Policial militar se engasga com pastel e é salvo por manobra de parceiro em serviço no RN

Um policial militar salvou o próprio parceiro de trabalho após um engasgo na quinta-feira (7) em um supermercado no município de Lagoa D'Anta, no interior do Rio Grande do Norte. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. As informações são do G1. Os dois estavam em serviço e foram ao supermercado por volta das 7h30 para tomar café da manhã. Foi nesse momento que o sargento Eloíso de Oliveira, de 42 anos, se engasgou ao comer um pastel de forno. No vídeo, é possível ver o sargento – que tem 22 anos na corporação – pedindo para que o colega de trabalho, o soldado David Querino Xavier, de 29, realize a manobra de desobstrução, conhecida como Manobra de Heimlich. O soldado entende a sinalização e rapidamente inicia a ação, chegando a levantar o sargento do chão. Antes, o próprio sargento retira o colete balístico. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Homem acusado de homicídio há 15 anos é preso em Mossoró

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) cumpriram, nesta sexta-feira (08), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, 42 anos, suspeito de homicídio. Ele foi detido no município de Mossoró. De acordo com as investigações, o preso é acusado de matar Francisco Wagner Xavier, com golpes de faca peixeira, na cidade de Mossoró, em 2006. O suspeito foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Vacina contra Influenza segue disponível para o público em geral em Mossoró

A Prefeitura de Mossoró continua disponibilizando vacina contra a influenza para a população em geral a partir de 6 meses de idade. As pessoas que ainda não se vacinaram neste ano e desejam atualizar a proteção contra a doença e seus agravos podem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A vacina é importante para evitar complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza na população. A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “Aproveitamos o momento para reforçar mais uma vez o chamado à população que não buscou ainda a vacina no período da campanha nacional. Mossoró ainda tem doses disponíveis, que estarão disponíveis à população até dia 31 de outubro. Então, a população tem mais esse período para buscar os serviços e atualizar a situação vacinal”, destacou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município. Os atendimentos nas UBSs acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na Universidade Potiguar (UnP), de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h. Há ainda vacinação na Faculdade de Enfermagem da UERN, de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h.
Prefeitura disponibiliza atendimento do Cadastro Único nesta sexta e sábado

A Prefeitura Municipal de Mossoró disponibiliza nesta sexta-feira (08), e sábado (09), atendimento para o Cadastro Único às famílias mossoroenses no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, localizado no bairro Aeroporto. O atendimento será ofertado na sexta-feira das 7h às 17h e no sábado das 7h às 11h. O principal objetivo é atender pessoas com Cadastro Unipessoal, famílias compostas por uma única pessoa. O Cadastro Único é usado para obter mais informações sobre famílias de baixa renda e também é um requisito para diversos programas sociais como Programa Auxílio Brasil, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela, entre outros. Cada programa social tem exigências específicas, mas o primeiro passo é manter o CadÚnico atualizado. Podem participar do Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; renda mensal familiar total de até três salários; renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões. Para realizar ou atualizar o Cadastro Único, a pessoa deve comparecer ao local portando os seguintes documentos: CPF; Título de Eleitor; RG ou documento original com foto. Caso a família tenha filhos, é necessário levar Certidão de nascimento. “Importante ofertarmos o serviço de Cadastro Único nesse momento onde os usuários necessitam atualizar suas informações para que tenham seus benefícios reavaliados e desbloqueados. O objetivo de abrir no feriadão é proporcionar que o maior número de pessoas tenha acesso ao serviço. Acesse os benefícios novamente”, enfatizou Joana Amélia, gerente do Cadastro Único.
Brasil supera marca de 1 milhão de divórcios extrajudiciais

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de divórcios extrajudiciais, ou seja, realizados por meio de serviços de cartórios, sem necessidade de um processo na Justiça. De acordo com dados do CNB (Colégio Notarial do Brasil), de 2007 -quando a Lei 11.441 possibilitou essa forma de oficialização da separação- até junho de 2023, o país somava 1.025.205 processos dessa natureza. A lei determina que podem se divorciar em cartório os casais sem filhos menores ou incapazes. Além disso, é necessário que não haja litígio entre os 2. Na escritura pública feita pelo cartório, o casal deverá estipular questões relativas à divisão dos bens, pagamento ou dispensa de pensão alimentícia e alteração de sobrenome se um dos cônjuges tiver adotado o do outro. Poder 360