Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ideb: RN tem o pior ensino médio público do Brasil pela 2ª vez consecutiva

Foto: Magnus Nascimento

O Rio Grande do Norte segue com a pior rede pública de todo o País para o ensino médio. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). O Estado teve aumento de quatro décimos no índice, em comparação com 2021, e voltou ao mesmo patamar de 2019, com 3,2. A média do Brasil ficou com índice de 4,1. As informações são da Tribuna do Norte. O melhor desempenho para o ensino médio da rede estadual no País ficou com Goiás, com índice de 4,8. Na região Nordeste, Pernambuco e Ceará lideram o índice, com 4,5 e 4,4, respectivamente. Considerando a rede privada, o índice do Rio Grande do Norte salta para 3,7, colocando o estado na penúltima posição desse ranking (empatado com o Rio de Janeiro), só na frente de Roraima. O desempenho somente nas escolas particulares potiguares foi de 5,5. Ensino fundamental O desempenho nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) também tem o Rio Grande do Norte como unidade federativa com pior desempenho no Ideb. O índice aferido no último levatamento foi de 4,1 – nove décimos abaixo da média nacional. Já nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o Rio Grande do Norte teve índice de 5,3. O resultado coloca o estado na terceira pior posição do país, somente na frente de Amazonas (5) e Pará (5,1). Esses índices consideram a participação das redes municipais, estadual e privada no Rio Grande do Norte. Ideb Principal indicador da educação básica pública e privada, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação de Português e Matemática, que foi aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar. O indicador reúne também o fluxo escolar. O cálculo do índice é feito a cada dois anos. A próxima divulgação da avaliação acontecerá em 2025. Evolução do Ideb do ensino médio na rede pública do RN 2005: 2,6 2007: 2,6 2009: 2,8 2011: 2,8 2013: 2,7 2015: 2,8 2017: 2,9 2019: 3,2 2021: 2,8 2023: 3,2

Pedal Solidário arrecadará donativos para Amantino Câmara

Foto: Reprodução

Amantes do pedal de Mossoró têm encontro marcado no próximo sábado (17), às 6h, para mais uma ação de saúde e solidariedade. Trata-se do 1º Pedal Solidário da Progel, que unirá atividade física e caridade a fim de arrecadar donativos para os idosos atendidos pelo Instituto Amantino Câmara, em Mossoró. As inscrições estão abertas, no link (CLIQUE AQUI). Além de preencher esse formulário de inscrição, o participante deve doar, até o início da pedalada, um quilo de alimento não perecível ou itens de limpeza e higiene pessoal, que serão doados à entidade beneficente. O 1º Pedal Solidário da Progel integra as iniciativas de responsabilidade social da empresa, que há 22 anos atua nas áreas de meio ambiente, geoprocessamento, gestão fundiária, entre outras. O passeio ciclístico contará com percurso de 11,5 quilômetros, com largada e chegada na sede da Progel, na Rua Maria Auxiliadora da Costa, nº 2, Abolição III. Prática solidária De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Progel, Isabelly Amorim, além de ajudar ao Abrigo Amantino Câmara, a iniciativa também possui cunho de saúde, ao estimular a prática de atividade física entre os colaboradores da empresa e público em geral. “O Pedal Solidário foi pensado de modo a atender esses dois objetivos: incentivar práticas mais saudáveis através da atividade esportiva e, ao mesmo tempo, ajudar aos que mais necessitam, nesse caso, os idosos do abrigo de Mossoró”, explica. Lista de produtos Entre os produtos mais necessitados pelo Instituto Amantino Câmara estão gêneros alimentícios (incluindo biscoitos, leites, aveia e farinha láctea), produtos de higiene, como shampoo, desodorante e colônia infantil, além de itens de limpeza, a exemplo de água sanitária, sabão em pó e amaciante.

Allyson homologa concurso da saúde de Mossoró

Foto: Reprodução

O prefeito Allyson Bezerra anunciou na noite desta terça-feira (13) a homologação do concurso público da área da saúde, já publicada no Diário Oficial de Mossoró (DOM). Com o resultado do certame homologado, o próximo passo é a convocação dos aprovados. Além do preenchimento das 330 vagas, o concurso também possui um cadastro de reserva com mais de 1.600 vagas. “Há mais de uma década Mossoró não tinha concurso na saúde e agora essa espera acabou. Parabéns a todos vocês por essa vitória. Com esse reforço, a saúde do nosso povo ganha muito. Agora, trabalhar na Prefeitura de Mossoró é a realização de um sonho, porque na nossa gestão os salários são pagos em dia e os direitos dos servidores respeitados e ampliados”, pontuou o prefeito. O concurso contempla dezenas de cargos, entre eles Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médicos de diversas especialidades, Pedagogo, Psicólogo, Veterinário, entre outros. Os servidores vão trabalhar nas unidades de saúde do município, como UPAs e UBSs.

