Vaquinha é criada para ajudar comerciante que perdeu trailer em incêndio em Mossoró

Uma vaquinha online foi criada para ajudar o comerciante Thiago Henrique, de 39 anos, que perdeu seu trailer de lanches em um incêndio na madrugada do último domingo (14), na Avenida Rio Branco, ao lado da Praça dos Patins, em Mossoró. Thiago, que havia trocado o estabelecimento há apenas três meses, trabalha com sua família no local há pouco mais de dois anos. A ocorrência teve início quando Thiago percebeu um cheiro de gás e, ao investigar, quebrou o registro. O vazamento, combinado com o fogo do fogão e a chapa ligada, resultou na rápida propagação do incêndio. Geani Bessa, esposa de Thiago, relata o rápido desdobramento da tragédia: “Só deu tempo ele e minha irmã saírem de dentro”. Geani, que não estava no local devido a problemas de saúde, informou que todas as mercadorias recém-abastecidas foram perdidas, incluindo freezer, microondas, fogão, chapa, armário, mesa, entre outros. Apesar do susto, Thiago sofreu queimaduras no braço e rosto, mas, segundo a esposa, nada grave. Em um esforço para lidar com as perdas, Thiago e sua sobrinha Rafaela criaram uma vaquinha solidária. A iniciativa permite que as pessoas contribuam financeiramente para ajudar a custear os prejuízos. As doações podem ser feitas através do site vakinha.com.br/vaquinha/trailer-geani-bessa-de-maria ou por meio do PIX (84) 98813-3601, em nome de Geani Bessa de Maria.
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue. O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, composta por especialistas na área e que reuniu-se hoje. “Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”, explicou o diretor. A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios, em reunião marcada para última quinta-feira deste mês. Gatti confirmou que a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal. O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade, independentemente de a pessoa ter tido ou não a doença previamente. O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro. De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.
Técnica de enfermagem se torna 1ª mulher condutora de ambulância do Samu RN

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SamuRN) inicia 2024 com um marco em sua história. A técnica de enfermagem Antônia Vanécia Fernandes tornou-se a primeira mulher a conduzir uma ambulância do serviço, que é a excelência em atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. A profissional, após ser aprovada no curso de formação, já iniciou sua atuação na base descentralizada do Samu no município de Areia Branca. “Nós, mulheres, não medimos forças, buscamos nosso espaço e somos capazes de atuar onde quisermos. Estar hoje na posição de primeira condutora do Samu RN é a certeza de que, quando nos esforçamos, com fé e força, somos capazes de realizar nossos sonhos. É muito gratificante fazer o que gostamos e eu amo a condução associada ao socorro prestado em cada chamado. O Samu é uma escola para a vida, uma experiência única. Sinto um enorme respeito por todos os guerreiros que correm contra o tempo para salvar vidas e sou muito grata por poder contribuir com essa missão”, comemora Antônia Vanécia. Atualmente o Samu RN conta com aproximadamente 220 condutores de ambulância. Para se tornar a primeira mulher do estado nessa função, a técnica de enfermagem percorreu um longo caminho. Como pré-requisito básico e essencial para pleitear a vaga, foi necessário realizar com êxito o curso básico de Condução de Veículo de Urgência e Emergência, de 50 horas. Além disso, é necessário possuir carteira de habilitação D ou E e não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. A etapa seguinte da seleção consiste na realização do processo admissional, conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu RN, na base de Macaíba. Esse processo é composto por provas teóricas e práticas de suporte básico de vida, prova de volante e de aptidão física. Após a conclusão dessas etapas, o candidato que comprovar sua aptidão vai cumprir os chamados “plantões sombra”, seis no total, com carga horária equivalente a um mês de trabalho. Se for aprovado, é finalmente considerado apto a exercer a função de condutor de ambulância. “Para nós do Samu RN sermos pioneiro em contar com uma condutora de ambulância mulher no estado é uma satisfação enorme, porque demonstra que mesmo em uma atividade tradicionalmente masculina como essa, a mulher pode pleitear seu espaço e obter êxito, colocando por terra toda a narrativa de que a mulher tem que estar restrita a essa ou outra atividade”, destacou o coordenador administrativo do Samu RN, Caio Santos.
Allyson assina ordem de serviço para construção do Centro Comercial

