Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Homem é preso após ser flagrado gravando alunas e funcionárias em escola de Mossoró

Um homem foi preso nesta sexta-feira (23), após ser flagrado gravando alunas e funcionárias com um celular na Escola Municipal Felício de Moura, em Mossoró. De acordo com a direção da escola, estudantes relataram que um homem, que acompanhava diariamente o filho até a instituição, estaria utilizando o celular para registrar imagens de forma disfarçada, com foco nas pernas e partes íntimas de alunas e funcionárias. Com prudência, a diretora da escola convidou o homem para uma conversa na sala da direção e, sem que ele percebesse, acionou o disk denúncia da GCM. Durante o diálogo, solicitou que o suspeito mostrasse os conteúdos armazenados no celular. Inicialmente relutante, ele acabou permitindo o acesso ao aparelho, momento em que a gestora identificou materiais com indícios de registros indevidos e invasivos. Equipes da ROPE (Ronda Ostensiva de Proteção Escolar) e do PAAM (Pelotão de Ação Ambiental Municipal) chegaram rapidamente ao local e, ao confirmarem o teor do conteúdo, deram voz de prisão ao suspeito. Ele foi conduzido à Delegacia Especializada para os procedimentos legais. O caso foi enquadrado, a princípio, no artigo 218-C do Código Penal, que trata do registro não autorizado da intimidade sexual. A Polícia Civil investigará se há agravantes, como o fato de o crime ter ocorrido em ambiente escolar e ter envolvido possíveis vítimas menores de idade.

Rota 22 realiza seminário em João Câmara com foco no desenvolvimento do Mato Grande e Litoral Norte

A próxima parada do Projeto Rota 22 no Rio Grande do Norte será um seminário do PL no município de João Câmara, neste sábado (24), às 9h, na AABB, debatendo o desenvolvimento das regiões do Mato Grande e Litoral Norte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.plrota22.com.br. Em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida da população. “O Mato Grande é uma região linda e cheia de potencialidades, mas que ainda sofre com a falta de políticas públicas para fomentar o empreendedorismo, o turismo, o emprego e o desenvolvimento local. Encerramos nossa rodada de oficinas no Mato Grande, com encontros nos municípios de Taipu e Touros. Foram momentos de escuta, diálogo e construção coletiva em busca de soluções para os desafios enfrentados por quem vive ali. Vamos seguir juntos, ouvindo a população e construindo um futuro melhor para o RN”, convoca o senador Rogério Marinho, líder da Oposição no Senado e secretário-geral do PL. Além de Rogério Marinho, lideranças do partido já confirmaram presença no seminário de João Câmara como os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves e os deputados estaduais do PL, Gustavo Carvalho e Coronel Azevedo. “Estarei ao lado de grandes lideranças. Vamos juntos debater ideias, fortalecer nossos valores e preparar o RN para os novos desafios que virão”, destaca Gustavo. “Conto com a presença e mobilização de todos vocês”, convocou o Coronel Azevedo. O Partido Liberal tem ações práticas no Mato Grande, com mais de R$ 39 milhões investidos para ampliar o acesso e impulsionar o desenvolvimento da região, via recursos da gestão Bolsonaro e emendas parlamentares. Na Praia do Marco, em Pedra Grande/RN, a pavimentação transformou a realidade local. Fique conectado com o Rota 22 — acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.

