Renan lidera com 65,3% das intenções de voto em Upanema, aponta pesquisa TCM/TS2

A mais recente pesquisa TCM/TS2, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, apresenta o panorama das intenções de voto para a Prefeitura de Upanema. De acordo com os dados divulgados, Renan lidera a disputa com 65,3% das intenções de voto na modalidade estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Na sequência, Monthalggan aparece com 24,6% das intenções de voto. O percentual de eleitores que não souberam ou não responderam representa 6,3%. Aqueles que declararam intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum candidato somam 2,6%, enquanto Márcia de Carlim Garcia registra 1,2% das intenções. Rejeição O levantamento também mediu o índice de rejeição dos candidatos, ou seja, em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Monthalggan lidera esse quesito, com 45,5% de rejeição. Márcia de Carlim Garcia aparece em seguida, com 26,4%. Renan tem o menor índice, com 18,7% de rejeição. Ainda de acordo com a pesquisa, 18,3% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos, enquanto 11,5% não souberam ou não quiseram responder. Apenas 2,3% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos postulantes ao cargo. A pesquisa foi realizada com 573 eleitores de Upanema e possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há 95% de chance dos resultados refletirem a realidade do universo pesquisado dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada sob o número RN-03796/2024.
Homem é condenado a ressarcir ONG de Mossoró por maus-tratos a animal

Um morador de Rafael Godeiro, município da Região Oeste do RN, distante mais de 300 quilômetros de Natal, foi condenado a ressarcir as despesas de uma organização não governamental (ONG) de Mossoró, que resgatou um cachorro de rua ferido após o homem disparar contra o animal. A decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) reformou a sentença inicial, reconhecendo a responsabilidade civil por ilícito (maus-tratos de animal). O disparo foi feito porque o cachorro teria bebido água no reservatório destinado ao cavalo do acusado. A ONG de Mossoró, que socorreu o animal chamado “Dustin”, arcou com as despesas do tratamento, e o tribunal decidiu que o morador deve custear os gastos. A sentença inicial havia negado o pedido, argumentando que a entidade escolheu, por livre vontade, acolher o cão, sem obrigação legal de fazê-lo. No entanto, a 1ª Câmara Cível, sob a relatoria do desembargador Cornélio Alves, discordou dessa interpretação. O relator destacou que, segundo o artigo 186 do Código Civil, qualquer ato que viole direitos e cause dano a outrem, ainda que moral, configura ato ilícito. A ONG também rebateu os argumentos da sentença anterior, afirmando que sua atuação voluntária e sem fins lucrativos não exime o acusado de sua responsabilidade pelos maus-tratos. O tribunal acolheu os argumentos de que o ato lesivo, o dano e o nexo de causalidade estavam devidamente comprovados nos autos. Além disso, o julgamento ressaltou que, diante da falta de recursos públicos suficientes para enfrentar a causa animal, ONGs como a de Mossoró, que sobrevivem de doações e trabalhos voluntários, enfrentam enormes desafios para cuidar dos animais. Nesse sentido, a decisão foi considerada pedagógica, responsabilizando o homem por arcar com os custos do tratamento veterinário, devidamente atualizados monetariamente.
Homem acusado de matar ex-companheira com 50 facadas é liberado pela Justiça

Um homem suspeito de assassinar a ex-companheira com mais de 50 facadas na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, foi solto após audiência de custódia. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que liberou o suspeito no último sábado (14), impondo medidas cautelares, como o comparecimento mensal em juízo e a proibição de deixar a comarca sem autorização judicial. De acordo com a decisão judicial, o homem, preso em flagrante, não possui histórico criminal e a Justiça entendeu que não havia elementos que justificassem sua prisão preventiva, conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), que exige provas de risco à instrução criminal ou à aplicação da lei penal. O Crime O feminicídio ocorreu na última quinta-feira (12) no bairro São Benedito. A vítima, Auciclécia Rita da Conceição Aquino, foi morta dentro de sua própria residência. Após o crime, o suspeito tentou suicídio, sendo hospitalizado sob escolta policial até a audiência de custódia. Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúmes. Tribuna do Norte
Ciclista morre após ser atropelado por carreta em Mossoró

Um ciclista morreu atropelado por uma carreta no bairro Santo Antônio, em Mossoró. A colisão ocorreu na tarde desta segunda-feira (16), no cruzamento da Rua João Cordeiro com a Avenida Alberto Maranhão. Segundo informações, um casal trafegava em uma bicicleta quando foi atingido pelo caminhão. A mulher foi socorrida com vida para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Até o momento, ambos não foram identificados.
Neoenergia Cosern abre vagas para Programa de Estágio

