Furtos de cabos no RN crescem 30% em menos de três meses

Entre os dias 1º de janeiro e 14 de março de 2024, o número de furtos de cabos da rede elétrica no Rio Grande do Norte cresceu 30% em comparação com igual intervalo do ano anterior. Na madrugada desta quinta-feira (14), criminosos furtaram mais 1.710 metros de cabos de média tensão. Eles agiram nas estruturas de distribuição de energia que cruzam a zona rural de Grossos, litoral da região Oeste potiguar, deixando mais de seis mil pessoas sem eletricidade e prejudicando o funcionamento de comércios, serviços públicos essenciais e salineiras. Esse foi o 11º registro de ação criminosa somente na região da Costa Branca do estado entre dezembro de 2023 e março deste ano feito pela Neoenergia Cosern. O crime dessa quinta-feira (14) se soma às outras investidas criminosas que culminaram, nesse recorte temporal, no furto de mais de cinco toneladas de cabos e na derrubada e/ou quebra de 26 postes somente entre as cidades de Guamaré e Macau. Números absolutos 1º de janeiro a 14 de março de 2024: 291 registros de furtos de cabos 1º de janeiro a 14 de março de 2023: 224 registros de furtos de cabos Aumento: 67 ocorrências (30%) Outros casos Os criminosos atuaram em regiões com até 230 quilômetros de distância uma da outra nos casos até agora registrados. Na madrugada do dia 2 de março, bandidos derrubaram quatro postes e furtaram 300 metros de cabos de média tensão na zona rural de Touros, deixando 2.565 pessoas sem energia incluindo parte de São Miguel do Gostoso. Antes, no dia 1º, eles furtaram 800 metros de cabos da rede de média tensão na zona rural de Areia Branca, nas Estrutura de cabos danificada após furto em Grossosproximidades da praia de Ponta do Mel. No dia 27 de fevereiro, os criminosos quebraram seis postes e roubaram 600 metros de cabos de alta tensão da linha de transmissão entre Macau e Guamaré, prejudicando moradores e uma empresa geradora de energia eólica. A partir do dia 28 de fevereiro, quase 50 profissionais e 11 veículos com estrutura para atividades de maior complexidade trabalharam na reconstrução dos trechos alvos dos criminosos. O trabalho era delicado e exigiu cuidados de segurança redobrados, pois vários trechos de acesso estão alagados em função das chuvas registradas nos últimos dias. Também no dia 28 de fevereiro, criminosos furtaram 400 metros de cabos de alta tensão em Guamaré, deixando milhares de pessoas sem energia durante quase 10 horas. Denuncie É possível denunciar esse tipo de crime, de forma anônima e segura, à Polícia Militar, no telefone 190, e no 116 da Neoenergia Cosern. Por questão de segurança, a população nunca deve se aproximar da rede elétrica, principalmente se ela estiver danificada por atos criminosos.
Caern conclui perfuração do poço do Nova Betânia e anuncia perfuração do poço do Rincão

A empresa contratada pela Caern, concluiu na noite desta quinta-feira (13), a perfuração do novo poço 6, com profundidade de 920 metros. O investimento é de mais de R$ 10 milhões, incluindo a perfuração e equipamentos. O poço estará funcionando a partir da próxima semana, atendendo diretamente o Nova Betânia, parte do conjunto Bela Vista e reforçando toda a região Oeste de Mossoró. A previsão é que a empresa que vai perfurar o poço do Rincão inicie o transporte dos equipamentos e sonda até a próxima semana. O poço do Rincão beneficiará toda a área leste da cidade. Dentro do processo de colocar o novo poço para operar plenamente, é necessário cumprir o estágio da obra chamado de super-bombeamento, com a água que está no subsolo sendo descartada até que a análise feita pela Caern mostre os padrões corretos para injetar no sistema de abastecimento, fase que está em andamento durante estes dias. Após a comprovação da qualidade da água, equipe da Companhia irá fazer a montagem de conjunto motobomba que funciona no subsolo para bombear a água e interligar o novo ponto de captação para o sistema de abastecimento de Mossoró.
Idosa de 83 anos é resgatada em situação de cárcere privado em Mossoró

A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima nesta quarta-feira (13) relatando condições degradantes vivenciadas por uma senhora no Bairro Boa Vista, em Mossoró. Segundo a denúncia, a situação era recorrente. As informações são da TCM Notícias. Chegando ao local, foi constatado que o portão do imóvel estava fechado. Como forma de resgatar a idosa, de 83 anos, a PM precisou pular o muro. Segundo a polícia, foi constatado que a idosa fazia as necessidades fisiológicas numa cadeira em um dos cômodos da casa. O local estava bastante sujo e com mau cheiro. Quando a polícia estava no local, o filho, identificado como Jonas Oliveira, chegou. Ele confessou que quando chegava em casa, lavava a mãe com uma mangueira lava a jato e limpava o local com o mesmo objeto. Agindo com naturalidade, o homem disse que “não tinha tempo de cuidar da mãe”. O filho tinha em posse o cartão de aposentadoria da idosa. Após os procedimentos da polícia na residência, o homem foi autuado por maus tratos a idosos e cárcere privado, sendo preso em flagrante. Ele deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (14). Já a idosa, logo depois do resgate, ficou sob os cuidados de outro familiar.
Nova loja do Cidade Atacadão é inaugurada no Alto de São Manoel

O Cidade Atacadão inaugurou sua segunda loja em Mossoró nesta quinta-feira (14). A nova unidade está localizada na Av. Presidente Dutra, no Alto de São Manoel. A primeira loja do Cidade Atacadão foi inaugurada em agosto do ano passado na Avenida João da Escóssia, no bairro Nova Betânia.
Prefeitura prepara celebração dos 172 anos de emancipação política de Mossoró

A Prefeitura Municipal de Mossoró realiza nesta sexta-feira (15) solenidade de celebração da Emancipação Política do município. Neste ano, a cidade comemora 172 anos de emancipação. O ato solene acontecerá a partir das 8h em frente ao Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo Municipal. O momento contará com a presença do chefe do Poder Executivo Allyson Bezerra, autoridades do município, servidores e população em geral. A banda de música Artur Paraguai procederá com a execução dos hinos do Brasil e Mossoró. A programação em alusão aos 172 anos de emancipação política de Mossoró seguirá com a revista às tropas, o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e de Mossoró, além do pronunciamento de autoridades. A comemoração, de iniciativa do Poder Executivo municipal, tem como proposta manter viva a história da cidade, evidenciando atos, luta por direitos, conquistas e avanços durante toda a trajetória desde sua emancipação política. Solenidade em alusão aos 172 anos de emancipação política de Mossoró Data: Sexta-feira, 15 de março Horário: 8h00 Local: Palácio da Resistência