Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no Carnaval

No Brasil, país que, até a atualidade, tem sua imagem muito associada ao carnaval, metade (50%) das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante a festividade e 73% delas têm receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. De acordo com novo levantamento do Instituto Locomotiva, essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%. A pesquisa, que entrevistou 1.507 homens e mulheres com 18 anos de idade ou mais, entre 18 a 22 de janeiro deste ano, indica, ainda, outro dado importante: seis em cada dez mulheres (60%) percebem o carnaval de hoje tão arriscado quanto os do passado, em relação ao assédio sexual. De novo, há diferença entre a porcentagem de mulheres brancas (55%) e mulheres negras -, isto é, pardas e pretas -, (65%) que compartilham tal percepção. A sondagem é um retrato da realidade do Brasil como um todo, já que tem abrangência nacional. Outro aspecto relevante diz respeito as campanhas de combate a esse tipo de crime. O que se constatou é que essas ações são tidas como fundamentais para quase todas as entrevistadas pelo instituto (97%). Basta apenas uma pesquisa rápida na rede X (antigo Twitter) para ter acesso a inúmeros relatos de mulheres que se tornaram vítimas de assédio sexual no período. Algumas comentam que, este ano, se sentem desconfortáveis de vestir certas peças de roupa, como pudessem, com isso, inibir a aproximação incômoda. Outras expressam sua revolta com comentários deixados em postagens de vídeos, nas quais se vê o discurso de que, se mulheres decidem pular carnaval, não têm o direito de reclamar, caso sejam assediadas. “Dizem que é do jogo, que não se pode controlar a multidão. Macho se solidariza é com macho mesmo”, opina uma usuária da rede social. Pelo levantamento, é possível obter informações relacionadas ao julgamento ou à falta dele, quando o assunto é a roupa da vítima de assédio. Uma parcela de 15% dos brasileiros ainda pensa que, se uma mulher sai para se divertir no carnaval com roupas curtas, é sinal de que está disponível para encontros sexuais. A proporção de brasileiros que discordam disso é de 68%, sendo maior entre mulheres (75%). Segundo o Instituto Locomotiva, enquanto 81% dos brasileiros acham problemático um homem beijar uma mulher embriagada ou com roupas curtas, sem que ela dê consentimento, a proporção de mulheres com a mesma opinião é superior, atingindo 86%. Apurou-se também que 86% dos brasileiros reconhecem que ainda há assédio sexual praticado no período da festa de rua e que acreditam que todos devem contribuir para coibi-lo. Uma parcela de 7% discorda dessas afirmações, sendo que 5% discordam totalmente.
Prefeitura de Baraúna promoverá pré-carnaval com atrações musicais e serviços em saúde

A Prefeitura de Baraúna anunciou a realização da melhor prévia do carnaval da região. No dia 8 de fevereiro, a partir das 17h, a alegria ocupará as ruas da cidade, com trio que será animado pelas artistas Clara Sobral e Renata Falcão. A comunidade Moinho Novo é o ponto de partida das atrações, que prometem contagiar o público. Além de muita música, a saúde também ganha lugar de destaque na prévia: blitzen serão realizadas em locais estratégicos, oferecendo diversos serviços aos foliões e à população em geral. Os atendimentos em saúde começam às 16h. Haverá blitz no Centro da cidade, em frente à Igreja Matriz, e também na rotatória da comunidade do Mata Burro. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanhará ainda o trio que será comandado pelas cantoras Clara Sobral e Renata Falcão. Entre os serviços ofertados, estão atendimento médico (na unidade móvel), teste rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos e de panfletos informativos. “Vista-se de alegria e venha celebrar a prévia de carnaval mais animada da nossa região. Será uma linda festa, marcando o início da programação do ‘Baraúna Folia’. Toda a população é convidada a participar, bem como usufruir dos diversos serviços em saúde que serão disponibilizados”, pontuou a prefeita Divanize Oliveira. Nos próximos dias, a Prefeitura divulgará todos os detalhes do carnaval de Baraúna. O evento está sendo preparado com inúmeras atrações.
Fátima Bezerra e deputadas do PT se reúnem com invasores de terreno em Natal

A governadora Fátima Bezerra e as deputadas Divaneide Basílio e Isolda Dantas, todas do PT, receberam, nesta segunda-feira (5), os líderes do Movimento Luta dos Bairros (MLB), que invadiram um terreno onde funcionou o antigo jornal Diário de Natal. O movimento entregou uma carta à governadora, reclamando das condições do acampamento, solicitando acesso à água e energia elétrica e criticando as ações da Polícia Militar. O juiz Luís Felipe Lück Marroquim determinou a reintegração de posse do terreno onde funcionou o Diário de Natal, na avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis.
Inscrições dos concursos públicos de Mossoró vão até o dia 19 de fevereiro, anuncia Allyson

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, anunciou em live nas redes sociais nesta segunda-feira (05), que as inscrições dos concursos públicos de Mossoró vão até o dia 19 de fevereiro. Ao todo, os certames ofertam juntos 492 vagas de nível médio e superior na educação, saúde e assistência social. Durante a transmissão ao vivo, Allyson também destacou as datas de realização das provas. A prova do concurso da saúde será realizada no dia 10 de março, a prova do concurso da assistência social será no dia 31 de março, e a prova do concurso da educação será realizada no dia 7 de abril. “As inscrições dos concursos da saúde, assistência social e educação podem ser feitas até dia 19 de fevereiro. É mais oportunidade de quem ainda não se inscreveu participar do certame. É uma importante oportunidade de ingressar no serviço público”, afirma o gestor. Ainda esse mês de fevereiro será divulgado o edital da Procuradoria e Fazenda, garante o Prefeito. As inscrições podem ser feitas pelo site do Idecan (http://idecan.org.br).