Unicursos oferece cursos profissionalizantes gratuitos em Mossoró

A Unicursos, renomada instituição de ensino, está ofertando cursos profissionalizantes gratuitos de alta qualidade em Mossoró. O objetivo principal da Unicursos é proporcionar oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho para jovens e adultos da região. Com a missão de democratizar o acesso à educação profissionalizante, a Unicursos está disponibilizando diversos cursos gratuitos, abertos a todas as pessoas a partir dos 14 anos, independentemente do nível de escolaridade. Os interessados podem realizar suas matrículas através do site (CLIQUE AQUI). O certificado para o curso é opcional. Os cursos disponíveis são: • Auxiliar administrativo • Operador de Caixa e Repositor de Supermercado • Atendente e Auxiliar de Farmácias • Atendente de Clínicas, Hospitais e Laboratórios • Agente Comunitário de Saúde As aulas terão início no dia 8 de julho de 2023 e serão realizadas aos sábados, com duração de quatro semanas consecutivas. O local escolhido para as aulas é o auditório do Hotel Villa Oeste. Para mais informações sobre os cursos disponíveis e detalhes sobre o processo de inscrição, os interessados podem entrar em contato através dos números de WhatsApp: 85 99232 6173 ou 85 99928 0325.
Mossoró é reconhecida como a Capital Cultural do Rio Grande do Norte

A cidade de Mossoró teve o reconhecimento como a Capital Cultural do Rio Grande do Norte. O projeto de lei, apresentado pelo deputado Neilton Diógenes, foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou os grandes eventos realizados em Mossoró, como o Oratório de Santa Luzia, o Auto da Liberdade, o Mossoró Cidade Junina, o Pingo da Mei Dia, considerado o maior bloco junino do mundo. O deputado destacou ainda o talento dos artistas do município, como a atriz Tony Silva e o poeta Antônio Francisco. “O reconhecimento da cidade como a Capital Cultural do Rio Grande do Norte é por dever de justiça e parabenizo todos a população daquela cidade pela conquista. Povo criativo, inovador, que traz a cultura no sangue e na alma”, destacou Neilton.
Junho foi mês mais quente já registrado globalmente, diz meteorologia

O último mês de junho entrou para os livros de recordes climáticos como o mais quente já registrado em todo o mundo, tanto em termos de temperatura do ar quanto do mar. Essa informação foi divulgada pelo Copernicus Climate Change Service, uma iniciativa apoiada pela União Europeia (UE) que monitora e analisa as mudanças climáticas. De acordo com o relatório do Copernicus, junho de 2023 foi o mês mais quente globalmente, apresentando uma temperatura média de pouco mais de 0,5ºC acima da média do período de 1991 a 2020. Essa marca superou o recorde anterior, estabelecido em junho de 2019, por uma margem considerável. O órgão baseia suas conclusões em análises computacionais que utilizam bilhões de dados coletados por satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas em todo o mundo. Os resultados indicam que a Europa experimentou temperaturas recordes durante o mês de junho, enquanto partes da América do Norte, Ãsia e Leste da Austrália também enfrentaram um calor significativamente acima do normal para a época do ano. Além disso, a temperatura do mar atingiu um novo recorde em junho, impulsionada por mudanças climáticas de longo prazo e, em parte, pelo fenômeno natural conhecido como El Niño, que influencia os ciclones tropicais no Oceano Pacífico e aumenta as chuvas. O relatório destacou que anomalias excepcionalmente quentes na temperatura da superfície do mar foram observadas no Atlântico Norte, com ondas de calor marinho extremas ocorrendo na Irlanda, Reino Unido e no Mar Báltico. Outro dado alarmante é que o gelo do mar antártico atingiu a menor extensão desde o início das observações por satélite, ficando 17% abaixo da média histórica para o mês de junho. Esse recorde anteriormente estabelecido evidencia a preocupante tendência de redução da cobertura de gelo na região.
Acusada por morte do filho, Monique Medeiros volta à prisão

