Governo Fátima não cumpre acordo e médicos do HRTM paralisam atividades

Os médicos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, iniciaram uma paralisação imediata na noite desta segunda-feira (10). O motivo é o não cumprimento do acordo estabelecido pelo Governo do Estado para o pagamento dos serviços prestados. A paralisação afeta cerca de 50 médicos, sendo 40 em Mossoró e 10 em Assú, que estão sem receber há mais de 90 dias – período limite definido em audiência com a Justiça Federal. Os profissionais já haviam alertado que suspenderiam os atendimentos caso o pagamento referente a setembro de 2024 não fosse feito até esta segunda-feira. Além disso, o Governo havia se comprometido a quitar os valores de outubro até o fim deste mês, compromisso que os médicos agora questionam devido à recorrente falta de cumprimento dos acordos. O Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN) destaca que a paralisação é uma medida extrema, mas necessária, para garantir que os pagamentos sejam regularizados e os serviços essenciais não fiquem comprometidos. A suspensão dos atendimentos será mantida até que os valores atrasados sejam depositados nas contas dos profissionais. Assim que o pagamento for efetuado, os médicos retomarão imediatamente suas atividades nas UTIs de Mossoró e Assú.
Prefeito Allyson recebe Selo Ouro em educação do MEC em Brasília

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra recebeu nesta segunda-feira (10), o Selo Ouro em educação, que reconhece os avanços do Município na área. O selo foi entregue pelo Ministério da Educação (MEC) durante a cerimônia do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, ocorrido no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília/DF. A gestão municipal alcançou 100 pontos na soma das cinco dimensões avaliadas pelo Selo: gestão e governança, formação de gestores e professores, infraestrutura física e recursos pedagógicos, reconhecimento e compartilhamento de boas práticas, e avaliação. “Esse é um prêmio que reconhece Mossoró como uma referência em educação. Esse prêmio é de Mossoró, é dos professores, dos profissionais da educação, de toda nossa equipe da Secretaria de Educação e da Prefeitura, que trabalha com muita dedicação para que nosso município avance cada vez mais. É um grande reconhecimento também ao Programa Mossoró Cidade Educação, maior programa de investimento em educação que está transformando a realidade de Mossoró”, destacou Allyson Bezerra. A premiação reconhece os esforços empreendidos pelo Município de Mossoró na busca pela alfabetização das crianças na idade certa. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação. Em Mossoró, as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estão em plena execução. A iniciativa tem como objetivo alfabetizar 100% das crianças na idade certa, isto é, até o final do 2° ano, aos 7 anos de idade, e promover a recomposição das aprendizagens de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. Iniciativas como o “Mossoró Cidade Educação”, que garantem investimentos na infraestrutura das unidades de ensino e a entrega de fardamento e kits escolares, incluindo tênis e em breve moletom, e ainda a formação dos profissionais da educação dentro das ações do CNCA, levaram o Município a alcançar o Selo Ouro. Mossoró também está investindo em educação com a climatização das escolas e creches, merenda de qualidade e transporte escolar.
Estudantes da rede estadual perdem primeiro dia de aula por falta de transporte em Mossoró

Alunos da rede estadual de ensino da zona rural de Mossoró perderam o primeiro dia de aula nesta segunda-feira (10), por falta de transporte escolar. Nenhuma explicação foi dada aos pais por parte do Estado, responsável pelos ônibus. Os estudantes das comunidades rurais Sussuarana, Passagem de Pedras e Piquiri foram surpreendidos na manhã de hoje. Os alunos aguardavam os ônibus escolares para o primeiro dia de aula, no entanto, o transporte não chegou. Nenhuma explicação foi dada por parte do Governo do Estado ou pela direção das escolas aos pais dos alunos e responsáveis. ‘’A minha filha se arrumou e tudo, ficou esperando para ir pra escola, quando o motorista mandou (mensagem) no grupo da escola, dos alunos, que parece que foi por falta de pagamento’’, disse um pai de aluna que preferiu não se identificar à reportagem do Mossoró Notícias. Ele mora em Sussuarana.
Após vaquinha, Seu Jorge recebe novo lar e se emociona com solidariedade

A história de Seu Jorge, um homem de 60 anos que vivia em condições precárias com sua família, comoveu o Brasil e gerou uma grande mobilização. Uma vaquinha organizada pela plataforma VOAA, que tinha como meta inicial R$ 157 mil, ultrapassou todas as expectativas e arrecadou mais de R$ 278 mil. Neste fim de semana, Jorge, sua esposa Maria, de 59 anos, e seu filho Bruno, de 42, receberam um novo lar. O momento foi registrado por Rubens Mesquita, responsável por dar visibilidade ao caso, que compartilhou um vídeo emocionante da entrega do imóvel. A família enfrentava dificuldades extremas, vivendo sem acesso a água potável e sem banheiro em casa. Além disso, muitas vezes, precisavam buscar comida em lixões para sobreviver. O relato dessa realidade despertou a solidariedade de pessoas de todo o país, garantindo uma vida mais digna para Seu Jorge e seus familiares. A história também foi compartilhada pelo Mossoró Notícias, alcançando mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Mossoró recebe 10 mil doses de vacinas contra a dengue; confira quem pode se imunizar

A Prefeitura de Mossoró recebeu 10 mil doses de vacinas contra a dengue. O imunizante é destinado a faixas etárias específicas, conforme preconiza o Ministério da Saúde, bem como para aquelas pessoas que estão com a segunda dose em atraso. A vacina contra a dengue é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade que ainda não se imunizaram ou necessitam tomar a segunda dose. Vale destacar que em abril do ano passado, um lote de vacinas foi direcionado as pessoas de 4 a 60 anos. Caso alguém desse público esteja com dose em atraso pode buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os pais e responsáveis pelas crianças devem ficar atentos às recomendações das autoridades de saúde quanto à vacinação, como, por exemplo, apresentar documento que comprove residência no município de Mossoró. O funcionamento das unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.