Prefeito garante peixe com preço acessível para a Semana Santa

Durante os dias 27, 28 e 29 de março, a Prefeitura de Mossoró proporcionará a venda acessível de peixes para a Semana Santa. Conforme anunciado pelo prefeito Allyson Bezerra, serão 10 pontos de venda distribuídos pela cidade. As vendas terão início às 7h da quarta-feira (27). Ao todo, serão disponibilizadas 40 toneladas de peixes, com preço acessível fixado em R$ 10,00. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Condenado por estupro na Itália, Robinho é preso no Brasil após decisão do STJ

Robinho foi preso nesta quinta-feira, em Santos (SP). A decisão veio após mandado da Justiça Federal, no dia seguinte à determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que ele cumpra no Brasil a sentença de nove anos em regime fechado por estupro, após condenação na Itália. As informações são do GE. A Justiça Federal de Santos recebeu o ofício do STJ à tarde e no início da noite expediu o mandado de prisão. O ex-jogador foi encaminhado para a sede da Polícia Federal na cidade horas depois. A defesa trabalha agora com um embargo de declaração no STJ, contestando pontos do acórdão, e depois um recurso extraordinário no STF. Este processo, porém, é mais demorado. A decisão da Corte Especial do STJ foi para que a sentença dada na Itália fosse cumprida no Brasil, e que Robinho deveria ser preso imediatamente. A Justiça Federal cumpriu a decisão. Entenda o caso Robinho foi condenado em três instâncias da Justiça italiana pelo estupro em grupo de uma mulher albanesa, em 2013. A decisão definitiva, da 3ª Seção Penal do Supremo Tribunal de Cassação, em Roma, é de janeiro de 2022, quando o atleta já tinha retornado ao Brasil. No fim do mesmo ano, o Ministério da Justiça da Itália enviou pedido de extradição de Robinho, que foi negado pelo Governo – o país não extradita seus cidadãos naturais. Na sequência, os italianos acionaram o STJ para que a sentença fosse homologada para surtir efeitos no Brasil. Este foi o pedido analisado pela Corte Especial do STJ. A Justiça brasileira não discute o mérito da ação italiana, a que condenou Robinho. O ex-jogador afirma que a relação foi consensual com a mulher e nega o estupro. Robinho entregou seu passaporte ao STJ no ano passado e está proibido de deixar o país. O crime aconteceu em janeiro de 2013, na boate Sio Café, de Milão. Segundo a investigação, Robinho e mais cinco brasileiros teriam participado do ato. Além do ex-jogador, outro brasileiro, Ricardo Falco, foi condenado aos mesmos nove anos de prisão. Falco também é alvo de um pedido da Itália para cumprimento da pena no Brasil. O processo contra ele no STJ ainda não foi pautado para julgamento.
Tribunal determina devolução de título de doutora à reitora da Ufersa

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife (PE), confirmou nesta quinta-feira (21) a liminar do desembargador federal Edvaldo Batista da Silva Júnior, que determinou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que restituísse o título de doutora à reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, por unanimidade. Nas redes sociais, Ludimilla expressou sua gratidão ao tribunal pela decisão, que classificou como justa e imparcial. “Quero expressar minha imensa gratidão ao tribunal por essa decisão justa e imparcial. Também não posso deixar de agradecer ao Dr. Marcos Lanuce, advogado de Mossoró, que teve uma atuação brilhante neste processo, atuando com muito zelo e empenho”, disse a reitora. Por fim, Ludimilla acrescentou: “Aos amigos e familiares que estiveram ao meu lado durante toda essa caminhada, me apoiando e dando forças para continuar lutando: vocês também foram fundamentais! Com fé em Deus, a vitória de hoje será mais uma peça fundamental para a nossa reeleição no dia 4 de Abril!”
Federais suspeitam que fugitivos de Mossoró tenham corrompido policiais

