Prefeitura e clubes concluem plano de necessidade para novo estádio

A Prefeitura Municipal de Mossoró concluiu nesta terça-feira (27), o plano de necessidade do novo Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira. O documento que detalha todas as áreas do estádio foi elaborado pela prefeitura ouvindo os representantes dos clubes profissionais mossoroenses. Com o plano concluído, o município abrirá consulta pública para avaliação da população. A proposta é que seja construído um novo estádio a partir da permuta do Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão. Para a elaboração do projeto, o Município quer escutar os desportistas mossoroenses, abrindo consulta pública às torcidas e à população, visando detalhar ponto a ponto sobre o esquema estrutural da nova arena multiuso. “Queremos ouvir a opinião das torcidas sobre o novo complexo esportivo, se concordam com nossas expectativas para o plano de necessidades e que deem suas sugestões para o que será a nova casa do futebol mossoroense. Quando recebermos dos clubes a opinião do torcedor, daremos mais um importante passo para esse sonho sair do papel”, disse Larissa Maciel, secretária de Esporte e Juventude. Estiveram presentes no encontro o secretário de Programas e Projetos Estratégicos, Almir Mariano; secretário de Governo, Thiago Marques; secretária de Esporte e Juventude, Larissa Maciel; secretária de Administração, Luana Lima; além dos presidentes do Potiguar e Baraúnas, Alexandre Tavares e Lima Neto, respectivamente.
Homem desaparecido é encontrado morto com marcas de agressão em Mossoró

Na tarde desta terça-feira (27), um homem identificado como José Jonathan Pequeno de Oliveira foi encontrado morto com marcas de espancamento na cabeça, em uma área de mata no Loteamento do Brás, às margens da RN 015, na zona rural de Mossoró. O corpo da vítima foi localizado vestindo apenas cueca e com uma camisa amarrada em volta da cabeça. De acordo com informações da Polícia Civil, havia registros de que José Jonathan estava desaparecido desde o último domingo. Ele morava no bairro Santo Antônio. Até o momento, não há informações sobre a motivação e autoria do crime. A equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizou a perícia no local e, em seguida, recolheu o corpo para exames necroscópicos. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Em reunião reservada, senadores ouvem secretário sobre fuga em Mossoró

Membros da Comissão de Segurança Pública do Senado se reuniram a portas fechadas com o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, nesta terça-feira (27). Garcia foi convidado a participar da audiência para debater a situação dos cinco presídios federais de segurança máxima em funcionamento no Brasil: Brasília; Campo Grande; Catanduvas (PR); Mossoró (RN) e Porto Velho. Sugerida pelo senador Sergio Moro (União-PR), a audiência foi motivada pela fuga de dois presos da unidade federal de Mossoró, no último dia 14. Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal desde sua criação, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade. Em seu requerimento, Moro justificou a necessidade de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública comparecerem ao Senado e prestarem informações à comissão alegando que “a inédita fuga do último dia 14 de fevereiro é preocupante e gera questionamentos sobre a capacidade dos instrumentos disponíveis à repressão do crime organizado”. O acesso à reunião foi limitado a parlamentares e a poucos assessores a fim de evitar a divulgação de informações sensíveis, como as medidas para tentar recapturar os dois fugitivos. De acordo com Moro, os membros da comissão questionaram o secretário a respeito de eventuais falhas estruturais da unidade potiguar e em equipamentos de segurança. “Houve indagações. [Por exemplo,] as câmeras de segurança falharem, ter câmeras queimadas, apagadas, é algo que acontece. Nenhum equipamento dura para sempre. A grande questão é por que [o problema] não foi remediado, por que não foi reposto”, declarou Moro a jornalistas, após o fim da audiência. De acordo com o senador, Garcia detalhou as medidas de reforço da segurança das penitenciárias federais anunciadas após a fuga, reforçando o compromisso do governo federal de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que busca reestruturar a carreira dos policiais penitenciários federais.
Pingo da Mei Dia é confirmado para 1º de junho; evento terá percurso ampliado

O prefeito Allyson Bezerra confirmou que o Pingo da Mei Dia, evento que abre o Mossoró Cidade Junina, acontecerá no dia 1º de junho de 2024. Além disso, anunciou a ampliação do percurso dos trios elétricos para este ano. O lançamento do MCJ 2024 será no dia 6 de março, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Essa antecipação do lançamento proporcionará aos comerciantes e empresários locais mais tempo para organização e preparação para a festa. O Mossoró Cidade Junina tem se destacado como uma das maiores festas juninas do país e, nos últimos dois anos, tem sido reconhecido pelas edições mais organizadas e seguras de todos os tempos, atraindo um público cada vez maior com os novos polos e atrações locais, regionais e nacionais. Para 2024, todos os polos estão garantidos, afirmou o prefeito. “Os polos Antônio Francisco e Arraiá do Povo, lançados em 2023, foram um sucesso de público e estão confirmados para esta edição. Nossas equipes já estão trabalhando no planejamento para assegurar mais uma vez o São João que o povo de Mossoró merece”, destacou Allyson.
Escola de Artes segue com inscrições abertas com mais 900 vagas

