Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto enviado por Allyson é aprovado e garante R$ 2,4 milhões para a cultura em Mossoró

Foto: Divulgação

Mossoró ganha destaque no Rio Grande do Norte ao se tornar a primeira cidade do estado a aprovar o Plano de Trabalho da Lei Paulo Gustavo. O projeto de lei, enviado pelo prefeito Allyson Bezerra, foi aprovado pela Câmara Municipal, garantindo um crédito especial de mais de 2,4 milhões de reais para impulsionar projetos culturais na região. Com essa iniciativa, Mossoró reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura e o apoio aos artistas locais. O Plano de Trabalho da Lei Paulo Gustavo tem como objetivo estimular a produção cultural, impulsionar o setor e fomentar a economia criativa na cidade. O prefeito Allyson Bezerra ressalta a importância desses recursos para Mossoró: “Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer a cultura mossoroense. Com o Plano de Trabalho da Lei Paulo Gustavo, garantimos recursos significativos para impulsionar a produção cultural local e valorizar os artistas da nossa região”, afirma o prefeito.

Seleção desembarca na Austrália para Copa do Mundo Feminina

Foto: Thais Magalhães/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol já está na Austrália, onde estreia daqui a 20 dias na Copa do Mundo, contra o Panamá. A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage desembarcou às 18h30 (horário ade Brasília), em Brisbane, após mais de 24 horas de viagem em um voo fretado. “Foi uma viagem muito cansativa. Mas tivemos todo suporte, com atividades no voo, para uma adaptação ao fuso. Nosso sentimento é de quem vai ter muito trabalho para chegar bem e firme no Mundial e, se Deus quiser, sair daqui com o título”, projetou a lateral Antônia, em depoimento à Confederação Brasileira de Futebol. Do aeroporto, as brasileiras seguiram de ônibus para Gold Coast, ao sul de Brisbane. A equipe ficará de folga hoje e quarta para se recuperar da viagem. O primeiro treino será na quinta (6), às 11h na Austrália – às 22h de quarta no horário de Brasília. Abertura da Copa do Mundo O Mundial começa em 20 de julho (quinta-feira), às 4h (horário de Brasília). A seleção fará sua estreia quatro dias depois – uma segunda-feira – às 8h, contra o Panamá, na cidade de Adelaide, em jogo pelo grupo E. As demais partidas da primeira fase do Mundial serão contra a França, no dia 29 em Brisbane (Austrália), e contra a Jamaica em 2 de agosto.

Prefeitura testa equipamentos capazes de identificar veículos roubados

Foto: Wilson Moreno

Priorizando a segurança no trânsito, a Prefeitura de Mossoró promoveu nesta terça-feira (4) uma série de análise de equipamentos tecnológicos que visam trazer melhorias significativas e segurança para o trânsito local. Os equipamentos passam por minuciosa análise. Técnicos da Prefeitura de Mossoró verificam as funcionalidades dos dispositivos, como o registro real da velocidade, contagem do fluxo e o monitoramento aprimorado. Com tecnologia de ponta, o dispositivo é capaz de armazenar informações do veículo e notificar às autoridades sobre possível registro de roubo ou clonagem. Os testes fazem parte da 2ª fase do processo licitatório que verifica, na prática, se a empresa participante do certame utiliza realmente equipamentos necessários para estudo e monitoramento. A iniciativa tem como objetivo dar sequência ao certame que proporciona mais segurança viária ao município, garantindo melhor controle de fluxo e a redução de acidentes. De acordo com o diretor executivo de Mobilidade Urbana, Luís Correia, o trabalho além de reduzir o número de acidentes e salvar vidas, é fundamental para auxiliar os engenheiros na elaboração de projetos para fortalecer e assegurar mais proteção ao fluxo local. “Os equipamentos são extremamente modernos e servem para fazer a leitura da velocidade, acompanhado de um painel de ponta que faz o registro e comparativo dos números. Além disso, outros também estão sendo testados, como o de avanço semafórico e de controle de velocidade. Com isso, a Prefeitura reforça os investimentos na mobilidade e segurança do município”, pontuou. Vale ressaltar que os testes fazem parte do processo de análise, portanto, assim que finalizado o procedimento, os equipamentos serão retirados para sequência dos trâmites da licitação. Após o avanço nas fases subsequentes do processo, o Departamento de Trânsito iniciará estudos técnicos para avaliar os locais que receberão os novos equipamentos tecnológicos.

