UPA do BH e PAM do Bom Jardim começam a receber novos equipamentos de raios-x

A Prefeitura de Mossoró está realizando esta semana a instalação de novos aparelhos de raios-x na rede municipal da saúde para ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos prestados à população. Os novos equipamentos serão instalados no Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Belo Horizonte. Os novos equipamentos adquiridos pelo Município estão em fase de instalação para que nas próximas semanas iniciar o funcionamento. No total, são três novos aparelhos que chegam às unidades de saúde. No PAM do Bom Jardim, a população contará com o serviço de raios-x digital. Além disso, na unidade funcionará um raio-x móvel, ampliando à oferta de atendimentos ao público. Na UPA do bairro Belo Horizonte, um novo equipamento de raios-x também será instalado, garantindo assistência em saúde à população. “Seguimos com os investimentos em equipamentos novos para melhorar a qualidade do serviço e atendimento prestado à população. Os aparelhos estão em fase de montagem e logo em seguida já começam a funcionar para podermos ampliar à oferta desse importante serviço”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
PT prepara retirada de pré-candidatura de Isolda e apoio a Lawrence

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará no próximo sábado (15) um encontro com os filiados para discutir e definir os rumos da sigla nas eleições de Mossoró deste ano. Durante o encontro, está previsto o anúncio da retirada da pré-candidatura de Isolda Dantas (PT), que enfrenta alta rejeição na cidade, e a oficialização do apoio do partido ao projeto do vereador e pré-candidato a prefeito, Lawrence Amorim (PSDB). “Este será um debate que faremos no sábado. Quem conhece nosso partido sabe que nossas decisões são resultado de muitos diálogos internos. O PT possui instâncias partidárias e a decisão não é tomada por uma pessoa apenas, mas sim fruto de um amplo debate. Vamos ao debate!”, afirmou Isolda Dantas.
Homem é preso por tentativa de fraude em prova teórica do Detran em Mossoró

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (13), acusado de tentar fraudar a prova teórica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ele foi flagrado utilizando um ponto eletrônico durante o exame, o que levantou suspeitas entre os fiscais da sala. O caso ocorreu quando os fiscais realizaram uma revista de rotina durante a aplicação da prova teórica. Ao encontrarem o equipamento eletrônico em posse do candidato, que não teve o nome divulgado pela polícia, decidiram acionar a Polícia Militar. O sargento Fonseca, do 2º Batalhão da PM, que atendeu a ocorrência, relatou que o suspeito confessou o delito no momento da abordagem. Ele admitiu ter pagado a quantia de 2 mil reais a outra pessoa para obter ajuda na realização da prova através do ponto eletrônico. O homem foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Mossoró.
Baraúna é destaque em premiação nacional do Sebrae

O município de Baraúna foi um dos finalistas da etapa nacional da 12ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora”. A gestão da prefeita Divanize Oliveira foi destaque na categoria “Inclusão Produtiva”, por meio do projeto “Mulheres Empreendedoras e o Reflexo dos Impactos Sociais na Comunidade”, a mais concorrida da premiação. A prefeita Divanize Oliveira esteve em Brasília, na última terça-feira (11), participando da solenidade de entrega da premiação. O projeto que conseguiu chegar à etapa final do Prêmio, entre apenas 240 de todo o Brasil, é uma iniciativa conjunta da Sala do Empreendedor e da Secretaria Municipal da Mulher e Políticas Afirmativas e Secretaria Municipal da Assistência Social. “Somos vitoriosos por chegar tão longe. Entre mais de 2.500 municípios que se inscreveram e apresentaram projetos, apenas 240 conseguiram avançar para esta etapa, e Baraúna foi um deles. Estamos apenas começando e continuaremos a trabalhar com empenho para construir uma cidade ainda mais empreendedora e próspera”, ressaltou a prefeita. Entre todos os finalistas, apenas 31 Prefeituras são comandadas por mulheres, o que reforça a importância da presença de Baraúna e da prefeita Divanize Oliveira na premiação. “Essa conquista é fruto do esforço e dedicação de toda a nossa equipe e da nossa população. Cada passo dado, cada projeto implementado, nos levou a esse reconhecimento que enche nosso coração de orgulho. Nossa Baraúna nunca chegou tão longe, participando de prêmios nacionais e mostrando nosso potencial”, finalizou Divanize Oliveira.
Resistência: Mossoró celebra 97 anos da vitória sobre o bando de Lampião