Mossoró sedia 8ª edição da “Operação Sorriso” com equipe médica 100% feminina

Com apoio da Prefeitura de Mossoró, a 8ª edição da “Operação Sorriso” terá início na próxima segunda-feira (26), no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. A missão humanitária oferece, de forma gratuita, cirurgias de correção de fissuras labiopalatinas (lábio leporino e fenda palatina), beneficiando crianças e adultos de diversos estados do Nordeste. O primeiro dia da ação será dedicado à triagem dos cerca de 95 pacientes já cadastrados. As cirurgias estão programadas para ocorrer entre os dias 28 e 31 de maio, também no Hospital da Mulher. Os beneficiados vêm de cidades do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Alagoas e Pernambuco. A iniciativa é uma parceria entre a Operação Sorriso e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que assegura suporte logístico e estrutural à missão. A Prefeitura de Mossoró está oferecendo exames, transporte diário para os voluntários, utensílios e materiais para acolhimento dos pacientes e acompanhantes no Albem Mossoró, além de disponibilizar servidores municipais como voluntários e veículos para atendimento de urgência e emergência. Neste ano, a edição mossoroense marca um feito inédito no Brasil: será a primeira a contar com uma equipe médica voluntária formada 100% por mulheres. A missão integra o programa internacional “Mulheres na Medicina”, que promove o protagonismo feminino em ações humanitárias. Serão mais de 50 profissionais de saúde, todas mulheres, incluindo 10 médicas estrangeiras vindas dos Estados Unidos, Canadá, México, Peru e Colômbia. Para a Prefeitura de Mossoró, a realização do projeto reforça o compromisso com a inclusão e com a saúde humanizada. “A Operação Sorriso transforma vidas, e Mossoró tem o orgulho de apoiar essa missão. Este ano, com a força e sensibilidade das mulheres da medicina, a iniciativa ganha um significado ainda mais especial”, destacou a secretária municipal de Saúde. Desde sua criação, a Operação Sorriso já mudou a realidade de milhares de brasileiros que nasceram com fissuras labiopalatinas e não tinham acesso ao tratamento adequado. Em Mossoró, a missão é sinônimo de esperança e cidadania para famílias de todo o Nordeste.

RN tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo, mostra Censo

Dados inéditos do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Rio Grande do Norte possui 37.625 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o equivalente a 1,1% da população estadual. Entre os municípios potiguares, Mossoró figura entre os que apresentam as maiores proporções de pessoas com autismo, com 1,3% da população diagnosticada com o transtorno — percentual acima da média do estado e próximo da média nacional (1,2%). O levantamento também destaca que Mossoró lidera o índice de prevalência do TEA entre os homens no RN, com 1,9%, superando a capital Natal, que tem 1,8%. A predominância do diagnóstico no sexo masculino segue a tendência nacional e estadual. Em todo o Rio Grande do Norte, 23.454 dos casos de TEA foram registrados em homens, enquanto 14.170 foram em mulheres. A prevalência entre eles é de 1,5%; entre elas, 0,8%. O Censo também mostra que o autismo é mais comum em crianças e adolescentes. O maior percentual está entre meninos de 5 a 9 anos (4,2%), seguido pelos de 0 a 4 anos (3,0%). Entre as meninas, os índices são menores: 1,3% de 0 a 4 anos e 1,2% de 5 a 9 anos. A prevalência do transtorno tende a diminuir com a idade, ficando abaixo de 1% a partir dos 20 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Essa é a primeira vez que o Censo inclui informações sobre o TEA, graças à Lei nº 13.861/2019, que passou a exigir a coleta desses dados nos levantamentos demográficos. Outras limitações Além do autismo, o Censo apontou que o Rio Grande do Norte apresentou percentuais mais elevados de dificuldades funcionais permanentes em comparação à média nacional em todas as categorias avaliadas: Dificuldade para enxergar: 4,8% no RN (Brasil: 4,0%)Dificuldade para ouvir: 1,5% no RN (Brasil: 1,3%)Dificuldade para andar ou subir degraus: 3,0% no RN (Brasil: 2,6%)Dificuldade para pegar ou segurar objetos: 1,5% no RN (Brasil: 1,4%)Dificuldade mental: 1,7% no RN (Brasil: 1,4%) Na comparação com a média do Nordeste, o RN apresentou taxas semelhantes em quase todos os aspectos, com exceção da limitação mental, que atingiu 1,7% da população potiguar — ligeiramente acima da média regional, de 1,6%.

Campanha “MCJ Seguro para Elas” reforça proteção às mulheres durante o Mossoró Cidade Junina