A Escola de Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Mossoró, está com inscrições abertas até sexta-feira (1º), ofertando mais de 900 vagas em diversos cursos. Os cursos que estão sendo ofertados são: Teatro Musical, Canto Coral Infantil e Técnica Vocal para iniciantes com idade entre 6 e 12 anos; curso de Capoeira para crianças acima dos 10 anos; Técnica Vocal com turmas acima de 16 anos e outras entre 12 e 16 anos; Acordeon com idade mínima de 13 anos; Violão com idade entre 8 e 12 anos; Musicalização para crianças de 6 a 8 anos; Bateria e Baixo Elétrico para idade entre 9 e 12 anos; Artes Visuais para crianças acima de 8 anos; Teatro Infantil e Juvenil para idade entre 7 e 12 anos; Performático entre 13 e 15 anos; Teatro para Familiares de alunos da Escola de Artes; Bateria e Taekwondo para o público acima de 10 anos e Violão para iniciantes e veteranos acima dos 12 anos. “Nós que fazemos parte da direção da Escola de Artes sabemos da importância que esse equipamento tem sido para a população mossoroense. Aqui recebemos da criança até pessoas da melhor idade. A arte com certeza faz um bem enorme para quem se predispõe a aprender sobre ela. Portanto, convidamos a todos que desejarem estudar na Escola de Artes este ano, a fazerem suas inscrições. Serão todos muito bem-vindos”, declarou a diretora da Escola de Artes, Aliane Medeiros. Para se inscrever, é preciso que os interessados se dirijam à Escola de Artes, localizada na Av. Jerônimo Dix-neuf Rosado, 34-36, bairro Bom Jardim, até sexta-feira (1º), levando um comprovante de residência, CPF, RG e 2 fotos 3×4.
Painel de Empregos oferta 561 vagas de trabalho em Mossoró nesta terça-feira (27)

O Painel de Empregos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), oferta, nesta terça-feira (27), 561 vagas de trabalho. As oportunidades são para pessoas que residem em Mossoró. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam estar cadastrados no Painel de Empregos. Confira as vagas de emprego ofertadas: AUXILIAR DE FATURAMENTO AUXILIAR DE PRODUÇÃO JOVEM APRENDIZ VENDEDOR VENDEDOR(A) VENDEDOR EXTERNO ENTREGADOR AJUDANTE DE ENTREGADOR INSTRUMENTISTA RADIOPERADOR REPOSITOR AUXILIAR DE DEPOSITO AÇOUGUEIRO ALMOXARIFE EMPILHADOR SERVENTE TRABALHADOR RURAL ASG PROMOTOR(A) DE VENDAS SUPERVISOR COMERCIAL EXTERNO VENDEDOR EXTERNO DE PLANO FUNERAL MARCENEIRO VENDEDOR EXTERNO DE OPTICA Cada cargo tem pré-requisitos específicos que podem ser consultados no site www.prefeiturademossoro.com.br, na aba “Painel de Empregos”. A lista de vagas de emprego é atualizada diariamente pela Sedint. As vagas são destinadas aos trabalhadores que moram em Mossoró. Os trabalhadores precisam estar cadastrados na Sedint para serem encaminhados aos processos de seleção das empresas e instituições parceiras. A inscrição pode ser feita on-line, na própria página do Painel de Empregos.
Ãrea queimada no Brasil cresce 248% em relação a janeiro de 2023

Mais de um milhão de hectares foram consumidos pelo fogo no Brasil em janeiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27), em São Paulo, pelo Monitor do Fogo, plataforma do MapBiomas, que monitora a extensão territorial afetada por queimadas. Em termos comparativos, é como se dez estados como Sergipe tivessem sido queimados em um mês. Enquanto janeiro de 2023 representou um recuo das queimadas em relação a 2022, o primeiro mês de 2024 exibe aumento de 248% em relação a janeiro de 2023. Foram 287 mil hectares queimados em janeiro de 2023 contra 1,03 milhão de hectares em janeiro de 2024. Desse total, 941 hectares (91%) ficam na Amazônia, que foi o bioma mais afetado pelo fogo no período, principalmente em decorrência das queimadas que afetam o extremo norte da região nesse período. Foi um aumento de 266% em relação ao mês anterior. O segundo bioma mais atingido foi o Pantanal, com 40.626 hectares. Os três estados com maior área queimada em janeiro ficam na Amazônia: Roraima – 413.170 hectares atingidos pelo fogo – expansão de 250% em relação a janeiro de 2023; Pará – 314.601 hectares queimados; e o Amazonas – 95.356 hectares. Roraima representou 40% do total queimado no país em janeiro e o Pará, 30%. Vegetação Formações campestres, pastagens e florestas foram os tipos de vegetação mais consumidos pelo fogo em todo o país. Enquanto em Roraima 95% da área queimada situam-se em formação campestre, no Pará 41% ficam em floresta e 49% em pastagem. Devido à sua localização próxima à Linha do Equador, Roraima apresenta características climáticas e geográficas singulares, que fazem com que o período de queimadas aconteça no início do ano, ao invés do meio para o final do ano, como em outras regiões da Amazônia. A estação seca geralmente se estende de dezembro a abril, enquanto a estação chuvosa vai de maio a novembro. “É normal que a Amazônia lidere em disparada a área queimada no início do ano por conta da estação seca de Roraima acontecer justamente nesse período. Entretanto, esse ano houve o agravante da seca extrema, que retardou e diminuiu a quantidade de chuva, deixando a região ainda mais inflamável”, explica a Coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – Ipam, Ane Alencar.
Brasil se aproxima de 1 milhão de casos prováveis de dengue

Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue. O país contabiliza ainda 184 mortes confirmadas pela doença e 609 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 453,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta terça-feira (27) pelo do Ministério da Saúde. Entre os casos prováveis, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (311.333). Em seguida aparecem São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169) e Paraná (94.361). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (3.484,8 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (1.515,8), Acre (828,7) e Paraná (824,6).
Mulher que jogou filha recém-nascida pela janela de apartamento é condenada em Mossoró

Uma mulher de 27 anos que matou a própria filha recém-nascida jogando o bebê de um apartamento, em fevereiro de 2019, foi condenada cinco anos após o crime. As informações são do G1. O júri aconteceu durante manhã de segunda-feira (26) no Fórum Desembargador Silveira Martins. A mulher foi condenada a uma pena de dois anos em regime aberto pelo crime de infanticídio, que é o assassinato do filho durante o parto ou logo após, sob a influência do puerpério – período de até 60 dias após o parto. Na época do crime, a mulher condenada tinha 22 anos. Ela foi presa em Mossoró por matar a própria filha logo após dar à luz. O bebê foi encontrado na área comum do condomínio onde ela morava já morto. “A acusada arremessou o nascituro de cima do seu apartamento. Ela teve o parto e em seguida jogou. No meio do processo, constatou-se que ela, em razão do estado puerperal, em razão das complicações do parto, não estava plenamente capaz de entender esse fato. Submetido a julgamento, o conselho de sentença reconheceu o infanticídio e condenou a acusada a uma pena mínima em face do estado mental que ela apresentava no momento do crime”, afirmou o promotor Armando Ribeiro. “A agente sai satisfeito com o resultado do julgamento. Na verdade essa tese que foi acatada pelo júri é a que a gente trabalha desde o início do processo. Os laudos médicos atestaram que a acusada agiu sob influência do estado puerperal, em uma espécie de depressão pós-parto”, afirmou o advogado Otoniel Maia, que representava a mulher. Tanto a promotoria quanto o advogado da ré concordaram com a sentença e informaram que não irão recorrer. A única divergência entre acusação e defesa, durante o julgamento, era a possibilidade de um perdão à acusada.
Prefeitura de Baraúna entrega calçamento e iluminação em LED da comunidade Campestre

Um sonho da população que se concretiza. A gestão da prefeita Divanize Oliveira entregou o calçamento de todas as ruas da comunidade de Campestre, zona rural de Baraúna, em um investimento que supera R$ 560 mil, entre recursos próprios e emenda parlamentar do então deputado federal Fábio Faria. No total, o serviço contemplou 7,6 mil m³ de calçamento, somadas as duas etapas da obra. O trabalho executado pela gestão municipal busca a resolução de problemas antigos da comunidade enfrentava, como alagamentos. “Baraúna vive um novo tempo, com investimentos significativos em todas as áreas. Com muito trabalho, estamos conseguindo mudar a realidade da nossa cidade, concretizando obras históricas, que há tempos eram aguardadas pela população, como o tão sonhado calçamento da comunidade Campestre”, afirmou a prefeita Divanize Oliveira. Ao realizar a entrega das vias calçadas, a gestora constatou, conversando com os moradores do local, olhando no olho da população, a alegria pelo serviço realizado. “É muito gratificante, enquanto prefeita, sentir de perto o quanto um trabalho sério, honrado e feito com muito amor, pode transformar a vida das pessoas”, disse. Nos últimos dias, Divanize Oliveira também anunciou que obras do calçamento da avenida José Ivan de Oliveira serão iniciadas, o que contribuirá diretamente para um melhor escoamento da produção da fruticultura irrigada. “Além dá avenida José Ivan de Oliveira, a ordem de serviço contempla também o calçamento da rua Nicacio Monteiro de Gois, proporcionado melhor qualidade de vida e mobilidade aos moradores da zona norte de Baraúna. Nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade segue firme”, reforçou a prefeita. A gestão Divanize tem realizado o maior investimento da história da cidade em pavimentação. No loteamento Alto da Avenida, por exemplo, as obras totalizam R$ 2,8 milhões. Mais de 50 ruas já foram pavimentadas e 140 km de estradas vicinais recuperadas. A Prefeitura ainda asfaltou a rua São Francisco, que passa a receber o projeto “Vida Ativa”, garantindo qualidade de vida e bem-estar à população.