Hoje, Mossoró, no Rio Grande do Norte, comemora 97 anos de um dos episódios mais marcantes de sua história: a invasão do cangaceiro Lampião e seu bando. Esse evento histórico, ocorrido em 13 de junho de 1927, ficou conhecido como a “Resistência de Mossoró”. Naquela época, Lampião, um dos mais temidos cangaceiros do Nordeste brasileiro, liderava um grupo que aterrorizava cidades e vilarejos por onde passava. No entanto, ao chegar em Mossoró, Lampião encontrou uma cidade preparada e disposta a enfrentar a violência e o banditismo. A população de Mossoró se uniu em uma demonstração de coragem e resistência. Munidos de armas e organizados, os mossoroenses enfrentaram o bando de Lampião. O confronto ficou conhecido como “A Batalha de Mossoró”. A cidade, com suas tradições culturais e políticas, foi capaz de expulsar Lampião e seu grupo, que foram forçados a recuar. A resistência de Mossoró ficou marcada como um exemplo de bravura e determinação, sendo considerada um marco na luta contra o cangaço na região Nordeste. O espetáculo No adro da Capela de São Vicente, palco do confronto com o bando de Lampião em 1927, a história de resistência do povo mossoroense é contada com todos os detalhes pelo elenco do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”. O espetáculo é composto por aproximadamente 120 pessoas, entre atores, atrizes, bailarinos, bailarinas e produção. As apresentações serão exibidas nos dias 6, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de junho, a partir das 21h.
Câmara de Mossoró presta homenagem a 'Paulo Doido'

Figura popular em Mossoró, Paulino Duarte de Morais, “Paulo Doido”, falecido na última semana, recebeu homenagem na Câmara Municipal. Na sessão de ontem (12), o Poder Legislativo aprovou Moção de Pesar e respeitou um minuto de silêncio em memória a Paulo Doido, frequentador assíduo da Câmara. A Moção de Pesar foi apresentada pelo vereador Edson Morais Duarte, “Didi de Arnor” (União Brasil), sobrinho de Paulo, e aprovada em nome de toda a Câmara Municipal. No momento da votação, a imagem de Paulo Doido foi projetada no painel multimídia do plenário da Casa. “Paulo era pessoa alegre, divertida, sábia, um ser verdadeiro, que de doido não tinha nada. Conhecido por andar nas ruas de Mossoró, e era assim que ele gostava de viver. Agradeço aos colegas vereadores pelo apoio a essa homenagem”, disse Didi de Arnor. Ele defendeu avaliar possível outra homenagem a Paulo Doido, como denominação de prédio público. E acrescentou Didi de Arnor: “a partida dele também é uma oportunidade para gente refletir e valorizar outras figuras populares da cidade de Mossoró, ainda em vida”. Paulo foi internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, no último dia 28, após sofrer acidente na Avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel. Não resistiu ao agravamento do estado de saúde e morreu no hospital, causando comoção em Mossoró.
Calcinha Preta, Limão com Mel e Taty Girl abrem a segunda semana de shows no MCJ

Os shows no polo Estação das Artes retomam nesta quinta-feira (13) com muito romantismo, com as bandas Calcinha Preta, Limão com Mel e Taty Girl. A festa começa às 19h com Priscila Arrazo. Em seguida, sobe ao palco do Mossoró Cidade Junina a cantora Taty Girl, às 20h30. Às 22h30, é a vez de Limão com Mel animar a noite com muito romantismo. Para finalizar a noite, Calcinha Preta se apresenta às 00h30.
'Mais comum do que se imagina', diz médica sobre improvisar 'respiradores' em hospitais