Advogados são presos em operação da Polícia Federal no RN

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (4), a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, em ação conjunta da Força-Tarefa Susp Natal, contando com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC-RN), deflagraram a Operação Favens. O objetivo é combater crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com a participação de mais de 100 policiais, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu/RN, Campina Grande e João Pessoa/PB. Além disso, diversas contas bancárias estão sendo bloqueadas por determinação judicial. A ação de hoje é decorrente de um inquérito policial instaurado para investigar o “salve” ocorrido em março de 2023, no qual foi possível identificar a origem dessa comunicação, bem como a atuação de uma facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves. Foi constatado o envolvimento de advogados no transporte de informações entre os apenados e o mundo exterior além dos presídios. Também foi descoberto que a organização criminosa angariou recursos financeiros, combustíveis, armas, munições e até explosivos. Entre os alvos da operação, estão três advogados e líderes da facção, apontados como responsáveis por coordenar os recentes ataques ocorridos em março deste ano em diversos municípios do Rio Grande do Norte.

Uern amplia serviço de colocação de DIU de forma gratuita à população

Foto: Divulgação

A Faculdade de Enfermagem (Faen), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ampliou desde da última quinta-feira (29) a prestação do serviço de colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre gratuitamente a mulheres e pessoas com útero, proporcionando acesso fácil e conveniente a um método contraceptivo de longa duração. O serviço de colocação de DIU gratuitamente já vem sendo feito pela Universidade, através do ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), e será ampliado a partir de agora. A quem se interessar, basta procurar a Faen do Campus Mossoró, na Rua Des. Dionísio Figueira, 383, Centro. O atendimento ocorre de forma quinzenal, todas as quintas-feiras, através de agendamento prévio. É possível agendar o serviço presencialmente no local ou por meio do contato (84) 3315-2154 (também é WhatsApp). Já na Facs, o agendamento é feito nas sextas-feiras, na secretaria do ambulatório. Para isso, é necessário levar o RG, o cartão do SUS e o comprovante de residência para passar pela triagem e agendar o procedimento. A inserção do DIU ocorre nas segundas-feiras, à tarde, pela equipe de médicos, residentes e internos do curso de Medicina em Ginecologia Obstetrícia. “O DIU é um pequeno dispositivo em forma de ‘T’ inserido no útero para prevenir a gravidez. A decisão de disponibilizar a colocação de DIU de forma gratuita é uma resposta às necessidades e demandas sociais, reafirmando o papel da Universidade na prestação de serviços à população”, explicou a técnica-administrativa Hosana Mirelle, enfermeira da Uern. A ampliação via Faen partiu da parceria entre o Hospital da Mulher, a Faculdade e o Projeto de Extensão “Prevenção de câncer de mamas e do colo do útero para trabalhador@s de Mossoró-RN”, com o objetivo de oferecer opções de contracepção confiáveis e acessíveis. O serviço de colocação de DIU será fornecido por profissionais de saúde qualificados e treinados, que estarão disponíveis nos ambulatórios da Uern. Serão oferecidos materiais informativos, sessões de aconselhamento e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. A iniciativa também visa educar e informar sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, destacando a importância de uma escolha consciente e informada. De acordo com Hosana, “os benefícios do DIU de cobre são diversos. É uma opção adequada para mulheres e pessoas com útero que preferem evitar o uso de hormônios”. O Ministério da Saúde recomenda que a inserção e retirada do DIU deve ser realizada pelo enfermeiro, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Atenção Primária e Especializada à Saúde, em ambiente institucional, inserido na rede de atenção à saúde, seguindo protocolos assistenciais, normas e rotinas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP), e buscando a garantia do acesso e integralidade da assistência no campo do Planejamento Familiar e Reprodutivo. Em breve, a Escola Integrada de Saúde da Faen realizará o curso de inserção de DIU para enfermeiros.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.