A Neoenergia abre as portas com cerca de 150 novas vagas para estágio de níveis Técnico e Superior. As vagas do Programa de Estágio 2025 estão disponíveis em cinco estados – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro – mais o Distrito Federal. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (16) e seguem até o dia 15 de outubro. Para participar do processo, a pessoa interessada deve se inscrever através do link (Programa de Estágio – Neoenergia). O Programa contemplará cursos nas modalidades Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo em diversas áreas. A multinacional busca por novos talentos que tenham perfil inovador, colaborativo, resiliente e com pensamento ágil. As etapas do processo seletivo estão divididas em inscrições, mapeamento de perfil, dinâmicas em grupo, entrevistas e admissão. “Nós estamos comprometidos com o desenvolvimento dos estudantes e futuros talentos que chegam aqui. Vamos, junto com eles, potencializar suas habilidades para contribuir com o desenvolvimento profissional dentro do ambiente corporativo”, afirma Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia. Entre os benefícios, os aprovados terão direito a bolsa auxílio; vale-refeição e/ou vale-alimentação; auxílio transporte; programa de idiomas; plano de atividades esportivas; plano de saúde e odontológico; e participação em programas de descontos em instituições parceiras. Importante ter disponibilidade para atuar presencialmente. As vagas serão preenchidas para atuação na Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS), Neoenergia (RJ) e Neoenergia Brasília (DF).
Bruno de Carrapicho recebe apoio de Styvenson; Senador se compromete a abrir portas em Brasília

O candidato a prefeito de Patu, Bruno de Carrapicho (PP), recebeu na tarde de domingo (15) o Senador Styvenson Valentim (Podemos). A reunião aconteceu no “Café Jesuíno”, um dos principais pontos turísticos de Patu. Além de Bruno, candidatos a vereador da coligação também participaram da reunião. Bruno de Carrapicho entregou ao senador o seu plano de governo e pediu a Styvenson que o ajude, a partir de Brasília, a reconstruir a cidade de Patu. O parlamentar colocou o mandato à disposição de Bruno e se comprometeu a ajudá-lo no que fosse preciso. Sobre a visita do Senador, Bruno disse que para colocar Patu de volta nos trilhos do desenvolvimento é preciso, além de muito trabalho, ter apoio político no estado e também em Brasília. “O nosso projeto tem apoios importantes que serão decisivos na tarefa de reconstruir o município”, disse o candidato.
Justiça bloqueia de R$ 2,1 milhões da conta do Estado para cirurgias urológicas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) obtiveram uma decisão judicial que estabelece medidas urgentes para garantir a realização de cirurgias urológicas essenciais para 48 pacientes que estão em risco iminente de perda do rim. Uma consequência direta da determinação da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal foi o bloqueio de R$ 2.146.607,52 na conta única do Estado do Rio Grande do Norte. O valor deve ser destinado à realização das cirurgias necessárias, conforme as listas de pacientes que foram apresentadas na ação civil pública movida pelo MPRN e DPE/RN. De acordo com os dados, atualmente, há 266 pacientes na lista e 55 necessitam urgentemente das cirurgias, enfrentando riscos graves, como perda de rins e necessidade de hemodiálise. Destes, 48 foram considerados pacientes prioritários. Nesse cenário, constatou-se que os hospitais da PM e o Onofre Lopes estão funcionando no limite de suas capacidades, e há uma necessidade urgente de medidas para garantir a realização das cirurgias. O Hospital Rio Grande foi indicado como o prestador de serviços responsável pela execução dos procedimentos cirúrgicos, devido à sua capacidade instalada para realizar as operações. A liberação dos recursos precisará ser realizada de forma gradativa, baseada na comprovação da efetiva prestação dos serviços. Para garantir a transparência e a correta aplicação dos valores, ainda foi determinado que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) audite os documentos e emita as declarações necessárias dentro de um prazo de cinco dias. Além disso, o Juízo da Comarca ordenou a abertura de uma conta judicial no Banco do Brasil para o depósito e a transferência do montante bloqueado, com o objetivo de assegurar a correta alocação dos recursos. Demanda represada MPRN e Defensoria realizaram diversas reuniões com os órgãos de saúde do Estado, como SESAP, HUOL e Hospital da PM, além de representantes da PGE, PGM e empresas fornecedoras de materiais e equipamentos. No mês agosto de 2024, uma reunião com o Núcleo de Urologia do Hospital da PM focou na situação dos pacientes urológicos aguardando cirurgias de nefrolitrotripsia percutânea, destacando problemas com a disponibilidade de equipamentos e insumos devido a débitos do Estado e SESAP. A demanda foi iniciada em 2021, com diversas audiências e tentativas extrajudiciais para compelir o Estado a garantir a oferta regular dos procedimentos, sem sucesso. Logo, o bloqueio judicial foi a única forma de garantir a realização desses procedimentos e evitar a perda dos rins dos pacientes prioritários. Dada a incapacidade de a SESAP quitar dívidas e a necessidade de evitar maiores gastos com pacientes em estado crítico, foi solicitado o bloqueio de R$ 2.146.607,52, com base no custo médio, podendo variar o valor individual por paciente, para a realização das cirurgias no Hospital Rio Grande, unidade hospitalar que demonstrou possuir capacidade instalada para os procedimentos.