A médica Ellenn Salviano, que usou uma embalagem de bolo como um respirador para salvar a vida de um bebê de três meses no interior do RN, disse que improvisar esses equipamentos é “mais comum do que se imagina” na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do G1. Ellenn trabalha em três hospitais públicos e no Serviço de Atendimento Médico de Urgência no RN e conta que, em uma semana, fez três “respiradores improvisados”. “Não é um fato isolado meu, do hospital, eu acho que é de todos os serviços que fazem parte do SUS. Eu já perdi a conta de quantos hoods improvisados eu já fiz nesses 9 anos de medicina. Infelizmente é mais comum do que se imagina”, disse. Hood é uma espécie de capacete de acrílico usado para aumentar a concentração de oxigênio em torno da cabeça da criança. Segundo a médica, o equipamento custa, em média, R$ 500. A médica ressalta a parceria e o empenho da equipe para que os pacientes tenham o atendimento necessário. “Eu tenho uma equipe a gente não precisa escolher paciente, não precisa escolher problema. O problema vem e junto com a equipe eu sei que a gente vai dar um jeito, o paciente vai ter o atendimento que precisa”. “Eu trabalho em serviços particulares, é fácil, eu tenho tudo à mão, mas no SUS não. No SUS eu tenho que sair de casa pensando todos os dias como é que eu vou me reinventar”, diz. Sindicato dos Médicos: improvisos são frequentes O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, disse que a entidade recebe frequentes denúncias de improvisos, principalmente de atendimentos nos hospitais de urgência e emergência e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). “Eu digo que os médicos fazem o que podem, mesmo correndo risco de, vamos dizer, serem considerados corresponsáveis se algum problema acontecer com esse paciente. Mas é melhor agir do que deixar sem fazer, porque aí o paciente morre”, disse Geraldo Ferreira. O presidente do Sinmed citou ainda casos de improvisos no uso de medicamentos e fios inadequados em tratamentos e procedimentos cirúrgicos. “São antibióticos que seriam aplicados naquele caso, mas que não têm. E são usados antibióticos que não são os mais adequados. Mas que, entre usar e não usar, é melhor usar”, disse. Hood com embalagem de bolo O bebê de 3 meses deu entrada no Hospital Municipal de Santa Cruz no último sábado (8), com quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia. Na segunda-feira (10), quando assumiu o plantão, a médica Ellenn Salviano improvisou um “respirador” com uma embalagem de bolo para o bebê. O município informou que o hospital não é referência em urgência materno infantil e que a médica plantonista usou a embalagem de bolo para montar um leito semi intensivo e atender a necessidade criança enquanto aguardava regulação para leito de UTI. A mãe do bebê disse que ele chegou ao hospital em Santa Cruz (RN) “muito debilitado”. Segundo a mãe, Kadja Juliane, o bebê possui um quadro delicado de saúde. Ele tem hidrocefalia, usa uma bolsa de colostomia e também tem síndrome de Dandy-Walker, uma malformação no cérebro que pode causar problemas no desenvolvimento motor e aumento progressivo da cabeça. O bebê foi transferido na manhã de terça-feira (11) para Natal, onde passou a receber tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago.
Irmã Ellen será homenageada com a medalha Prefeito Rodolfo Fernandes

Maior honraria do Município, a medalha Prefeito Rodolfo Fernandes será entregue pela Prefeitura de Mossoró nesta quinta-feira (13). A comenda vai homenagear, em vida, a missionária e educadora Lisonete Scherzinger, conhecida como Irmã Ellen do Lar da Criança Pobre de Mossoró. O trabalho da Irmã Ellen à frente do Lar da Criança Pobre é reconhecido e admirado por toda a população mossoroense. O abrigo fundado em 1979 é dirigido por Lisonete e ajuda crianças e famílias carentes de toda a região, além de acolher animais abandonados em situação de risco. A comenda será entregue pelo Município de forma honrosa à Irmã Ellen no Lar da Criança Pobre. A homenagem acontece no dia em que Mossoró celebra 97 anos de resistência e bravura à invasão do bando de Lampião. “Vamos entregar a maior honraria da cidade a uma grande missionária. Irmã Ellen tem sua trajetória admirada por Mossoró, pelo seu afeto, carinho e bondade pela cidade. A frente do Lar da Criança Pobre demonstra seu zelo e cuidado com aqueles que mais precisam. O município, como cidade acolhedora, reconhece toda sua dedicação e trabalho pelo nosso povo”, disse Frank Felisardo, secretário municipal interino de Cultura.