Um dos grandes entraves nas buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, Deibson Cabral e Rogério Mendonça, tem sido a falta de confiança entre os policiais envolvidos na operação para recaptura, que nesta quinta-feira (21) entra em seu 37º dia. As informações são do Metrópoles. Segundo policiais envolvidos na operação, um dos principais pontos de desconfiança parte dos policiais federais e rodoviários federais em relação a integrantes das polícias locais. Eles acreditam que possa ter havido, nas primeiras horas da fuga, uma inércia proposital por alguns policiais militares em Mossoró, para que os dois fugissem com mais liberdade. PFs e PRFs só chegariam bem depois a Mossoró para atuar nas buscas, quando o Ministério da Justiça determinou a entrada das duas corporações nos esforços para recaptura. Essas primeiras horas podem ter sido estratégicas para Cabral e Mendonça se distanciarem do presídio com rapidez, com pouca chance de serem abordados. Além disso, no decorrer dos dias, também houve alguns episódios de falta de comunicação entre as forças federais e a PM local que levantaram a suspeita dos primeiros. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte repetidas vezes afirmou que seus homens vêm trabalhando com toda a seriedade e dedicação e que está tão empenhada nas buscas quanto os demais colegas. Os dois presos, que pertencem ao Comando Vermelho, fugiram do presídio federal no dia 14 de fevereiro. Nesta quarta-feira, a força-tarefa entrou no 36º dia de caçada aos dois fugitivos.
Homem é executado com mais de 15 tiros de pistolas em Mossoró

Um homem de 43 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (21) com cerca de 18 tiros de pistola quando saía de casa no bairro Sumaré, em Mossoró. Ele era monitorado por uma tornozeleira eletrônica. José Jorge Ribeiro do Nascimento Filho foi surpreendido por homens armados enquanto retirava sua motocicleta de casa, na rua Raimunda Maria de Souza. Embora tenha tentado fugir, foi alvejado e morto com tiros de pistolas calibre .40 e 8 mm. Após o assassinato, os criminosos fugiram sem serem identificados. De acordo com a delegada da Divisão de Homicídios, Dra. Luana, a motivação do crime pode estar relacionada a uma dívida de drogas. José Jorge respondia por crimes de roubo e tentativa de homicídio. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró. Este foi o 25º homicídio registrado na cidade neste ano.
PF indicia dois suspeitos de ajudar fugitivos de Mossoró; um deles deu abrigo aos foragidos

A Polícia Federal indiciou dois homens presos ao longo da operação de buscas por Deibson Cabral e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. As informações são do G1. Os dois indiciados são pessoas que teriam tentado ajudar os fugitivos a escapar do cerco montado pelas autoridades. Eles devem responder por favorecimento pessoal e organização criminosa. Entre eles, está o mecânico que deu abrigo aos fugitivos por cerca de uma semana em Baraúna, no Oeste potiguar. Segundo o Ministério da Justiça, que confirmou o indiciamento, os procedimentos serão remetidos ao Ministério Público Federal, que poderá denunciar os dois homens à Justiça Federal. Um dos indiciados é um mecânico de 38 anos dono de uma chácara na Zona Rural de Baraúna, município vizinho a Mossoró, onde ficava um esconderijo usado pelos fugitivos. Na ocasião da prisão, os investigadores apontaram que ele recebeu R$ 5 mil para esconder os dois fugitivos na propriedade. O outro indiciado é um homem apontado como integrante do Comando Vermelho, que teria viajado ao Ceará e voltado ao Rio Grande do Norte em um carro para dar apoio aos fugitivos. Deibson Cabral e Rogério Mendonça fugiram do presídio federal no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal, criado em 2006. Nesta quinta-feira (21), a força tarefa entrou no 37º dia de caçada aos dois fugitivos. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, em visita a Mossoró, no último dia 13 de março, pelo menos 500 agentes de segurança pública continuam procurando pelos foragidos entre Mossoró e Baraúna. Nesta quarta-feira (20), o ministério prorrogou por 10 dias o uso da Força Nacional na operação realizada no interior do Rio Grande do Norte.
Prefeita de Tibau investe em piso intertravado em todas as vias de acessos à praia