A segurança do público feminino será uma das prioridades durante o Mossoró Cidade Junina (MCJ) com a intensificação da campanha “MCJ Seguro para Elas”, promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM). A ação é coordenada pela Patrulha Maria da Penha (PMP) e tem como foco a prevenção e o combate à violência contra a mulher, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todas. Durante todos os dias do evento, a Patrulha Maria da Penha atuará com patrulhamento preventivo, além de realizar ações educativas e orientações ao público sobre a importância da denúncia em casos de violência. As mulheres que precisarem de ajuda terão acolhimento imediato, com encaminhamento aos órgãos especializados de proteção. A patrulha estará de prontidão e poderá ser acionada pelos números 153 e (84) 99631-7000 (WhatsApp). A subcomandante da GCM, Lilian Cynthia, destacou os avanços na estrutura e no atendimento oferecido. “A Prefeitura melhorou a estrutura física dos pontos do ‘MCJ Seguro para Elas’, que estarão presentes nos polos Estação das Artes e Arraiá do Povo. Além disso, a segurança será reforçada com um maior efetivo”, afirmou. O contingente da Guarda Civil foi ampliado especialmente para o período dos festejos, permitindo uma atuação mais ostensiva e estratégica nos principais polos do Mossoró Cidade Junina. A Patrulha Maria da Penha contará com agentes capacitados para intervir rapidamente em qualquer situação de risco, trabalhando em parceria com outras equipes da GCM. A campanha faz parte do planejamento de segurança da Prefeitura de Mossoró para o evento, que é considerado um dos maiores do Brasil no período junino. “Teremos patrulhamento estratégico, presença constante da Patrulha Maria da Penha e ações voltadas especialmente para a proteção da mulher. Nosso objetivo é um São João mais seguro para todas”, reforçou Lilian Cynthia.

Neoenergia Cosern usa ‘tinta inteligente’ para combater furtos de cabos elétricos no RN

Diante do aumento alarmante dos furtos de cabos de cobre, a Neoenergia Cosern deu início a uma ação inédita no Rio Grande do Norte para combater esse tipo de crime. A distribuidora começou a marcar os cabos da rede elétrica com uma tinta inteligente que utiliza micropartículas com nanotecnologia capazes de se integrar ao metal, tornando sua identificação possível mesmo após o material ser derretido ou triturado. A medida busca desestimular o comércio ilegal do cobre e já está sendo aplicada nos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau e Guamaré – os mais afetados no estado. “De janeiro a abril deste ano, o furto de cabos já deixou 110 mil clientes sem energia em todo o estado, aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. É um crime que deixa residências, hospitais, delegacias, escolas, provedores de internet, salinas, parques eólicos, pousadas e restaurantes sem energia, em média, por nove horas. O esforço das nossas equipes para recompor as redes danificadas no menor tempo possível tem sido imenso, e o prejuízo para a distribuidora já passa de R$ 24 milhões. Só em 2025 foram abertos 50 boletins de ocorrência e todas as informações sobre cada furto são enviadas, imediatamente, para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed)”, afirmou Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern. Dados alarmantes Somente em 2024, a concessionária registrou 1.678 ocorrências de furtos de cabos nas redes de baixa, média e alta tensão no estado. O número representa um crescimento de 30% em relação a 2023. Estima-se que os criminosos tenham levado cerca de 49 toneladas de cabos de cobre, deixando 529 mil pessoas sem energia elétrica – um aumento de 153% na quantidade de clientes afetados em comparação ao ano anterior. Troca por alumínio e investimentos milionários Além da marcação dos cabos, a Neoenergia Cosern também está substituindo gradualmente os cabos de cobre por cabos de alumínio, que são menos visados por criminosos. A linha de alta tensão com nove quilômetros entre Areia Branca e Mossoró já teve 100% da substituição concluída entre setembro e dezembro de 2024, após ter sido alvo de quatro ataques desde 2023. O investimento foi de R$ 3,2 milhões. Atualmente, os esforços estão concentrados na linha entre Macau e Guamaré, onde cerca de 60% dos 27 quilômetros já foram convertidos para alumínio. No total, a distribuidora pretende substituir o cobre em 76 quilômetros das quatro linhas mais afetadas no estado, com investimento estimado em R$ 30,7 milhões. Regulamentação reforçada Para apoiar o enfrentamento ao furto de cabos e coibir a comercialização irregular do material, o Governo do Rio Grande do Norte publicou, em 16 de setembro de 2024, o Decreto nº 33.958/2024. A norma determina que empresas que atuam na compra, venda ou troca de cabos de cobre, alumínio, baterias e transformadores para reciclagem estejam obrigatoriamente cadastradas na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol/RN). Elas também devem emitir recibos com registro para toda transação realizada, o que facilita a fiscalização e rastreamento desses materiais.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.