Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Mossoró Realiza”: Obras da Policlínica seguem em ritmo acelerado

Foto: Reprodução

As obras da Policlínica de Mossoró localizada na avenida Francisco Mota (BR-110), bairro Alto de São Manoel, estão avançando de forma significativa, com várias etapas sendo concluídas rapidamente. A instalação é considerada essencial para a melhoria da saúde local, oferecendo serviços médicos de qualidade à população da região. Com uma abordagem estratégica, o projeto busca atender a uma demanda crescente por atendimento médico adequado e acessível. A obra faz parte do programa “Mossoró Realiza”. No momento, diversas partes da estrutura já foram erguidas, e equipes operacionais estão trabalhando em diferentes áreas das instalações. “Estamos agora entrando em um lado da cidade onde os serviços de saúde e especialidades não eram fornecidos. O que tínhamos aqui era a atenção primária com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e agora trazendo o atendimento em especialidades como ortopedia, ginecologia, pediatria, dermatologia, atendimentos em raios X, exames laboratoriais, para que agora essa população consiga ter um atendimento mais próximo à sua residência, não precisando se locomover até o PAM que funciona no bairro Bom Jardim”, explicou Morgana Dantas, secretária de Saúde. O cronograma prevê que a conclusão das principais etapas será alcançada dentro dos prazos estabelecidos, contribuindo para a rápida entrega do serviço à comunidade. “Uma obra em ritmo acelerado, que vai trazer muitos benefícios para a população aqui do grande Alto de São Manoel. Um investimento de mais de 10 milhões de reais em obras e equipamentos. Brevemente estaremos entregando esse grande equipamento que trará mais qualidade e conforto. As partes de alvenaria e lajeamento estão concluídas, já estamos concluindo o reboco, chegando à fase de acabamento. Então é uma obra com ritmo muito bom, que entregaremos à população em breve”, elencou Rodrigo Lima, secretário de Infraestrutura. Esse avanço é um reflexo do compromisso da gestão municipal com a saúde pública. “Uma obra com mais de 1.500 metros construído que vai melhorar consideravelmente os atendimentos de saúde e desafogar o PAM do Bom Jardim, ofertando atendimentos em várias especialidades”, finalizou Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró.

Operação Sindicato do Oeste: líderes de facção criminosa são presos em Mossoró

Foto: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró deflagrou na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Sindicato do Oeste, visando reprimir crimes praticados por integrantes de facção criminosa que atuam fora e dentro dos presídios do estado. Cerca de 68 policiais integrantes das forças de segurança da União e do estado do Rio Grande do Norte cumpriram oito mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário, sendo quatro de prisão e quatro de busca e apreensão domiciliar. A ação resultou na prisão de quatro indivíduos suspeitos de serem líderes da organização criminosa. Durante o cumprimento dar ordens judiciais, três pessoas que já tinham mandados de prisão foram também autuadas em flagrante delito pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, sendo apreendidos ainda: veículos, armas de fogo, porções de maconha, quantidade substancial de cocaína, crack, balanças de precisão e aparelhos celulares. Dentre os presos, um deles foi identificado como o chefe do tráfico de drogas do município de Tibau. A sua residência possuía sistema de câmeras de vigilância e durante a realização da prisão o indivíduo quebrou o aparelho de telefone celular, revelando uma tentativa de ocultar das forças de segurança outras provas relacionadas aos crimes investigados. Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Mossoró e, após cumpridas as devidas formalidades, transferidos para o sistema prisional, onde ficarão custodiados, à disposição da Justiça. O trabalho realizado pela FICCO/MOS indicou que os investigados estariam atuando na reestruturação do novo quadro geral da facção no município de Mossoró/RN, visando substituir líderes que foram presos em outras operações realizadas pelas forças de segurança. As ações dos autuados eram baseadas, principalmente, na escolha de novos líderes e no aprimoramento do tráfico de entorpecentes em regiões do município controladas pela facção. A investigação poderá resultar no indiciamento de sete pessoas pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes. Os trabalhos realizados também indicam que os principais traficantes do município ligados a facção foram presos. As Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado compõem a estrutura da Polícia Federal e são formadas pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil (PC/RN), Polícia Militar (PM/RN), Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/RN) e pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN).

Prefeitura oferta cursos profissionalizantes em parceria com o Senai

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está ofertando cursos gratuitos para pessoas a partir de 16 anos. As vagas são para os cursos de Encanador Hidráulico; Eletricista Industrial; Auxiliar Administrativo de Logística; Assistente de Controle de Qualidade; Eletricista Industrial; Mecânico de Manutenção de Motores Ciclo Otto; Assistente de Recursos Humanos; Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado Split-System; Operador de Sonda e Eletricista Industrial. Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), Pedro Fernandes destaca a importância da parceria entre a Prefeitura e Senai que viabiliza mais oportunidades de capacitação e qualificação aos mossoroenses. “É nosso papel propiciar oportunidades de trabalho e de empreender. Para isso, precisamos qualificar toda a população e ficamos sempre buscando alternativas para essas qualificações. E agora nós estamos apresentando uma excelente alternativa em parceria com o Senai, onde o município de Mossoró não só busca cadastrar os interessados por um emprego, apoiar o novo empreendedor, como também qualificar a população para que fique diferenciada e consiga fazer sim, jus a essa oportunidade”, enfatizou. Os cursos acontecerão na sede do Senai, alguns no período da manhã e outros à tarde. Os interessados devem ir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), até esta sexta-feira (18), localizada na rua Rui Barbosa, 282 – bairro Alto da Conceição, para a realização da inscrição, tendo em mãos a seguinte documentação: originais e cópias do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. As aulas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (21). Para mais informações é só ligar para o número: (84) 99655-0754.

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

Foto: Paulo Pinto

Hoje (17) é dia de observar o fenômeno da superlua. O astro parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário. Nesses dias de céu claro, já é possível verificar o astro parecendo bem maior, chamando a atenção de todos que o observam. O satélite estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta. A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Superlua De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo “superlua” não tem uma base científica. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais. Nolle determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro. Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua. Josina Nascimento explicou que a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova e aparece de uma a seis vezes por ano. No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica e não circular. Ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, é chamado de perigeu; já no ponto mais distante, de apogeu. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, acrescentou a astrônoma. Ela explicou que todas as luas cheias surgem no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce, permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite. Histórico A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando estava a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua de 2024 será no dia 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra. A superlua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra neste ano. O tamanho da Lua é sempre o mesmo, não há aumento do corpo celeste na superlua. O fenômeno é atribuído à diferença de ângulo em que é observado. Para quem pretende admirar o satélite natural da Terra, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais surpreendente.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.