Auto da Liberdade estreia na próxima sexta-feira na Estação das Artes

O espetáculo “Auto da Liberdade 2024” terá início na próxima sexta-feira (27) e se estenderá até o domingo (29), com apresentações diárias às 20h na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró. O evento celebra importantes marcos históricos da cidade, resgatando os quatro atos libertários que moldaram sua trajetória: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino. O “Auto da Liberdade” é uma tradição cultural que oferece ao público uma imersão na história de Mossoró, revisitando esses momentos cruciais de luta e resistência. Este ano, o espetáculo conta com mais de 120 pessoas envolvidas na produção, entre elenco, figurinistas, cenógrafos, coreógrafos e assistentes de direção. A direção artística está sob a responsabilidade de Natália Negreiros. Ato por ato: os marcos históricos de Mossoró – Motim das Mulheres: Em 4 de setembro de 1875, cerca de 300 mulheres protestaram contra o alistamento militar obrigatório de seus filhos e maridos, ocupando prédios públicos e delegacias para exigir mudanças. – Libertação dos Escravos Em 30 de setembro de 1883, Mossoró se destacou como a primeira cidade do Brasil a abolir a escravidão, cinco anos antes da assinatura da Lei Ãurea. – Resistência ao Bando de Lampião: Em 1927, o bando de Lampião tentou saquear Mossoró, mas foi repelido pela resistência comandada pelo então prefeito Rodolfo Fernandes, consolidando a fama da cidade como forte e determinada. – Primeiro Voto Feminino: Celina Guimarães Vianna foi a primeira mulher a votar no Brasil e na América Latina, após a promulgação da Lei nº 660 em 1927, que garantiu o direito ao voto feminino no Rio Grande do Norte.
Genivan é condenado por mentir na TV e justiça garante direito de resposta a Allyson

O candidato Genivan Vale (PL) foi condenado pela Justiça por usar seu tempo de TV para exibir conteúdo com mentiras contra o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). A decisão é do juiz Cláudio Mendes Júnior, da 33ª zona eleitoral de Mossoró. Genivan perdeu 4 minutos em inserções de TV após atingir Allyson com mentiras sobre envolvimento em escândalos. O direito de resposta do prefeito vai ao ar nesta semana. “Não há como conceber, como quer a defesa, que possa ser classificada como mera reprodução de notícia em circulação a alusão inadvertida, realizada na propaganda do candidato da representada, a fato criminoso e grave que se sabe hoje ser inverídico e infundado”, enfatizou o magistrado em sua decisão. Genivan Vale ainda tentou reverter a decisão do juiz no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), sem sucesso. O colegiado não acatou o recurso do candidato e manteve a decisão do juiz Cláudio Mendes, confirmando que o candidato usou seu tempo de TV para divulgar mentiras sobre o prefeito. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
PF cumpre mandados em Mossoró e Natal em ação contra abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Terabyte, com a execução de 141 mandados de busca e apreensão em todos os estados brasileiros, visando suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. No Rio Grande do Norte, dois mandados foram cumpridos nas cidades de Natal e Mossoró, resultando na prisão em flagrante de dois indivíduos. Com mais de 750 agentes envolvidos, entre policiais federais e civis, a operação contou com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI). A ação tem como foco identificar criminosos que utilizam a internet para armazenar e disseminar conteúdo de abuso sexual de menores. O nome “Terabyte” faz referência à unidade de armazenamento digital, sugerindo o foco em grandes quantidades de material ilícito. A Polícia Federal também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os jovens quanto aos riscos tanto no ambiente virtual quanto no físico, para prevenir casos de abuso sexual.
Allyson anuncia grande descida do Alto de São Manoel para o próximo sábado (28)

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) anunciou, durante a “Maratona 44” desta terça-feira (24), que a tradicional descida do Alto de São Manoel está confirmada para o próximo sábado (28). “Será o maior arrastão desta campanha. A maior descida do Alto, que só será superada no dia 6 de outubro, com a descida da vitória. Vai ser uma festa linda, com o povo caminhando ao nosso lado, como tem sido desde o início da campanha e ao longo de todo o nosso mandato,” destacou Allyson. A concentração terá início às 15h, no “Posto do Ceguinho”, na Avenida Presidente Dutra. O prefeito e candidato à reeleição também anunciou que o evento contará com espaços destinados a pessoas com deficiência, crianças e idosos. “É para todas as famílias. Vai ser a melhor descida da história,” afirmou Allyson.
TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades do RN e mais 11 estados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro. Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Durante a sessão, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum que ocorre em todas as eleições. “Os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) que eles precisam de forças federais para garantir a votação e a apuração”, ressaltou a ministra. O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local.