[VÃDEO] Desabafo de jornalistas expõe indignação da população de Mossoró com a Caern

Os jornalistas Vonúvio Praxedes e Carol Ribeiro, da Rádio 95 FM, decidiram tornar pública sua frustração em relação à falta de água em Mossoró e à aparente inércia da Companhia de Ãguas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Vonúvio Praxedes enfatizou sua preocupação com a escassez de água na cidade, afirmando: “Eu não quero saber de quem é a culpa, eu só quero água na minha torneira.” Ele também comentou a declaração do presidente da Caern, Roberto Linhares, que declarou que “quem bater [na Caern] vai levar”. Vonúvio ressaltou que a situação da falta de água é generalizada e que muitos residentes, incluindo aqueles no bairro Abolição, enfrentam essa questão há meses. Carol Ribeiro expressou sua frustração com os problemas contínuos relacionados à Caern em Mossoró. Ela destacou a falta de água, a situação precária e a gestão deficiente da companhia como preocupações legítimas. Carol enfatizou a necessidade de melhor preparo para enfrentar os desafios relacionados à escassez de água. A manifestação dos jornalistas reflete a crescente preocupação da população de Mossoró em relação à falta de água e ao desempenho da Caern na resolução desses problemas. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques

O braço armado do Hamas disse nesta segunda-feira (9) que vai começar a executar um refém civil israelense em resposta a cada novo bombardeio realizado por Israel contra moradias de civis sem aviso prévio. O porta-voz do braço armado do Hamas Abu Obaida disse que o grupo tem agido de acordo com as instruções islâmicas ao manter os reféns israelenses sãos e salvos, e culpou a intensificação de bombardeios israelenses e o assassinato de civis dentro de suas moradias por ataques aéreos sem aviso prévio pela medida anunciada de execução dos prisioneiros.
Justiça determina que Sindguardas não poderá realizar paralisação em Mossoró

A Justiça do Rio Grande do Norte emitiu uma determinação nesta segunda-feira (9) que impede o Sindicato de Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindguardas) de realizar uma paralisação em Mossoró. A decisão, proferida pelo desembargador Amaury Moura Sobrinho, impede a paralisação que estava programa para esta terça-feira (10). A mobilização estava inserida em um movimento que buscava um aumento salarial superior a 70% para os guardas municipais. Atualmente, esses profissionais de Mossoró trabalham em uma escala que lhes proporciona 5 dias de folga para cada dia de trabalho. Sobre o direito de greve, a decisão citou o entendimento do STF no qual fixou a tese de que o exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área da segurança pública. É relevante destacar que os guardas municipais de Mossoró já têm à disposição um plano de cargos e carreiras que contempla reajustes salariais e progressões de acordo com a qualificação e tempo de serviço. Os guardas também contam com novas viaturas, auxílio fardamento e armamento, demanda aguardada há mais de 9 anos. A decisão judicial tem o objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais à comunidade enquanto se buscam soluções para as demandas salariais.
Guerra no Oriente Médio pode aumentar preço do diesel, diz Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse, nesta segunda-feira (9), no Rio de Janeiro, que a guerra do Oriente Médio deve provocar um aumento de volatilidade nos preços do petróleo. Acentuou que a decisão sobre um possível reajuste nos preços dos combustíveis no Brasil, caso haja uma elevação nos derivados em decorrência do cenário internacional, depende do comportamento de cada um, entre eles, a gasolina e, principalmente, o diesel. Ele ponderou, no entanto, que a política de preços, que não é só da Petrobras, mas do país, poderá mostrar, neste momento, que tem dado certo e reduzir os efeitos das variações internacionais [de preços]. Política de preços “Na guerra, provavelmente vai ter aumento de volatilidade. [Haverá] variações muito especulativas em cima disso aí e [a situação] vai mostrar como é útil e como está dando certo a política de preços atual, pelo menos da Petrobras, como ela é capaz de mitigar um pouco esses efeitos”, afirmou ao chegar para participar de um evento organizado pela Câmara de Comércio Noruega e Brasil, pelo Innovation Norway e pelo consulado geral da Noruega, no Rio. Prates afirmou, ainda, que a Petrobras não está se preparando especificamente para isso, mas que não há muito mais a ser feito do que a petroleira já vem realizando. “Não porque a gente acordou agora nesta segunda-feira com este processo [a guerra]. A gente vai ver. Na verdade, não tem que fazer muito mais do que a gente já está fazendo. Ter habilidade de ir acompanhando os preços, principalmente do diesel, e ir se organizando de acordo com isso. Se tiver que haver ajuste, a gente vai fazer ajuste”, finalizou.
RN será o melhor estado do Brasil para observar o eclipse solar anular no sábado (14)