Após mais de uma década de promessas e impasses sobre a situação dos camelôs, na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Allyson assinou a ordem de serviço para a tão aguardada obra do centro comercial de Mossoró. O projeto garante não só um espaço novo para os comerciantes, mas também a acessibilidade nas calçadas do Centro da cidade. O investimento na obra supera os R$ 10,5 milhões e faz parte do programa “Mossoró Realiza”. Mais de 300 boxes novos serão construídos, proporcionando oportunidades para os comerciantes locais que antes atuavam em camelôs no Centro. Assim como a revitalização da Praça da Independência, serão construídos outros espaços como bicicletário, praça de alimentação e disponibilidade de vagas para taxistas e mototaxistas, além de Posto da Guarda Municipal e Posto de Atendimento ao Turista. Na oportunidade, o prefeito Allyson dialogou com comerciantes, ambulantes e flanelinhas, garantindo o compromisso com a transparência e a participação da comunidade. “Essa iniciativa não é apenas uma obra física; é um projeto que visa realizar os sonhos dos comerciantes de Mossoró, promovendo o desenvolvimento econômico e fortalecendo os laços entre a administração municipal e a comunidade. O nosso trabalho, é fundamentado no diálogo e transparência”, disse o prefeito. A construção do Centro Comercial resolve um impasse que dura décadas em relação a acessibilidade do Centro da cidade. Com um local adequado e moderno para os ambulantes e camelôs, a Praça da Independência e as calçadas ficarão livres para garantir a mobilidade de todos.
Incêndio destrói trailer de lanches em Mossoró

Um incêndio na madrugada do último domingo (14) destruiu um trailer que vendia lanches localizado na Rua Felipe Camarão, próximo à Praça da Convivência, no Centro de Mossoró. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 01h20 para controlar as chamas, mas, ao chegar no local, encontrou o estabelecimento já completamente destruído pelo fogo. Populares, ao presenciarem a situação, tentaram apagar as chamas utilizando extintores, no entanto, devido à intensidade do fogo, as tentativas foram em vão. Até o momento, não há informações sobre a causa do incêndio. Nenhuma pessoa ficou ferida durante o incidente. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Potiguar perde nos pênaltis e está fora da Copa do Nordeste 2024

O Potiguar de Mossoró perdeu para o Botafogo-PB na disputa de pênaltis e foi eliminado na segunda fase da Pré-Copa do Nordeste neste domingo (14). O time mossoroense até conseguiu empatar no tempo normal por 1 a 1, mas nos pênaltis, os mossoroenses desperdiçaram duas cobranças e deram adeus a possibilidade de chegar na fase de grupos da competição. O placar nas penalidades foi de 4 a 2 para o time paraibano. A partida começou com controle do time paraibano, jogando em casa, no Estádio Almeidão, os paraibanos pressionaram mais no primeiro tempo, principalmente em chances criadas por Lenon e Dudu. Já o Potiguar esperava mais no seu campo de defesa. No segundo tempo, o Botafogo-PB abriu o placar logo no início. Aos dois minutos, Lenon aproveitou que o gol estava aberto e marcou para o Belo. 1 a 0. No lance seguinte, aos cinco do segundo tempo, o Potiguar apareceu. Em cruzamento na área, Talisson, de cabeça, empatou para o time do interior do Rio Grande do Norte. Após o empate, o Potiguar segurou o resultado, mesmo diante da pressão paraibana. Destaque para o goleiro do Potiguar, Conrado. Nos pênaltis, o time macho perdeu duas chances com Anderson e Pecel. Pelo lado do Belo, apenas Furlan desperdiçou a cobrança, enquanto Wendel, Rosseto, Tibiri e Kiko converteram, levando o Botafogo-PB para a próxima fase da competição.
Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira

Após quatro décadas de existência, a transferência por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) acaba nesta segunda-feira (15), às 22h. Nesse horário, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas. No ano passado, as instituições bancárias haviam anunciado o fim da modalidade de transferência. A data máxima de agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente. Além do DOC, deixará de ser oferecida também, as 22h de hoje, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso. Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois. Estatísticas Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações por DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período. Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações. Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.