Monique Medeiros, acusada de participação na morte de seu filho, o menino Henry Borel, no dia 8 de março, junto com o então namorado, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, voltou para a prisão no início da manhã desta quinta-feira (6). Ela foi presa na casa da mãe, em Bangu, na zona oeste da capital, por policiais da 16ª DP (Barra da Tijuca). Monique foi levada para a delegacia e permanecerá lá até seguir para o Instituto Médico Legal onde fará exames de praxe para a entrada no sistema prisional. Depois, será encaminhada ao presídio, em Benfica, para passar por audiência de custódia. De lá deve voltar para o Instituto Penal Santo Expedito, em Bangu, onde estava presa até ser liberada em decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, em agosto do ano passado. O retorno de Monique à prisão foi determinado, na noite de quarta-feira (5), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que acatou o parecer do subprocurador da República Juliano Baiocchi, sugerindo a derrubada da liminar do ministro João Otávio de Noronha que determinou a soltura de Monique. Para Baiocchi, há riscos de a acusada atrapalhar as investigações. “Há elementos de comportamento da ré no curso da lide penal tendentes a turbar a instrução processual, pelo que de lei a preventiva da ré, devendo ser reformado o acórdão do STJ”, argumentou o subprocurador da República. O parecer de Baiocchi embasou o recurso de Leniel Borel de Almeida Júnior, pai de Henry, para manter a prisão de Monique, que é ré por tortura e homicídio triplamente qualificado do seu filho. Pelo mesmo crime responde o ex-vereador Dr. Jairinho. A suspeita é que a criança tenha sido agredida por Jairinho. O ex-vereador e Monique negam as agressões ao menino. Na época, o casal contou que Henry se machucou ao cair da cama onde dormia. O menino chegou a ser levado para o hospital na Barra da Tijuca, mas não resistiu. Defesa Apesar de dizer que recebeu com respeito a decisão do ministro, a defesa de Monique pretende recorrer. “A defesa informa que recebe a decisão do ministro com respeito, destaca que apresentará esclarecimentos, pois foi pautada em um descumprimento de medida cautelar inexistente”. A defesa contesta ainda o argumento de que a cliente usou ilegalmente as redes sociais, uma vez que está impedida pela Justiça de acessar os seus perfis e ainda de ameaçar testemunhas do caso. “Monique não utilizou as redes sociais quando proibida, além de não ter ameaçado qualquer testemunha no momento da prisão domiciliar. Estes fatos já foram esclarecidos há tempos, tratando-se de fake news”, diz a nota da defesa.
Cobra causa interrupção no abastecimento de água em seis bairros de Mossoró

Seis bairros de Mossoró estão enfrentando problemas no abastecimento de água devido a uma situaçãoinusitada. O poço 26, responsável por atender os moradores dos bairros Rincão, Pintos, Costa e Silva, parte do Alto de São Manoel, além dos conjuntos Ulrick Graff, Parque Universitário e Alto das Brisas, teve seu funcionamento interrompido após a presença de uma cobra no sistema elétrico do poço, mais especificamente no quadro de comando, o que causou um curto-circuito. A Companhia de Ãguas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que a previsão para religar o poço 26 é nesta quinta-feira (6), no final da manhã. Após o restabelecimento da energia elétrica, são necessárias 48 horas para que o abastecimento de água volte à normalidade.
“Mossoró Sal & Luz” será realizado na Estação das Artes de 20 a 22 de julho

A segunda edição do “Mossoró Sal & Luz” já tem data marcada no calendário cultural de Mossoró. O evento reunirá personalidades da música gospel de reconhecimento local e nacional. Serão três dias de festa, com muito louvor e adoração, fortalecendo e enaltecendo a cultura gospel. A Estação das Artes Elizeu Ventania receberá, de 20 a 22 de julho, grandes artistas, como Aline Barros, Sarah Farias, Isadora Pompel, Cícero Oliveira, Leandro Borges, Banda Som e Louvor, entre outros. Na primeira edição do “Mossoró Sal & Luz”, realizado na Praça de Eventos, a festa foi aprovada pelo público. Com o sucesso do evento, a Prefeitura de Mossoró ampliou os shows para a antiga estação ferroviária de Mossoró, além de antecipar a divulgação das atrações, confirmando a presença de artistas renomados para a festa. Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura, destaca o potencial do evento e a expectativa para a segunda edição. “O ‘Mossoró Sal & Luz’ veio para ficar. A festa com shows foi aprovada pelo público. Estamos ampliando o evento, levando para a Estação das Artes, um espaço maior e melhor para acolher os mossoroenses e turistas que vêm prestigiar a festa. Será um sucesso, esperamos recorde de público”, contou. “Atenção, Mossoró, vem aí mais um evento musical que fortalece a cultura gospel. Vai ser top demais, espero todos vocês em mais uma edição do ‘Mossoró Sal & Luz’”, disse Jedson Aguiar, vocalista da Banda Som e Louvor através das redes sociais. A festa com shows musicais tem estreia no dia 20 de junho, quinta-feira, com Jefferson e Suellen e a cantora Aline Barros. Na sexta-feira (21), os louvores seguem com Leandro Borges e Sarah Farias. No sábado (22), o palco da Estação das Artes recebe Cícero Oliveira, Banda Som e Louvor e Isadora Pompeo.