Jovem é diagnosticada com lesão no olho após ver eclipse solar sem proteção no RN

Mesmo após uma série de recomendações de especialistas sobre os cuidados necessários para observar o eclipse solar anular que aconteceu no último sábado (14), algumas pessoas arriscaram olhar para o fenômeno sem proteção. Foi o caso de uma potiguar de 22 anos, que procurou um oftalmologista relatando estar com uma mancha na vista após olhar diretamente para o eclipse. As informações são do G1. “A história era clássica. Logo depois de ter visto o eclipse, ela informou que não estava usando proteção e depois permaneceu com uma mancha na visão central de um dos olhos. Após uma avaliação, ela foi encaminhada para mim para fazer exames complementares. E aí vimos que teve, realmente, uma lesão bem central na retina dela”, explicou a oftalmologista Fernanda Pinheiro. A médica informou que, em alguns casos, é possível recuperar a visão, total ou parcialmente. No entanto, essa recuperação é lenta. “Em alguns casos pode recuperar total ou parcialmente, mas é uma recuperação lenta que pode demorar de seis meses a 1 ano. Alguns pacientes, inclusive, podem ficar com sequela, então isso é bem variável, depende do tempo de exposição, depende da recuperação de cada paciente”, informou. Sintomas “É importante essas pessoas procurarem um oftalmologista para fazer uma avaliação. Normalmente a retinopatia solar vai dar mais sintomas visuais, então não é esperado que haja olho vermelho ou irritação. Mas se tem alguma alteração visual, ou de mancha, ou de borramento, embaçamento, é importante procurar um especialista”, alertou dra Fernanda Pinheiro.
Prefeitura de Mossoró inicia construção de sedes próprias de três CAPSs

A Prefeitura de Mossoró iniciou a construção das sedes próprias de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), localizadas nos bairros Nova Betânia e Abolição II. As obras integram o programa de investimentos estratégicos “Mossoró Realiza”. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanharam os serviços na tarde desta terça-feira (17). Estão sendo construídas as sedes do CAPS Ãlcool e Droga (AD III), na rua Amaro Duarte, Nova Betânia; CAPSi (Infância e Adolescência), localizado na rua Manoel Leonardo, bairro Abolição; e CAPS II Antônio Herculano, situado à rua Jornalista Jorge Freire, Nova Betânia. Os investimentos nas três obras superam R$ 7,8 milhões. Uma quarta unidade, a do Centro de Atenção Psicossocial II Mariana Neuman Vidal, no Alto da Conceição, também terá suas obras iniciadas após a conclusão do processo licitatório, que está em andamento. “Cada equipamento desse tem mais de mil atendimentos sendo realizados por mês. No CAPS Ãlcool e Droga ainda temos as internações que acontecem mensalmente e os atendimentos daqueles pacientes que passam o dia nas unidades. É um avanço tanto para os pacientes que necessitam dos equipamentos como também para os profissionais que há muitos anos fazem esses atendimentos em casas improvisadas. Agora estamos construindo os CAPSs com todas as normas e a qualidade necessária para a população”, frisou a titular da SMS, Morgana Dantas. Os projetos estabelecem a construção de ambientes para atendimento, serviço, refeição, convivência, atividades coletivas e, no caso do CAPS AD, atendimento para internos. Além de atendimento especializado, haverá ambientes de atendimento à população e áreas de convívio. “Obras também iniciadas na área da saúde mental. É o programa ‘Mossoró Realiza” chegando em todos os bairros da cidade, em todas as áreas da cidade, seja na saúde, educação, pavimentação, obras públicas em toda a cidade, com a Prefeitura realmente transformando a vida da população”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima. O prefeito Allyson Bezerra também fiscalizou o início dos serviços, reforçando a importância das obras para a cidade e para o setor de saúde mental. “Saúde mental é coisa séria, e Mossoró está tendo esse olhar, essa visão para a saúde mental de toda a população. Nós iniciamos três obras em um total de quatro. Se Deus quiser, nesses próximos meses Mossoró vai poder contar, pela primeira vez na história, com a estrutura desses Centros de Atenção em prédios próprios, com infraestrutura, equipados com profissionais à altura para atender o cidadão”, finalizou o gestor.
Quatro bairros estão com abastecimento de água suspenso em Mossoró

Pelo menos quatro bairros de Mossoró, estão com o abastecimento de água suspenso para uma manutenção no poço P-18, que apresentou um problema elétrico. Os bairros atingidos são: Barrocas, Bom Jardim, Santa Helena e Santo Antônio. De acordo com a Companhia de Ãguas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o conserto será concluído nesta quarta-feira (18), quando o sistema será religado. Após a religação, o abastecimento deverá ser normalizado num prazo de até 48 horas.
Mossoró Realiza: recapeamento asfáltico total da Avenida Alberto Maranhão avança

