Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Uern se mantém entre as melhores universidades do país

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referente a 2022. O valor máximo é 5. Os dados divulgados nesta terça-feira (2), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mantém a Uern entre as melhores universidades do país. O resultado é ainda melhor que na última avaliação. Em 2018, a Uern registrou a nota de IGC Contínuo de 3,007 e agora subiu para 3,196. Além do IGC, o Inep divulgou os outros dois itens que fazem parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. São eles: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Com alegria e satisfação, a reitora Cicília Maia recebeu os resultados dos índices. “Estamos aqui pra agradecer todo o esforço coletivo. Desde 2017, que isso é fruto de um trabalho de gestão, fruto de um trabalho de cada um e cada uma que faz a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Motivo de celebrar e dizer que o ano de 2024 começa com todo o gás e com toda a nossa vontade, disponibilidade e amor, que é do tamanho dos nossos sonhos”, agradeceu. No IDD, foram considerados os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Direito Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo, do Campus Mossoró; Ciências Econômicas e Administração, do Campus Pau dos Ferros; Ciências Contábeis, do Campus Patu; Ciências Econômicas, Campus Assú; e Turismo e Direito, Campus Natal. Comparando com 2018, a maioria dos cursos subiu de 3 para 4, alguns mantiveram o 4, enquanto apenas três desceram um ponto. No CPC, os mesmos cursos citados anteriormente, em sua maioria, se manteve na faixa 4. Outros subiram de 3 para 4, enquanto apenas um curso desceu de 5 para 4.

Avenida João da Escóssia passará por readequação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Mossoró realiza uma série de melhorias na avenida João da Escóssia, via de maior movimentação na cidade. Além de estudos técnicos, as definições de readequação também passaram por sugestões e aprovação popular, por meio do programa “Mossoró Mobilidade 2.0”, onde as pessoas opinaram sobre as questões relacionadas à mobilidade e trânsito do município. O principal objetivo é contribuir para dar mais segurança e fluidez ao local. Através da consulta popular também ficou definido que a avenida permanecerá em via dupla, tendo a preferência de 60% dos usuários. Além disso, o programa conseguiu entender as principais reivindicações dos pedestres, motociclistas, ciclistas e condutores, permitindo traçar estratégias para a readequação da avenida, a modo que possa atender da melhor forma todos que a frequentam. A readequação visa não apenas o desenvolvimento estético da avenida, mas também melhorar a infraestrutura e promover uma experiência mais agradável para a população. Entre as melhorias planejadas, destaca-se o aprimoramento das sinalizações verticais e horizontais, a readequação do canteiro central e a introdução de semáforos que possam organizar melhor o fluxo em vias paralelas, garantindo assim uma maior segurança aos usuários. Essas medidas serão executadas pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, com foco em evitar congestionamentos e facilitar tráfego de veículos, além da otimização dos pontos de acesso aos pedestres ao longo da avenida. A previsão é de que as mudanças ocorram em até 60 dias. “O Mossoró Mobilidade 2.0 foi lançado com algumas propostas de mudança para a cidade, entre elas estava o sentido de mão única na avenida João da Escóssia. A população, portanto, votou dando sua opinião, e, por meio de estudo técnico, com o levantamento de dados fornecidos junto ao programa, a secretaria decidiu, após ter ouvido a população, fazer as alterações que possam garantir segurança da avenida e que tiveram a aprovação popular. Essas alterações acontecerão por etapas, inicialmente, priorizaremos a readequação de canteiro central, a implantação de equipamento semafórico e o fechamento de alguns cruzamentos para garantir a segurança das pessoas, além de permitir o acesso às demais ruas pela João da Escóssia e reposicionamento de alguns equipamentos semafóricos para também garantir uma melhor fluidez e garantir acesso com segurança na avenida”, frisou o diretor de Mobilidade Urbana do município, Luís Correia. A Prefeitura de Mossoró entende que essas mudanças são um compromisso com o futuro da mobilidade urbana em nossa cidade, e que buscará garantir cada vez mais a melhoria das vias, para que seus espaços públicos estejam à altura das necessidades de todos os cidadãos.

Zé Lezin comemora 40 anos de carreira com novo show no Buscapé

Foto: Divulgação

O humorista Zé Lezin celebrará seus 40 anos de carreira com um novo show no Restaurante Buscapé, na próxima sexta-feira (5), às 20h. As mesas para o evento podem ser adquiridas no restaurante ou no site outgo.com.br. O espetáculo reunirá as melhores piadas e causos de sua longa trajetória de sucesso por todo o país, além de muitas novas anedotas características desse “matuto”, que é um verdadeiro recorde de bilheteria. Zé Lezin abordará temas da atualidade com muito bom humor.

