Recém-nascida é encontrada em caixa de papelão perto de lixão no RN

Uma bebê recém-nascida, ainda com cordão umbilical, foi encontrada abandonada na manhã desta quarta-feira (2) dentro de uma caixa de papelão próximo a um lixão na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal. Inicialmente levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José de Mipibu, a recém-nascida foi alimentada, teve o cordão umbilical retirado e apresentava quadro saudável e sem ferimentos, segundo a equipe de saúde. Até a atualização mais recente desta reportagem, a mãe da bebê não havia sido encontrada. A Polícia Civil confirmou que abriu investigação do caso. A bebê foi encontrada por estudantes que passavam pelo local, que avisaram a uma mulher da região – ela acionou a polícia. A bebê estava coberta com lençóis. Os policiais militares fizeram o resgate da bebê e a conduziram diretamente para a UPA para atendimento. “Mexe muito com a cabeça da pessoa quando a gente tem ocorrências assim, que não são normais, comuns. Essa aí mexe por se tratar de um ser tão indefeso, uma criança recém-nascida, estava no sol quente e dentro de uma caixa de sapato próximo ao lixo no terreno baldio. Como é que uma pessoa pode fazer isso com ela?”, disse o policial Leandro Campello, um dos que atendeu a ocorrência. ‘Sinais vitais normais’, diz UPA Logo ao chegar à UPA de São José de Mipibu, a bebê passou por alguns procedimentos e pela avaliação da equipe de saúde, que constatou que o quadro era bom. “A criança nasceu de parto normal, pelas características como ela chegou aqui. Ainda chegou com cordão umbilical, com a placenta junto. Aqui a gente fez os primeiros atendimentos e clampeou o cordão umbilical da criança”, explicou a chefe de enfermagem da UPA Mipibu, Mara Varela. A bebê também respirava sem a ajuda de qualquer aparelho na manhã desta quarta-feira e conseguia se alimentar. “A criança já está sendo alimentada, o que é muito importante, um sinal bom, com a sucção boa, e a pele, os sinais vitais estão normais”, completou o médico supervisor técnico da UPA Mipibu, Cláudio Macêdo. No fim da manhã desta quarta, a bebê foi transferida da UPA de São José de Mipibu para a maternidade no Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros, também no município. O próximo passo, segundo a equipe de saúde da UPA explicou, após a alta hospitalar, é o seguimento no processo de abrigo para a bebê. “Uma menina linda, por sinal. Que o futuro dela seja muito próspero, apesar das adversidades que ela teve neste momento”, disse o médico supervisor técnico da UPA Mipibu, Cláudio Macêdo. G1 RN
‘’Estamos mais uma vez sendo ouvidos’’, diz representante da Amor sobre projeto de auxiliares de sala

Em reunião na manhã desta quarta-feira (02), com o prefeito Allyson Bezerra, o representante da Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (Amor), Arnon Dutra, destacou que mais uma vez a gestão municipal está ouvindo país e mães atípicos a respeito do Projeto Incluir, apresentado pela Prefeitura. ‘’Mais uma vez a gente participa ativamente, sempre presente falando das principais demandas do público da pessoa com deficiência. Estamos aqui hoje mais uma vez sendo ouvidos. Com certeza entendemos que o Executivo e o Legislativo vão apresentar cada vez mais melhorias’’, afirmou Arnon Dutra. O prefeito Allyson protocolou na quarta-feira da semana passada na Câmara Municipal projeto de lei referente a ampliação de auxiliares de salas para as escolas do Município. É o Projeto Incluir, que deve ser votado ainda hoje pelos vereadores. A proposta é ampliar a presença dos auxiliares de sala nas escolas e creches da rede municipal. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
CER Mossoró realizará evento alusivo ao mês de conscientização do autismo

A Prefeitura de Mossoró realizará nesta quarta-feira (2), a abertura do mês de conscientização do autismo. Para marcar o início da programação, evento com pais e crianças e equipe de multiprofissonais será promovido no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, a partir das 8h. Abril é conhecido como o mês de conscientização sobre o autismo. A campanha “Abril Azul” é realizada por instituições de saúde e entidades sociais. No Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, o CER terá uma programação especial com atividades lúdico-recreativas; sorteio de brindes; bingo; show de mágica. Além disso, haverá também palestra acerca da temática e compartilhamento de experiências por parte dos familiares. “Essas atividades lúdicas são muito importantes, pois é uma forma de estimular o desenvolvimento das crianças e adolescentes. As ações ajudam no desenvolvimento e nós vamos trabalhar atividades para desenvolver habilidades motoras, cognitivas, emocionais, ao mesmo tempo sociais e psicológicas”, explicou Suiann Costa, diretora do CER. O “Abril Azul” foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo. “É uma luta crescente, uma luta diária que as famílias têm. Enquanto equipamento, o CER está pronto para acolher as famílias, trabalhando essas habilidades, desenvolvendo, estimulando as crianças. Temos a missão de acolher de forma correta com uma escuta diferenciada, um olhar diferenciado para que de fato consigamos fazer com que essas famílias se aproximem mais do serviço, nos vejam como amigos, não só apenas como um serviço, mas como um equipamento que está ali e faz parte da vida, da rotina diária delas”, pontuou Suiann Costa.