SESP nega que cão farejador que procura por fugitivos tenha sido atacado por tejo

A Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso (SESP) assegura que o cão farejador do estado, chamado Fúria, permanece ativo nas operações de busca na região de Mossoró, em busca dos dois presos que escaparam da Penitenciária Federal na cidade potiguar em 14 de fevereiro. Recentemente, surgiram informações de que o cão teria sido temporariamente retirado das buscas após um suposto ataque por um tejo durante a caçada aos fugitivos. No entanto, a assessoria da SESP/MT negou essa alegação, afirmando que o cão Fúria continuou suas atividades normalmente durante o dia anterior. Um vídeo dos momentos das buscas também foi compartilhado como prova. O cão Fúria, um pastor belga malinois, é especializado em farejamento e recaptura humana. Ele chegou ao Rio Grande do Norte em 6 de março, acompanhado por dois policiais penais igualmente especializados em operações especiais. O Fúria, com sete anos de experiência, já participou de operações complexas na busca por drogas, celulares e armas dentro e fora de prisões no estado do Mato Grosso. Em 2023, ele contribuiu para a captura de fugitivos do Presídio de Ãgua Boa, localizado a cerca de 650 km de distância de Cuiabá, além de apreender aproximadamente 360 kg de drogas. A operação de recaptura continua com o apoio das autoridades locais e do cão farejador Fúria, que desempenha um papel crucial na busca pelos fugitivos. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
PF prende mais um suspeito de ajudar fugitivos de Mossoró

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (8), em Fortaleza (CE), mais um suspeito de prestar apoio aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró. Desde a data da fuga em 14 de fevereiro, já foram efetuados cinco cumprimentos de mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante e buscas em diversos endereços nas cidades de Mossoró, Baraúna, Aquiraz (CE) e Quixeré (CE). A operação de recaptura está em andamento e é integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Além disso, há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, bem como policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás.
MST invade Centro Administrativo do Estado e cobra reforma agrária

Mulheres que integram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a sede do Governo do Estado nesta sexta-feira (8) com o objetivo de pressionar a gestão a realizar medidas referentes à reforma agrária. De acordo com o MST, o grupo saiu da sede do (INCRA), onde estavam acampadas desde quinta-feira (7), em direção ao centro administrativo. As informações são da Tribuna do Norte. Na manifestação da última quinta-feira, o grupo cobrou encontro com o superintendente Incra – no cargo desde abril de 2023 -, que os recebeu por volta das 15h. Lucenilson Angelo foi assentado da Reforma Agrária e secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) no Estado, no primeiro governo Fátima Bezerra, e já integrou a direção nacional do MST. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário Agrário do PT/RN. A justificativa para as manifestações, de acordo com o MST, é que ela faz parte de um conjunto de manifestações no país referente a mulheres sem terra. Um dos focos é a cobrança pelo cadastramento de famílias, concessão de créditos e fomento para cursos.
MCJ 2024 já garantiu R$ 1,6 milhão em patrocínio para atrações nacionais

O novo modelo de gestão aplicado ao Mossoró Cidade Junina 2024 já promove importantes resultados. O principal deles é a captação de recursos através de patrocínio, que garante a contratação de grandes atrações como Gusttavo Lima, Bell Marques, Léo Santana e tantos outros artistas nacionais que abrilhantam a programação do MCJ deste ano, divulgada nessa quarta-feira, dia 6. Com a empresa contratada para atuar na produção no MCJ, a Prefeitura de Mossoró já tem R$ 1,6 milhão garantidos através da concessão de espaço para camarote e de patrocinadores. Esses recursos serão utilizados para investir em grandes atrações do São João mais Cultural do Mundo. “Dessa forma, a Prefeitura de Mossoró não terá gasto com grandes atrações, resultando na economia de recursos próprios e de arrecadação”, destaca Kadson Eduardo, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão e secretário de Cultura. Para Kadson Eduardo, “um dos pontos mais atrativos do MCJ para captação de recursos é a organização dos últimos dois anos, bem como a grade da programação do evento deste ano que conta com artistas de peso”. O formato de contratação de empresa de captação de recursos para o evento junino fortalece a profissionalização da festa, assim como já é feito no São João de Caruaru/PE e Campina Grande/PB. O Mossoró Cidade Junina acontecerá de 1º a 29 de junho, tendo início com o Pingo da Mei Dia, no Corredor Cultural. Programação do MCJ 2024 Pingo da Mei Dia 1º de junho – Bell Marques, Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon. Estação das Artes 6 de junho – Nattan, Raí, Luan Estilizado e Zezo (À Vontade) e Flávio José 7 de junho – Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Bonde do Brasil 8 de junho – Henry Freitas, Jonas Esticado, e Mano Walter 13 de junho – Limão com Mel, Calcinha Preta e Taty Girl 14 de junho – Raynel Guedes, Felipe Amorim e Xand Avião 15 de junho – Eric Land e Murilo Huff 19 de junho – Gusttavo Lima e Vitor Fernandes 20 de junho – Jorge e Mateus, Ãvine Vinny e Rey Vaqueiro 21 de junho – Bruno & Marrone, Simone Mendes e Raphaela Santos 22 de junho – Leonardo, Zé Cantor e Michele Andrade 27 de junho – Luan Santana, Seu Desejo e Mari Fernandez 28 de junho – Gustavo Mioto, Alok e Núzio Medeiros. Boca da Noite 29 de junho – Léo Santana e mais artistas locais. Arraiá do Povo 8 de junho – Circuito Musical, Bartô Galeno, Nonato Poeta. 9 de junho – Tropykalia, Waldonys. 15 de junho – Brasas do Forró, Chambinho do Acordeon. 16 de junho – Amazan, Vicente Nery. 22 de junho – Lairton e Seus Teclados, Júnior Vianna. 23 de junho – Lagosta Bronzeada, Ferro na Boneca.