Iniciadas no mês de setembro, as obras de recapeamento asfáltico total da avenida Alberto Maranhão seguem avançando dentro do cronograma estabelecido pela Prefeitura. Os serviços, que fazem parte do programa “Mossoró Realiza”, já trazem reflexos positivos para a população e condutores que transitam diariamente na via, uma das mais importantes da cidade. O recapeamento consiste na aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sobre pavimento, incluindo a substituição do solo, quando necessário, e a utilização também de geogrelha, material que assegura resistência à tração, reforçando a estrutura do solo. “As obras estão em andamento acelerado. Fizemos substituição de solo em alguns trechos, usando macadame hidráulico, pois o solo era muito ruim, existia recalque na pavimentação, então tivemos que fazer a substituição. Aqui estamos com geogrelha, para dar mais resistência, trazendo pavimentação realmente de qualidade para a população”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima. O prefeito Allyson Bezerra fiscalizou os serviços em um dos trechos da Alberto Maranhão na tarde desta segunda-feira (16). “A avenida Alberto Maranhão é uma das mais importantes de Mossoró, corta toda a nossa cidade, com 7,5 km de extensão, uma via recebendo aqui todo o seu recapeamento, uma estrutura diferenciada, de resistência, que é a geogrelha, isso aqui permite que passem por essa avenida caminhões, carretas, veículos de grande porte, tudo isso para dar mais resistência”, disse, complementando: “É importante colocar que é esse recapeamento, esse asfalto está chegando de ponta a ponta em toda a avenida, do bairro Belo Horizonte, BR-304, até as Barrocas, isso é ‘Mossoró Realiza’, o maior programa de investimento em obras públicas em toda a história da cidade de Mossoró”, concluiu o gestor.
Tentando retomar vitórias, Brasil enfrenta Uruguai em Montevidéu

A seleção brasileira comandada pelo técnico Fernando Diniz enfrenta o Uruguai, a partir das 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (17) no estádio Centenário, em Montevidéu, naquele que pode ser considerado o seu maior desafio até aqui nas Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026. Após triunfar diante da Bolívia (por 5 a 1 na estreia) e da seleção peruana (por 1 a 0), a equipe canarinho empatou com a Venezuela (em 1 a 1) em partida disputada na última quinta-feira (12) em plena Arena Pantanal, em Cuiabá, com uma atuação muito ruim. Com isto, o Brasil caiu para a segunda posição da classificação da competição com sete pontos, dois a menos do que a líder Argentina. Agora, diante de um Uruguai renovado (comandada pelo inventivo técnico Marcelo Bielsa e que não aposta mais nos experientes atacantes Edinson Cavani e Luis Suarez), o técnico Fernando Diniz deve promover mudanças em sua equipe titular que lhe permitam buscar a vitória mesmo atuando fora de casa diante de um forte adversário. A primeira troca será feita por necessidade, com a entrada do lateral Yan Couto no lugar do lesionado Danilo. Além disso, Guilherme Arana dá lugar a Carlos Augusto, enquanto Richarlison perde a vaga para Gabriel Jesus. Com isso, o Brasil deve entrar em campo com: Ederson; Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Vinícius Júnior e Gabriel Jesus. Mesmo com as mudanças, o técnico Fernando Diniz não espera facilidades no jogo disputado em Montevidéu: “Espero um jogo muito difícil, com as duas equipes procurando o protagonismo. Acho que tem as características do [Marcelo] Bielsa, que todos conhecem. A minha também é. Então, teremos um jogo muito disputado”.
PAC 3 não tem orçamento para duplicação da BR-304, diz Ministério

A duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró, ainda não possui recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento 3, o Novo PAC. A obra foi anunciada como uma das prioridades no lançamento do programa, em agosto, e é uma das mais aguardadas no Rio Grande do Norte nos últimos anos. Segundo o Ministério dos Transportes, apenas a elaboração de estudos sobre a obra têm recursos garantidos, já que o custo de cada lote e as previsões orçamentárias só serão conhecidos após a elaboração do projeto. O ministro dos transportes, Renan Filho, e o da Casa Civil, Rui Costa, participaram de evento alusivo ao Novo PAC em Natal nesta segunda-feira (16). “Em agosto deste ano, o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contratou a execução do projeto para duplicação dos quase 300 quilômetros de rodovia, entre Macaíba, no entroncamento com a BR-226/RN, e a divisa com o Ceará. A elaboração dos estudos está prevista no Novo PAC. Após a finalização do documento, será possível estimar o custo de cada lote e, na sequência, fazer a devida previsão orçamentária”, diz nota do Ministério dos Transportes. A informação repassada pelo Ministério diverge do que vem sendo anunciado sobre a duplicação. A duplicação fez parte do rol de ações anunciadas quando do lançamento nacional do PAC 3. O Governo do Estado também afirma que a obra estaria orçada em R$ 3 bilhões. Mas, segundo o Ministério dos Transportes, ainda não há orçamento para a duplicação. Durante entrevista coletiva em Natal, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a obra da BR-304 será dividida em quatro lotes, em que dois destes estariam garantidos no PAC. Segundo o ministro Renan Filho, os dois lotes garantidos no PAC referem-se ao da saída de Natal até Lajes e outro da chegada à Mossoró. Os trechos do meio ainda não tem recursos garantidos. “Estamos fazendo o projeto da BR-304 que será dividido em quatro partes: uma dessas saindo aqui de Natal para Lajes e a segunda nas imediações da cidade de Mossoró. No meio, teremos mais dois lotes. Os dois primeiros já tem recursos garantidos e incluídos no PAC. Nós vamos trabalhar para viabilizar os recursos desses dois trechos do meio, que são também muito importantes”, ressaltou. Apesar da falta de orçamento garantido para a obra, nas redes sociais, a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), disse que “o sonho de uma BR-304 duplicada vem aí! Graças à sensibilidade do governo Lula através do PAC, essa obra tão importante será realizada!”. Aliado a essa obra, a conclusão da duplicação da Reta Tabajara, que se arrasta desde 2014, está prevista para terminar no primeiro semestre do próximo ano, conforme anúncio conjunto dos ministros e da governadora Fátima Bezerra. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, um trecho da duplicação será entregue ainda neste ano. Segundo o ministério dos Transportes, estão previstos no PAC R$ 1,7 bilhão de investimentos federais em infraestrutura viária nos próximos quatro anos no Rio Grande do Norte. Tribuna do Norte