TRE/RN cancela transferência de eleitores para Tibau por falsificação de documentos

A excessiva transferência de títulos para o município de Tibau registrada este ano chamou atenção da Justiça Eleitoral, que já tem analisado processos suspeitos e, inclusive, decidindo pelo cancelamento da mudança de domicílio de alguns eleitores. Foi o que aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (23) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). Pelos menos oito eleitores tiveram seus pedidos negados após constatada a falsificação de documentos que comprovariam o domicílio na cidade-praia dos pretensos moradores. Com o intuito de enganar a Justiça, os eleitores apresentaram cópias de Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs), apontando endereços inexistentes e não reconhecidos pela Prefeitura. O processo foi relatado pelo juiz federal Fábio Bezerra, que decidiu pela procedência dos recursos apresentados contra a transferência do domicílio eleitoral. O entendimento foi acompanhado pelos demais magistrados presentes à sessão. Os documentos que foram anexados no pedido de transferência serão periciados pela Polícia Federal. São mais de 500 processos similares que devem ser analisados pelo TRE/RN, e todos com suspeitas de falsificação.
Mossoró Cidade Junina movimentou mais de R$ 358 milhões em 2024, aponta Fecomércio

O Mossoró Cidade Junina movimentou R$ 358,5 milhões na edição 2024. Os dados são da pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN – Fecomércio, em encontro no Hotel Thermas. “Fizemos a pesquisa e dividimos em duas partes, apresentando a opinião dos vendedores e a opinião pública. A pesquisa vem balizando ano após ano mostrando uma evolução constante, fazendo com que o MCJ se torne cada vez mais um grande evento popular no RN”, enfatizou Michelson Frota, presidente do Sindlojas Mossoró e vice presidente da Fecomércio. A diversidade das atrações foi o ponto mais elogiado pelo público, obtendo a aprovação de 96,3% dos entrevistados. A divulgação do evento foi aprovada por 96,3% das pessoas. O público também aprovou a organização da festa (93,8%) e a segurança (90,1%), demonstrando grande satisfação em participar dos festejos. “São números superlativos, bastante eloquentes, que ratificam a importância do ‘Mossoró Cidade Junina’, principalmente como indutor de negócio, indutor do desenvolvimento social de Mossoró. Por isso, a Fecomércio aposta neste evento, promovendo há 8 anos esse levantamento”, disse Luciano Kleiber, diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio-RN. Do público entrevistado, 49,3% eram turistas e visitantes. Desse número, 43,7% participaram do MCJ pela primeira vez. Os dados da pesquisa apontam que o turista foi o público que mais gastou na cidade, ultrapassando o montante de 248 milhões de reais, um aumento de 20,7% em relação à última edição. “Números extremamente relevantes de crescimento dos valores que movimentaram na cidade de Mossoró no mês de junho. Neste ano, movimentamos mais de 358 milhões. Na medida que você tem mais movimentação financeira dentro do município, você tem um crescimento de recursos circulando dentro do município. Os segmentos de bares, restaurantes, hotéis e vestuários foram os que mais se destacaram em número de faturamento. É dinheiro a mais no bolso das pessoas que investiram, que alugaram casas, dos vendedores ambulantes, ganha o empreendedor, ganha a cidade”, detalhou Frank Felisardo, secretário de Cultura. O relatório da Fecomércio foi elaborado levando em consideração a visão dos empreendedores e do público geral que participou do evento. Os dados coletados durante as festividades de junho contaram com uma amostragem de 900 entrevistados, entre eles comerciantes e público-geral. Em panorama final, 95% dos participantes desta edição pretendem voltar ao “Mossoró Cidade Junina” no próximo ano.
Médico veterinário é preso por sacrificar cachorro em terreno baldio em Mossoró

Um médico veterinário foi preso em Mossoró após ser flagrado sacrificando um cachorro em um terreno baldio. Imagens de câmeras de segurança mostraram dois homens entrando em uma área de mato no Parque Universitário, um deles carregando o animal. Pouco depois, o cão foi encontrado morto, coberto de sangue e papelões. As informações são do Fim da Linha. O Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS) recebeu uma denúncia via Disque Segurança, acompanhada de fotos e vídeos, relatando um possível caso de maus-tratos. Segundo a denúncia, o veterinário havia levado o cachorro ao terreno para sacrificá-lo e, após a repercussão nos grupos de WhatsApp do bairro, ele retornou ao local para remover o animal. O Pelotão de Ação Ambiental (PAAM) foi acionado e, ao chegar no local, encontrou o cão morto. Populares informaram a guarnição sobre a residência do suspeito. O veterinário, professor do curso de Medicina Veterinária da UFERSA, alegou que o animal estava doente com leishmaniose e que ele havia comprado a medicação para sacrificá-lo. Diante dos fatos, o veterinário foi preso conforme o Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais e levado à Delegacia de Plantão. Após os depoimentos, o delegado confirmou a prisão e abriu um procedimento contra ele. O suspeito foi autuado pelos crimes de maus-tratos de animais e crimes ambientais. A polícia não divulgou o nome do suspeito.
Serviços de iluminação e coleta de lixo em Mossoró têm novos contatos

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semurb), disponibiliza novos números de telefone para atendimento à população. Agora, os moradores podem solicitar serviços essenciais como iluminação pública, coleta de lixo e poda de árvores com mais facilidade, seja por ligação ou mensagem via WhatsApp. Serviços Disponíveis: Iluminação Pública: Para solicitar reparos ou manutenção na iluminação pública, os cidadãos podem entrar em contato pelo número (84) 99655-6965. Coleta de Lixo e Poda de Ãrvores: Solicitações relacionadas à coleta de lixo e poda de árvores devem ser encaminhadas para o número (84) 99655-4214.
Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começam nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro. “Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC). É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br. “No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015″, explicou MEC.   Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.