Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Allyson autoriza realização de concurso público em Mossoró

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, anunciou hoje a autorização para a realização de um novo concurso público no município. O decreto nº 6.907, que oficializa a iniciativa, será publicado no Diário Oficial de Mossoró. O concurso público abrangerá vagas em cargos estratégicos, incluindo Auditores Fiscais, Procuradores e Analistas Contábeis e Jurídicos.

3R Petroleum anuncia parada na operação na Refinaria Clara Camarão

Foto: Divulgação

A empresa 3R Petroleum anunciou que realizará uma paralisação nas operações da Refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, na Costa Branca potiguar, durante o quarto trimestre de 2023. Essa interrupção tem como objetivo realizar atividades de manutenção preventiva, sendo que os reparos devem ser iniciados até o começo de outubro. A refinaria, que anteriormente estava sob a administração da Petrobras até junho deste ano, passou a ser gerida pela empresa 3R, juntamente com outros equipamentos do Polo Potiguar, após ser vendida pela estatal. A empresa informou que comunicou a Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão regulador do setor, sobre a ação. Apesar do prazo estipulado de três meses para a paralisação, a 3R Petroleum ressalta que os serviços podem ser concluídos antes desse período. Além disso, as distribuidoras de QAV (combustível de aviação produzido na refinaria) foram devidamente notificadas com antecedência para que possam realizar o abastecimento por meio do modal rodoviário, adquirindo o produto de outras refinarias. A empresa esclareceu que essas atividades já estavam programadas para serem executadas antes mesmo da 3R assumir o ativo e serão conduzidas para aumentar a confiabilidade e segurança das operações, além de recuperar a capacidade nominal das unidades de refino U-260 e U-270. Segundo a 3R, essas unidades foram transferidas com uma capacidade de processamento de cerca de 75% de sua capacidade.

Primavera começa às 3h50 deste sábado

Foto: Ivanaldo Fernandes

Começa na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, a primavera no hemisfério sul. É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono. Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios. “Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador – linha imaginária que divide os dois hemisférios. Assim sendo, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha. “No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional. Rotação da Terra As diferentes estações do ano decorrem da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita; e da posição do planeta em seu movimento de translação ao redor do Sol. “À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol”, esclarece o Observatório. Os solstícios e os equinócios não ocorrem sempre nos mesmos dias do ano. Em alguns anos, por exemplo, ele pode ser no dia 22. Em outros, a exemplo deste ano, podem acontecer no dia 23. Entre os motivos dessas diferenças está o de que o tempo decorrido entre dois equinócios é menor que o ano sideral, definido como o tempo de translação da Terra em torno do Sol. “O nosso Calendário Gregoriano baseia-se no ano trópico e institui um ano bissexto em todos os anos divisíveis por quatro, exceto para séculos inteiros, que só são bissextos se forem múltiplos de 400. Isso faz com que o instante do início de uma estação seja próximo ao instante do início da mesma estação quatro anos antes ou quatro anos depois”, finalizou o Observatório.

Seis servidores do Detran/RN são afastados por corrupção durante operação da Polícia Civil

Foto: Divulgação

Policiais civis do Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) deflagraram nas primeiras horas desta sexta-feira (22) a “Operação Habilis Facilis”, que investiga fraudes nos exames para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN). Os crimes investigados foram de corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos em sistemas de informação da Administração Pública. A operação resultou no cumprimento de 13 (treze) mandados de busca e apreensão contra servidores do órgão, despachantes e atravessadores. Foi ainda determinado pela Justiça o afastamento do cargo público de 6 (seis) examinadores e a restrição de acesso às imediações do DETRAN RN de mais 5 (cinco) pessoas pelo risco de cometimento de mais crimes. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal (RN), Parnamirim (RN), Vera Cruz (RN), Macaíba (RN), Nova Iguaçu (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Conforme as investigações, o esquema criminoso consistia em realizar os exames teóricos em outros estados e apenas o teste prático de direção veicular no DETRAN/RN, onde o candidato pagava aos despachantes ou aos atravessadores quantias em dinheiro para ter aprovação garantida na “prova prática”. Os candidatos no dia do exame eram direcionados para examinadores que faziam parte do esquema e eram aprovados. Em muitos casos o candidato sequer entrava no veículo. A investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte contou com o apoio do DETRAN/RN, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, através do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD).

Prefeitura de Mossoró repassa pagamento do piso da enfermagem

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Mossoró efetuou nesta quinta-feira (21), o pagamento referente ao piso da enfermagem aos servidores da Saúde. Através da Lei de nº 69/2023, de autoria do Executivo, o município garantiu o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem, beneficiando diretamente enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem lotados no município de Mossoró. Como forma de assegurar o pagamento do piso, a Prefeitura sancionou a Lei de nº 69/2023, que permite o uso de repasses da União como assistência financeira para a equiparação do valor do piso da categoria. Ao todo, o investimento na folha ultrapassa R$ 930 mil. O valor pago aos profissionais foi efetivado de acordo com os repasses da União, através do InvestSUS, conforme parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em Mossoró, centenas de profissionais do município receberam a complementação salarial. A efetivação do pagamento da primeira parcela do piso nacional da enfermagem, ocorrido nesta quinta-feira (21), reafirma o compromisso e a atenção da Prefeitura de Mossoró com os profissionais da área e, principalmente, com o cumprimento da legislação.

TSE começa a julgar recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Foto: Alan Santos

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou hoje (22) contra o recurso para derrubar a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira no plenário virtual do tribunal. Em junho deste ano, Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT. No recurso apresentado no TSE, os advogados de Bolsonaro alegaram que houve cerceamento de defesa no julgamento pela falta de análise de todos os argumentos apresentados por eles e para apresentação de testemunhas. No julgamento virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A análise do recurso está prevista para terminar no dia 28 deste mês. Além de Gonçalves, ainda vão votar os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Raul Araújo, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.