No próximo sábado (14) está previsto um evento cósmico incrível: um eclipse anular solar. Diferentemente da última ocorrência em junho de 2021, este fenômeno será visível em várias regiões do Brasil, oferecendo um espetáculo único para observadores. Os estados do Nordeste, em particular a Paraíba e o Rio Grande do Norte, terão a maior parte do Sol coberto. adSenseBoxX O eclipse anular solar é um fenômeno raro que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, não cobrindo completamente o disco solar. Isso resulta na formação de um “anel de fogo” ao redor da Lua, deixando apenas uma pequena parte do Sol visível. Essa ocorrência é causada pela órbita elíptica da Lua, que significa que ela varia em distância da Terra durante sua trajetória. Este evento celeste proporcionará uma oportunidade única para astrônomos amadores e o público em geral observarem a complexa interação entre os corpos celestes do sistema solar. É importante lembrar que a observação de um eclipse solar sem proteção adequada pode causar danos aos olhos, portanto, é fundamental utilizar óculos de eclipse solar certificados ou dispositivos de projeção solar seguros ao apreciar essa maravilha cósmica.
FAB inicia missão para repatriar brasileiros de Israel e Palestina

O primeiro dos seis aviões que o governo brasileiro mobilizou para repatriar cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no fim de semana já está em Roma, na Itália. A aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, pousou na capital italiana às 7h50 (horário local, 2h50 no horário de Brasília) desta segunda-feira (9), após um voo de 9 horas de duração a partir de Natal, de onde o avião decolou na tarde deste domingo (8). A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o avião siga da Itália para Tel Aviv, em Israel, até esta terça-feira (10), a fim de embarcar o primeiro grupo de brasileiros dispostos a retornar ao Brasil. Um segundo KC-30 e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, além de duas aeronaves da Presidência da República, com capacidade para transportar até 40 passageiros cada uma, estão preparadas para participar da repatriação dos brasileiros. Segundo a FAb, o segundo KC-30 parte ainda nesta segunda-feira, às 16h, para Roma. O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que estão em Israel. Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações de repatriação, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia, com cinco aeronaves e 30 viaturas, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Mossoró registra dois assassinatos a tiros na noite deste domingo

Mossoró registrou neste domingo (8), dois casos de homicídio em um intervalo de menos de 12 horas. Os crimes ocorreram em diferentes regiões da cidade. O primeiro crime teve como vítima Leonardo Anderson Silva Bezerra, de 36 anos. Ele estava em um bar na rua Filgueira Filho, no bairro Alto de São Manoel, quando foi surpreendido e baleado por dois homens em uma motocicleta Pop. adSenseBoxX Segundo informações da Polícia Militar, Leonardo era um foragido da justiça. Ele estava cumprindo pena em regime semiaberto, mas teve sua prisão decretada no início do ano, após romper a tornozeleira eletrônica. O segundo homicídio ocorreu às margens da BR-304, no Assentamento Maísa. Até o momento, a polícia não dispõe de informações sobre a motivação desse crime, e a vítima ainda não foi identificada. Ambos os casos de homicídio serão investigados pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.
Saiba o que pode eliminar o candidato nas provas do Enem

Para ter sucesso na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso, além de estudo, prestar atenção às exigências e proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece todos os anos uma série de regras a serem cumpridas pelos candidatos no dia da avaliação. Como ocorre desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos – antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro. Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame. Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. O mesmo vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador. adSenseBoxX Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences, como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado). Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado. No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativas dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.