Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vavá, Lucas das Malhas e Raério lideram pesquisa para vereador; veja lista

Foto: Reprodução

A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto TSDois, divulgada pela TCM nesta terça-feira (3), apontou os vereadores mais citados de forma espontânea pelos eleitores de Mossoró. O levantamento, que entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, revelou a liderança de Vavá, que aparece com 3,4% das intenções de voto, seguido por Lucas das Malhas (2,5%) e Raério Cabeção (2,2%). A pesquisa foi realizada no formato espontâneo, ou seja, os entrevistados mencionaram livremente os nomes dos candidatos a vereador que consideram votar. Apesar do número expressivo de 160 candidatos citados, uma parcela significativa dos eleitores ainda se mostra indecisa: 41,7% afirmaram não saber em quem votar ou não responderam. Outros 4,8% indicaram voto branco, nulo ou nenhum candidato. Confira os 10 candidatos mais citados 1. Vavá – 3,4% 2. Lucas das Malhas – 2,5% 3. Raério Cabeção – 2,2% 4. Tony Cabelos – 1,9% 5. Genilson Alves – 1,6% 6. Petras – 1,6% 7. Naldo Feitosa – 1,5% 8. Plúvia – 1,4% 9. Alex do Frango – 1,3% 10. Vladimir de Cabelo de Nego – 1,3% A margem de erro da pesquisa é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-07086/2024. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Genivan Vale lidera rejeição com 42,2% em Mossoró, aponta pesquisa TCM/TSDois

Foto: Reprodução

A mais recente pesquisa TCM/TSDois, divulgada nesta terça-feira (3), também revelou os índices de rejeição entre os principais candidatos. Segundo os dados, o candidato Genivan Vale (PL) lidera o quesito rejeição, com 42,2% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Na sequência, Lawrence Amorim (PSDB), aparece com 34,9% de rejeição, seguido por Irmã Ceição (PRTB), que soma 23,3%. Victor Hugo (UP) registra 20,9% nesse quesito. Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Allyson Bezerra (União Brasil), apresenta o menor índice de rejeição entre os principais nomes da disputa, com apenas 10,6%. 13,1% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam sobre quem rejeitam. Um total de 8,2% dos eleitores declarou que votaria em qualquer candidato, e 3,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos postulantes ao cargo de prefeito. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, ouvindo 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RN-07086/2024.

Pesquisa TCM/TSDois: Allyson lidera com 72,8%, Lawrence tem 9,1% e Genivan 7,5%

Foto: Reprodução

A segunda pesquisa eleitoral do dia com números de Mossoró foi divulgada na noite desta terça-feira (3). Os dados, agora do Instituto TSDois e divulgados pela TCM, mostram o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra (União Brasil) na liderança isolada com 72,8%. O segundo colocado, Lawrence Amorim (PSDB), aparece com 9,1%. O candidato do PL, Genivan Vale, tem 7,5%. Victor Hugo (UP) registra 0,9%, enquanto Irmã Ceição (PRTB) aparece com 0,1%. Entre os entrevistados, 5,3% não souberam ou não responderam, e 4,4% declararam voto branco, nulo ou nenhum. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, com 2.000 eleitores entrevistados. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo está registrado sob o número RN-07086/2024.

PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski

Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais marcadas para domingo (6). Segundo ele, a instituição deverá atuar para facilitar a movimentação dos eleitores, conforme termo de colaboração firmado entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso haja necessidade de bloqueio em função de algum incidente, por exemplo, a PRF terá a atribuição de organizar caminhos alternativos. “A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, afirmou Lewandowki, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, destacando que a corporação também está orientada a reprimir crimes eleitorais. “Temos todo um aparato montado, de prontidão para intervir localmente, se necessário, a pedido do juiz eleitoral local”, diz o ministro, observando que, nesse caso, o juiz local ganha autoridade federal para agir. Lewandowki destacou que o governo federal tem trabalhado em conjunto com o TSE para assegurar a tranquilidade das eleições municipais. Ele afirmou que ninguém poderá portar armas 48 horas antes nem 24 horas depois das eleições. Isso, segundo o ministro, para que os eleitores se sintam “livres de constrangimentos” na hora de exercer seu direito e sua vontade na urna. Ainda segundo ele, o TSE vem aperfeiçoando o combate à proliferação de desinformação e fake news. Ele cita ainda o papel das polícias militares para coibir os crimes eleitorais – e alerta que esse tipo de crime, como coação, compra de votos, abuso de poder econômico, tem classificação de crime federal, por atentar contra a própria democracia.

