas, nenhuma com natureza grave. Uma festa incrível, numerosa, segura, onde a população curtiu o São João de forma tranquila. Trabalhamos intensamente, todos os dias, de maneira integrada, garantindo assim um 'Mossoró Cidade Junina' seguro”, avaliou o coronel Walmary Costa, coordenador do Centro de Comando e Controle Operacional da Segurança do “Mossoró Cidade Junina”. O São João de Mossoró contou com mais de 400 atrações em diversos polos, sendo eles: Estação das Artes, Arraiá do Povo, Cidadela, São João, Poeta Antônio Francisco, Circo do Forró, além do espetáculo musical “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que resgata a história de resistência do povo mossoroense à invasão do bando de Lampião ocorrido há quase um século.

Homem é encontrado morto em barragem após fica preso a rede de pesca

Foto: O Câmera

Um homem de 48 anos foi encontrado sem vida em uma barragem na zona rural de Mossoró, neste domingo (25). De acordo com a Polícia Civil, ele teria ficado preso em uma rede de pesca e acabou se afogando. A vítima foi identificada como Aldo Artur Fernandes. O incidente ocorreu no assentamento Paulo Freire. Testemunhas relataram ao delegado Luis Antônio, da Delegacia de Plantão de Mossoró, que o homem chegou ao local por volta das 14h com uma rede de pesca, mas sua ausência só foi percebida pelos moradores da região por volta das 18h. Após constatarem que o corpo da vítima estava submerso na água, os moradores locais acionaram a polícia e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). “O local onde ele foi passar essa rede tinha correnteza, alguma onda, e ele estaria de tênis. Se enrolou na rede e perdeu a vida afogado”, disse o delegado Luis Antônio.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.