Em um investimento histórico, a gestão da prefeita Lidiane Marques está pavimentando, com piso do tipo intertravado, todos os acessos das praias do litoral de Tibau. São mais de 20 vias contempladas com as melhorias, com serviços já concluídos em algumas localidades. Em suas redes sociais, a chefe do Executivo destacou a importância das obras. “É com muita alegria que já estamos pavimentando com piso intertravado mais de 20 ruas de Tibau, transformando todos os acessos à praia. É a primeira vez na história que uma gestão municipal faz esse investimento que melhora a qualidade de vida dos moradores, beneficiando também os turistas, com mais infraestrutura e modernidade”, pontuou Lidiane Marques. A prefeita destacou ainda que o piso intertravado, além da beleza estética, oferece uma série de outras vantagens, como uma maior absorção da água e do calor e mais durabilidade. Lidiane também anunciou que, por meio do Programa Avança Tibau (PAT), outras vias também estão sendo revitalizadas, com pavimentação asfáltica e a paralelepípedo. “São mais de 40 ruas transformadas. É desenvolvimento, é progresso, é mais segurança para a população, maior fluidez no trânsito e mais bem-estar para todos. Tibau vive um novo tempo, um tempo de muitas realizações, com avanços em todas as áreas”, concluiu a gestora
Allyson assina ordem de serviço para construção da Policlínica de Mossoró

A Prefeitura de Mossoró realizou no início da noite desta quarta-feira (20) a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da Policlínica de Mossoró, equipamento que será erguido em terreno doado pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (Ufersa), na avenida Francisco Mota (BR-110), no Grande Alto de São Manoel. A Policlínica contará com 12 especialidades médicas, como Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Proctologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Radiologia, Urologia e Pequenas Cirurgias. Além desses serviços, a unidade também disponibilizará à população serviços e atendimentos nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, entre outras. O investimento na construção do equipamento, com recursos do programa “Mossoró Realiza”, é de R$ 5.304.646,52. Com a assinatura da ordem de serviço, as obras já começam nesta quinta-feira (21). A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, destaca a importância do equipamento para a cidade. “A Policlínica traz especialidades médicas, como também equipe multiprofissional. Será um amplo atendimento para aqueles que antes precisavam se deslocar dessa região para o Centro, para o Bom Jardim, e agora ficarão aqui no Grande Alto São Manoel, com atendimento de qualidade, uma assistência como nunca vista no município de Mossoró”, frisou. O secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima, reforça o impacto positivo da construção da Policlínica. “É um equipamento para transformar realmente a saúde dessa região e da cidade, com mais de 1,5 mil metros quadrados de área construída, um investimento de mais de R$ 5,3 milhões. É o ‘Mossoró Realiza’ investindo na infraestrutura, na saúde, na educação, realizando os sonhos da população”, disse. Para o professor Rodrigo Costa, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufersa, ao qual o curso de Medicina está vinculado, a Policlínica de Mossoró representa um avanço significativo não só para a comunidade em geral, mas também para os próprios estudantes. “Essa Policlínica vai representar um grande aumento nos campos de estágio para os alunos. É um equipamento extremamente relevante tanto para a comunidade externa como para a comunidade ufersiana. Para o curso de Medicina vai ser um grande salto de qualidade, uma vez que a gente vai ter uma condição muito efetiva de formação dos nossos estudantes”, destacou. Jorge Henrique é estudante do 2º período do curso de Medicina da Ufersa e corrobora com o pensamento do professor Rodrigo Costa. “É um ambiente muito importante, porque a partir desse local fica ampliado o nosso espaço de prática, para a gente aprender, ter mais contato com professores médicos, com profissionais da saúde. Além dos estudantes, vai ser um benefício gigante para a população, que vai ter mais um local para fazer exames e consultas com especialistas”, enfatizou. A estrutura da Policlínica de Mossoró contará com ambientes como posto de enfermagem, salas de coleta pediátrica, mamografia, exames e ultrassonografia, fisioterapia, teste ergométrico, curativos, biópsia de próstata, exames laboratoriais, banheiros acessíveis, entre muitos outros espaços.