Cid Moreira, um dos maiores nomes da TV brasileira, morre aos 97 anos

Foto: Acervo Grupo Globo

Morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, tratando de uma pneumonia nas últimas semanas. Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927, e completou 97 anos na última sexta-feira (27). Sua carreira começou no rádio, em 1944, após ser incentivado por um amigo a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Entre 1944 e 1949, Cid narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade. Em 1951, ele se transferiu para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi nesse período, entre 1951 e 1956, que ele teve suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Pesquisa Exatus: Allyson lidera com 74%; Lawrence tem 9,88% e Genivan 5,88%

Foto: Reprodução

A pesquisa realizada pelo Instituto Exatus e divulgada pelo portal Agora RN nesta quinta-feira (3) aponta uma liderança expressiva do prefeito e candidato à reeleição, Allyson Bezerra (União Brasil). De acordo com os dados, Allyson lidera com 74% das intenções de voto. Lawrence Amorim (PSDB) aparece com 9,88%, seguido por Genivan Vale (PL) com 5,88%. Victor Hugo (UP) registra 0,50% e Irmã Ceição (PRTB) 0,25%. Entre os entrevistados, 5,13% não souberam ou não quiseram responder, e 4,38% declararam voto branco ou nulo. Rejeição No quesito rejeição, Genivan Vale lidera com 22,5%, seguido por Lawrence Amorim com 16,25%. Allyson Bezerra registra 6,38%, Irmã Ceição 4,88%, e Victor Hugo 3%. Entre os entrevistados, 25% afirmaram não rejeitar nenhum candidato, enquanto 12,88% rejeitaram todos. Outros 9,13% não souberam ou não quiseram responder. Dados da pesquisa O levantamento foi realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, com 800 eleitores entrevistados. A margem de erro é de 3,46%, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-04008/2024.

Brasil condena ataques do Irã contra Israel

Foto: Reuters

O governo brasileiro se posicionou, nesta quarta-feira (2), sobre o lançamento de cerca de 200 mísseis balísticos pelo Irã contra o território de Israel, ocorrido no dia anterior. Em nota, o Palácio Itamaraty condenou “a escalada do conflito” e fez “um apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”. Na terça (1º), a Guarda Revolucionária do Irã informou que lançou os mísseis em direção a Israel e alertou que, se houver retaliação, a resposta de Teerã será “mais esmagadora e ruinosa”, segundo a TV estatal iraniana. Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu que o arquirrival Irã irá pagar pela ação militar. Ainda segundo o Itamaraty, o Brasil reforça a “convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e conclama a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição a fim de conter o aprofundamento do conflito”. Em outra manifestação, o governo brasileiro condenou o ataque terrorista reivindicado pelo Hamas na cidade israelense de Jafa, que provocou a morte de sete pessoas e ferimentos a outras 16. De acordo com o Itamaraty, a Embaixada em Tel Aviv continua a monitorar a situação dos brasileiros em Israel, em contato permanente, prestando orientações e assistência consular. Na madrugada de quinta-feira, horário local, um ataque israelense atingiu o centro de Beirute, capital do Líbano. Testemunhas relataram ter ouvido uma explosão, informou a agência Reuters. Entenda Desde o último dia 23 de setembro, Israel tem realizado bombardeios massivos contra cidades libaneses. Estima-se que, em pouco mais de uma semana, mais de 1 mil pessoas morreram e 1 milhão precisaram abandonar suas casas, segundo agências das Nações Unidas (ONU). Israel alega que os ataques contra o Líbano visam destruir a infraestrutura e as lideranças do Hezbollah, grupo político e militar que tem realizado ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. O grupo promete manter os ataques enquanto continuar a ocupação de Gaza pelas forças israelenses. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Rio de Janeiro nesta quarta com destino a Beirute. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano. Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.