Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Aqui a gente é livre”: Front da Inclusão no MCJ 2024 é destaque de acessibilidade

Foto: Wilson Moreno

O “Mossoró Cidade Junina” é a festa da inclusão. No Polo Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, as Pessoas com Deficiência (PcD) têm espaço e respeito garantidos, com acessibilidade, segurança e visão privilegiada do palco principal do São João mais cultural do mundo. Tudo isso é oferecido no “Front da Inclusão”, uma ação da Prefeitura de Mossoró que já se tornou referência para todo o Rio Grande do Norte. “Melhor coisa que a Prefeitura fez foi esse 'Front' para as Pessoas com Deficiência, porque a gente tem espaço, aqui a gente é livre, chegamos sem nenhum problema, ficamos em um ponto privilegiado, pertinho do palco”, afirmou Ceição Teles, uma pessoa em cadeira de rodas. Maria Francisca Alves, representando o Fórum de Mulheres com Deficiência Benômia Maria Rebouças, também ressaltou a importância do espaço. “Vim para curtir a festa a noite toda, brincar, dançar. Eu adoro o 'Front da Inclusão', porque representa toda a segurança”, pontuou. Danielle Ferreira, que esteve no “Front da Inclusão” em 2023, fez questão de prestigiar a primeira noite de shows do MCJ 2024, elogiando a iniciativa da Prefeitura de Mossoró. “Mostra a importância de olhar para a causa com mais atenção, de incluir as Pessoas com Deficiência em todos os espaços, inclusive nos de lazer”, disse. Além do “Front”, a Prefeitura de Mossoró também garante intérpretes de Libras nos shows da Estação das Artes e nos demais polos do MCJ, bem como “Pontos de Inclusão”, com abafadores para pessoas com hipersensibilidade auditiva e pranchetas de comunicação alternativa.

Safadão, Dorgival, Bonde do Brasil e Alex do Acordeon são atrações da 2ª noite de MCJ

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (7), na segunda noite do Mossoró Cidade Junina 2024, tem muito forró ao som de Alex do Acordeon, Bonde do Brasil, Dorgival Dantas e Wesley Safadão. A festa começa às 20h com Alex do Acordeon. Em seguida, às 21h30, tem Bonde do Brasil. O sanfoneiro Dorgival Dantas sobe ao palco às 23h30, e o cantor Wesley Safadão encerra a noite às 01h30.

Idosa desmaia nos braços de Nattan após conhecer o cantor em Mossoró

Foto: Reprodução/Vídeos Musicais

Uma idosa desmaiou e precisou ser carregada por seguranças após conhecer o cantor Nattan. O artista foi uma das atrações da primeira noite do Mossoró Cidade Junina 2024, realizada nesta quinta-feira (6). “Nessa situação, o que faz? Eu tava rindo de nervoso haha (sic)”, comentou Nattan no vídeo compartilhado pela página “Vídeos Musicais”. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Médicos da UTI do Tarcísio Maia estão há 6 meses sem receber salário

Foto: Reprodução

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (6), os médicos prestadores de serviços ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, relataram que a reclamação pré-processual mediada pela juíza, que havia resultado em um acordo com o Governo do RN para reduzir os atrasos nos pagamentos às empresas terceirizadas, não está funcionando. Os profissionais, contratados pela Empresa de Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA) para cobrir três UTIs, estão sem receber seus honorários desde janeiro de 2024. O atraso já acumula seis meses. Devido à gravidade da situação, o sindicato decidiu acionar o Conselho Regional de Medicina (Cremern), autor da Reclamação Trabalhista. O objetivo é enviar um novo documento ao Ministério Público do Trabalho de Mossoró, solicitando providências para que o acordo mediado seja efetivamente implementado. A preocupação é evitar prejuízos ao funcionamento do hospital, como pedidos de demissão dos médicos ou a suspensão de internamentos nas UTIs. Uma nova assembleia está agendada para a próxima quinta-feira (13). Se até lá não houver um retorno sobre o ofício, serão definidos novos passos para a movimentação.

Primeira noite de shows na Estação das Artes é marcada por sucesso de público e segurança

Foto: Collab Creative

Começou a temporada de shows no polo “Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania” dentro da programação do “Mossoró Cidade Junina” 2024. A primeira noite de apresentações no palco principal do São João mais cultural do mundo, que contou com a presença dos artistas Efrain Lima, Flávio José, Raí Saia Rodada, Zezo Potiguar e Luan Estilizado (À Vontade) e Nattan, foi marcada pela expressiva presença do público, que lotou a Estação, e também pela tranquilidade garantida a partir de um forte esquema de segurança. “É o segundo ano que venho, e é a época que mais aguardo no ano. Estou muito feliz em estar aqui. A Prefeitura está de parabéns. A cada ano (o evento) está melhorando mais”, afirmou Thomas Borges. “Eu acho uma festa muito importante. Hoje viemos em especial por conta de Nattan”, complementou Clara Eduarda. Francisca Aline da Silva também fez questão de estar presente já nesta primeira noite de shows. “Não posso perder nunca. A Prefeitura está de parabéns por essa festa maravilhosa, que todo mundo gosta, principalmente os jovens”, comentou. “Estou achando perfeito, maravilhoso. Tudo de bom. A Prefeitura sempre arrasando. Adorei o 'M' do palco. Achei tudo”, opinou a mossoroense Janaína Francisca da Silva. “A Prefeitura fez algo diferenciado, esse ano é o melhor, e digo uma coisa, eu vou vir todos os dias”, acrescentou Elison Silva. O “Mossoró Cidade Junina” é uma festa para todos os públicos. Dona Odineth Braga, por exemplo, não perdeu o show do seu artista preferido, Flávio José. “É o meu rei do xote. Primeira vez que venho em um show dele e estou muito feliz. Nota mil”, comentou. Na segurança, não houve o registro de ocorrências de natureza grave, reforçando a efetividade do esquema montado pela Prefeitura de Mossoró a partir de um trabalho integrado. “Primeiro dia tranquilo, graças a Deus. As patrulhas atuaram de forma ordeira, e não tivemos conhecimento de nenhuma ocorrência que mereça destaque. Com relação à criminalidade e delitos, graças a Deus, bastante tranquila a primeira noite do 'Mossoró Cidade Junina'”, avaliou o tenente coronel Jailson Andrelino de Souza, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

Foto: Agência Brasil

Terminam nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Para os moradores do Rio Grande do Sul (RS), um novo calendário será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por causa da calamidade pública causada por enchentes e temporais. A solicitação de atendimento especializado ou tratamento por nome social também só poderá ser feita até o fim do prazo de inscrição. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por PIX, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor. De acordo com o Inep, mesmo com condições especiais, os estudantes do Rio Grande do Sul poderão se inscrever no período regular normalmente. Enem Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil. Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.