Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com estoque de sangue em nível “crítico”, Hemocentro de Mossoró convoca doadores

Foto: Carlos Costa

O Hemocentro de Mossoró está convocando doadores a comparecerem à unidade de coleta, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), afim de reforçarem o estoque de plaquetas da unidade que se encontra neste momento em um nível considerado “crítico”. Além dos doadores já frequentes, o Hemocentro está mobilizando setores da sociedade para que também conheçam as ações do Hemocentro e façam a doação de sangue, principalmente diante desta grande baixa nos estoques. “Estamos indo à imprensa, aos blogs, às rádios, mantendo contato com as instituições públicas, privadas, igrejas, universidades, academias e fazendo essa divulgação para sensibilizar as pessoas, para que elas possam vir para se tornarem doadores ou aqueles que já são, virem para fazer a sua doação. Porque estamos com nossos estoques bem críticos.” Relata a assistente social Micheline Fernandes Costa. “Estamos passando por uma situação bem delicada, visto que os nossos estoques de bolsas de sangue e hemocomponentes estão em níveis críticos, muito baixos. Precisamos muito da ajuda de cada um, da colaboração de todos. Precisamos dos doadores que possam se fazerem presentes na nossa unidade, realizando assim, se possível, a sua doação e contribuindo com esse ato empático, um ato de amor ao próximo, voluntário e solidário e que, com certeza fará a diferença na vida daquelas pessoas que precisam neste momento. Compreendemos a importância da doação de sangue e ressaltamos que, com este gesto simples e rápido pode sim, ser a esperança de alguém que mais precisa”. Enfatiza Mariana Rezende, diretora-geral do Hemocentro Regional de Mossoró. O Hemocentro Mossoró funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, sem fechar para almoço, e sábado das 7h às 17h. Para que a pessoa possa fazer a doação, é realizada uma entrevista com 20 perguntas a respeito da saúde, estilo de vida da pessoa e, dependendo das respostas, ela estará apta ou não para prosseguir o procedimento. Confira outros critérios para submissão ao processo de doação de sangue: – Apresentar documento de identificação original com foto; – Ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 17 devem estar acompanhado dos pais); – Pesar mais de 50 quilos; – Estar bem alimentado; – Estar em boas condições de saúde; – Não estar tomando medicamentos que podem afetar a saúde; – Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; – Não ter feito cirurgia recentemente; – Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; – Não ter feito endoscopia nos últimos 06 meses; – Não estar gripado ou ser portador de doença contagiosa; – Não estar exposto a situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.

Deputado Benes destina R$ 25 milhões em recursos e entrega mais de 50 tratores aos municípios

Foto: Divulgação

O deputado federal Benes Leocádio (UNIÃO) fez a entrega de 54 tratores agrícolas, beneficiando municípios, entidades e produtores rurais. O maquinário foi adquirido com recursos de emenda parlamentar de sua autoria que, neste ano de 2024, somou R$ 25 milhões somente para a agricultura do RN. “Mais uma vez, durante a programação da Festa do Boi, nosso mandato faz uma importante entrega para agricultura do RN. Neste ano, com número expressivo de maquinário, que vai chegar para ajudar a atividade do homem do campo. Como filho de agricultor me preocupei em melhorar a condição de trabalho daqueles que vivem do campo. Fico feliz em fazer esse trabalho que impacta diretamente tantas famílias potiguares”, disse o deputado Benes. Entre os municípios atendidos com tratores e maquinários estão: Angicos, Antônio Martins, Apodi, Brejinho, Boa Saúde, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Fernando Pedroza, Ielmo Marinho, Governador Dix-Sept Rosado, Jardim de Angicos, João Câmara, Lajes, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Major Sales, Almino Afonso, Maxaranguape, Nova Cruz, Passa e Fica, Parelhas, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pedro Velho, Poço Branco, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santana do Matos, São Bento do Norte, Santo Antônio, São Bento do Trairi, São Vicente, Sítio Novo e Touros.

Anvisa suspende venda e propaganda de “chips da beleza”

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, também conhecidos como chips da beleza, e vendidos por farmácias de manipulação em todo o país. A decisão consta em uma nova resolução da agência, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), e tem força de lei. Segundo a Anvisa, a medida é preventiva e foi adotada após denúncias apresentadas por entidades médicas, entre elas a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, que apontam um crescimento do atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que misturam diversos hormônios, em formato implantável, inclusive de substâncias que não possuem avaliação de segurança para a forma implantável. Desde o ano passado, a prescrição de terapias hormonais para fins estéticos, como ganho de massa muscular e melhora no desempenho esportivo, está proibida por outra resolução, aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os “chips da beleza” são implantes largamente usados como estratégia para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, aumento da libido e da massa muscular. Segundo especialistas, eles podem conter inúmeras substâncias, embora normalmente sejam compostos por testosterona ou por gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Combinações contendo estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH também são produzidas. Entidades médicas vinham alertando as autoridades sanitárias contra o uso abusivo desses implantes. Com a nova resolução, a Anvisa pede aos pacientes que fazem uso destes produtos a procurarem seus médicos para orientação em relação ao tratamento. Qualquer paciente que venha a ter reações pelo uso deste tipo de produto, deve fazer uma notificação ao órgão. Os chips da beleza nunca foram submetidos à avaliação da Anvisa. Alerta A área de monitoramento da agência reguladora também já publicou um alerta em que destaca que implantes hormonais para fins estéticos e de desempenho podem ser prejudiciais à saúde, além de não haver comprovação de segurança e eficácia para essas finalidades. Dentre as complicações de quem faz uso indevido desses produtos estão: elevação de colesterol e triglicerídeos no sangue (dislipidemia), hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca. Além disso, pode ocorrer crescimento excessivo de pelos em mulheres (hirsutismo), queda de cabelo (alopecia), acnes, alteração na voz (disfonia) insônia e agitação.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.