Mossoró lidera geração de empregos no RN, pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, Mossoró liderou a geração de empregos formais no Rio Grande do Norte. Em junho, o município registrou saldo positivo de 997 vagas de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (27). O segmento que mais abriu vagas foi a agropecuária, com 469 admissões. Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), Frank Felisardo ressalta que os resultados do Caged são indicadores muito importantes para a cidade. “Podemos destacar nesse último resultado a retomada das contratações ligadas à agropecuária com 469 novos postos de trabalho, mais especificamente da área da fruticultura. A construção civil também traz um número expressivo, de 422 contratações, o que reflete a retomada de investimentos e lançamentos de novos empreendimentos locais”, avaliou. Frank Felisardo ainda destaca que o setor de serviços continua apresentando aumento. Ele define o período do Mossoró Cidade Junina (MCJ) como fator que impulsionou as contratações. “Seguindo os resultados dos últimos meses, o setor de serviços continua apresentando crescimento na abertura de novas vagas no mercado de trabalho, reflexo das contratações ligadas ao MCJ e da retomada e crescimento da produção de petróleo na região, por exemplo. Podemos ainda acreditar que, neste segundo semestre, vamos continuar com ótimos resultados, reflexo das novas empresas que estão em processo de instalação na cidade”, concluiu.
Lei federal amplia competência dos agentes de trânsito; entenda detalhes

A alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), publicada na terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), promoveu importante mudança no funcionamento e serviços do trânsito local. A Lei n.º 14.599/23 passou a ampliar a atuação dos agentes de trânsito municipais, proporcionando maior efetividade e segurança viária às cidades de todo o país. Em Mossoró, a partir de agora, os agentes passam a utilizar ferramentas e sistema de maior segurança, na qual possibilita a verificação detalhada dos veículos e condutores. Além disso, os agentes passam a atender sinistros com vítima e poderão realizar abordagens e consultas preventivas. Na prática, a mudança fortalece as ações em segurança viária e mobilidade local. Veículos com queixa de furto, roubo e clonagem, por exemplo, poderão ser identificados durante a consulta ao sistema, assim como a checagem das informações do condutor. Outra novidade é sobre o uso do etilômetro. O equipamento passa a ser utilizado pelos agentes municipais de trânsito durante a fiscalização. Em relação aos sinistros de trânsito, o atendimento está garantido 24h por dia, através do acionamento do Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), por meio do número 156. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), as novas atribuições ao trânsito municipal ampliam e fortalecem a segurança local. “Essa mudança é extremamente importante para nossa cidade. As novas atribuições dispõem de competências essenciais para nossa mobilidade. Além dos atendimentos aos sinistros, vamos ter acesso a um sistema de segurança que verifica a regularidade do veículo, se o automóvel tem alguma restrição ou impedimento”, explicou Luís Correia, diretor-executivo de Mobilidade. Outro ponto da mudança está relacionado a verificação dos documentos veiculares, como o CRLV, e a CNH do condutor. Os documentos poderão ser solicitados pelo agente fiscalizador, devendo o condutor apresentá-los à autoridade local. “É mais segurança para a população. A abordagem e o acesso ao sistema são importante para que o agente que esteja na rua, garantindo a nossa segurança viária, possa analisar, por exemplo, se o condutor está habilitado”, detalhou. As novas atribuições garantem maior agilidade e eficiência aos atendimentos, além de fortalecer as ações em segurança pública do município. Para mais informações sobre a mudança, a Prefeitura de Mossoró, através da Diretoria de Mobilidade, dispõe de canal exclusivo no WhatsApp (84) 9 9655-5031 para orientação e sanar dúvidas sobre a nova atualização do CTB.
Feira do Livro de Mossoró começa na próxima quarta-feira (02)

Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a literatura e cultura potiguar, Mossoró receberá, entre os dias 02 e 05 de agosto a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró (FLIM). O evento acontecerá no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN) e ocupará cerca de 1.000m2 de área de exposição, utilizando instalações da Faculdade de Letras e Artes, Faculdade de Educação e FACEM. Durante os 4 dias do evento, salas de aula serão transformadas em livrarias e locais de exposição de livros e os corredores e áreas verdes em palcos para apresentações artísticas e culturais. Considerada um das principais feiras de livros do Nordeste, a 17ª edição contará com cerca de 15 expositores representando dezenas de editoras locais e nacionais. A 17ª Feira do Livro terá na abertura a participação de um dos poucos representantes vivos do coco de embolada do Rio Grande do Norte, Mestre Concriz, com toda sua mistura de ritmo, poesia e improviso. Há vários outros nomes convidados que lançarão seus livros interagindo diretamente com o público. No Espaço do Autor haverá dez mesas que os autores utilizarão de forma rotativa para expor e comercializar suas obras. A literatura e a poesia popular terão novamente um grande destaque no evento. Os cordéis estarão em todos os estandes e será montado um espaço exclusivo para Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, reunindo poetas da cidade e de todo o estado. Além de Antônio Francisco, patrono da Feira do Livro, estarão também na programação outros tantos poetas de diferentes municípios do Rio Grande do Norte, que se revezarão em recitais especialmente na sexta-feira, na Tenda das Letras (montada na entrada da feira). “São 17 anos valorizando a cultura, a literatura e a arte potiguar. Realizaremos uma feira diversificada e bastante atraente para o público, com uma rica programação cultural, que estimulará nossa produção cultural e prestigiará artistas, autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte”, afirma o coordenador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros. A FLIM terá mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, com bate-papos com autores e artistas, lançamentos de livros, poesia, exposição, literatura infantil, contação de histórias, dança, teatro e música. A Feira do Livro de Mossoró é patrocinada pelo Governo do RN, Livraria Independência (a primeira empresa mossoroense a patrocinar o evento) e a Progresso Distribuidora, através da Lei Câmara Cascudo.
Rio Grande do Norte tem mais de 22 mil quilombolas, aponta Censo 2022 do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) os resultados do Censo de 2022, revelando que o Rio Grande do Norte abriga uma população de 22.384 quilombolas em seu território. Os dados inéditos incluem informações sobre a distribuição dessas pessoas por municípios, apontando que 53 cidades do estado contam com comunidades quilombolas, o que representa aproximadamente 31% do total de 167 municípios potiguares. A inclusão de perguntas para identificar quilombolas no Censo foi realizada pela primeira vez, tornando possível esse levantamento mais detalhado. Do total de quilombolas no RN, a maioria, correspondendo a 84%, ou seja, 18.939 pessoas, vive fora dos territórios quilombolas oficialmente delimitados. Enquanto isso, 16% (3.445 pessoas) vivem em áreas oficialmente reconhecidas como territórios quilombolas. Entre os municípios do estado, Ceará-Mirim se destaca com o maior número de quilombolas, totalizando 2.071 pessoas, o que corresponde a 2,6% da população de 79.115 habitantes na cidade. Em termos proporcionais, Portalegre apresenta a maior concentração de quilombolas, representando 18,4% da população local. O município conta com 1.399 quilombolas em uma população de 7.601 habitantes. Por outro lado, Bodó, Pureza e Georgino Avelino registraram apenas um morador quilombola cada. Além disso, 114 cidades do estado não possuem nenhum quilombola, de acordo com os dados do Censo. Na capital, Natal, há 1.139 quilombolas, o que equivale a 0,15% da população total da cidade.
Morre Genésio Filgueira, diretor do antigo Colégio Dom Bosco, em Mossoró

Morreu nesta quinta-feira (27) aos 71 anos o professor Genésio de Souza Filgueira Neto. Ele foi diretor do antigo Colégio Dom Bosco, uma instituição de referência em Mossoró. Filgueira lutava contra a Síndrome de Guillain-Barré e estava internado no Hospital do Coração, em Natal, onde recebia cuidados médicos para o tratamento da doença. Infelizmente, após uma batalha incansável, ele veio a falecer. O velório de Filgueira será realizado no antigo prédio do Colégio Dom Bosco, localizado no Centro de Mossoró.
Festa do Bode 2023 terá Mastruz com Leite, Cavalo de Pau e muito mais; confira a programação

A Prefeitura de Mossoró divulgou a programação de shows da 23ª edição da Festa do Bode. Neste ano, o evento acontecerá de 10 a 13 de agosto no Parque de Exposições Armando Buá, na conhecida Feira do Bode. A abertura oficial da festa será na sexta-feira (11). A festa contará com dois espaços para os shows musicais: Vila do Bode e Vila do Forró. As principais atrações são as bandas cearenses Mastruz com Leite e Cavalo de Paulo, além do Forró dos 3 e da cantora mossoroense Caroline Melo. Os shows terão início na quinta-feira (10) na Vila do Bode. A primeira atração será o cantor Carlinhos Nave. Ele sobe ao palco às 20h. Já na Vila do Forró tem às 22h Darlan Dias e à 0h a banda mossoroense Forró dos 3. A banda de forró Mastruz com Leite se apresenta na sexta-feira (11). O grupo subirá ao palco da Vila do Forró a partir da meia-noite. A primeira atração deste espaço neste dia será Bruno Martins, às 20h. Na Vila do Bode tem, às 19h, Raimundo Lira Repentista e às 20h30 Forró com Ella. A programação da Festa do Bode reserva para o sábado (12) o dia todo de atrações se apresentando nos dois palcos da festa. A primeira atração do dia será Forró dos Contatinhos. O grupo sobe ao palco a partir das 12h. Na sequência, às 14h, tem Forró do Buchinho, às 16h, Rodrigo do Acordeon, e, às 18h, Orquestra Sinfônica. Todos se apresentam no palco da Vila do Bode. Já na Vila do Forró a grande atração é a banda de forró Cavalo de Pau. O grupo musical cearense sobe ao palco à 0h. Antes tem a apresentação Caroline Melo (às 20h) e de Mozão (às 22h). Por fim, no domingo (13) está reservado o Forró Fim de Feira. Das 12h às 15h. As atrações ainda serão anunciadas. STANDS E FEIRAS A Festa do Bode também tem em sua programação a exposição de stands e feiras. A exposição de stands e a Feira de Artesanato ocorrerá de quinta a sábado sempre das 16h às 22h. Já a Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas no primeiro dia de evento acontecerá das 8h às 20h. Na sexta-feira e no sábado o horário é das 16h às 22h. A Festa do Bode é promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). Em 2022, o evento movimentou em torno de R$ 6 milhões e atraiu mais de 50 mil pessoas. O volume financeiro gerado na 22ª Festa do Bode foi contabilizado entre os serviços diretos e indiretos. Os números incluem vendas de animais, comércio dentro do espaço da festa, ocupação de hotéis, turismo, etc.