Prefeitura cobra recuperação de vias em Mossoró ao DNIT há quase dois meses

Foto: Reprodução

No dia 21 de fevereiro de 2024, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Mossoró enviou uma solicitação urgente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), requisitando ações de recomposição e melhorias nas Avenidas Sérvulo Marcelino e Felipe Camarão, trechos de responsabilidade federal dentro do perímetro urbano da cidade. O pedido de intervenção foi motivado após uma vistoria minuciosa ao longo das vias, que identificou diversos problemas estruturais. Pontos com trincas e fissuras, afundamentos, buracos e deterioração do pavimento foram constatados, juntamente com dificuldades relacionadas à drenagem pluvial, resultando em acúmulos de água que aumentam o risco de acidentes ao longo do trajeto. Apesar da urgência da situação, até o momento, o DNIT ainda não forneceu uma resposta à solicitação da Prefeitura de Mossoró. Diante disso, a administração municipal enviou um novo ofício no dia 12 de março, reiterando a urgência das intervenções solicitadas anteriormente. No entanto, mesmo com o envio do segundo documento, o departamento responsável permaneceu silente em relação às demandas apresentadas. A falta de resposta por parte do DNIT tem gerado preocupação e transtornos para os moradores e usuários das avenidas afetadas. Sem uma definição sobre as ações a serem tomadas e sem um prazo para a solução dos problemas estruturais, a população continua enfrentando dificuldades e riscos ao transitar diariamente pelas vias.

Comissão Eleitoral da Ufersa altera regras da consulta e prejudica estudantes

Foto: Reprodução

A menos de 24 horas do início da consulta da lista tríplice para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), uma reviravolta na situação causou tumulto e indignação entre os estudantes. A Comissão Eleitoral decidiu modificar as regras de votação e não respeitou a paridade nas categorias, gerando confusão no processo eleitoral. Os estudantes, principal grupo afetado por essa mudança, foram pegos de surpresa. A decisão da comissão eleitoral veio como uma manobra para muitos, que agora se sentem desfavorecidos e com seus direitos cerceados.

Corregedoria diz não haver indícios de corrupção na fuga em Mossoró

Foto: Reprodução

Após um mês e meio apurando as circunstâncias da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal em Mossoró, a corregedoria-geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou não ter encontrado qualquer indício de corrupção. Segundo o ministério, em seu relatório sobre a responsabilidade de servidores da penitenciária, a corregedora-geral, Marlene Rosa, aponta indícios de “falhas” nos procedimentos carcerários de segurança, mas nenhuma evidência de que servidores tenham, intencionalmente, facilitado a fuga. Ainda de acordo com o ministério, três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) já foram instaurados para aprofundar as investigações sobre as falhas identificadas. Dez servidores são alvos desses procedimentos. Outros 17 servidores assinarão Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo com uma série de medidas, como, por exemplo, passar por cursos de reciclagem e não voltarem a cometer as mesmas infrações. “A corregedora ainda determinou a abertura de uma nova investigação preliminar sumária para continuar as apurações referentes às causas da fuga, com foco nos problemas estruturais da unidade federal”, informou a pasta, em nota em que explica que a íntegra do relatório não será divulgada a fim de não prejudicar a nova investigação e os procedimentos correcionais que estão sendo instaurados. Fuga Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam da penitenciária em 14 de fevereiro deste ano, Quarta-Feira de Cinzas. A fuga foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que este foi criado, em 2006, com o objetivo de isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade. A unidade potiguar estava passando por uma reforma interna. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais. Quatro dias após a fuga inédita, o próprio presidente Luís Inácio Lula da Silva cogitou que os dois detentos tenham recebido algum tipo de ajuda para deixar a unidade, considerada de segurança máxima. “Queremos saber como esses cidadãos cavaram um buraco e ninguém viu. Não quero acusar, mas teoricamente parece que houve a conivência de alguém do sistema lá dentro. Como não posso acusar ninguém, sou obrigado a acreditar que a investigação que está sendo realizada pela polícia local e pela Polícia Federal nos indique o que aconteceu”, disse Lula, durante coletiva de imprensa. No mesmo dia, policiais penais rechaçaram a hipótese de corrupção. “Findadas as apurações, se tiver algum policial penal federal envolvido, cortaremos a própria carne sem qualquer corporativismo, pois o nosso maior orgulho sempre foram os números estatísticos de zero fuga, zero rebelião, zero celular”, assegurou, na ocasião, a Federação Nacional dos Policiais Penais Federais (Fenappf), em um comunicado à imprensa. “Os foragidos não tiveram apoio externo, ou seja, não havia logística externa, eles não possuíam veículo para fuga, celulares, casa de apoio e nem rota de fuga, o que nos leva a acreditar que não houve planejamento prévio e sim uma oportunidade que foi aproveitada e obtiveram êxito”, acrescentou a entidade.

Padre Philipe Villeneuve morre aos 27 anos em Mossoró

Foto: Reprodução

Faleceu no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, o padre Philipe Villeneuve Oliveira Rêgo, de 27 anos. O sacerdote estava internado na UTI do Hospital Wilson Rosado desde a tarde do mesmo dia (2), em estado grave, após uma infecção respiratória. Em nota, a Diocese de Santa Luzia lamentou a morte do jovem sacerdote: “Nossos sentimentos aos amigos e familiares neste momento de dor e saudade. Era sem dúvida um religioso exemplar, com uma homilia sempre confortante e dedicado ao ensino. Vai fazer muita falta e permanecerá vivo em nossos corações. Descanse em paz.” Philipe era natural de Pau dos Ferros e foi ordenado padre no ano passado. Atualmente, era vice-reitor do Seminário Santa Terezinha, diretor pedagógico do Colégio Diocesano Santa Luzia e, recentemente, empossado como diretor da 105 FM. Confira o local e horário de velório e sepultamento do padre Philipe Villeneuve: 7h: início do velório na Catedral; 8h30: missa na Catedral; 10h: saída para Pau dos Ferros; 15h30: missa na matriz de Pau dos Ferros, seguida de sepultamento no cemitério São Manoel.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.