Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Suspeito de praticar assalto é morto a tiros em Mossoró

Foto: O Câmera

Um homem suspeito de assalto foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (10), na rua Felipe Camarão, no bairro Aeroporto, em Mossoró. O indivíduo, identificado como Franciscleber Maxuel de Oliveira Junior, estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica e possuía um mandado de prisão em aberto, segundo informações da Polícia Militar. O crime ocorreu quando dois criminosos realizaram um assalto próximo ao Condomínio Celina Guimarães. Um popular, testemunhando a ação criminosa, decidiu reagir e seguiu os assaltantes. Durante a perseguição, o cidadão acabou baleando um dos suspeitos, que morreu na hora. O segundo criminoso conseguiu fugir do local. A Polícia Militar realizou buscas na região, mas não localizou o segundo criminoso. Com mais essa morte, Mossoró chegou a 54 crimes de homicídios em 2023.

Mossoró se prepara para a 17ª edição da Feira do Livro

Foto: Jean Lopes

Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a literatura e cultura potiguar, Mossoró receberá, entre os dias 02 e 05 de agosto a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró (FLIM). O evento acontecerá no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN) e ocupará cerca de 1.000m2 de área de exposição, utilizando instalações da Faculdade de Letras e Artes, Faculdade de Educação e FACEM. Durante os 4 dias do evento, salas de aula serão transformadas em livrarias e locais de exposição de livros e os corredores e áreas verdes em palcos para apresentações artísticas e culturais. Considerada um das principais feiras de livros do Nordeste, a 17a edição contará com cerca de 15 expositores representando dezenas de editoras locais e nacionais. “São 17 anos valorizando a cultura, a literatura e a arte potiguar. Realizaremos uma feira diversificada e bastante atraente para o público, com uma rica programação cultural, que estimulará nossa produção cultural e prestigiará artistas, autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte”, afirma o coordenador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros. A FLIM terá mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, com bate-papos com autores e artistas, lançamentos de livros, poesia, exposição, literatura infantil, contação de histórias, dança, teatro e música. Neste ano, o evento retoma ainda o “Espaço do Cordel”, com um estande exclusivo e dedicado aos poetas e à poesia popular. A 17a edição homenageará duas professoras e escritoras que nos deixaram recentemente: Kaliane Amorim e Salizete Freire. A homenagem será feita através da leitura pública de suas obras em diferentes momentos do evento. A Feira do Livro de Mossoró é patrocinada pelo Governo do RN, Livraria Independência (a primeira empresa mossoroense a patrocinar o evento) e a Progresso Distribuidora, através da Lei Câmara Cascudo. Mais informações sobre as atividades, atrações e exposições na feira, através do contato 84 99916-7376.

Inscrições para o programa 'Jovem do Futuro' encerram nesta terça-feira (11)

Foto: Wilson Moreno

As inscrições para o programa “Jovem do Futuro” seguem até amanhã (11). São mais de 1.000 vagas este ano voltadas a adolescentes de 15 a 18 anos de idade. O programa visa garantir aos jovens mossoroenses formação cidadã e qualificação para o mercado de trabalho. A divulgação do resultado preliminar ocorrerá em 13 de julho. A convocação para a entrega da documentação está prevista para acontecer de 17 a 19 do mesmo mês. O resultado final será em 27 de julho. Para ter acesso e se inscrever no “Programa Jovem do Futuro”, os adolescentes deverão atender aos seguintes requisitos: ter idade entre quinze e dezoito anos; residir em Mossoró; estar regularmente matriculado e frequentando a rede pública de ensino municipal, estadual ou federal; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; a família estar inscrita no Cadastro Único; preencher corretamente o formulário de inscrição disponível em jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br/ ; e comprovar corretamente as informações prestadas na inscrição. O processo de seleção para as vagas disponíveis respeitará um ranking elaborado a partir da menor para a maior renda per capita, restando aprovados os candidatos que estiverem mais bem colocados na quantidade de vagas de cada polo. Confira a íntegra do edital aqui.

Potiguar vence Globo por 2 a 0 e retorna ao G4 do grupo A3 da Série D

Foto: Marcelo Diaz/ACDP

O Potiguar conquistou uma vitória importante sobre o Globo por 2 a 0 neste domingo (9), no estádio Frasqueirão, garantindo seu retorno ao G4 do grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo foi bastante equilibrado e o Time Macho enfrentou algumas dificuldades ao longo do confronto. Foi somente na parte final da partida que o Alvirrubro conseguiu abrir o placar. Aos 33 minutos do segundo tempo, Michel Potiguar converteu um pênalti e marcou o primeiro gol. Já aos 45 minutos, na etapa complementar, Robert ampliou o placar, assegurando a vitória para o Potiguar. Com esse resultado, o Potiguar que iniciou a rodada na quinta colocação, pulou para a terceira posição no grupo 3, somando agora 21 pontos. O time mossoroense está empatado em pontos com o Pacajus, que é o vice-líder, e tem apenas um ponto a menos do que o líder Sousa, com 22 pontos. No entanto, nesta segunda-feira (10), o Potiguar poderá perder uma posição caso o Santa Cruz vença o Campinense no encerramento da rodada. Os pernambucanos estão com 19 pontos e, em caso de vitória, alcançarão 22 pontos, igualando-se aos paraibanos. Por sua vez, o Campinense buscará a vitória para manter suas chances de classificação. Na próxima rodada, o Potiguar terá um desafio fora de casa. A equipe viajará até Recife para enfrentar o Santa Cruz, em partida marcada para o domingo (16), às 16h, no estádio do Arruda.

Imposto sobre produtos prejudiciais à saúde está previsto na reforma

Foto: Reprodução

A reforma tributária, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados, prevê a instituição do Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Na prática, essa tributação atingirá bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos com excesso de açúcar ou de sal. Assim como o IVA dual, a alíquota do Imposto Seletivo será determinada posteriormente à reforma tributária. Para os cigarros e as bebidas alcoólicas, não deverá haver grandes alterações de preços, porque esses produtos, há décadas, pagam grandes alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como política de saúde pública. Para os demais produtos com riscos sanitários e ambientais, o Imposto Seletivo resultará em encarecimento. A inclusão dos agrotóxicos e defensivos agrícolas, no entanto, ainda será discutida em lei complementar. Para facilitar a aprovação da reforma tributária pela bancada ruralista, o governo concordou em excluir do Imposto Seletivo os insumos agrícolas, inclusive os agrotóxicos, que se beneficiam da alíquota de IVA reduzida em 60%.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.