Corpo de vítima de acidente da VoePass será velado nesta quarta-feira em Mossoró

Foto: Reprodução

Thiago Almeida Paula, uma das vítimas do acidente aéreo envolvendo a VoePass, será velado nesta quarta-feira (14) em Mossoró. O corpo do representante comercial, natural do Ceará e residente na capital do Oeste Potiguar, deve chegar à cidade pela manhã. O velório está previsto para às 15h30, na Igreja Pão da Vida, localizada na Rua Felipe Camarão, no bairro Doze Anos. Ainda não há informações sobre o sepultamento. Thiago Almeida, de 37 anos, retornava de uma viagem de trabalho quando o avião em que estava caiu em Vinhedo (SP) no último dia 9 de agosto. Ele deixa esposa e dois filhos. Além de Thiago, outras 61 pessoas, entre passageiros e tripulantes, perderam a vida no acidente com a aeronave ATR-72 da VoePass, que partiu de Cascavel (PR).

Moraes acionou órgão do TSE fora do rito regular para investigar aliados de Bolsonaro, diz jornal

Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Uma reportagem publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” afirma que o gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes usou mensagens, de forma não oficial, para ordenar que a Justiça Eleitoral produzisse relatórios que embasassem decisões do ministro no inquérito das fake news no STF. As informações são do G1. Os bolsonaristas investigados no inquérito, sobre quem Moraes pediu relatórios, tinham postado ataques à lisura da eleição de 2022 e a ministros do STF, além de incitar militares contra o resultado das urnas. O jornal teve acesso a mais de 6 gigabytes de mensagens e arquivos trocados via WhatsApp por auxiliares de Moraes entre agosto de 2022, já durante a campanha eleitoral, e maio de 2023. A “Folha” afirma que obteve o material com fontes que tiveram acesso a dados de um telefone que contém as mensagens, não decorrendo de interceptação ilegal ou acesso hacker. Segundo a reportagem, o TSE foi usado como braço investigativo do gabinete do ministro Alexandre de Moraes na produção de relatórios para embasar decisões contra bolsonaristas. O jornal afirma que as mensagens revelam um fluxo fora do rito, envolvendo dois tribunais, com o órgão de combate à desinformação do TSE sendo utilizado para abastecer um inquérito de outro tribunal, o STF. O gabinete do ministro divulgou nota afirmando que “todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República.”  “Diversas determinações, requisições e solicitações foram feitas a inúmeros órgãos, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral, que, no exercício do poder de polícia, tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à Democracia e às Instituições”, diz o texto. Ainda segundo o gabinete, “os relatórios simplesmente descreviam as postagens ilícitas realizadas nas redes sociais, de maneira objetiva, em virtude de estarem diretamente ligadas às investigações de milícias digitais”. O jornal afirma ter tido acesso a “mensagens e arquivos trocados via WhatsApp por auxiliares de Moraes, entre eles o seu principal assessor no STF, Airton Vieira, que ocupa até hoje o posto de juiz instrutor (espécie de auxiliar de Moraes no gabinete), e outros integrantes da sua equipe no TSE e no Supremo.” O juiz Vieira também não se manifestou até a última atualização desta reportagem. Ainda segundo a “Folha”, a maioria das mensagens foi trocada entre o juiz instrutor Airton Vieira, assessor do ministro no STF, e Eduardo Tagliaferro, perito que comandava à época a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) no TSE.

Motorista de aplicativo é encontrado morto com marcas de tiros em Mossoró

Foto: Wilton Alves/Mossoró Patrulha

Um motorista de aplicativo foi encontrado morto com marcas de tiros na manhã desta quarta-feira (14), no bairro Barrocas, em Mossoró. De acordo com a polícia, o veículo foi encontrado em um trecho carroçável da Avenida Alberto Maranhão. A vítima foi identificada apenas como “Clerian”. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.