Bolsonaro é atacado por abelhas e encerra discurso às pressas no RN

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve que encerrar seu discurso às pressas em Macaíba, na Grande Natal, após ser atacado por abelhas. Durante sua agenda no Rio Grande do Norte, Bolsonaro participa de uma série de comícios com correligionários. O ataque foi gravado por apoiadores que estavam em cima do trio elétrico, onde o ex-presidente falava para o público. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
RN está entre os cinco estados que ainda não notificaram casos de febre do Oropouche

Entre as 27 unidades da federação que compõem o Brasil, apenas o Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul ainda não registraram casos de febre do Oropouche em 2024. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, Mato Grosso do Sul e Paraíba registraram um caso cada; São Paulo, cinco casos; Alagoas, seis; e Tocantins, oito. Até o início da semana, o Brasil contabilizava 7.653 casos da doença e duas mortes. O Amazonas lidera o ranking de infecções por febre do Oropouche, com 3.228 casos, seguido por Rondônia (1.710 casos), Bahia (844 casos), Espírito Santo (441 casos) e Acre (270 casos). Mortes Em julho, o Ministério da Saúde confirmou duas mortes pela doença no interior da Bahia. Antes disso, não havia relatos na literatura científica mundial de óbitos causados pela febre do Oropouche. As duas vítimas eram mulheres com menos de 30 anos de idade, sem comorbidades, e apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue grave. Transmissão Vertical No início da semana, o ministério estava investigando ao menos oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche, quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto. Esses casos estão sendo investigados em Pernambuco, Bahia e Acre. Metade dos bebês nasceu com anomalias congênitas, como microcefalia, enquanto a outra metade não sobreviveu. Na última segunda-feira (13), a Secretaria de Saúde do Ceará informou que está investigando um óbito fetal possivelmente associado à febre do Oropouche. A Secretária de Saúde do estado, Tânia Coelho, afirmou que o caso foi registrado no último fim de semana. A gestante, de 40 anos, residente em Baturité, foi atendida em Capistrano. Tânia Coelho ressaltou que 60% das doenças infecciosas em humanos são causadas por animais ou insetos, incluindo o mosquito, destacando a necessidade de um plano de ação. Na semana passada, o Acre notificou um caso de bebê nascido com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical da febre do Oropouche. O recém-nascido morreu aos 47 dias de vida. A mãe, de 33 anos, apresentou erupções cutâneas e febre no segundo mês de gestação. Exames laboratoriais pós-parto confirmaram a presença do vírus Oropouche. A Doença A febre do Oropouche é transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Como o mosquito prefere materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em áreas com alta concentração de insetos.
Genivan Vale inicia campanha com presença de Bolsonaro em Mossoró

O Partido Liberal (PL), que tem como candidatos a prefeito Genivan Vale e a vice-prefeita Nayara Gadelha, inicia sua campanha em Mossoró nesta sexta-feira (18) com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A programação começa às 18h30, com Bolsonaro participando da descida do Alto de São Manoel, na Avenida Presidente Dutra. Em seguida, os participantes farão uma caminhada até o Centro, onde ocorrerá um comício próximo ao Banco Bradesco. Diversas caravanas de municípios vizinhos estão confirmadas para o evento em Mossoró, reforçando a mobilização.
Allyson inicia campanha com “adesivaço” e prepara caminhada no Planalto

Na virada da noite, às 00h04 desta sexta-feira (16), o prefeito Allyson Bezerra deu início à sua campanha de reeleição em Mossoró com um grande adesivaço. “Meu povo, que coisa linda ver, já no primeiro minuto da campanha, tanta gente reunida, mostrando o sentimento que dará o tom dessa nossa nova caminhada, em que seguiremos nas ruas, prestando contas do nosso trabalho”, afirmou Allyson. Marcos Medeiros, candidato a vice-prefeito na chapa de Allyson, também comemorou o início promissor da campanha, destacando a forte adesão popular ao adesivaço. “O trabalho de Allyson vai continuar mudando a vida do povo mossoroense, porque é isso que as pessoas querem. Vamos juntos, de casa em casa, ao lado de Allyson, apresentar novas propostas para a nossa cidade continuar avançando”, disse. A agenda de campanha do prefeito continua nesta sexta-feira com uma grande passeata no bairro Planalto 13 de Maio, com concentração marcada para as 17h, em frente à Panificadora Lima, no cruzamento da rua Martins Júnior com a avenida Sérvulo Marcelino. “Vamos iniciar nossa campanha, assim como iniciamos todas as outras, com pé no chão, caminhando nas ruas do bairro Planalto, ao lado do povo, conversando com as pessoas de casa em casa”, concluiu Allyson.
Campanha antirrábica: veja os pontos de vacinação no fim de semana

A Prefeitura de Mossoró comunica à população os pontos extras de vacinação da campanha antirrábica para este fim de semana. Sábado (17), das 8h às 12h: •â â Praça do Supermercado Queiroz (Santa Delmira); •â â Em frente à Pizzaria Sabor a Lenha (Nova Mossoró); •â â Lateral do Supermercado Fácil (Arena Parque / Parque Universitário); •â â Praça Valdecir Ferreira (Costa e Silva / Pintos). Domingo (18), das 8h às 12h: •â â Praça do Livro (Santo Antônio).
Ideb de Mossoró é o melhor entre os maiores municípios do RN

Os investimentos promovidos pelo prefeito Allyson Bezerra na educação, por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”, colocam o município em posição de destaque no Rio Grande do Norte em avaliações como o Ãndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cuja edição de 2023 foi divulgada nesta quarta-feira (14). Os resultados de Mossoró são os melhores entre as cidades mais populosas do estado, superando, inclusive, a capital potiguar, Natal. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró alcançou o índice de 5,6, superior ao atingido por Natal (4,5), Parnamirim (4,8), São Gonçalo do Amarante (4,5), Macaíba (4,3), Ceará-Mirim (4,2) e Extremoz (4,5). A nota também foi maior do que a atingida por Mossoró no Ideb 2021 (5,3), o que mostra o avanço e o resultado das ações executadas pelo prefeito Allyson ao longo dos últimos três anos e meio. Com o programa “Mossoró Cidade Educação”, por exemplo, os alunos da Rede Municipal vivem uma nova realidade no ambiente escolar, com salas climatizadas, unidades de ensino reformadas, distribuição de kit completo de material e fardamento, e até tênis. “A educação transforma vidas, e por isso lançamos na nossa gestão o maior programa de investimentos na história da Rede Municipal de Ensino da nossa cidade, com ações que já trazem resultados muito positivos. O ‘Mossoró Cidade Educação’ é uma realidade, é presente e futuro também, porque cada vez mais vamos colher aquilo que estamos plantando hoje, a partir da reforma das escolas e creches, aquisição de mobiliário novo, climatização de salas, realização de concurso público e muitas outras ações”, destacou o prefeito. Em relação aos Anos Finais, Mossoró também se destacou em nível de Rio Grande do Norte, com índice de 4,3. Natal, por exemplo, alcançou apenas 3,3. Já Parnamirim registrou uma nota de 3,7; São Gonçalo do Amarante (3,2), Macaíba (3,4), Ceará-Mirim (3,1) e Extremoz (3,7).